FECHAR

ATIVIDADE 2 - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025

ATIVIDADE 2 - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025

 

QUESTÃO 1

O ensino de Artes ultrapassa a ideia de apenas realizar práticas manuais, sendo um campo que exige planejamento, contextualização e fruição. O professor, ao elaborar suas atividades, deve propor conexões entre o fazer artístico, a teoria e as experiências dos alunos, estimulando a sensibilidade e a compreensão crítica. Além disso, a divulgação das produções em murais, exposições ou ambientes virtuais potencializa o processo formativo e valoriza as criações.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

 

I. O fazer artístico na escola deve ser acompanhado de embasamento teórico, evitando a prática pela prática.

II. A contextualização das produções artísticas permite relações com o cotidiano e amplia modos de sensibilidade.

III. O professor de Artes deve restringir-se ao ensino das técnicas de desenho e pintura, sem estimular a apreciação.

IV. Expor e registrar as produções dos alunos contribui para valorizar o processo criativo e estimular os aprendizes.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 2

O estudo das propriedades físicas do som é fundamental para a compreensão dos elementos musicais, possibilitando inclusive o uso pedagógico em sala de aula. Entre essas propriedades, destacam-se a altura, a intensidade, a duração e o timbre. Cada uma delas contribui para caracterizar e diferenciar os sons, seja pela frequência, amplitude, tempo de produção ou pela fonte sonora.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Sobre as propriedades físicas do som, analise as afirmativas a seguir:

I. A altura está relacionada à frequência do som, sendo responsável por diferenciá-lo em agudo ou grave.

II. A intensidade está vinculada à amplitude das ondas sonoras, caracterizando o som como forte ou fraco.

III. A duração depende da frequência das ondas sonoras, determinando se o som é mais longo ou mais curto.

IV. O timbre é definido apenas pelo material de fabricação do instrumento musical.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 3

A disciplina de Artes organiza-se em diferentes áreas de conhecimento, como artes visuais, artes cênicas, dança e música. Cada uma dessas áreas se expressa por meio de linguagens específicas, entendidas como sistemas simbólicos de signos que representam e refletem a realidade humana. A arte, nesse sentido, constitui-se como uma forma de linguagem que traduz a experiência do homem no mundo, unindo razão e sensibilidade. Dessa forma, a criação artística é também um processo de reflexão e expressão da condição humana.

Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A disciplina de Artes é dispensável no processo formativo do estudante.
Alternativa 2 - O conhecimento artístico não exige metodologias nem avaliação estruturada.
Alternativa 3 - O ensino de Artes deve integrar teoria e prática, estimulando criação e percepção.
Alternativa 4 - As áreas de conhecimento em Artes limitam-se exclusivamente à música e à dança.
Alternativa 5 - O conhecimento em Artes acontece somente pela prática, sem necessidade de teoria.
QUESTÃO 4

A arte manifesta-se em diferentes tempos e espaços por meio de múltiplas linguagens, que criam novos diálogos e novas poéticas. Sua função vai além do que é previsível e conhecido, permitindo condensar sentimentos, pensamentos, percepções e intuições em formas singulares de expressão. Nesse processo criativo, o artista observa, reelabora e repropõe o mundo e a vida, transformando-os em imagens únicas e insubstituíveis. Essas imagens poéticas não são apenas representações, mas também reflexões da experiência humana diante da realidade.

​Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A arte limita-se a repetir o que já é conhecido e previsível no mundo.
Alternativa 2 - A arte não estabelece novos diálogos, sendo sempre estática e imutável.
Alternativa 3 - As imagens criadas pelo artista são cópias fiéis e padronizadas da realidade.
Alternativa 4 - A função da arte é apenas técnica, sem envolvimento de subjetividade ou reflexão.
Alternativa 5 - O fazer artístico une intuição, percepção, sentimento e pensamento em sua linguagem.
QUESTÃO 5

Os projetos pedagógicos na escola favorecem a aprendizagem significativa, pois envolvem pesquisa, reflexão e diálogo entre alunos, professores e comunidade. Na disciplina de Artes, a proposta amplia possibilidades ao integrar diferentes linguagens, imagens, técnicas e áreas de conhecimento. Além disso, a elaboração de projetos pode nascer de curiosidades dos alunos ou da iniciativa docente. Dessa forma, a função central da escola é ajudar o estudante a construir conexões entre conceitos, objetos e experiências, fortalecendo a rede de saberes.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

​Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Os projetos contribuem para que os alunos construam relações significativas entre fatos, conceitos e experiências.

II. Na disciplina de Artes, os projetos podem integrar linguagens artísticas e conteúdos de outras áreas.

III. O projeto escolar deve sempre partir exclusivamente da iniciativa do professor.

IV. A aprendizagem só ocorre quando há relações significativas entre conhecimentos, objetos e fatos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 6

A criação artística revela modos singulares de perceber e poetizar a realidade, articulando percepção, imaginação e repertório cultural. No caso das artes visuais, o mundo imagético é apresentado por meio das cores, formas e expressões, indo além da simples plasticidade do desenho e da pintura. Essa linguagem envolve também esculturas, arquiteturas, fotografias e outras manifestações visuais. Com o avanço da tecnologia e as transformações sociais, novas formas de expressão, como a arte digital e as histórias em quadrinhos, passaram a integrar o campo das artes visuais.

Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As artes visuais se limitam apenas ao desenho e à pintura tradicionais.
Alternativa 2 - Esculturas, fotografias e arquiteturas não fazem parte das artes visuais.
Alternativa 3 - A linguagem das artes visuais não está relacionada à percepção da realidade.
Alternativa 4 - As artes visuais são compostas apenas por produções de caráter plástico e manual.
Alternativa 5 - O avanço tecnológico trouxe novas expressões que também integram as artes visuais.
QUESTÃO 7

O ensino de Artes deve ser compreendido como um campo de conhecimento que vai além da simples atividade prática, assumindo o papel de disciplina com objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação. Ele se fundamenta na articulação entre experimentação, decodificação e informação, proporcionando vivências que unem teoria e prática. O professor, nesse processo, tem a função de integrar reflexão e ação, promovendo o desenvolvimento da criatividade, da percepção e do imaginário. Além disso, a Arte deve ser reconhecida no currículo escolar com a mesma relevância que as demais disciplinas.

Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A disciplina de Artes é dispensável no processo formativo do estudante.
Alternativa 2 - O conhecimento artístico não exige metodologias nem avaliação estruturada.
Alternativa 3 - O ensino de Artes deve integrar teoria e prática, estimulando criação e percepção.
Alternativa 4 - O conhecimento em Artes acontece somente pela prática, sem necessidade de teoria.
Alternativa 5 - O ensino de Artes é uma atividade secundária e deve ocupar posição inferior no currículo escolar.
QUESTÃO 8

A arte acompanha a humanidade desde os primeiros registros rupestres, como expressão estética e comunicativa. Ela desperta emoções e sensações, seja na pintura, escultura, teatro ou dança, ao mesmo tempo em que reflete aspectos históricos e culturais de uma sociedade. Criar arte é uma necessidade humana, que envolve invenção, construção e transformação da matéria em algo significativo. Esse processo, marcado pela experimentação e pela busca da forma justa, se configura como uma prática lúdica e estética, carregada de intencionalidade.

Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A arte limita-se a reproduzir de maneira fiel à natureza, sem espaço para invenção.
Alternativa 2 - A criação artística é apenas técnica, sem envolvimento de emoção ou significados.
Alternativa 3 - A arte não tem relação com ludicidade ou estética, mas apenas com função prática.
Alternativa 4 - O processo artístico não envolve experimentação, mas apenas soluções fixas e definidas.
Alternativa 5 - A arte surge da necessidade humana de criar, refletindo também aspectos sociais e culturais.
QUESTÃO 9

A Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, surgiu como resposta à limitação do ensino de Artes que predominava nas décadas anteriores, quando se valorizava apenas o “fazer por fazer”. Sua proposta buscava instrumentalizar o aluno para compreender a arte em seu contexto histórico, cultural e crítico, articulando prática, análise e teoria. Assim, o ensino de Artes passou a incorporar momentos de reflexão, valorizando tanto a criação quanto a fruição e a discussão.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A Abordagem Triangular surgiu como crítica às escolinhas de arte, que reduziam a prática artística ao simples fazer.

II. A Abordagem Triangular buscava instrumentalizar o aluno para o tempo presente, unindo prática artística e análise crítica.

III. O foco da Abordagem Triangular é exclusivamente a produção artística individual, sem necessidade de reflexão teórica.

IV. A Abordagem Triangular desconsidera a história da arte, privilegiando a prática e a fruição.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 10

O papel do docente de Artes vai além de ensinar técnicas, exigindo maturidade, experiência e entusiasmo para estimular a criação artística de forma significativa. Cabe ao professor provocar a sensibilidade e a curiosidade dos alunos, favorecendo a reflexão e a contextualização. Para tanto, é necessário dominar conteúdos, articular teoria e prática e compreender os modos de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, a aprendizagem se torna mais crítica, criativa e conectada ao cotidiano.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. O professor de Artes deve unir conhecimento de arte, experiência prática e entusiasmo pelo desenvolvimento dos alunos.

II. Ensinar a criar é apenas transmitir técnicas artísticas, sem necessidade de reflexão ou contextualização.

III. O docente precisa dominar conteúdos e articular teoria e prática, considerando os modos de aprender dos alunos.

IV. Transformações educacionais em grande escala são possíveis quando há um grande número de formadores habilitados e competentes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu