FECHAR

ATIVIDADE 3 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 54_2025

Questão 1
Para que o professor possa proporcionar uma aula de qualidade na Ginástica de academia, além de executar corretamente os movimentos, ele deve estar atento a outros elementos como o comando eficiente, a dramatização, a organização e a hospitalidade.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos conteúdos a respeito do coaching de excelência, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Para corrigir uma técnica incorreta, durante a aula, basta apenas demonstrar o movimento correto.

Alternativa 2:

A dramatização consiste, unicamente, na utilização da linguagem corporal para interpretar e projetar no aluno o sentimento da música.

Alternativa 3:

Uma instrução verbal eficaz depende apenas da qualidade da voz, uma vez que, uma voz baixa pode não ser audível para todos na sala.

Alternativa 4:

O contato pré-aula é o momento de realizar uma breve descrição do conteúdo da aula, fornecer dicas de segurança aos alunos, assim como descontrair e relaxar o grupo.

Alternativa 5:

O termo "perna líder" é empregado para identificar o lado dominante do corpo dos indivíduos, contudo, para fins didáticos, o professor geralmente adota a perna esquerda como perna líder.

Questão 2
Na pós-modernidade, com a popularização dos estudos do Dr. Kenneth H. Cooper, a ginástica ganhou novos embasamentos científicos e adquiriu o adjetivo de aeróbica. Nesse contexto, passou a ser considerada como uma excelente ferramenta para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o estado de saúde geral.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as asserções abaixo:

I – Em sua maioria, as modalidades de Ginástica de academia são consideradas exercícios aeróbicos.

PORQUE
II – Nas modalidades de Ginástica de academia o sistema aeróbico fornece toda a energia necessária para a realização dos exercícios, desde o início até o fim de uma aula, por exemplo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Uma prescrição adequada da intensidade do exercício físico deve estabelecer uma zona de frequência cardíaca de treinamento, com um limite inferior e superior que precisam ser respeitados durante a sessão de treino.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do contexto acima, considere um indivíduo com 47 anos de idade e Frequência cardíaca de repouso igual a 60 BPM; analise as afirmativas abaixo:
I - A reserva da Frequência cardíaca estimada para esse indivíduo é de 113 BPM.
II - A Frequência cardíaca máxima estimada desse indivíduo é de 173 BPM.
III - A Frequência cardíaca máxima desse indivíduo é de 173 BPM e sua amplitude de Frequência cardíaca é igual a 233 BPM.
IV - Considerando um limite inferior de 60% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor mínimo 127,8 BPM.
V - Considerando um limite superior de 80% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor máximo 150,4 BPM.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Alternativa 1:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

III, IV e V, apenas.

Alternativa 3:

I, II, IV e V, apenas.

Alternativa 4:

II, III, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 4
Para auxiliar o empreendedor no processo de desenvolvimento de seu negócio, algumas ferramentas e técnicas são importantes para que o empreendimento obtenha sucesso e que todo o planejamento seja executado da forma mais eficiente. Dentre essas ferramentas, uma das mais importantes é o plano de negócios.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as afirmativas abaixo:

I – Um modelo de plano de negócios pode apresentar os seguintes componentes: análise estratégica, descrição da empresa, produtos e serviços, recursos humanos e plano financeiro.
II – O plano de negócios fornece ao empreendedor informações importantes sobre o negócio que pretende criar, no entanto, não informa sobre o mercado que irá atuar.
I​II – Um plano de negócios não é uma ferramenta de grande importância para aquele que irá empreender um negócio, porque ela ajuda a prever apenas alguns fatores.
IV – O plano de negócios pode ser confeccionado sob três modelos: o plano de negócios completo, o plano de negócios resumido, e plano de negócios operacional.
V – O sumário executivo de um plano de negócios contém o título de cada seção do plano e pode ser considerado a principal seção do documento.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

IV e V, apenas.

Questão 5
Para auxiliar o empreendedor no processo de desenvolvimento de seu negócio, algumas ferramentas e técnicas são importantes para que o empreendimento obtenha sucesso e que todo o planejamento seja executado da forma mais eficiente.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos de planos de negócios, analise as afirmativas abaixo.
I. Um plano de negócios é uma ferramenta essencial para aquele que irá empreender um negócio, porque ajuda a prever uma série de fatores.
II. O plano de negócios fornece ao empreendedor informações importantes sobre o negócio que pretende criar, bem como, do mercado que irá atuar.
III. Um modelo de plano de negócios pode apresentar os seguintes componentes: análise estratégica, descrição da empresa, produtos e serviços, recursos humanos e plano financeiro.
IV. O plano de negócios é um documento que tem por objetivo estruturar as principais ideias e opções que o empreendedor deve avaliar para decidir quanto a viabilidade da empresa a ser criada.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II, III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
A coreografia das aulas de Ginástica de academia com elementos provenientes das lutas, como socos, chutes e esquivas, é caracterizada pela simulação de combates, assim como de exercícios físicos voltados para a preparação física para essas modalidades.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e no conteúdo da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:

O chute frontal pode ser utilizado para criar um espaço para desferir outras técnicas, e é executado apenas na base frontal.

Alternativa 2:

Considerando o gesto técnico do soco direto, podemos dizer que ele pode ser executado em ambas as bases, de combate e frontal.

Alternativa 3:

As bases de combate e lateral são exemplos de posicionamentos do corpo, os quais servem de ponto de partida para a execução dos movimentos.

Alternativa 4:

Os movimentos básicos utilizados nessas aulas são derivados de modalidades onde o combate é realizado em pé, como o Boxe, o Tai Chi Chuan e a Capoeira.

Alternativa 5:

A quantidade de participantes na sala não constitui um ponto de segurança da aula que envolve movimentos das lutas, mas sim, os objetos que estão presentes na sala.

Questão 7

Os métodos de treinamento são fundamentais para o processo de treinamento, pois são através deles que se determina os exercícios específicos, a intensidade e o volume do treino para se obter resultados previamente planejados. Existem variados métodos de treinamento, dentre eles dois recebem grande destaque, o método contínuo e o método fracionado (ou intervalado).

MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. No método contínuo variável, há a possibilidade de intervalos de recuperação, pois, o exercício é realizado com variações na intensidade.
II. O método fracionado é caracterizado por apresentar intervalos para recuperação. De acordo com os objetivos do treinamento, a intensidade e a duração dos estímulos e dos intervalos podem mudar.
​III. Os métodos fracionados intervalados caracterizam-se por momentos de esforço alternados com intervalos incompletos de recuperação e podem ser subdivididos em método intervalado extensivo e intensivo.
​IV. O método contínuo é descrito pela execução contínua de um trabalho, sem intervalos de recuperação. As intensidades utilizadas são, relativamente, baixas e podem ser aplicadas de forma estável ou variável.
V. No método fracionado repetitivo, os exercícios físicos são realizados com intensidade máxima ou próxima da máxima. Devido à intensidade ser muito elevada, a duração do estímulo é muito curta, e os intervalos de recuperação são, relativamente, extensos.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV.

Alternativa 2:

I, II e III.

Alternativa 3:

I, II e V.

Alternativa 4:

III, IV e V.

Alternativa 5:

II, III, IV e V.

Questão 8
Como sabemos, a menor estrutura de um plano de treinamento é a sessão de treino. Na Ginástica de academia, as sessões de treino são, frequentemente, chamadas de “aulas”, e elas podem ser planejadas a partir dos objetivos da sessão, dos exercícios da modalidade e do princípio da sobrecarga. Nesse contexto, elas são estruturadas, basicamente, em quatro partes.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto acima e o conteúdo acerca das quatro partes que compõem uma aula de ginástica de academia, analise as afirmativas abaixo:

I – A Introdução corresponde ao momento de transição do organismo, das condições de repouso para as exigidas no exercício físico.
II – O contato pré-aula é o momento de dar as boas-vindas, realizar uma breve descrição do conteúdo da aula e fornecer dicas aos alunos.
III – A volta à calma é feita nos minutos finais da sessão com a finalidade de reduzir a frequência cardíaca, a frequência respiratória e a temperatura do corpo.
IV – Na Parte principal, com o objeto de promover a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos gestos motores, a execução dos movimentos é feita seguindo uma progressão do simples ao complexo.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

Questão 9
O ciclismo indoor, comumente chamado de spinning, foi idealizado pelo ciclista Sul-africano Jonathan Goldberg sendo uma aula realizada em bicicleta estática, que simula determinadas situações e esforços vivenciados no ciclismo de rua.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito do ciclismo indoor, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:

A posição com as mãos afastadas do guidão é usada em terrenos planos, descidas íngremes, estando somente sentado na bicicleta.

Alternativa 2:

As variações da posição das mãos no guidão são feitas de acordo com o tipo de terreno e movimento que está sendo simulado, podendo ser: juntas e afastadas.

Alternativa 3:

A bicicleta de ciclismo indoor possui características semelhantes às bicicletas de corrida, contudo, não permitem simular todos os tipos de técnicas, como o Sprint por exemplo.

Alternativa 4:

O ciclismo indoor é uma aula realizada em bicicleta estática e, mesmo sendo praticada em local fechado, algumas aulas são outdoor, conduzindo os praticantes à trajetos urbanos e rurais.

Alternativa 5:

A maior parte das músicas que compõem a aula de ciclismo indoor tem os batimentos por minuto (BPM) semelhante às rotações por minuto (RPM), fazendo com que, o número de batidas da música coincida com o número de voltas do pedal em um minuto.

Questão 10
Os métodos de treinamento organizam os componentes da carga, isto é, determinam a intensidade e o volume do treino, a partir dos objetivos do treino e vias metabólicas a serem priorizadas.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos conteúdos da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale "V" para verdadeira e "F" para Falsa:
(   ) No método estável são utilizadas altas intensidades de treino.
(   ) No método intervalado são utilizadas baixas intensidades de treino.
(   ) Os métodos de treinamento podem ser classificados em método contínuo e método fracionado.
(  ) O método contínuo variável é caracterizado por variações na intensidade com intervalos de recuperação.
(   ) O método fracionado é caracterizado por estímulos de intensidade elevada, seguidos de intervalos de recuperação.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

F, F, V, F, V.

Alternativa 2:

F, F, F, V, V.

Alternativa 3:

V, V, F, F, V.

Alternativa 4:

F, V, F, V, F.

Alternativa 5:

V, F, F, V, F.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu