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ATIVIDADE 2 - GEO - GEOGRAFIA CULTURAL - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - GEO - GEOGRAFIA CULTURAL - 53_2025

ATIVIDADE 2 - GEO - GEOGRAFIA CULTURAL - 53_2025

QUESTÃO 1

Faça a leitura do texto a seguir:

​A arte exerce um papel significativo como ponte entre o ser humano e o espaço em que vive. As manifestações artísticas têm o poder de expressar as dinâmicas sociais, os conflitos e os valores de uma sociedade, tornando esses elementos visíveis no ambiente físico. Um exemplo claro disso são os grafites presentes em grandes centros urbanos, que transformam os espaços públicos por meio de narrativas visuais de resistência, crítica ou celebração. Essas intervenções atribuem novos sentidos ao ambiente urbano, convertendo ruas e paredes em meios de comunicação e expressão coletiva.

A partir do texto anterior, dos seus conhecimentos de Geografia Cultural e das manifestações culturais, analise as afirmativas a seguir:

I. A literatura, ao recriar geografias simbólicas por meio da narrativa, estabelece um vínculo entre espaço e subjetividade, permitindo que o leitor ressignifique sua própria experiência territorial.

II. No contexto urbano, a música popular, ao evitar temáticas sociais e priorizar apenas o entretenimento, distancia-se da construção simbólica do espaço e pouco contribui para a compreensão das desigualdades territoriais.

III. O cinema é uma manifestação artística que ultrapassa a função de retratar paisagens; ele atua como instrumento crítico, capaz de expor relações de poder e provocar reflexões sobre o espaço social e político.

IV. As manifestações artísticas, embora esteticamente ricas, são limitadas em sua capacidade de influenciar a percepção do espaço e não estabelecem relevância geográfica no debate sobre identidade e cultura.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 2

Leia o texto a seguir:

Com o avanço da agricultura e o crescimento das cidades, a humanidade deu um passo importante em sua evolução, com o surgimento das primeiras civilizações complexas. Entre elas, destacam-se o Egito, a Mesopotâmia, o Vale do Indo e a China Antiga. Essas sociedades marcaram uma nova fase da história, caracterizada pela centralização do poder político, com reis e imperadores governando grandes territórios. Nesse período, também surgiram as primeiras leis escritas, que organizavam a vida em sociedade e ajudavam a manter a ordem. O surgimento dessas civilizações marcou o início de uma era de grande desenvolvimento social, cultural e tecnológico, que influenciou profundamente a história da humanidade.

Considerando o texto anterior e seus conhecimentos quanto ao desenvolvimento das civilizações e suas relações no que envolve cultura, Estado e religião, analise as afirmativas a seguir:

I. A escrita, que inicialmente servia para fins comerciais, passou a ser usada para registrar leis, religião e história nas primeiras civilizações.

II. A centralização do poder nas mãos de reis e faraós contribuiu para o surgimento de estados organizados e para o controle de amplos territórios.

III. As primeiras civilizações evitavam o uso de códigos legais para não reforçar desigualdades sociais.

IV. As construções religiosas, como pirâmides e templos, eram vistas apenas como locais de reunião pública, sem ligação com o poder ou com as crenças religiosas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - II e IV, apenas.
QUESTÃO 3
Na Geografia Cultural, destacam-se os estudos que aprofundam as noções de lugar e território, especialmente ao explorar a relação entre identidade cultural e espaço urbano no contexto brasileiro. Os lugares são compreendidos como resultados das interações sociais e culturais, e os espaços urbanos, em particular, expressam a organização social e as dinâmicas de poder. A análise geográfica, nesse sentido, deve considerar como os processos culturais influenciam a configuração do espaço urbano e como os territórios se tornam cenários de disputas simbólicas e práticas. Essa abordagem permite compreender a cidade não apenas como um espaço físico, mas como um ambiente carregado de significados culturais e identitários.​

Considerando o texto anterior e seus conhecimentos quanto a Geografia Cultural, analise as afirmativas a seguir:

​I. A Geografia Cultural considera que os lugares são construídos por meio das interações sociais e culturais, carregando significados simbólicos.

II. A identidade cultural tem papel importante na forma como os espaços urbanos são organizados e percebidos.

III. Os territórios são vistos como espaços naturais, que não sofrem interferência das relações sociais ou culturais.

IV. A análise geográfica deve ignorar os aspectos simbólicos e culturais dos espaços urbanos, focando apenas em sua estrutura física.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - II e IV, apenas.
QUESTÃO 4

Leia o texto a seguir, bem como a figura logo na sequência:

​A formação histórica e cultural do Brasil é profundamente marcada pela miscigenação, um traço essencial da identidade nacional. Esse processo teve início com a interação entre três principais grupos étnicos: os povos indígenas, os europeus, principalmente portugueses, e os africanos. A combinação dessas influências culturais deu origem a uma identidade brasileira singular, na qual as heranças indígena e africana exerceram um papel central. Para entender esse fenômeno, é fundamental analisar o processo de miscigenação no país, bem como as contribuições das culturas indígenas e africanas na construção da cultura brasileira.

Considerando o texto, a figura e os seus conhecimentos sobre Geografia Cultural, analise as afirmativas a seguir:

I. A identidade cultural brasileira é resultado da fusão entre elementos das culturas indígena, africana e europeia.

II. A presença africana e indígena teve papel secundário e pouco relevante na formação da cultura brasileira na Região Norte.

III. A miscigenação no Brasil estabeleceu diferenciações entre as diversas regiões do país. No Sul, por exemplo, mais de 50% da população se declara branca.

IV. A cultura brasileira não se desenvolveu de forma isolada. Prova disso é o fato de a região Nordeste apresentar, proporcionalmente, a maior população indígena do país.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 5
​A Geografia tem uma função essencial na compreensão das transformações provocadas pela sociedade da informação. Ao investigar o impacto das redes de comunicação sobre os territórios, áreas como a Geografia Cultural e a Geografia da Comunicação ajudam a revelar os fluxos de poder e as desigualdades presentes nesses processos. Conceitos como territorialização, desterritorialização e reterritorialização são fundamentais para interpretar as mudanças contínuas no significado dos espaços diante do avanço das tecnologias digitais.

A partir do texto anterior e do seus conhecimentos quanto à Geografia Cultural, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Geografia é fundamental para analisar as transformações provocadas pelas redes de comunicação na sociedade da informação.

PORQUE

II. Conceitos como territorialização, desterritorialização e reterritorialização permitem compreender como os espaços são constantemente ressignificados pelas tecnologias digitais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

Leia o excerto a seguir:

​A territorialidade é compreendida como a expressão simbólica e relacional do território, marcada pela conexão afetiva e identitária que os grupos estabelecem com um determinado espaço. Trata-se da dimensão vivida do território, algo que vai além dos limites físicos e pode existir mesmo na ausência de um território material. Esse conceito possibilita compreender a diversidade de territorialidades, revelando que um único espaço geográfico pode abrigar múltiplos significados e distintas relações de poder entre seus moradores e influências externas.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. A territorialidade pode existir mesmo sem a posse de um território físico.

PORQUE

II. A territorialidade está relacionada também à dimensão simbólica e afetiva do espaço, expressando vínculos identitários e relações de poder.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 7

Faça a leitura do texto a seguir:

A urbanização brasileira, especialmente a partir do início do século XX, provocou transformações profundas na estrutura das cidades, impactando diretamente as relações sociais e culturais. Esse processo foi impulsionado pelo crescimento industrial e pela migração do campo para as áreas urbanas, o que levou à concentração populacional nos grandes centros. No entanto, a urbanização vai além da simples ocupação do espaço físico, trata-se de um fenômeno cultural que modifica o ambiente urbano e os modos de vida da população. A Geografia Cultural enfatiza que os espaços urbanos são construídos social e simbolicamente, pois expressam as práticas cotidianas, as interações sociais e os sentidos atribuídos pelos grupos que os habitam. As cidades funcionam como espaços de convivência e intercâmbio cultural, nos quais os indivíduos influenciam e são influenciados pelas dinâmicas culturais presentes, seja no uso dos espaços públicos ou na formação de identidades urbanas.

De acordo com o texto anterior e seus conhecimentos de Geografia Cultural nos âmbitos urbano e rural, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A migração urbana no Brasil ocorreu de forma espontânea e sem relação com a industrialização.
Alternativa 2 - A urbanização brasileira, iniciada no século XXI, foi resultado direto do avanço das tecnologias digitais.
Alternativa 3 - A Geografia Cultural desconsidera a influência das práticas sociais na construção dos espaços urbanos.
Alternativa 4 - A urbanização no Brasil foi exclusivamente um processo físico de crescimento das cidades, sem impacto cultural.
Alternativa 5 - A urbanização no Brasil é um fenômeno cultural que transforma os modos de vida e reflete as práticas sociais dos grupos que vivem nas cidades.
QUESTÃO 8
O patrimônio histórico constitui um testemunho concreto das interações entre a sociedade e o espaço, servindo como um marco para a memória coletiva. A paisagem cultural pode ser compreendida como um conjunto diverso de significados, no qual cada elemento visível do território carrega histórias e simbolismos que ajudam a organizar as relações com o lugar. A preservação desse patrimônio deve envolver a participação ativa das comunidades locais, assegurando que suas memórias e identidades sejam reconhecidas e respeitadas.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. ​A preservação do patrimônio histórico é essencial para compreender os processos de transformação das paisagens culturais ao longo do tempo.

PORQUE

II. As paisagens culturais são formadas por elementos materiais, como edificações e sítios arqueológicos, ainda que sem relação com as realidades culturais ou identidades locais.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas
QUESTÃO 9
Leia o texto a seguir:

A geografia cultural oferece um campo fértil de análise para compreender como as culturas popular e erudita se expressam no espaço. Ambas influenciam a organização do território de forma complementar. A cultura popular costuma se manifestar em ambientes públicos e coletivos, como praças e mercados, enquanto a cultura erudita tende a se concentrar em espaços mais institucionalizados e com maior controle social. No entanto, essa separação tem sido questionada diante do surgimento de novas práticas culturais que ultrapassam essas fronteiras tradicionais.

Quanto à Geografia Cultural e do que envolve as manifestações culturais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A inserção de manifestações populares em espaços institucionalizados evidencia tensões entre autenticidade cultural e legitimação simbólica.

PORQUE

II. Práticas como o grafite, apesar de serem do ponto de vista teórico condenáveis, deixam de ser apenas expressão de resistência urbana para se tornarem também objetos de controle do Estado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10

Leia o texto a seguir e observe a imagem na sequência:

Havia no Antigo Egito um mito de criação em que o deus Khnum modela o primeiro ser humano a partir do barro usando uma roda de oleiro. De maneira semelhante, na mitologia grega, Prometeu dá forma ao homem também com barro e lhe oferece o fogo, representando o conhecimento, a civilização e o avanço. Esses relatos mitológicos expressam a ideia do ser humano como fruto de uma ação intencional dos deuses, atribuindo-lhe uma identidade especial e uma dignidade intrinsecamente ligadas ao divino.

A Criação de Adão (em italiano: Creazione di Adamo), também conhecida como A Criação do Homem. Placa 54 é um afresco do artista italiano Michelangelo, que faz parte do teto da Capela Sistina, pintado c. 1508-1512.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/a-criacao-de-adao-michelangelo/. Acesso em: 11 jul. 2025.

Agora, a partir do texto, da imagem, bem como de seus conhecimento sobre Geografia Cultural, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Os mitos de criação geralmente retratam o ser humano como fruto do acaso, sem relação com qualquer divindade.
Alternativa 2 - As narrativas mitológicas negam qualquer tipo de característica especial ao ser humano, considerando-o igual aos demais seres vivos.
Alternativa 3 - Segundo o texto, os mitos de criação servem apenas para explicar fenômenos naturais e não têm relação com a identidade humana.
Alternativa 4 - Os mitos de criação, ao atribuírem ao homem uma origem divina, ajudam a definir seu papel no mundo e conferem a ele qualidades como racionalidade e moralidade.
Alternativa 5 - De acordo com o texto, a conexão entre o homem e o sagrado é rejeitada pelas narrativas mitológicas, que se baseiam unicamente na ciência.
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