
ATIVIDADE 3 - TOC - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM TERAPIA OCUPACIONAL - 54_2025
ATIVIDADE 3 - TOC - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM TERAPIA OCUPACIONAL - 54_2025
Questão 1
Na área da terapia ocupacional, recebemos muitos pacientes que necessitam de próteses ou órteses. Dependendo do design, uma órtese pode desempenhar diferentes funções. Quanto à função, as órteses são classificadas em estáticas ou dinâmicas. As estáticas têm a função de manter um segmento ou articulação imobilizada, tendo como objetivo o repouso e a prevenção ou correção de deformidades. Já as dinâmicas são utilizadas para auxiliar no movimento articular e prevenir contraturas e aderências.
BARBIN, Isabel Cristina Chagas. Prótese e órtese. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
Considerando à função de uma órtese, avalie as afirmações a seguir.
- Suportar, alinhar, proteger um segmento corporal.
- Prevenção de deformidades.
III. Auxiliar na volemia.
- Ajudar no movimento ou reduzir as forças de sustentação do peso.
V. Reduzir a dor em um membro ou parte do corpo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
V, apenas.
Alternativa 2:
I, II e V, apenas.
Alternativa 3:
III, IV e V, apenas.
Alternativa 4:
I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Questão 2
Tecnologia Assistiva (TA) é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o conjunto de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover a vida independente e a inclusão. Auxílios voltados para melhorar a função auditiva incluem diversos equipamentos, como sistemas de transmissão por infravermelho e FM, aparelhos para surdez, sistemas de alerta tátil-visual, celulares com mensagens escritas e chamadas por vibração, além de softwares que favorecem a comunicação ao telefone celular, transformando em voz o texto digitado e em texto a mensagem falada. Também podem ser utilizados livros, textos e dicionários digitais em língua de sinais, sistemas de legendas (closed caption/subtitles) e avatares em LIBRAS, empregados com frequência.
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2017.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
- É possível afirmar que alguns recursos tecnológicos, mesmo não tendo sido desenvolvidos originalmente como Tecnologia Assistiva, podem ser classificados como tal, dependendo do modo de uso e da função que passam a desempenhar na vida do usuário.
II. A TA deve ser compreendida como um auxílio que amplia uma habilidade funcional deficitária ou possibilita a realização da função desejada.
III. A maior independência, a qualidade de vida e a inclusão social constituem metas diretas da Tecnologia Assistiva.
IV. A definição de Tecnologia Assistiva no Brasil abrange recursos como TENS, FES, laser/LED e ultrassom, considerados parte dos recursos de TA utilizados na fisioterapia.
V. Talheres adaptados, suportes para utensílios domésticos, roupas desenhadas para facilitar o vestir e o despir, abotoadores, velcro, recursos para transferência e barras de apoio são entendidos como recursos de apoio da enfermagem e não se enquadram na categoria de TA.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
IV e V, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Questão 3
Lembrando que o conceito de Tecnologia Assistiva (TA) vai além de recursos. Conforme define o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT): “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”. Assim, o conceito brasileiro atual de TA não se resume essencialmente ao produto ou recurso, mas inclui, em uma perspectiva horizontal, também metodologias, estratégias, práticas e serviços.
CALHEIROS, D. S.; MENDES, E. G.; LOURENÇO, G. F. Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 229-244, jan./mar. 2018.
Considerando as informações, avalie as afirmações a seguir.
I. Promover a funcionalidade do sujeito depende totalmente da escolha adequada do recurso, garantindo que, ao recebê-lo, ele adquira funcionalidade de modo instintivo e automático, sem necessidade de treino.
- O treinamento para o uso do recurso de TA indicado ao sujeito é parte integrante do serviço de Tecnologia Assistiva.
III. Metodologias diferenciadas no modo de fazer podem ser consideradas dentro do conceito de Tecnologia Assistiva citado.
- A inclusão plena depende da ampliação da funcionalidade do sujeito, o que está diretamente relacionado à escolha adequada dos recursos de TA.
- Somente a Terapia Ocupacional possui habilidade e competência para atuar com TA.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e V, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Questão 4
A abordagem multidisciplinar na Terapia Ocupacional envolve a colaboração com diferentes profissionais de saúde, como fisioterapeutas, médicos e engenheiros biomédicos, visando oferecer um cuidado integral e abrangente aos pacientes. Essa cooperação possibilita a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para melhores resultados terapêuticos. No contexto da acessibilidade, especialmente para usuários de cadeiras de rodas, a adaptação de veículos de transporte público ou privado deve seguir normas específicas, como a NBR 14970 da ABNT, além de contar com a certificação do Inmetro, que assegura a conformidade dos veículos para pessoas com mobilidade reduzida.
MIRANDA, Kleverson Gomes de. Inovação tecnológica em terapia ocupacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Sobre o tema abordado, avalie as afirmações a seguir.
- Para garantir o uso seguro e autônomo por pessoas com deficiência, o veículo público deve ter a instalação de rampas, plataformas elevatórias e dispositivos de fixação de cadeira de rodas uma vez que esta é a única forma do cadeirante ser transportado já que não existem formas do mesmo ser motorista de carro particular.
- Sistemas de controle adaptados para o motorista com deficiência já são regulamentados por normas da ABNT, porém não são disponíveis no mercado Brasileiro.
III. Pessoas com mobilidade reduzida podem dirigir, porém, precisam de alguma modificação, como, por exemplo: acelerar e freiar com as mãos, inverter o acelerador para esquerda, pomos que auxiliam na manobra, ou centrais de comandos elétricos.
- A adequação de acessibilidade de veículos públicos já é regulamentada, porem é preciso treinar motoristas e monitores de Vans adaptadas não só no manejo dos equipamentos do veículo quanto no trato e apoio as pessoas que se utilizam destes transportes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
IV, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 5
Próteses são equipamentos que substituem a função de um membro. A prescrição de órteses e próteses é um processo cuidadoso e detalhado, que requer uma avaliação abrangente das necessidades específicas de cada paciente. O objetivo é selecionar e ajustar o dispositivo mais apropriado para promover a máxima funcionalidade e conforto. O terapeuta ocupacional se ocupa principalmente das próteses de membros, ou seja, pernas e braços artificiais e do tratamento de pessoas que sofreram amputação de membro superior e inferior. Trata-se de uma atividade multiprofissional que geralmente envolve o fisioterapeuta e terapeuta ocupacional que participam do tratamento de pacientes amputados em diversos estágios fundamentais neste processo. Além de técnicos ortopédicos e engenheiros.
BRASIL. Guia para prescrição, concessão, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Com relação a este processo de trabalho, corresponde à atuação do terapeuta ocupacional ao iniciar atendimento com paciente amputado qual sequencia de atividades?
Alternativas
Alternativa 1:
Avaliação e prescrição da prótese
Alternativa 2:
Avaliação e treinamento do uso funcional.
Alternativa 3:
Avaliação, prescrição da prótese, ajuste e monitoramento.
Alternativa 4:
Avaliação, confecção da prótese e atuação no pós-operatório.
Alternativa 5:
Prescrição da prótese, confecção protética, atuação no pós-operatório / pré-protético.
Questão 6
A impressão 3D, ou fabricação aditiva, tem causado impacto em diversas áreas, incluindo a medicina e a terapia ocupacional, ao permitir a produção de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais, camada por camada. Essa tecnologia possibilita flexibilidade e personalização, essenciais para desenvolver dispositivos adaptados às necessidades específicas de cada paciente. Além disso, a fabricação aditiva pode empregar diferentes materiais, como plásticos, metais e resinas, o que possibilita criar dispositivos com variadas propriedades físicas e mecânicas, tornando essa versatilidade especialmente relevante na Terapia Ocupacional. Apesar dos benefícios, a utilização da impressão 3D também envolve desafios e questões éticas que devem ser considerados.
MIRANDA, Kleverson Gomes de. Inovação tecnológica em terapia ocupacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A precisão e a qualidade dos dispositivos impressos podem variar dependendo do equipamento e dos materiais utilizados.
- É essencial garantir que os dispositivos sejam testados e validados para uso clínico seguro.
III. Considerando que esses dispositivos podem ser manipulados por diferentes profissionais, ainda há dúvidas sobre quem é responsável por assegurar sua segurança e eficácia.
- Questões éticas quanto a produção e o desenvolvimento de órteses e outros equipamentos 3D precisam ser colocadas e padronizadas.
- Qualquer tipo de impressora 3D pode imprimir uma órtese de qualidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Questão 7
As órteses são dispositivos de apoio que auxiliam ou corrigem funções e estruturas do corpo, proporcionando estabilidade, suporte e melhora na mobilidade. São utilizadas em casos de lesões, deformidades ou condições que comprometem a função motora. Elas podem ser classificadas segundo sua funcionalidade ou de acordo com o segmento corporal ao qual se destinam (membros superiores, membros inferiores ou coluna vertebral).
MIRANDA, Kleverson Gomes de. Inovação tecnológica em terapia ocupacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Considerando a classificação das órteses segundo sua funcionalidade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A classificação por funcionalidade está restrita às órteses de membros superiores.
Alternativa 2:
Órteses de membros inferiores não podem ser classificadas como dinâmicas, apenas como estáticas.
Alternativa 3:
Órteses estáticas nunca são utilizadas em quadros de artrite ou fraturas, apenas em condições neurológicas.
Alternativa 4:
Órteses estáticas são indicadas para promover movimento ativo, enquanto as dinâmicas servem apenas para imobilização.
Alternativa 5:
Órteses (AFOS), são para pacientes com condições neurológicas, como paralisia cerebral ou esclerose múltipla, essas órteses melhoram a estabilidade e a marcha.
Questão 8
A literatura aponta que ainda não há um uso efetivo de forma generalizada dos recursos de Tecnologia Assistiva (TA) no contexto educacional brasileiro. Isso se deve a diversos fatores, como características próprias do equipamento educacional, o nível de ensino, as demandas e especificidades dos alunos atendidos e, ainda, o domínio limitado dos professores quanto ao uso desses recursos. Três aspectos podem ser descritos como obstáculos centrais a essa questão: - As dificuldades quanto à compreensão do que vem a ser TA; - Barreiras quanto ao acesso/provisão dos recursos de TA às escolas; - A formação dos professores e profissionais envolvidos com o atendimento aos alunos com deficiência no contexto escolar.
CALHEIROS, D. S.; MENDES, E. G.; LOURENÇO, G. F. Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial, Santa Maria, Epub, 30 out. 2017.
Considerando as informações, avalie as afirmações a seguir.
- A TA tem sido considerada como uma área promissora e de grande relevância social, inclusive pelos órgãos governamentais.
- O professor especializado em AEE é o profissional encarregado para atuar com Tecnologia Assistiva na escola, todavia, esse profissional da Educação Especial necessita de apoio de formação com especialistas na área.
III. Devemos diferenciar a TA de outras tecnologias, como aquelas empregadas na área médica e de reabilitação.
- No âmbito educacional, também é comum que os profissionais da educação confundam as tecnologias educacionais como sendo de TA.
- O número de pessoas com deficiência tem aumentado ao longo dos anos e muitas delas necessitam do suporte de recursos de TA.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
II, III e V, apenas.
Alternativa 4:
I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Questão 9
O ajuste adequado de uma cadeira de rodas é fundamental para garantir conforto e funcionalidade ao usuário. Entre os aspectos que podem ser ajustados estão a altura do assento, o ângulo do encosto, a posição dos apoios para pés e braços, entre outros componentes. Cada paciente apresenta necessidades individuais, e as intervenções terapêuticas personalizadas são essenciais para atender essas demandas de forma eficaz. No contexto da adequação postural e do uso de cadeiras de rodas, a personalização das intervenções pode influenciar significativamente a qualidade de vida e a funcionalidade do paciente. Diversas técnicas e modelos de ajuste de cadeiras de rodas podem ser aplicados, considerando assento, encosto, altura do apoio de cabeça e tipos de apoios para braços e pés. No entanto, existe um consenso entre os profissionais da área sobre a importância de buscar um equilíbrio entre postura, funcionalidade e conforto para o usuário.
MIRANDA, Kleverson Gomes de. Inovação tecnológica em terapia ocupacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Sobre adequação postural, avalie as afirmações a seguir.
- As adequações devem ser sob a medida do usuário, esta que pode ser modificada conforme há crescimento, aumento de peso ou mesmo comprometimento ósseo.
- Possibilitar melhor interação com o meio ambiente: na alimentação, na higiene, no vestir-se, nas atividades vocacionais e no lazer; melhorar os aspectos sócio-emocionais podem ser considerados metas da adequação postural.
III. Quando o usuário possui alterações estruturais do corpo e não se beneficiam de uma cadeira simples, não é obrigação do TO iniciar um trabalho de adequação postural e sim dos médicos que o atendem e executam todo procedimento.
- Ao contrário do que se diz, a adequação da cadeira de rodas não é uma das vertentes da Tecnologia assistiva.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 10
A mobilidade constitui a base para a participação nas tarefas e rotinas que compõem os papéis sociais, e o desempenho satisfatório desses papéis contribui para sentimentos de autoeficácia e competência. Existem diversos tipos de cadeiras de rodas, cada uma projetada para atender necessidades específicas; elas podem ser manuais, elétricas, dobráveis ou fixas, apresentando diferentes benefícios e desafios (BATISTA, 2004, apud MIRANDA, 2025). No âmbito da Terapia Ocupacional, o profissional tem como função identificar e resolver problemas complexos, buscando melhorar a qualidade de vida do paciente. Ao ajustar uma cadeira de rodas ou recomendar um dispositivo assistivo, o terapeuta ocupacional impacta diretamente a independência, a funcionalidade e a autoestima do usuário.
MIRANDA, Kleverson Gomes de. Inovação tecnológica em terapia ocupacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Considerando as informações, avalie as afirmações a seguir.
- Para selecionar a cadeira de rodas mais adequada, é importante considerar fatores, como o nível de mobilidade do paciente, a força dos membros superiores, o ambiente onde a cadeira será utilizada e o nível de independência desejado.
- Uma cadeira de rodas bem ajustada é crucial para garantir conforto e funcionalidade. Isso inclui ajustar a altura do assento, o ângulo do encosto, a posição dos apoios para os pés e braços e outros componentes.
III. Aspectos da cadeira como a forma de fechar para desmontar não são relevantes na escolha de uma cadeira a ser prescrita.
- Medidas do sujeito como a largura do quadril, altura dos ombros, a altura dos cotovelos e o peso do paciente são indispensáveis para a boa prescrição de uma cadeira de rodas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.


