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ATIVIDADE 2 - DAN - TÉCNICA E ESTÉTICA DA DANÇA - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - DAN - TÉCNICA E ESTÉTICA DA DANÇA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - DAN - TÉCNICA E ESTÉTICA DA DANÇA - 54_2025

QUESTÃO 1
Danças urbanas transmite a ideia de uma dança originada e produzida no contexto urbano, indo além das fronteiras das danças estadunidenses. No amplo aspecto das danças urbanas, existem subdivisões essenciais para compreender as características gerais desse movimento.

 

Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

 

Considerando o texto apresentado e sobre os estilos referentes às danças urbanas, analise as afirmativas a seguir:

I. O Popping, criado por Sam Salomon, utiliza contrações musculares e é influenciado pela música Soul Funk, imitando movimentos robóticos.

II. O House Dance, surgido no final da década de 1970, é influenciado por danças africanas e latinas, com uma característica marcante conhecida como jacking.

III. O Waacking, originado nos anos 1970, destaca-se pela postura vertical e movimentos rápidos com ênfase na rotação dos ombros e punhos.

IV. O Freestyle, desenvolvido nos anos 1980, é uma expressão individual que incorpora técnicas como popping e house dance, sendo essencialmente uma forma de improvisação livre.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Durante o primeiro período de formação da dança flamenca, essa manifestação cultural desenvolveu-se intimamente ligada à realidade e aos costumes populares da Andaluzia. Nesse contexto, a dança não era um espetáculo grandioso, mas sim uma expressão genuína dos sentimentos e das emoções das pessoas comuns, sendo frequentemente realizada em ambientes como tabernas.
Fonte: PEÑA, T. M. Teoria e prática da dança flamenca. Madri: Aguilar, 1969.

Imagine que você está em uma taberna na Andaluzia no final do século XVIII, observando uma apresentação flamenca. No que descreve o ambiente e a natureza das apresentações que você estaria testemunhando, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Um espetáculo grandioso em um teatro renomado com artistas profissionalizados e bem remunerados.
Alternativa 2 - Uma apresentação em um ambiente sofisticado focada exclusivamente na apreciação estética do público.
Alternativa 3 - Um festival internacional com dançarinos de várias partes do mundo competindo por prêmios de dança flamenca.
Alternativa 4 - Um evento formal organizado por instituições culturais com dançarinos seguindo coreografias rigidamente ensaiadas.
Alternativa 5 - Uma celebração improvisada em uma taberna local, onde artistas amadores se apresentam para festejar e entreter o público com danças que refletem os costumes e emoções populares.
QUESTÃO 3
A dança jazz na escola oferece uma rica oportunidade para integrar processos pedagógicos que desenvolvem a cidadania e a formação cognitiva dos alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera a Arte como um componente curricular fundamental, e a Dança como uma linguagem que se articula com diversos saberes e experiências.
Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Considerando o texto apresentado, e sobre o ensino da dança jazz na educação básica, analise as afirmativas a seguir:

I. A BNCC considera a dança como uma prática artística que não precisa interagir com outros saberes e linguagens.

II. As dimensões de criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão são essenciais para enriquecer a experiência artística dos alunos, conforme a BNCC.

III. Os processos de investigação e produção artística na dança devem focar exclusivamente na técnica, desconsiderando aspectos culturais e sociais.

IV. A dança jazz pode contribuir para a formação dos alunos ao estimular a autonomia e a capacidade de questionar e transformar percepções sobre o corpo e a dança.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
A história do sapateado no Brasil teve início nos anos 1940, impulsionada pela influência das mídias do rádio e do cinema americanos voltados para o entretenimento. Artistas brasileiros foram inspirados pela técnica de sapateado de figuras renomadas como Fred Astaire, Gene Kelly, Eleonor Powell e Ginger Rogers. Com o tempo, o sapateado se expandiu pelo Brasil, originando dançarinos autodidatas que desenvolveram trabalhos artísticos e pedagógicos na área.
Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Sobre os métodos pedagógicos do sapateado no Brasil que utiliza um sistema de anotação com símbolos para facilitar a escrita e o registro dos passos e coreografias, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Método Taps.
Alternativa 2 - Método Marchina.
Alternativa 3 - Método Kahnotation.
Alternativa 4 - Metodologia da Cartilha do Tap.
Alternativa 5 - Método de Marchina Traditional Tap.
QUESTÃO 5
A história da dança jazz tem raízes africanas e se desenvolveu nos Estados Unidos durante o período escravista, iniciando-se no século XVI. Notavelmente, destacou-se na indústria do entretenimento dos musicais da Broadway entre as décadas de 1930 e 1990, com contribuições da programação televisiva para sua disseminação global. A diáspora africana e as restrições impostas aos africanos escravizados levaram ao surgimento de novos estilos artísticos, como o blues e o jazz, que se caracterizam pela sua natureza híbrida e resistência cultural.
Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre a fusão de tradições afro-diaspóricas com influências culturais europeias na formação dos estilos de dança, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - A utilização de instrumentos de percussão africanos em danças de salão europeias.
Alternativa 2 - A influência da música clássica europeia na coreografia dos musicais da Broadway.
Alternativa 3 - A adaptação dos estilos de dança africanos para os padrões de dança clássica ocidental.
Alternativa 4 - A integração das técnicas corporais africanas com a estrutura coreográfica dos dançarinos europeus.
Alternativa 5 - A criação de novas formas de expressão a partir da combinação de tradições afro-diaspóricas com danças europeias.
QUESTÃO 6
O carimbó é uma dança popular paraense com raízes em comunidades ribeirinhas e rurais da Amazônia, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2015. Pesquisadores acreditam que o carimbó tem influências africanas, enquanto outros indicam uma conexão com a cultura indígena. O carimbó é associado às práticas ritualísticas e tradições locais, com variações em diferentes regiões, como o carimbó pastoril, rural e praieiro.
Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

​Com base no material didático e nas descrições dos diferentes estilos de carimbó, quanto ao estilo que reflete uma adaptação e expressão cultural específica das áreas rurais amazônicas, destacando aspectos do cotidiano e da vida local, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Carimbó Rural.
Alternativa 2 - Carimbó Pastoril.
Alternativa 3 - Carimbó Festivo.
Alternativa 4 - Carimbó Praieiro.
Alternativa 5 - Carimbó Tradicional.
QUESTÃO 7
O frevo, originado nas camadas populares do final do século XIX e associado ao movimento abolicionista, destaca-se por sua agilidade e inovação. Evoluindo ao longo do tempo, a sombrinha tornou-se um adereço colorido e simboliza a identidade pernambucana. O frevo possui três estilos principais: Frevo de Rua, Frevo de Bloco e Frevo Canção. Apesar de ser característico de Pernambuco, o frevo é adaptado e praticado em diversas regiões do Brasil.
Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O frevo é uma dança que, devido às suas origens e evolução, incorpora elementos culturais variados e mantém uma forte conexão com suas raízes históricas e sociais.

PORQUE

II. O Frevo de Rua, Frevo de Bloco e Frevo Canção são estilos que surgiram ao longo do tempo, cada um com características e ritmos distintos, refletindo a adaptação e evolução da dança.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Os pés constituem estruturalmente o flamenco, sendo o elemento corporal mais importante da dança. Eles marcam e acentuam o ritmo, antecipando determinada movimentação e/ou expressão dos demais membros. Os sapateados, com forte percussão rítmica, têm origens nos povos gitanos, influenciados pelas danças indianas. Três estilos de movimentos realizados pelos pés são: punteado, desplante e zapateado.

Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. O sapateado flamenco, ao longo dos séculos, não apresentou mais distinção na execução entre homens e mulheres.

II. O punteado é caracterizado por golpes fortes dos pés, evocando danças mais antigas.

III. O zapateado é o passo mais conhecido do baile flamenco e produz efeitos e ritmos percussivos específicos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9
O Kathakali é uma dança tradicional de Kerala, no sul da Índia, cujas origens remontam ao pensamento e filosofia hindu. Atualmente, o Kathakali se apresenta como uma forma de dança-teatro, realizando performances baseadas em epopeias como o Ramayana e Mahabharata. Martinez (2006) destaca que os atores aprimoram técnicas corporais, expressões faciais e gestos codificados (mudras), e que a fusão de música, dança e teatro reflete o comprometimento e virtuosismo dedicados a essa expressão artística única.
Fonte: MARTINEZ, J. L. Kathakali: tropical ópera. Em Pauta, Porto Alegre, v. 17, n. 29, jul./dez. 2006.

Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O Kathakali é uma dança moderna, criada no século XX, com influências ocidentais.
Alternativa 2 - A dança do Kathakali é exclusivamente baseada em movimentos dos pés e das mãos.
Alternativa 3 - As performances do Kathakali são curtas, geralmente não durando mais que uma hora.
Alternativa 4 - Os personagens são divididos em deuses, heróis e sábios, cada um com maquiagens específicas.
Alternativa 5 - Os atores do Kathakali são treinados desde a infância, aprimorando técnicas corporais, expressões faciais e gestos codificados.
QUESTÃO 10
As danças tradicionais do Japão são diversas, cada uma com suas próprias características, gestos, expressões e técnicas. Bon-Odori, Kabuki e Nihon Buyo são exemplos de danças tradicionais ainda praticadas no Japão. Algumas delas têm um caráter ritualístico, enquanto outras são mais vistosas. Um aspecto comum entre esses três estilos é o propósito de converter palavras em expressão corporal através do movimento.
Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. O Bon-Odori é uma dança popular no Japão que celebra os espíritos dos mortos, semelhante ao Dia de los Muertos no México.

II. O Kabuki é uma dança tradicional que combina elementos de dança e teatro em suas apresentações.

III. O Nihon Buyo é caracterizado pela expressividade através dos movimentos das mãos.

IV. Todas as danças tradicionais do Japão são exclusivamente praticadas por pessoas mais velhas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
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