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ATIVIDADE 2 - GESTÃO DA QUALIDADE DE PROCESSOS E PRODUTOS - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - GESTÃO DA QUALIDADE DE PROCESSOS E PRODUTOS - 53_2025

ATIVIDADE 2 - GESTÃO DA QUALIDADE DE PROCESSOS E PRODUTOS - 53_2025

 

QUESTÃO 1
Tudo começa com o planejamento da qualidade. O propósito do planejamento é de fornecer aos meios de produção a capacidade de fazer produtos que atendam às necessidades dos clientes. Uma vez terminado o planejamento, os planos são entregues às equipes de produção. Essas equipes são responsáveis pela produção, mas não tem como fazê-lo sem que exista algum desperdício devido às deficiências apresentadas no processo de produção. Resta, então, às equipes de produção fazer um controle de qualidade para evitar que as coisas se tornem pior.

 

Fonte: SILVA, J. R. A. R. da. Gestão da qualidade: estudo conceitual. 2006. Monografia (Graduação em Administração) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/702/2/20179274.pdf. Acesso em: 28 jul. 2025.

 

 

Levando-se em consideração o texto citado e as contribuições de Juran para a qualidade, analise as afirmativas a seguir:

 

I. O controle da qualidade é o processo para assegurar o cumprimento dos objetivos da qualidade durante as operações; o controle consiste em avaliar o desempenho da qualidade total, comparar o desempenho real com as metas da qualidade e atuar a partir das diferenças.

 

II. O planejamento da qualidade é o processo de se preparar para alcançar os objetivos, envolvendo um conjunto de atividades que visam desenvolver produtos e processos capazes de atender às necessidades dos clientes.

III. Melhoria da qualidade é o último passo na trilogia, tendo como objetivo elevar os resultados a níveis mais altos de desempenho, seja por melhorias contínuas e graduais ou por mudanças radicais e inovadoras.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2
No estabelecimento dos critérios uniformes, em âmbito internacional, uma entidade que detém um papel central é a ISO – Organização Internacional de Normalização, da qual o Brasil participa. Ela foi constituída em 1946, tem sede em Genebra, Suíça, e é uma organização não governamental que congrega entes públicos e privados na área de padronização. A certificação é um instrumento de comunicação, embasado numa linguagem internacional pela padronização, que dá acesso aos consumidores e empresas à política e ao desempenho ambiental da empresa certificada.
Fonte: BIANCHI, Patrícia Nunes Lima. Meio ambiente: certificações ambientais e comércio internacional. 2002. Dissertação (Mestrado) − Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Juruá, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/79433. Acesso em: 7 jul. 2025.

Sobre esse tema, a certificação ambiental desenvolve-se pelos critérios de quais normas?

Alternativas
Alternativa 1 - ISO série 9000.
Alternativa 2 - ISO série 14000.
Alternativa 3 - ISO série 15000.
Alternativa 4 - ISO série 17000.
Alternativa 5 - ISO série 22000.
QUESTÃO 3
O Brasil está entre os países que mais produzem alimento no mundo. As cadeias produtivas do agronegócio nacional são uma das principais fontes de renda do país. Isso porque nosso clima e a capacidade de produzir em ambientes diversos estão a nosso favor. Com o entendimento da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, é possível prever problemas que possam surgir, além de captar oportunidades de negócios e saber aproveitá-las.

Fonte: https://www.totvs.com/blog/gestao-agricola/cadeias-produtivas-do-agronegocio/. Acesso em: 7 jul. 2025.

De acordo com os princípios do sistema da gestão da qualidade, analise as afirmativas a seguir:

I. O sistema de gestão da qualidade disponibiliza ferramentas para as organizações implantarem, gerenciarem e checarem a qualidade dos seus processos.

II. O sistema de gestão da qualidade aumenta a satisfação dos clientes, como sociedade e partes interessadas, e a melhora da imagem, cultura e desempenho da organização.

III. O sistema de gestão da qualidade reflete em maior produtividade com redução dos custos e restabelecimento da comunicação, moral e satisfação dos colaboradores.

IV. O sistema de gestão da qualidade gera maior competitividade e oportunidade, tanto no mercado nacional como internacional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Os profissionais do agronegócio precisam lidar com muitas tarefas diariamente. Afinal, além das operações no campo, é preciso também dominar as questões administrativas. Diante do cenário competitivo, é fundamental que os empreendedores do ramo sejam cautelosos ao definir uma estratégia e colocá-la em prática. Cabe ressaltar que as ferramentas de gestão de qualidade no agronegócio permitem que a organização analise a eficácia e os aspectos negativos de um produto ou processo em questão.
Fonte: https://www.mega.com.br/blog/gestao-da-qualidade-no-agronegocio-quais-ferramentas-usar. Acesso em: 27 fev. 2025.
De acordo com as ferramentas da qualidade no agronegócio, assinale a alternativa que melhor define a expansão e a busca por soluções fora dos muros da empresa e procura por alternativas mais eficazes, até mesmo em concorrentes:
Alternativas
Alternativa 1 - Benchmarking.
Alternativa 2 - Análise Swot.
Alternativa 3 - Folha de Verificação.
Alternativa 4 - Diagrama de Correlação.
Alternativa 5 - Estratificação.
QUESTÃO 5
O Brasil é reconhecido como um dos países com uma das legislações mais avançadas com relação à necessidade de proteção do meio ambiente, porém é preciso buscar novos meios para colocá-la em prática e intensificar as já existentes. Por isso, procura-se compreender, como o Estado pode utilizar a certificação ambiental, ou seja, a implantação de sistemas de gestão ambiental pelas empresas, a fim de atingir o desenvolvimento sustentável.

Fonte: CORRÊA, Daniel Rocha. Certificação ambiental, desenvolvimento sustentável e barreiras à entrada. Revista de Informação Legislativa, [s. l.], v. 43, n. 169, p. 189-201, 2006. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/43/169/ril_v43_n169_p189.pdf. Acesso em: 25 fev. 2025.
Considerando a certificação ambiental como um meio para o desenvolvimento sustentável, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A certificação ambiental é um processo de verificação por uma terceira parte emissora do certificado de que determinada empresa atua de acordo com certos critérios uniformes com relação ao meio ambiente, estabelecidos numa norma técnica.

PORQUE

II. Quando há conformidade entre o sistema de gestão ambiental praticado pela empresa e os critérios estabelecidos na norma técnica, a entidade certificadora confere a certificação à empresa.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A gestão da qualidade pode ser alcançada por meio de três processos principais conhecidos como a "trilogia de Juran". Nesse contexto, o agronegócio brasileiro enfrenta o desafio de evoluir de maneira competitiva e, acima de tudo, sustentável, com o objetivo de atender à demanda interna, além de conquistar e manter espaço tanto no mercado nacional quanto no internacional. Uma estratégia eficaz para alcançar isso é oferecer produtos e processos que atendam a um nível desejável de qualidade, aliados a preços atrativos.

Fonte: MARSHALL JUNIOR, I. et alGestão da Qualidade. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. (Série Gestão Empresarial FGV Management).

De acordo com o texto, os conceitos da indústria para o Agronegócio e o conjunto de atividades que objetivam o desenvolvimento de produtos e processos necessários para o atendimento das necessidades dos clientes referem-se à conceituação relacionada a:
Alternativas
Alternativa 1 - Qualidade do produto.
Alternativa 2 - Planejamento da qualidade.
Alternativa 3 - Ferramentas da qualidade.
Alternativa 4 - Controle dos registros de qualidade.
Alternativa 5 - Responsabilidade da gerência pela qualidade.
QUESTÃO 7
As crises alimentares decorrentes de eventos sanitários provocaram a instituição de novos paradigmas nos padrões de consumo de alimentos em diversos mercados. Reflexo disso foi a exigência legal de transparência para os alimentos produzidos ou exportados para a União Europeia. As exportações brasileiras sofreram embargos em decorrência das novas normas europeias de segurança alimentar, que colocaram sob suspeita a eficiência do histórico desse produto implantado no Brasil. A legislação brasileira aborda essa capacidade de acompanhar um produto, porém as normas ISO (Organização Internacional de Normalização) são uma referência mundial como norma e indicador de competitividade para as empresas.

Fonte: PEIXOTO, M. Rastreabilidade alimentar: reflexões para o caso da carne bovina. Textos para discussão nº 47. Brasília, DF: Consultoria Legislativa do Senado Federal, 2008. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-47-rastreabilidade-alimentar-reflexoes-para-o-caso-da-carne-bovina. Acesso em: 28 jul. 2025.

De acordo com o texto, assinale a alternativa que melhor se enquadra como "ferramenta" para garantir a capacidade de identificar a origem e seguir a movimentação de um produto por meio de sistemas seguros na indústria de alimentos.

Alternativas
Alternativa 1 - Produção Integrada.
Alternativa 2 - Rastreabilidade.
Alternativa 3 - Gestão de alimentos.
Alternativa 4 - Gestão agropecuária.
Alternativa 5 - Gestão da indústria.
QUESTÃO 8
Embora todas as ferramentas de gestão sejam cruciais para um negócio, nenhuma delas substitui a utilização de um software de gestão. Ele proporciona à sua empresa a automatização de todas as ferramentas administrativas, sendo possível aplicar outras técnicas de gestão de qualidade e obter resultados mais precisos. Investir em inovação e tecnologia é possível e contribui para o crescimento do seu negócio, além de oferecer um serviço diferenciado, ágil e totalmente seguro para os seus clientes e manutenção da qualidade dos serviços.

Fonte: https://www.mega.com.br/blog/gestao-da-qualidade-no-agronegocio-quais-ferramentas-usar/. Acesso em: 28 jul. 2025.

Com base nos conceitos e aplicabilidades relacionados às ferramentas da qualidade no agronegócio, analise as afirmativas a seguir:

I. A ferramenta 5W2H tem como principal finalidade montar ações para aumentar a produtividade no campo e facilitar a gestão. As letras W e H originam as perguntas e ações que direcionam sua execução.

II. No Diagrama de Ishikawa, as causas são divididas em: método, matéria-prima, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente, sendo que cada uma delas pode formar outros aspectos.

III. O Diagrama Espinha de Peixe é um método de gestão da qualidade eficiente, pois proporciona uma visão simples e objetiva de um problema, tornando muito mais fácil encontrar a solução.

IV. O Ciclo PCDA tem como objetivo a ideia de estabelecer uma série de operações periódicas para melhoria, como sugerido pelo próprio nome, isto é, o processo se repete e não há término pré-determinado.

V. Benchmarking é a ferramenta que, em português, significa "tempestade de ideias", sendo também descrita como uma discussão informal em grupo, na qual são expostas várias ideias e que é empregada como técnica em reuniões de trabalho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e V, apenas.
Alternativa 3 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 9
Para que a qualidade desejada seja alcançada, é indispensável que se faça a utilização de determinadas “ferramentas” que busquem proporcionar, ao final da cadeia de produção, produtos que satisfaçam as necessidades e desejos dos consumidores, sem oferecer riscos à sua saúde. O gerenciamento da qualidade visa estabelecer objetivos e metas que sejam orientados para a qualidade da empresa. A gestão da qualidade exige uma abordagem sistêmica, com liderança inovadora, satisfação dos clientes, valores, princípios e desenvolvimento organizacional, bem como a melhoria contínua dos processos de produtos e serviços, como uma estratégia para o fortalecimento competitivo e rentável da empresa. Assim, a qualidade deixa de ser apenas um departamento e passa a ser responsabilidade de toda a empresa.

Fonte: SILVA, J. R. A. R. da. Gestão da qualidade: estudo conceitual. 2006. Monografia (Graduação em Administração) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/702/2/20179274.pdf. Acesso em: 28 jul. 2025.

Tendo como base o fragmento de texto, o gerenciamento da qualidade divide-se em três pontos ou processos gerenciais, conforme proposto por um dos nomes mais importantes na história da qualidade, conhecido como:

Alternativas
Alternativa 1 - Trilogia de Garvin.
Alternativa 2 - Trilogia de Crosby.
Alternativa 3 - Trilogia de Juran.
Alternativa 4 - Trilogia de Deming.
Alternativa 5 - Trilogia de Feigenbaum.
QUESTÃO 10
Com os avanços digitais e a necessidade de maior controle das operações, novas ferramentas de gestão do agronegócio como softwares, planilhas, análises e metodologias estão deixando o setor mais dinâmico, preciso e menos intuitivo. Isso significa que investir em dispositivos digitais e inteligentes é a melhor estratégia para o desenvolvimento, crescimento e aperfeiçoamento do negócio em médio e longo prazo.

Fonte: https://www.tecnicon.com.br/blog/585-Ferramentas_de_gestao_de_agronegocio_essenciais. Acesso em: 7 jul 2025.

Diante do texto e das ferramentas de Gestão da Qualidade, para auxiliar os agricultores a terem resultados melhores no agronegócio, analise as afirmativas a seguir:

I. O ciclo PDCA é uma ferramenta de processos com base em práticas cíclicas que otimizam as operações do profissional. Ele auxilia na elaboração, execução, acompanhamento e melhoria de um projeto.

II. Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Análise ou Matriz SWOT, é uma ferramenta que consiste em identificar e estruturar, hierarquicamente, as causas de determinado problema em questão (causa) e criar ações para solucioná-las (efeito).

III. A ferramenta 5W2H refere-se a uma lista de atividades associadas a uma meta que auxilia no planejamento de ações para sua aplicação e realização. É classificada como um dos recursos mais simples de entender e aplicar, consiste em um seguimento de ações organizadas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
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