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ATIVIDADE 2 - HIST - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - HIST - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54_2025

ATIVIDADE 2 - HIST - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54_2025

QUESTÃO 1
Leia a citação a seguir:

“Há um velho provérbio chinês que diz: ‘o povo chinês tem uma mente histórica’. A análise dessa simples frase nos indica um fator crucial para o entendimento da mentalidade chinesa: a crença de que a história é o sustentáculo da civilização” (Bueno, 2013, p. 7).

Fonte: BUENO, A. Tempo e História na China Antiga. Nearco, v. 3, n. 11, 2013. Disponível em: http://www.neauerj.com/Nearco/arquivos/numero11/3.pdf. Acesso em: 1 out. 2025.

Com base na análise da citação anterior, sobretudo do provérbio apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A compreensão da história como um elemento fundamental para a construção da identidade cultural e dos valores sociais.

II. A utilização do passado para justificar uma política externa expansionista e militarista.

III. A valorização de um passado estático e imutável, o que desencoraja a inovação e a mudança social.

IV. A crença de que os registros históricos são secundários às narrativas míticas de um povo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
Acerca da religião no Império Otomano, leia o trecho a seguir:

Quando o Sultão Mehmed II entrou em Constantinopla em seu tordilho naquela tarde de terça-feira, foi primeiro a Santa Sofia, a igreja da Santa Sabedoria, e pôs a basílica sob sua proteção antes de ordenar que fosse transformada em Mesquita. Cerca de sessenta e cinco horas mais tarde, retornou à basílica para as preces rituais do meio-dia da sexta. A transformação era simbólica para os planos do Conquistador. O mesmo aconteceu quando insistiu em investir com toda solenidade um erudito monge ortodoxo no trono patriarcal, então vago.

PALMER, Alan. Declínio e Queda do Império Otomano. Trad. Cleuber Vieira. São Paulo: Globo, 2013. pp. 1-2.

Com base nos dados levantados no texto anterior, identifique a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O sultão otomano não interferiu em nada sobre a religião dos bizantinos que foram conquistados.
Alternativa 2 - Após entrar em Constantinopla, os líderes religiosos muçulmanos impuseram a conversão forçada sobre os súditos gregos.
Alternativa 3 - A religião cristã ortodoxa foi a iniciadora dos conflitos contra os turcos otomanos, motivo pelo qual Constantinopla foi conquistada.
Alternativa 4 - Apesar de ser chamado de ?conquista?, Constantinopla se rendeu pacificamente e foi integrada ao império otomano de maneira gradual.
Alternativa 5 - A religião islâmica foi um dos motivadores da conquista otomana, porém durante o Império Otomano também ocorreu relativa tolerância religiosa.
QUESTÃO 3
Em relação ao atual Oriente Médio, leia o texto a seguir:

As manifestações recentes do conflito entre árabes e israelenses, com consequentes sacrifícios humanos e materiais, nos impõem o dever de encontrar o caminho para negociações realistas e objetivas que levem a uma solução conciliatória entre os Estados em causa. Já tive a oportunidade, durante a Quinta Sessão Especial de Emergência, de definir a posição de meu país sobre a questão. De um lado, reconhecemos a existência do Estado de Israel, com todos os direitos e prerrogativas de uma nação soberana; por outro lado, reconhecemos a validez, conforme acentuei naquela ocasião, de muitas e importantes reivindicações dos países árabes. O que é de se evitar é a permanência de um estado de beligerância entre membros da Organização, com episódios militares e prejuízos substanciais para a economia, tanto de Israel quanto dos Estados árabes, e riscos constantes para a paz mundial.

MAGALHÃES PINTO, José. XXII Session of the United Nations General Assembly, 1967. In: The Voice of Brazil in the United Nations. Brasília: FUNAG, 1995, p. 231

O texto apresentado anteriormente se trata de uma manifestação diplomática brasileira acerca dos conflitos no Oriente Médio. Estabelecido no ano de 1948 em compensação pelos crimes nazistas contra o povo judeu, o Estado de Israel foi prontamente atacado nas décadas seguintes pelos países árabes circundantes, que questionavam o que, para eles, era visto como uma decisão arbitrária que feria o seu direito àquela terra e sua recém-adquirida independência das influências neocoloniais da época.

Tendo como referência o excerto anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A diplomacia brasileira tradicionalmente considera que ambas as partes possuem direitos e deveres na questão.

PORQUE

II. Os argumentos utilizados por ambos são válidos e, portanto, deve-se buscar a coexistência ao invés do conflito.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4

Observe a imagem a seguir:

Teatro em Shibai Ukie – Okumura Masanobu, 1741-1744. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ukiyo-e#/media/Ficheiro:Shibai_Ukie_by_Masanobu_Okumura.jpg. Acesso em 24 jul. 2024

A imagem anterior se trata de uma pintura de meados do século XVIII do interior do Japão. Durante o Shogunato Tokugawa, o Japão estava em total isolamento do mundo, não recebendo nenhum tipo de comércio e diplomacia de qualquer país estrangeiro. Neste período, embora a produção alimentícia estivesse em alta, os trabalhadores rurais estavam em crise, o que levou as populações a se movimentarem para as cidades, fazendo-as crescer. Na imagem, vemos vários indivíduos apreciando uma peça de teatro.

Com base nas informações anteriores e na observação da imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. No Japão, durante o século XVIII, não havia agricultura.

II. O isolamento do Japão em nada afetou a sua economia.

III. O Shogunato Tokugawa criou um período de prosperidade e paz sem precedentes na história do Japão.

IV. A imagem mostra uma parte da vida citadina do período do Shogunato Tokugawa, tendo em vista que a “vida flutuante” nas cidades havia florescido.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - IV, apenas
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 5
Observe a imagem, que é uma pintura em biombos (byōbu) japoneses. Ela retrata um cenário natural com figuras humanas engajadas em diferentes atividades:

Figura 1 - Kano Hydeori – Vista dos Bordos de Takao, século XVI

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ukiyo-e#/media/Ficheiro:Kano_Hideyori_-_Maple_Viewers_-_Google_Art_Project.jpg. Acesso em: 1 out. 2025.

Com base na análise da imagem e em seus conhecimentos sobre a cultura e a história do Japão, analise as afirmativas a seguir:

I. Representa uma cena de guerra feudal, com os samurais se preparando para um conflito sob a liderança de um xogum.

II. Ilustra os valores do mercantilismo japonês, com o foco em rotas comerciais e atividades financeiras entre diferentes classes sociais.

III. Reflete a valorização da natureza e dos ideais intelectuais, artísticos e de harmonia, típicos de filosofias que influenciaram a sociedade japonesa.

IV. Demonstra a influência exclusiva do cristianismo na sociedade japonesa, retratando rituais religiosos europeus adaptados ao contexto local.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Para o Império Otomano, a tomada de Constantinopla (a capital do Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente) foi um marco militar que alterou profundamente sua organização política e social. Com uma defesa robusta e acesso direto ao Mar Mediterrâneo e ao Mar Negro, bem como um extenso acervo de conhecimento da cultura romana, conquistar essa cidade trouxe significativas transformações econômicas e políticas para a região e o mundo ocidental.

Acerca do Império Otomano, leia o texto a seguir:

“O Império Romano do Oriente deixou, todavia, uma herança significativa (Cheynet, 2001, p. 172):

i) do ponto de vista político, o seu legado foi assumido pelos Turcos, que necessitaram de um século (até ao apogeu, sob Solimão, “o Magnífico”) para reconstituir o império da Antiguidade Tardia, centrado em Constantinopla, que voltaria a ser uma grande metrópole. Como no tempo de Bizâncio, a administração do Império Otomano organizou-se em torno da divisão entre Europa e Ásia (Anatólia). Os Gregos, os Sérvios, os Búlgaros e as outras nações conservaram a sua religião e as suas próprias leis, sob o olhar vigilante do sultão otomano, que acautelava o bem-estar dos seus povos. Foi também por isso que, no período recente da deslocação do Estado otomano (a partir dos inícios do século XIX), as nações grega, sérvia e búlgara puderam ressurgir;”

MONTEIRO, João Gouveia. HISTÓRIA CONCISA DO IMPÉRIO BIZANTINO: das origens à queda de Constantinopla. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 120

Com base no texto e no material, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Após a conquista de Constantinopla, os turco-otomanos começaram um novo processo civilizatório mais complexo

PORQUE

II. A conquista de Constantinopla não acarretou em sua destruição, mas sim sua incorporação, trazendo cultura, tecnologia e ideias de governo para os turco-otomanos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Considere o excerto a seguir:

Por outro lado, a doutrina (carma) religiosa, que dá conteúdo a essa rigidez hierárquica, é extremamente racional e consistente. Está baseada na doutrina da compensação e na crença, na transmigração do espírito, respectivamente carma e samsara. A combinação das duas doutrinas tem o seguinte significado: 1) que os homens estão destinados a uma sequência infinita de vidas e mortes; 2) que cada um é responsável por seu destino subsequente, pois a posição na hierarquia de status é decorrente do comportamento na vida anterior.

Fonte: adaptado de: OLIVEIRA, L. R. C. de. Compreensão e comparação em Max Weber e em Louis Dumont: o sistema de castas na Índia. ANUARIO ANTROPOLOGICO/84, Rio de Janeiro, v. 84, p. 66-94, 1985.

Com base no texto, é correto afirmar que a combinação das doutrinas de karma e samsara justifica a estrutura social rígida na Índia Antiga, ao estabelecer que

Alternativas
Alternativa 1 - A transmigração do espírito leva à extinção do ciclo de vidas e mortes (samsara) através da negação completa do carma e das hierarquias.
Alternativa 2 - O status de cada pessoa na sociedade é uma consequência direta de seus atos em uma vida pregressa, reforçando a aceitação da hierarquia social.
Alternativa 3 - A reencarnação (samsara) permite que os indivíduos alcancem uma posição social superior em sua vida atual, desde que se comportem de maneira ética.
Alternativa 4 - O carma é um conceito elaborado retroativamente, visto que está mais presente no imaginário contemporâneo do que no pensamento hinduísta.
Alternativa 5 - O carma é um mecanismo de mobilidade social contínua, garantindo que todos os indivíduos passem por todas as posições na hierarquia ao longo de suas vidas.
QUESTÃO 8

Leia o trecho a seguir:

Avançando em direção aos reinos do noroeste e do Rio Indo, esse poder imperial conquistou parte da região leste do rio, a qual havia desenvolvido uma cultura diferente da do Ganges nesse período – em que os guerreiros (kshatriyas) ocupavam uma posição de poder superior à dos sacerdotes (brâmanes) e em que o jainismo tinha maior presença. A conquista desses territórios ainda era recente e não consolidada quando a região oeste do Rio Indo foi novamente invadida, dessa vez por Alexandre, o Grande, da Macedônia, no ano de 326 a.C.

Fonte: adaptado de: CEOLA, A. A.; FERRARESE, L. C. História das civilizações orientais. Indaial: Arqué, 2022.

Com base no texto, é possível inferir que a expansão do poder imperial na Índia Antiga e a invasão de Alexandre, o Grande, ocorreram em um contexto de

Alternativas
Alternativa 1 - Homogeneidade cultural e social em toda a Índia, o que facilitou a unificação política sob um único império.
Alternativa 2 - Diversidade cultural e conflitos de poder, que tornavam os territórios vulneráveis a invasões externas como a de Alexandre.
Alternativa 3 - Total domínio religioso dos sacerdotes (brâmanes) sobre todas as regiões, com a supressão de outras crenças, como o jainismo.
Alternativa 4 - Uma sólida aliança entre o poder imperial e Alexandre, o Grande, visando à consolidação de um grande império euro-asiático.
Alternativa 5 - O território nunca foi invadido por Alexandre, o Grande, visto que os rios Indo e Ganges, protegiam o território com barreiras naturais.
QUESTÃO 9
Sobre o pensamento histórico chinês, leia o trecho a seguir:

“Há um velho provérbio chinês que diz: ‘o povo chinês tem uma mente histórica’. A análise dessa simples frase nos indica um fator crucial para o entendimento da mentalidade chinesa: a crença de que a história é o sustentáculo da civilização. Para a China tradicional, história e cultura são praticamente sinônimas; todavia, a primeira delimita, no tempo, o momento (‘espaço’) das transformações na segunda. Isso levaria os chineses, desde os tempos mais remotos, a tentarem uma série de métodos e formas de periodizar sua história, buscando compreender e organizar sua dinâmica de transformação.”

BUENO, André. Tempo e História na China Antiga. Nearco, v. 3, n. 11, 2013, p. 07. Disponível em: http://www.neauerj.com/Nearco/arquivos/numero11/3.pdf. Acesso em 24 jul. 2024

Com base no texto anterior, analise as afirmações a seguir:

I. Não há conceito de História na China.

II. Na China a ideia de História e Cultura se relacionam.

III. Desde os tempos mais remotos há a tentativa de periodizar a história.

IV. As ideias de Cultura e História na China são mágicas, visto que se relacionam com o divino.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III,apenas.
QUESTÃO 10
Acerca do início do século XX na China, considere o trecho a seguir:

“Dificilmente se pode enxergar a dimensão das transformações ocorridas na China desde então. No curso das guerras revolucionárias que mobilizaram o campesinato e terminaram por expulsar exércitos invasores, uma nova força social alterou não só a estrutura agrária e o lugar da China no cenário mundial, como também o sistema de poder e os padrões culturais que condicionavam a vida social do país. Seja qual for o juízo que se faça sobre a Revolução Chinesa, é impossível ignorar sua grandeza.

E Mao Tse-Tung foi, sem dúvida, o principal agente dessas transformações. Mas para que ele pudesse comandar um tal processo revolucionário, foi necessário que operasse uma transformação no próprio pensamento revolucionário – no caso o ‘marxismo-leninismo’.”
SADER, Eder (org.). Mao Tse-Tung. São Paulo: Ática, 1982, p. 8. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4117213/mod_resource/content/1/A%20cultura%20de%20uma%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20-%20Eder%20Sader.pdf. Acesso em 18 set. 2023

Com base nas informações retiradas no texto e do material-base, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Revolução Chinesa alterou profundamente a estrutura social, econômica e política daquele país.

PORQUE

II. A Revolução Chinesa aplicou exatamente o método marxista em seus planos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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