FECHAR

ATIVIDADE 3 - FAR - FARMÁCIA ESTÉTICA E COSMETOLOGIA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - FAR - FARMÁCIA ESTÉTICA E COSMETOLOGIA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - FAR - FARMÁCIA ESTÉTICA E COSMETOLOGIA - 54_2025

Questão 1

Cada fio de cabelo forma o folículo piloso. A raiz do pelo origina-se de uma dilatação basal desse folículo, denominada bulbo piloso, região onde se encontra a camada germinativa responsável pela proliferação celular.

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Saúde estética e cosmetologia. Universidade Cesumar – Unicesumar. Florianópolis, SC. Arqué, 2025.

KUPLICH, M. M D. et al. Recursos estéticos e cosméticos capilares. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

De acordo com a definição de cabelo, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

Alternativa 1:

O cabelo é um anexo da pele que deriva da derme, dividido em duas partes principais: haste a raiz.

Alternativa 2:

O cabelo é um anexo da pele que deriva do adipócito, dividido em duas partes principais: haste a raiz.

Alternativa 3:

O cabelo é um anexo da pele que deriva da epiderme, dividido em duas partes principais: haste a raiz.

Alternativa 4:

O cabelo é um anexo da pele que deriva da epiderme, dividido em duas partes principais: haste a folículo piloso.

Alternativa 5:

O cabelo é um anexo da pele que deriva da epiderme, dividido em três partes principais: haste a raiz e ponta dupla.

Questão 2

Existem duas classificações para explicar o envelhecimento: o envelhecimento intrínseco e o envelhecimento extrínseco. O envelhecimento intrínseco, também conhecido como envelhecimento cronológico, é determinado pela genética e pelo tempo cronológico. Ele resulta em mudanças graduais na estrutura e função das células, com a diminuição da capacidade dessas células envelhecidas de absorver nutrientes, replicar-se e reparar danos. Já o envelhecimento extrínseco sugere que o envelhecimento ocorre devido à exposição repetida e excessiva às influências do ambiente, acelerando o processo de envelhecimento, especialmente nas áreas expostas, sendo assim também conhecido como envelhecimento precoce.

 

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Biomedicina_Farmácia Estética e Cosmetologia. Indaial, SC: Arqué, 2023.

 

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:   

  1. Na classificação do envelhecimento, as alterações que determinam envelhecimento cutâneo não são, obrigatoriamente, de origem cronológica.

 

PORQUE

  1. Os fatores como exposição solar, má nutrição, estresse, apresentam grande influência no envelhecimento cutâneo também.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3

O ciclo do folículo piloso apresenta fases distintas de crescimento, transição e queda do fio, sendo regulado por alterações celulares e vasculares no bulbo piloso. O conhecimento detalhado dessas etapas é fundamental para a compreensão das desordens capilares.

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Saúde estética e cosmetologia. Universidade Cesumar – Unicesumar. Florianópolis, SC. Arqué, 2025.

Com base nas características do ciclo do folículo piloso, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

Na fase catágena, observa-se a maior atividade mitótica do folículo, com intensa proliferação celular no bulbo.

Alternativa 2:

A fase catágena é a mais longa do ciclo piloso, estendendo-se por vários anos e abrangendo a maior parte dos folículos.

Alternativa 3:

A fase anágena corresponde à fase de transição, caracterizada pela retração do bulbo e pela apoptose da camada germinativa.

Alternativa 4:

Na fase anágena, o bulbo se retrai da derme e o fio começa a se desprender, permanecendo localizado próximo à glândula sebácea.

Alternativa 5:

A fase anágena, que representa cerca de 90% dos folículos no couro cabeludo, é marcada por intenso crescimento do fio e pode durar de cinco a dez anos.

Questão 4

A saúde capilar envolve muitos mecanismos do organismo, ser profissional atuante na estética avançada capilar está além do visual, é preciso entender que cada ativo usado em tratamentos e protocolos possui um mecanismo de ação que deve ser previamente conhecido e estudado; Assim como o histórico do paciente, a anamnese é essencial em qualquer atendimento.

Sobre os ativos medicamentosos que auxiliam nos tratamentos do couro cabelo e dos fios de cabelo, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

Alternativa 1:

O Ferro tem poder antioxidante e facilita a irrigação do bulbo capilar. Sua ação pode ser potencializada quando combinada com o ácido azelaico e a vitamina B6.

Alternativa 2:

O Zinco tem poder antioxidante e facilita a irrigação do bulbo capilar. Sua ação pode ser potencializada quando combinada com o ácido azelaico e a vitamina B6.

Alternativa 3:

O Ferro tem poder intoxicante e dificulta a irrigação do bulbo capilar. Sua ação pode ser potencializada quando combinada com o ácido azelaico e a vitamina B6.

Alternativa 4:

O Zinco é utilizado em suplementações principalmente por auxiliar no transporte de oxigênio e absorção de ferro, evitando, assim, a fraqueza dos fios como um efeito da anemia e baixa imunidade.

Alternativa 5:

O Zinco é o quarto mineral mais abundante no organismo humano, sendo fundamental para a formação do aminoácido cisteína, é o precursor básico da proteína queratina que forma a haste capilar.

Questão 5

O fibroedema geloide (FEG), também conhecida como celulite, é uma disfunção dermatofuncional caracterizada pela alteração da aparência da pele podendo resultar em depressões, elevações e até nódulos. Trata-se de um distúrbio estrutural e bioquímico do sistema tegumentar, que provoca mudanças na topografia da pele, dando-lhe um aspecto de casca de laranja. Isso ocorre devido à formação de edema no tecido conjuntivo subcutâneo, seguido por uma reação fibrótica. Essa condição clínica geralmente causa redução da circulação sanguínea local, o que pode levar à flacidez da pele, dor, e afeta principalmente as mulheres, trazendo alterações nas regiões de nádegas, abdômen e membros inferiores.

 

Pérez Atamoros F. M., et al. Evidencebased treatment for gynoid lipodystrophy: A review of the recent literature. Journal of Cosmetic Dermatology., v. 17, n. 6, p. 977-983, 2018.

 

Considerando o exposto acima, analise as afirmativas:

  1. Quando a FEG só é detectada durante a contração, seja voluntária ou através do teste da casca de laranja, ela é classificada como FEG grau I.
  2. Se, ao pressionar o tecido adiposo durante o teste de casca de laranja, ele se apresentar rugoso, semelhante à casca de uma laranja, o teste é considerado positivo para FEG.

III. No teste da casca de laranja se o paciente relatar dor ou desconforto maior do que o normal ao pinçar e tracionar a área afetada, isso indica uma alteração na sensibilidade para FEG.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III.

Questão 6

 O marco inicial da radiofrequência é em 1891, quando um médico e fisiologista, demonstrou que o organismo humano é capaz de tolerar correntes elétricas com frequências superiores a 10.000 Hz (10 kHz) sem provocar efeitos adversos significativos.

​RODRIGUES, P. A.; PETRI, T. C. Eletroterapia facial e corporal avançada. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Saúde estética e cosmetologia. Universidade Cesumar – Unicesumar. Florianópolis, SC. Arqué, 2025.

Sobre o mecanismo de ação da radiofrequência fracionada no tratamento do envelhecimento cutâneo, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

Alternativa 1:

A radiofrequência fracionada promove apenas o aquecimento superficial da epiderme, sem repercussões sobre o colágeno dérmico.

Alternativa 2:

O tratamento por radiofrequência fracionada estimula exclusivamente a produção de fibras elásticas, não interferindo na remodelação do colágeno.

Alternativa 3:

O principal efeito da radiofrequência fracionada é a destruição irreversível das fibras colágenas, o que favorece a regeneração por tecido cicatricial.

Alternativa 4:

A radiofrequência fracionada atua induzindo tanto a contração das fibras colágenas já existentes quanto a neocolagênese, resultando em melhora da sustentação da pele.

Alternativa 5:

A radiofrequência fracionada tem como principal ação o bloqueio da atividade fibroblástica, reduzindo a síntese de colágeno e prevenindo o espessamento da pele.

Questão 7

Um dos procedimentos que potencializa a permeação de ativos através da pele consiste em uma técnica que envolve o uso de múltiplas pequenas agulhas de aço cirúrgico ou titânio, sendo uma abordagem classificada como minimamente invasiva. As agulhas podem estar em dispositivos em formato de rolo, que regulam a profundidade das agulhas, ou em dispositivos no formato de uma caneta. Com os movimentos na área de interesse, a pele é perfurada e os O procedimento causa pouca ou nenhuma dor e sangramento, depende da profundidade das agulhas e área de aplicação.

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Biomedicina_Farmácia Estética e Cosmetologia. Indaial, SC: Arqué, 2023.

 

Considerando o exposto acima, assinale a alternativa que corresponde ao procedimento de permeação de ativos mencionado acima:

 

Alternativas

Alternativa 1:

Iontoforese

Alternativa 2:

Radiofrequência

Alternativa 3:

Intradermoterapia

Alternativa 4:

Microagulhamento

Alternativa 5:

Microdermoabrasão

Questão 8

A queda capilar pode ocorrer de forma fisiológica, dentro do ciclo normal dos folículos, ou de maneira patológica, quando ultrapassa os limites considerados normais. Fatores hormonais, genéticos e ambientais influenciam diretamente na intensidade e no padrão da alopecia.

KASHIEAKURA, P. H. M. B. Saúde estética e cosmetologia. Universidade Cesumar – Unicesumar. Florianópolis, SC. Arqué, 2025.

Sobre os tipos de queda capilar e suas características, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

A alopecia é exclusiva do sexo feminino, pois está relacionada unicamente a alterações hormonais próprias da mulher.

Alternativa 2:

A queda natural dos fios corresponde a apenas 1% do couro cabeludo em fase telógena, sendo clinicamente irrelevante.

Alternativa 3:

Considera-se queda patológica quando a perda diária de fios ultrapassa aproximadamente 100 unidades, diferindo da queda natural.

Alternativa 4:

A alopecia masculina é mais rara e geralmente ocorre em idade avançada, apresentando evolução mais branda que no sexo feminino.

Alternativa 5:

A queda fisiológica ocorre quando todos os fios capilares entram em fase telógena simultaneamente, o que corresponde a cerca de 90% do couro cabeludo.

Questão 9

O colágeno é uma proteína crucial para manter a firmeza e elasticidade da pele. O organismo a produz naturalmente, mas sua síntese diminui com o envelhecimento, resultando em rugas e flacidez da pele. Além disso, fatores como exposição excessiva ao sol, tabagismo e uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes contribuem para a degradação do colágeno. No corpo humano, os tipos de colágeno mais abundantes são o tipo I e o tipo III. Dessa forma, a busca por uma pele mais macia, jovem, elástica, levará muitas pessoas a buscar medidas para evitar ou diminuir a perda de colágeno.

 

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Biomedicina_Farmácia Estética e Cosmetologia. Indaial, SC: Arqué, 2023.

 

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:   

  1. A formação de colágeno pode ocorrer de forma natural ou ser estimulada.

PORQUE

  1. Determinados fatores podem influenciar os fibroblastos de forma que eles não consigam produzir colágeno de forma eficaz. Assim, será necessário aplicar estímulos externos, por meio de equipamentos e procedimentos, para promover a neocolagênese.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

Os ativos como componentes principais de uma formulação desempenham funções terapêuticas, estéticas ou protetoras em produtos de cuidados com a pele, cabelos e corpo, fornecendo benefícios direcionados, garantindo a eficácia e o desempenho dos produtos. Entre esses agentes temos aqueles representados, por exemplo, pelo ácido cítrico, e o ácido ascórbico. Eles levam a proteção dos fios contra danos causados por radicais livres, pois promovem resistência a oxidação da formulação, ao neutralizar esses radicais.

 

​KASHIWAKURA, P. H. M. B. Biomedicina_Farmácia Estética e Cosmetologia. Indaial, SC: Arqué, 2023.

 

Considerando o exposto acima, assinale a alternativa a classificação do ativo mencionado acima:

 

Alternativas

Alternativa 1:

Antiacne

Alternativa 2:

Anticaspa

Alternativa 3:

Antiqueda

Alternativa 4:

Antioxidante

Alternativa 5:

Antienvelhecimento

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu