FECHAR

ATIVIDADE 2 - GH - GESTÃO DE COMPRAS - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - GH - GESTÃO DE COMPRAS - 54_2025

ATIVIDADE 2 - GH - GESTÃO DE COMPRAS - 54_2025

QUESTÃO 1
Maria ocupa o cargo de gestão de compras de insumos hospitalares, diante da importância da sua atividade dentro da instituição, ela toma certos cuidados ao aprovar os pedidos de compras de materiais, pois ela lida com a garantia de saúde dos pacientes. Com isso, ela adota uma postura rigorosa e tem informações cadastradas para consulta diária, tais como: a análise social, econômico-financeira, preliminar, jurídica e técnico-conclusiva das empresas as quais a instituição possivelmente fechará negócio.

 

Fonte: Elaborado pelo professor, 2018.

 

Com base nas informações apresentadas no caso hipotético, assinale a alternativa que corretamente apresenta o procedimento interno da instituição hospitalar que fornece dados para que a personagem Maria tome decisões pautadas na idoneidade e segurança dos produtos ao aprovar os pedidos de compra:
Alternativas
Alternativa 1 - Cadastramento de fornecedores.
Alternativa 2 - Feedback dos clientes sobre higiene.
Alternativa 3 - Relatório de quantidade de produtos.
Alternativa 4 - Histórico de boletos devidamente pagos.
Alternativa 5 - Maquinários de refrigeração das salas de medicamentos.
QUESTÃO 2
Por muitos anos, os departamentos de Compras não foram mais do que áreas responsáveis por diminuir os custos de operações das empresas – um papel longe de ser estratégico. O objetivo era fornecer tudo o que era preciso para operar com o menor custo possível. Para consegui-lo, o setor se baseava sobretudo na relação com seus supridores que permaneciam os mesmos por muito tempo.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira; Gonçalves, Heider Jeferson. Gestão de Compras. Unicesumar: 2018.

Considerando o texto acima e os conceitos estudados sobre a função das compras, a seguir analise as afirmações:

I. A função das compras é obter o material do fornecedor, interno ou externo, atendendo as necessidades organizacionais de produção.

II. Compreende o setor responsável por comprar o material correto, com preço adequado, no prazo estabelecido e na quantidade certa.

III. A função esperada das compras é que seja realizada somente em cenários de estabilidade, com os mesmos fornecedores e de acordo com a necessidade do fornecedor.

IV. Uma compra bem executada levará a organização a otimizar seus recursos, adquirindo produtos e serviços com preço adequado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Toda vez que efetuamos uma compra, fazemos-a baseado em uma decisão que tomamos. Assim como nas compras individuais efetuadas por consumidores, as compras empresariais variam de acordo com o envolvimento na decisão de compra. As circunstâncias variam e vão desde compras rotineiras até compras complexas de algo totalmente novo, como uma caldeira, elevadores ou serviço de avaliação de processos empresariais.

Fonte: ​VAZ, F. O; GONÇALVES, H. J. Gestão de Compras. Maringá-PR. Unicesumar, 2021

Sobre as classificações das decisões de compras realizadas nas empresas, avalie as afirmativas a seguir:

​I. Compras de reposição: correspondem às compras contínuas, normalmente controladas por pontos de pedido, ou seja, quando uma determinada quantidade mínima é alcançada.

​II. Compras modificadas: as aquisições dessa categoria incluem trocas de fornecedores de um tipo específico de serviço ou produto. Por exemplo, a troca de impressoras de um modelo por outro.

​III. Compras novas – projetos: as compras novas se referem aos tipos de aquisições não comuns na organização, como serviços e equipamentos especiais, como é o caso de empilhadeiras.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
Como podemos observar, por meio de algumas fases da atividade de compras é possível determinar os itens certos, os fornecedores mais acessíveis e, portanto, mais adequados ao momento, as melhores negociações com as principais fontes de suprimentos, ou as fontes mais seguras, por meio de contratos e documentações formais, recebendo e pagando tudo aquilo que fora adquirido, recebido e estabelecido através das fases e etapas da atividade de compras.

 

Fonte: VAZ, F. O; GONÇALVES, H. J. Gestão de Compras. Maringá-PR. Unicesumar, 2021.

 

Sobre as fases do processo de compras, à seguir, avalie as afirmações:

​I. Material certo: é importante que o comprador esteja em situação de certificar-se se o material comprado, de um fornecedor está de acordo com o solicitado.

​II. Hora certa: realizar a compra do produto somente após o estoque acabar, independente da necessidade, possibilitando assim maior espaçamento nos boletos a pagar.

III. Quantidade certa: a quantidade a ser adquirida é cada vez mais importante por ocasião da compra.

​IV. Fonte certa: de nada adiantará ao comprador saber exatamente o material a adquirir, o preço certo, o prazo certo e a quantidade certa, se não puder encontrar uma fonte de fornecimento que possa agrupar todas as necessidades.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I,II, III e IV.
QUESTÃO 5

 

Não importa qual posição se ocupa em uma organização, ou qual tipo de organização é, se faz necessário buscar posturas éticas para que a gestão seja transparente e atenda às necessidades do público alvo envolvido.Ter posturas éticas não é somente uma regra, mas obrigação dos compradores e profissionais dentro de qualquer organização.

 

Fonte: ​VAZ, F. O; GONÇALVES, H. J. Gestão de Compras. Maringá-PR. Unicesumar, 2022

 

 

Sobre o comportamento ético do profissional em compras, avalie as afirmativas a seguir:

I. ​Considerar em primeiro lugar os interesses da empresa em todas as transações e praticar e acreditar nas políticas estabelecidas.

II. Apoiar e trabalhar pela honestidade e pela verdade nas compras e nas vendas e denunciar todas as formas de pagamento de propina.

III. Sempre que possível, deixar os vendedores esperando, para assim conseguir melhores preços e maior respeito.

IV. ​Conhecer com consciência os materiais e processos de produção e estabelecer métodos práticos para conduzir o trabalho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
As compras determinam todo o nível de relacionamento com os fornecedores, pois envolvem os processos logísticos de localização, movimentação e suprimentos, negociação e resultados quanto a custos, preços e lucratividade, pois é com base nos preços de compras e custos que se define os preços de vendas e as margens de lucro dos produtos. As compras empresariais variam de acordo com o envolvimento na decisão de compra. As circunstâncias variam e vão desde compras rotineiras até compras complexas de algo totalmente novo, como uma caldeira, elevadores ou serviço de avaliação de processos empresariais.

 

Fonte: ​VAZ, F. O; GONÇALVES, H. J. Gestão de Compras. Maringá-PR. Unicesumar, 2022

 

 

A respeito das classificações de compras, especificamente às compmras de reposição, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:​

​I. Correspondem às compras contínuas, normalmente controladas por pontos de pedido, ou seja, quando uma determinada quantidade mínima é alcançada.

 

PORQUE

 

II. As aquisições dessa categoria incluem trocas de fornecedores de um tipo específico de serviço ou produto

​A respeito dessas afirmações, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
O atendimento com qualidade envolve, também, a utilização de produtos com qualidade assegurada, principalmente, dentro das instituições hospitalares. Discutimos em aula que buscar criar valor para os clientes é uma das formas de trabalhar o retorno financeiro, aumento do patrimônio líquido para a empresa. Neste processo, há uma estratégia em especial que se utilizada dentro da empresa pode contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores, inclusive reduzindo o tempo de produção e possíveis erros.

 

Com isso, assinale qual a estratégia que contribui para a criação de valor para o cliente:

Alternativas
Alternativa 1 - Estratégias locais.
Alternativa 2 - Estratégias externas.
Alternativa 3 - Estratégias logísticas.
Alternativa 4 - Estratégias de equipe.
Alternativa 5 - Estratégias financeiras.
QUESTÃO 8
Podemos compreender que o setor de compras não existe somente no momento da necessidade de se comprar alguma coisa, mas sim, é necessário que esteja alinhado às estratégias organizacionais no intuito de buscar a melhor maneira de realizar aquisições necessárias para o bom andamento da organização. Inicialmente, a área de compras estava voltada para comprar apenas o que era solicitado. Porém, no decorrer dos anos e com o crescente alinhamento com a visão estratégica das organizações, a área passou a negociar, pesquisar e avaliar, visando a redução de custo nas compras e a maximização dos lucros.
Fonte: VAZ, F. O; GONÇALVES, H. J. Gestão de Compras. Maringá-PR. Unicesumar, 2021.

Considerando que para atingir os objetivos organizacionais, o setor de compras precisa alcançar algumas metas, a seguir, analise as afirmações:

I. Uma meta importante considera o estoque mínimo, sem comprometer a segurança da produção desde que represente uma economia para a organização.

II. Uma meta estabelecida considera o atendimento ao cronograma de produção, por meio do fornecimento contínuo de materiais.

III. Uma meta do setor de compras considera evitar alta quantidade de produtos similares, o desperdício, a deterioração e a obsolescência.

IV. Uma meta relevante compreende a aquisição de materiais com baixo custo sem deixar de lado a qualidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
No começo, a área de compras só se preocupava em comprar o que era solicitado. Porém, com o passar do tempo e com o aumento da visão estratégica das organizações, essa área passou a negociar, pesquisar e avaliar as ofertas com foco em reduzir o custo em compras para que seja possível maximizar os lucros.
Fonte: VAZ, F. O; GONÇALVES, H. J. Gestão de Compras. Maringá-PR. Unicesumar, 2022

​Para atingir os objetivos organizacionais, o setor de compras precisa alcançar algumas metas, nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir:

I. ​Atender o cronograma de produção, por meio do fornecimento contínuo de materiais.

II. Estocar ao mínimo, sem comprometer a segurança da produção desde que represente uma economia para a organização.

III. Evitar multiplicidade de itens similares, o desperdício, deterioração e obsolescência.

IV. Manter a qualidade dos materiais conforme especificações.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Em seu Artigo 1º, a Lei 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes às compras, obras, serviços, inclusive de publicidade, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

Fonte: ​VAZ, F. O; GONÇALVES, H. J. Gestão de Compras. Maringá-PR. Unicesumar, 2018. Reimpressão - 2021.

 

Sobre a Lei 8666/93, à seguir, avalie as afirmações:

​I . A Lei 8.666/93 em seu Art. 3º ainda prevê que, a licitação deve garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, ou seja, só podem participar empresas grandes.

​II. A Lei 8.666/93 estabeleceu cinco modalidades de licitação, sendo: Concorrência; Tomada de Preços; Convite; Concurso; Leilão.

​III . A Lei 8.666/93 prevê, em seu Art. 14, que nenhuma compra será feita sem uma caracterização adequada de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários.

​IV. Conforme o art. 15 da Lei 8.666/93, as compras, sempre que possível, deverão ser processadas por meio de um sistema de registro de preços.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu