FECHAR

ATIVIDADE 2 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 54_2025

Questão 1
Atualmente existem diversas opções de atividades ofertadas em uma academia de ginástica e elas podem ser categorizadas, basicamente, em dois tipos: modalidades de exercícios físicos e atividades complementares.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e do conteúdo da disciplina, analise as afirmativas abaixo:

I. O atendimento em primeiros socorros é de responsabilidade exclusiva dos socorristas do SAMU e SIATE.
II. Os programas de musculação envolvem a manipulação de variáveis como os pesos, séries, repetições e pausas.
III. Uma rotina de treinamento funcional é estruturada (pensada) para trabalhar movimentos, não músculos especificamente.
IV. As esteiras foram baseadas em um mecanismo chamado de Treadmill, o qual era utilizado para punir presidiários na Alemanha.
V. Os eventos podem ser utilizados como ferramentas para a fidelização do cliente, que se sente acolhido e pertencente a um grupo.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III, apenas.

Alternativa 2:

II, III e V, apenas.

Alternativa 3:

III, IV e V, apenas.

Alternativa 4:

II, III, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 2
O processo do treinamento esportivo é orientado por princípios, os quais direcionam o profissional da educação física para as melhores decisões a serem tomadas, visando alcançar os objetivos estabelecidos. Sendo assim, para alcançar os objetivos de um treino, não basta apenas escolher um exercício de maneira aleatória, deve-se considerar os princípios que norteiam o treinamento para uma prescrição eficaz.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale "V" para verdadeira e "F" para Falsa.

(   ) A variável volume é um dos fatores essenciais de um programa de treino e pode ser entendida como o peso levantado por unidade de tempo e o número de repetições de um determinado exercício, por exemplo.
(   ) A relação ideal entre a carga aplicada e o tempo de recuperação é essencial para garantir o restabelecimento da homeostase e promover adaptações para o desempenho.
(   ) As alterações e melhorias fisiológicas, morfológicas e de desempenho físico obtidas com o treino, não são mantidas após a interrupção deste.
(  ) Os fatores determinantes do princípio da individualidade biológica são a genética, a idade biológica, a aptidão física e o repertório motor.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

F, V, F, V.

Alternativa 2:

V, F, V, F.

Alternativa 3:

V, V, F, F.

Alternativa 4:

V, V, V, F.

Alternativa 5:

V, V, V, V.

Questão 3

A Hidroginástica é uma modalidade de Ginástica de academia, voltada para o condicionamento físico, onde são realizados diversos exercícios aquáticos específicos utilizando-se da resistência da água como sobrecarga.

  MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Considerando os diferentes tipos de movimentos e possibilidades de exercícios que compõem uma aula de hidroginástica, analise as afirmações a seguir:
I. Os movimentos básicos podem ser divididos em dois grupos: movimentos com apoio dos pés e movimentos em suspensão.
II. Semelhante ao tradicional, o movimento de polichinelo na água é aquele onde o praticante sincroniza os movimentos das pernas e dos braços realizando assim a dinâmica de abdução e adução.
III. Exercícios onde o praticante deve realizar movimentos combinados dos membros inferiores e superiores, bem como deslocamentos e saltitos são considerados movimentos básicos da hidroginástica.
IV. Na hidroginástica são reproduzidos vários movimentos realizados em ambiente terrestre. No entanto, os movimentos de elevações de perna, chutes, giros, bem como os polichinelos não são exercícios comuns nas suas coreografias.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4

No âmbito das modalidades que fazem o uso de equipamentos para desenvolver seus exercícios, foram descritas algumas possibilidades de movimento das aulas mais tradicionais, que são: o Step, o Jump, a Ginástica localizada e o Ciclismo indoor. ​

MATSUO, Adriano Ruy, IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: Unicesumar, 2020 ( adaptado).

Sobre a modalidade Step, avalie:
I. O step consiste em movimentos de subir e descer, girar e saltar, com ou sem movimentos de braços simultâneos, sobre uma plataforma.
II. As coreografias do step são elaboradas com músicas que possuem um BPM que varia do andamento moderado ao rápido (entre 120 e 140) e envolvem, todos os gêneros musicais.
III. Uma das características do step é a não alternância da perna líder, ou seja, da perna que inicia (marca) o movimento sincronizado com a batida forte no começo do compasso da música. Sendo assim, observamos movimentos com liderança simples, realizada com a mesma perna.
IV. Sobre as recomendações de segurança podemos destacar a importância de em todos os movimentos realizados é imprescindível subir e descer apoiando somente a metade do pé sobre ele e amortecer a descida. Quando são adicionados saltos às aulas, tanto de baixo, como de cima do step para o chão devemos amortecer o impacto.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5

As aulas alternativas buscam trabalhar além do corpo, também a mente, tendo uma curta duração, e com exercícios que envolvem a respiração, consciência corporal, promovendo também o relaxamento.

  MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).

Relacionado a esse tipo de prática, bem como suas variações, avalie as afirmações a seguir:
I. Na prática da meditação, na pose de decúbito dorsal, o corpo deve estar em contato com o solo e o rosto voltado para baixo.
II. O Ásanas, movimento conhecido do Ioga, busca trabalhar principalmente o equilíbrio, envolvendo a técnica e o simbolismo espiritual.
III. Na posição Wu Chi, do Tai Chi Chuan, os membros superiores devem estar flexionados, e a palma da mão voltada para cima, e a inspiração do ar é feita pela boca..
IV. Os movimentos calmos e fluídos devem ser utilizados para os exercícios de flexibilidade, sendo que, o Ásanas e a pose do cachorro baixo pode ser utilizado como uma opção.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
Sabemos que os elementos pertencentes à música são essenciais para o desenvolvimento das atividades rítmicas. Na Ginástica de academia, a música, por meio das suas informações temporais, constitui uma importante ferramenta para a condução dos movimentos, incitar a motivação e modular a intensidade de uma aula.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
​Considerando o texto acima e os estudos da disciplina relacionados à música, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Normalmente, as músicas utilizadas nas coreografias das aulas de Ginástica de academia são construídas com compassos ternários.

Alternativa 2:

O andamento surge do espaço de tempo entre as batidas da música e é mensurado em batimentos por minuto, ou BPM.

Alternativa 3:

No contexto da Ginástica de academia, o pulso pode ser utilizado para medir o tempo entre a repetição de um movimento e outro.

Alternativa 4:

O andamento musical corresponde a batida da música e ele direciona os movimentos de uma coreografia de ginástica de academia.

Alternativa 5:

Geralmente, as aulas de Ginástica de academia são elaboradas com músicas que variam de 100 a 160 BPM, ou seja, com um andamento moderado.

Questão 7
O controle e a modulação da intensidade são primordiais para que sejam alcançados os objetivos de uma aula de Ginástica de academia.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e do conteúdo da disciplina, analise as afirmativas abaixo:
I. A modulação da intensidade numa aula de Ginástica de academia acontece, essencialmente, através da maneira como são executados os movimentos.
II. A escala de percepção de esforço (EPE) é uma medida fisiológica amplamente conhecida e pode ser utilizada nas aulas de Ginástica de academia.
III. O consumo máximo de oxigênio constitui uma medida referência por estar relacionado diretamente com a frequência cardíaca máxima.
IV. A intensidade pode ser descrita em termos de percentual do consumo máximo de oxigênio ou da frequência cardíaca máxima.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I e IV, apenas.

Questão 8

Conhecer historicamente o início das academias de ginástica faz-se importante para todo professor. Em nosso país, os aparelhos específicos para o desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória passaram a fazer parte de uma academia de forma indispensável a partir da década de 70.

 MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. Difundiu-se nesse período a prática do jogging (corrida), por influência dos estudos do Dr. Cooper.
II. Um dos primeiros aparelhos específicos usados para o desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória foram as treadmills (esteiras).
III. Criada no século XIX, a esteira surgiu com base em um mecanismo utilizado para punir presidiários na Inglaterra. Possuindo uma enorme roda, contendo 24 raios estendidos em grandes pás, vários presos eram colocados ao mesmo tempo nesse mecanismo, onde eram obrigados a realizarem o movimento como se estivessem subindo degraus de uma escada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 9
O termo wellness surge em meio ao desenvolvimento das academias, quando se passou a assimilar um ideal de qualidade de vida, difundido fortemente a partir dos anos de 1970.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as asserções abaixo:

I. O termo wellness tem como significado o “estar bem” ou “bem-estar”.

PORQUE
II. A palavra wellness tem sua origem na língua inglesa e é composta pela palavra well que significa “saúde”e o ness, que indica “bem”.

A respeito dessas asserção e razão, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

No período Clássico da civilização ocidental, na Grécia, o exercício físico se expressava nas práticas esportivas, principalmente com a realização dos Jogos Olímpicos, sob influência da mitologia e do culto ao corpo. Nessa civilização, destacaram-se duas linhas de pensamento, a Ateniense e a Espartana.

MATSUO, Adriano Ruy, IBA, Fábio Luiz. Ginástica de Academia. Maringá – PR.: Unicesumar, 2020 ( adaptado).

Considerando o texto acima mensionado,avalie as afirmações a seguir:
I. Em Atenas os exercícios físicos buscavam a formação do cidadão, provido de educação corporal.
II. Esparta, tinha como base a preparação militar, disciplina cívica, o fortalecimento do corpo e à energia física e espiritual.
III. No período do Renascimento, o exercício físico começou a ser pensado de forma diferente, estabelecendo novas concepções a respeito do corpo e seus cuidados, as escolas renascentistas que trouxeram uma nova tendência para a Educação Física.
IV. Em Roma, os exercícios físicos possuíam um forte caráter prático e utilitário, sendo fundamentais para a preparação militar, objetivando a conquista e a defesa. E também eram observadas práticas de atividades desportivas, como a corrida de bigas e os combates de gladiadores.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu