FECHAR

ATIVIDADE 2 - SER - ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - SER - ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS - 54_2025

ATIVIDADE 2 - SER - ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS - 54_2025

QUESTÃO 1
Importante obra do principal pensador com quem Karl Marx estabeleceu diálogos ao longo de sua trajetória de produção intelectual, o livro “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra” se destaca entre os escritos de Friedrich Engels. Sobre tal obra, o coletivo Cem Flores (2020, p. 13) explica:
Engels, já um intelectual e militante comunista no início dos anos 1840, tem a oportunidade de estudar e de ver com seus próprios olhos a condição operária na nação industrial e capitalista mais avançada da época, marcada por uma brutal exploração e vasta miséria dos operários, que contrastavam com a riqueza e o poderio cada vez mais imponentes da burguesia.
CEM Flores. Engels e a Análise da Situação das Classes Trabalhadoras: 200 anos do nascimento de Friedrich Engels. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/1oubbyJTOHvYnL5Y0o69qPzeAL3GM1y83/view>. Acesso em 17 mai. 2023.
Acerca da organização operária, analise as afirmações a seguir:

I – A organização operária buscou pressionar a burguesia, originando resistência por parte das elites políticas e econômicas, que enfrentaram o corporativismo.
II – Perdurou por séculos a ilusória expectativa de que os trabalhadores se tornariam capitalistas, lógica da meritocracia que ainda encontramos atualmente.
III – Os sindicatos surgiram com a perspectiva de busca por condições mais adequadas de trabalho e busca pela conscientização dos trabalhadores.
IV – Dentre os efeitos do processo de reconfiguração do modo de produção após a Revolução Industrial do século XIX temos o alcoolismo e o suicídio.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II.
Alternativa 2 - I, III e IV.
Alternativa 3 - I, II e III.
Alternativa 4 - II e IV.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2

Para D’Araújo, o modelo sindical brasileiro foi, assim, construído visando ao controle social que pudesse levar à construção de um país harmonioso e pacífico. Visava impor uma filosofia social em contraposição à filosofia individualista do liberalismo ou à filosofia classista do marxismo. Essa “terceira via” traduziu-se no corporativismo e, com ela, buscava-se manter as hierarquias, mas diminuir as desigualdades sociais, evitar o conflito, banir a luta de classes e gerar harmonia social, progresso, desenvolvimento e paz.

Segundo Diehl, o corporativismo pode ser definido como uma doutrina que propugna a organização da coletividade, baseado na associação representativa dos interesses e das atividades profissionais (corporações).

Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/6555/pdf_50. Acesso em: 02 set. 2023.

Considerando seus conhecimentos sobre o movimento sindical e o corporativismo no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O corporativismo e os sindicatos foram utilizados, durante a Era Vargas, como mecanismos de mediação de conflitos sociais e regulação da cidadania por meio da ideologia trabalhista.

PORQUE

II. A representação institucional e a garantia de direitos da população trabalhadora, sobretudo daquela proveniente das zonas rurais, tornou-se uma das prioridades durante o Estado Novo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 3
John Locke é um dos três autores de grande destaque nos campos da Filosofia Política e da Ciência Política – junto com Thomas Hobbes e com Jean-Jacques Rousseau – por conta de sua construção teórica acerca dos aspectos que conformariam a origem do Estado (GIMENES, 2018).

GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, sociedade e movimentos sociais.

Maringá-PR: UniCesumar, 2018. (adaptado).

Em se tratando da contribuição clássica de Locke aos estudos sobre a origem e conformação do Estado, analise as afirmações abaixo:

I – Dentre as principais preocupações do autor com relação à manutenção do Estado estava a questão da legitimidade.

PORQUE

II – A população teria o direito de se revoltar perante ao Estado, visando restabelecer sua condição de detentora do poder anteriormente concedido ao ente coletivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 4
Segundo o filósofo contemporâneo Michel Foucault (1989), o poder deve ser analisado considerando que não pertence a um indivíduo, mas a uma instituição ou estrutura, sendo o indivíduo um meio de exercício do poder. De acordo com o exposto por Gimenes (2018), tal interpretação poderia ser analisada em diálogo com a teoria de um autor clássico.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. MACHADO, Roberto (Trad.).
8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989. (adaptado).
GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, sociedade e movimentos sociais.
Maringá-PR: UniCesumar, 2018. (adaptado).
.
Tendo em vista o conceito de poder e as relações entre autores e perspectivas analíticas, assinale o autor clássico cuja reflexão teórica pode ser considerada em diálogo com o exposto por Foucault:
Alternativas
Alternativa 1 - John Locke
Alternativa 2 - Adam Smith
Alternativa 3 - Thomas Hobbes
Alternativa 4 - Nicolau Maquiavel
Alternativa 5 - Jean-Jacques Rousseau
QUESTÃO 5
Um dos fenômenos sociais mais relevantes às discussões no campo do conhecimento em Serviço Social é a Revolução Industrial, tomada pelo expoente autor clássico Karl Marx como ponto central às discussões sobre as contraposições existentes entre as classes sociais (burguesia versus proletariado) e aquilo de que dispõem nas relações de produção (capital e trabalho, respectivamente). Tais dicotomias conformam as contradições que determinam as expressões da questão social.

GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, sociedade e movimentos sociais.

Maringá: UniCesumar, 2021.

Acerca da Revolução Industrial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I – À Revolução Industrial podemos atribuir impactos positivos e negativos ao desenvolvimento das sociedades atuais, como, por exemplo, e respectivamente, o crescimento das cidades de maneira ordenada e os impactos sobre o meio ambiente.

PORQUE

II – Foi um período, por um lado, de avanços em termos de modos de produção, desenvolvimento de tecnologia e conhecimento científico, mas, por outro lado, também de conformação e acirramento de desigualdades e conflitos entre classes sociais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Os estudos sobre participação social, no Brasil, têm possibilitado a sistematização de informações, que permitem a construção de um balanço a respeito da maneira como as instituições participativas atuam com relação ao disposto na Constituição Federal em termos de direitos sociais e o quanto atendem aos aspectos democráticos com relação à consecução de políticas públicas em favor das necessidades da população.

 

GIMENES, É. R. Estado, sociedade e movimentos sociais.

Maringá: Unicesumar, 2018.

 

Diante do apresentado, analise as afirmativas, a seguir:

I. Os mecanismos de participação institucional são importantes espaços e possibilidades de debates de demandas da população.

II. As instituições participativas possuem distintas caracterizações, desde o desenho estrutural até a sua obrigatoriedade.

III. Na prática são espaços inclusivos onde cidadãos com distintos perfis socioeconômicos e políticos têm conseguido participar.

IV. É preciso atenção para que não se tornem espaços voltados à captação de votos ou utilizados de maneira clientelista.

É correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - II e IV apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV apenas.
QUESTÃO 7

Excerto 1:

 

Inserida nos movimentos sociais institucionalizados em espaços públicos, as Organizações da Sociedade Civil, enquanto organizações do Terceiro Setor, passam a ser veículos de expressão da Sociedade Civil (CALEGARE, 2009). Alicerçados em um passado de política clientelista, os movimentos sociais aflorados após a revolução de 1964 até a promulgação da constituição de 1988 eram oposicionistas ao Estado e, portanto, se mantinham distantes das estruturas governamentais, muito mais por resistência do que por idealismo.

 

Disponível: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10976/11563.

Acesso em: 30 ago. 2023.

 

 

Excerto 2:

 

Nesse sentido, o objetivo de retirar o Estado (e o capital) da responsabilidade de intervenção na “questão social” e de transferi-los para a esfera do “terceiro setor” não ocorre por motivos de eficiência (como se as ONGs fossem naturalmente mais eficientes que o Estado), nem apenas por razões financeiras: reduzir os custos necessários para sustentar esta função estatal. O motivo é fundamentalmente político-ideológico: retirar e esvaziar a dimensão de direito universal do cidadão quanto a políticas sociais (estatais) de qualidade; criar uma cultura de autoculpa pelas mazelas que afetam a população e de auto-ajuda e ajuda mútua para seu enfrentamento; desonerar o capital de tais responsabilidades, criando, por um lado, uma imagem de transferências de responsabilidades e, por outro, a partir da precarização e focalização (não-universalização) da ação social estatal e do “terceiro setor”, uma nova e abundante demanda lucrativa para o setor empresarial.

 

Disponível: MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social.

São Paulo: Cortez, 2003, p. 23.

 

 

Sobre as relações entre Estado, sociedade e o terceiro setor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

 

I. O terceiro setor pode ser avaliado sob duas perspectivas diferentes. Por determinado ponto de vista, estas associações ou entidades sem fins lucrativos desempenham o importante papel de garantir à população brasileira o acesso aos seus direitos básicos. Porém, sob outra visão, o terceiro setor e sua forma de funcionamento acarretam na desresponsabilização do Estado perante a efetivação de políticas de proteção social.

 

PORQUE

 

II. O fortalecimento do terceiro setor no Brasil, durante a última década do século XX, está associado à inserção da ideologia neoliberal no país e, consequentemente, à disseminação do individualismo e privatização dos serviços públicos.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.​

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 8
Em discussão acerca da conformação dos Estados nacionais, Gimenes (2018) destaca o autor clássico do campo das Ciências Econômicas Adam Smith, segundo o qual o feudalismo não contemplaria os objetivos das relações de comércio estabelecidas pelos senhores feudais.
SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. v. 2.
São Paulo: Abril Cultural, 1983.
GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, sociedade e movimentos sociais.
Maringá-PR: UniCesumar, 2018. (adaptado).
Diante do contexto discutido pelo autor clássico, o que ocorreu com o feudalismo?
Alternativas
Alternativa 1 - O feudalismo se fortaleceu, especialmente por conta de conquistas coloniais.
Alternativa 2 - Os senhores feudais perderam poder político frente à ascensão da burguesia.
Alternativa 3 - Os senhores feudais se tornaram novos burgueses para se adaptar ao comércio.
Alternativa 4 - O feudalismo foi substituído pela escravidão e os vassalos perderam sua liberdade.
Alternativa 5 - A Igreja regulou as relações comerciais e exerceu poder sobre os senhores feudais.
QUESTÃO 9

A história do Brasil se desenvolveu em meio à recorrência de situações que fortaleceram as desigualdades sociais desde o início do período colonial, tendo em vista como os indígenas e depois os negros foram subjulgados pelos portugueses. Nesse sentido, a instauração da república é um marco importante no enfrentamento das disparidades sociais (GIMENES, 2018), tanto que na primeira metade do século passado, dentre outras mudanças, assistiu-se à preocupação estatal com tais problemas por meio do trabalho de assistentes sociais.

GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, Sociedade e Movimentos Sociais.
Maringá/PR: Unicesumar, 2018.

Em se tratando de aspectos relacionados ao enfrentamento das desigualdades sociais no século passado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I – Muitos grupos sociais e políticos se organizaram para enfrentar a ditadura militar que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985.

PORQUE

II – Os trabalhadores se mobilizaram em prol de lutas por direitos e acesso aa políticas públicas desde o início do século.

A seguir, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 10

A Revolução Industrial é considerada um dos principais marcos do desenvolvimento da sociedade humana ao longo de sua história e é, sem dúvida, um fenômeno expressivo à conformação do capitalismo e, por conseguinte, do desenvolvimento das expressões sociais em virtude da contraposição entre capital e trabalho. Conforme evidenciado no material didático, somente após a reestruturação dos padrões de produção passou a ocorrer, de fato e massivamente, o acúmulo de capital.

 

Elaborada pelo autor.

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Com o passar dos séculos, os padrões de produção industrial se espalharam pelo mundo, de modo que hoje vivenciamos uma homogeneidade no mercado internacional de produção e economia.

 

PORQUE

 

II. O modo de produção industrial substituiu o artesanal, com máquinas em detrimento do trabalho manual, o que gerou efeitos não apenas nas relações laborais, mas também nas relações sociais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu