FECHAR

ATIVIDADE 3 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025
Questão 1

O estudo foi realizado em uma empresa de revenda de alimentos. Atuante no mercado há 13 anos, almeja de forma contínua satisfazer os clientes com a comercialização e distribuição de alimentos, assim como provar um serviço de alto padrão. Nesse contexto, foi aplicado um indicador de desempenho que visa identificar a redução do número de devolução de mercadorias por baixo padrão, melhoria do nível do serviço e eficiência na entrega.

Adaptado de: SANTOS, P. V. S.; DOS SANTOS, L. D. P. G. Gestão de indicadores: um estudo de caso no setor de serviços. Brazilian Journal of Production Engineering, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 115-133, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3Duc5rB. Acesso em: 14 set. 2022.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:

I. Os indicadores são voltados para a qualidade.

II. Os indicadores vão ao encontro com o objetivo da empresa.

III. Os indicadores fornecem informações sobre o desenvolvimento do processo.

IV. Os indicadores deveriam atender às necessidades de capacidade para atender à demanda.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2
Em um negócio é muito comum a existência de inúmeras atividades a serem realizadas. Para a organização das tarefas é importante utilizar ferramentas que possam ajudar na sistematização, podendo ser adotado a Gestão de Projetos Mind Map. Uma das características é a metodologia que combina Mapas Mentais com Plano de Ação e Gestão de Projetos. O diferencial é a metodologia ágil de projetos que foi criada para projetos na tecnologia e o Mind Map que trata dos conceitos de mapa mental, a partir da gestão tradicional com base no Guia PMBOK.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Gestão de Projetos Mind Map permite organizar projetos de forma mais prática combinando recursos de outras ferramentas.

PORQUE
II. É importante se adaptar a novos contextos utilizando metodologias dinâmicas que possam ajudar nas atividades de planejamento e execução de atividades.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Imagine que dois sócios que estão abrindo um negócio resolveram apostar na Economia Compartilhada como oportunidade de mercado. Eles desenvolveram um aplicativo para ajudar as pessoas quando estão com dúvidas sobre compras e reparos domésticos. Por meio de textos, livros e cursos, permitem que os usuários possam aprender sobre assuntos desejados. Há uma série de parceiros que são criadores de conteúdos e disponibilizam para o aplicativo gratuitamente. Existe até uma loja online que vende suprimentos que usuários e fornecedores se cadastram para disponibilizar aos usuários.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A participação dos criadores de conteúdos faz parte dos parceiros do aplicativo que colaboram para que os objetivos sejam cumpridos.

PORQUE
II. Os sócios que criaram o aplicativo possuem um ecossistema de soluções sendo o principal os fornecedores que vendem suprimentos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
Um jovem tinha o sonho de fazer a diferença e mudar o mundo. Ele teve uma ideia de criar um dispositivo para ajudar pessoas idosas e aqueles que estão passando por problemas de saúde. Para que conseguisse aperfeiçoar a ideia resolveu conversar com uma série de pessoas que pertenciam ao público-alvo criando protótipos com encenação e com papel. O objetivo é explicar para entender quem é o cliente, as necessidades que possui e o contexto em que usará o produto. O processo de prototipação foi desenvolvido por semanas até que os protótipos foram testados, avaliados e concluídos. A partir daí, percebeu que poderia pensar no desenvolvimento de uma solução em partes para que pudesse realmente atender os clientes.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A criação de um protótipo passa por definir um grupo de usuários para aplicação de uma ideia visando avaliar a lucratividade para cobrar o preço da solução.

PORQUE
II. O objetivo de conversar e validar a ideia visa compreender as necessidades e as dores dos clientes para traçar estratégias assertivas.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
Se um jovem está construindo uma solução para os clientes precisa ter em mente que pode disponibilizar partes do produto e não o produto acabado, porém, isso não significa que o produto é malfeito. No caso de um aplicativo disponibilizar partes da solução, desde que seja bem aceito, pode ser bem mais efetivo comparando com uma mega solução que vai demorar para fazer e nem ser aceito, afinal, a dor do cliente existe e precisa ser solucionada. A construção do MPV (Mínimo Produto Viável) é uma alternativa viável que pode fazer parte das práticas organizacionais para estar em contato mais próximo, lançando produtos que realmente sejam de interesse dos usuários.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O desenvolvimento de produtos pode utilizar uma lógica distinta dos produtos acabados por meio de construções parciais.

PORQUE
II. O segredo é estar em contato com os usuários para compreender o que realmente incomoda e como a solução vai ajudar a melhorar o cotidiano.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
A elaboração do planejamento é importante para qualquer negócio que deseja ser competitivo e permanecer no mercado. Para isso, é necessário saber analisar, escolher e agir resolvendo as principais dores que incomodam e atrapalham na boa performance de um negócio. A ferramenta Business Model Canvas tem sido utilizada nos últimos anos como uma possibilidade de avaliar cenários, criar e reformular propostas de negócios visando trazer melhorias. Há dois pontos importantes que são a Proposta de Valor e a Segmentação, responsáveis pelo direcionamento das ações de uma organização.
Elaborado pelo professor (2022)
Considerando as características apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:

I. A ferramenta Business Model Canvas permite pensar e estruturar o que é essencial para a empresa para obter resultados positivos de forma consistente.
​II. A Proposta de Valor visa tratar a essência do interesse com o cliente definindo que pode ser a acessibilidade, por exemplo, para resolver determinadas dores.
III. O Segmento de Clientes deve ser escolhido porque ajuda a focar o tempo e os recursos do modelo de negócio para atender determinadas dores das pessoas.

Estão corretas as afirmações:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
Um dos maiores desafios dos dias atuais é ter que lidar com inúmeras informações de diferentes áreas e conseguir agir de forma assertiva. Para não se perder diante de tanto conteúdo é importante conseguir sistematizar o volume de forma prática e que faça sentido. Um Mapa Mental pode ajudar nesse desafio porque possui características peculiares de um resumo, porém, estruturado de forma que permita ser prático de ser elaborado e compreendido, além de permitir atualização rápida se for criado em um software.
Elaborado pelo professor (2022)
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um mapa mental pode trazer muitas vantagens para quem utiliza, entretanto, é necessário elaborar de forma adequada para conseguir sistematizar o volume de informações.

PORQUE

II. O Mapa Mental é voltado para os estudos e com pouca utilização para quem tem um cargo gerencial ou trabalha em uma empresa.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
É comum a busca por uma receita que possa servir como orientador de esforços. Há duas correntes de pensamento que podem ser utilizadas para a elaboração do planejamento de negócios. A Effectuation se difere da Causation porque visa refletir com a utilização de três perguntas básicas: Quem eu sou, O que eu sei fazer, Quem eu conheço. A partir daí é necessário considerar que é preciso começar com o que se tem, definir perdas aceitáveis, explorar possibilidades, crescer por meio de parcerias e considerar que o futuro não é previsível.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto e as características de cada abordagem mencionada, avalie as afirmações a seguir.

I. A perspectiva da Causation considera que a melhor alternativa é começar com o mínimo de planejamento para não perder oportunidades de negócios.
II. O planejamento precisa ser aperfeiçoado ao longo do tempo sendo um exemplo da abordagem Effectuation.
III. Um plano de negócio tradicional tem como característica a maximização dos resultados por meio de uma análise de mercado sendo características da Causation.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 9
Quando um gestor inicia um negócio é importante que faça com planejamento e análise das ações. Sem organização das atividades se torna difícil conseguir saber se existe viabilidade a longo prazo. Para aumentar as chances de sucesso é importante investir em ferramentas, sendo uma delas a Análise 360º da oportunidade, que permite avaliar a potencialidade de um negócio em uma perspectiva interna e externa. A vantagem da ferramenta é permitir a aplicação em diferentes momentos e fazer comparações para verificar a evolução das oportunidades.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Quando um negócio está sendo criado é importante verificar o alinhamento e as expectativas da oportunidade de mercado.

PORQUE
II. A Análise 360 da oportunidade pode ser interessante para saber a percepção e a evolução do cenário considerando a perspectiva dos clientes.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
Há uma série de ferramentas que um Administrador pode utilizar para fazer o planejamento e traçar planos de ação eficientes. Conforme o conceito que o cliente tem um papel ativo na criação e aperfeiçoamento de produtos e serviços é disseminado nos negócios torna-se necessário utilizar meios adequados de tornar a participação dos clientes mais ativa. Uma das formas é entender as dores das pessoas e o real papel que cada produto significa para os indivíduos, criando mecanismos adequados para elaborar experiências marcantes. A ferramenta Job To Be Done considera, por meio de etapas, a compreensão das utilidades de um produto e de como se tornar mais próximo dos clientes escolhendo formas de aplicação. Com isso, será possível definir meios mais precisos para atingir resultados organizacionais efetivos.
​Elaborado pelo professor (2022)
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Job To Be Done é aplicado apenas para segmentos de mercado em que há competição acirrada, sendo necessário estar investindo em produtos de ponta para se manter competitivo.

PORQUE

II. Se torna necessário compreender em profundidade o que incomoda as pessoas para criar soluções que ajudem a melhorar a vida daqueles que possuem problemas.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu