
ATIVIDADE 3 - ENF - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ENFERMAGEM - 54_2025
ATIVIDADE 3 - ENF - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ENFERMAGEM - 54_2025
Questão 1
As Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (TIC) permitem produzir, armazenar, transmitir e proteger dados de saúde, apoiando a prática clínica, a gestão, a vigilância e a Educação Permanente em Saúde. No Brasil, seu uso foi impulsionado a partir dos anos 2000 com a política de informação e informática do SUS. Destacam-se iniciativas como a Rede Universitária de Telemedicina (2006), o Telessaúde Brasil Redes (2007) e a UNA-SUS (2010), que visam fortalecer a digitalização e a informatização da Atenção Primária em Saúde.
Fonte: BENDER, J. D. et al. O uso de tecnologias de informação e comunicação em saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil, de 2014 a 2018. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, jan. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/RMGFtwjzx55kFM4fNNZtgCy/. Acesso em: 2 out. 2025.
Com relação ao Artigo 2º da Resolução 696/2022, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A prática da telenfermagem é considerada atividade de suporte administrativo e não integra o cuidado direto ao paciente.
Alternativa 2:
A atuação do enfermeiro por meio da telenfermagem é limitada a situações emergenciais, não sendo aplicável na atenção primária.
Alternativa 3:
A telenfermagem se restringe apenas ao envio de mensagens educativas, não possuindo caráter de consulta ou acompanhamento formal.
Alternativa 4:
A resolução estabelece que apenas médicos podem realizar monitoramento remoto de pacientes, ficando os enfermeiros restritos a funções educativas.
Alternativa 5:
Entre as ações previstas estão a consulta de enfermagem, interconsulta, consultoria, monitoramento, educação em saúde e acolhimento da demanda espontânea.
Questão 2
Os Sistemas de Informação em Saúde no SUS são conhecidos como ferramentas digitais criadas para instrumentalizar a gestão do Sistema Único de Saúde, oferecendo suporte aos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria. Além disso, permitem coletar, armazenar, processar e compartilhar informações de saúde, apoiando a tomada de decisão, a organização dos serviços, a melhoria da qualidade da atenção e a formulação de políticas públicas. Esses sistemas fortalecem o monitoramento do desempenho da rede de saúde, facilitam o trabalho interprofissional e contribuem para a transparência e a eficiência na gestão do SUS.
Sobre os Sistemas de Informação em Saúde no SUS, analise as alternativas e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Sistema de informação de mortalidade (Sim). Departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DataprevS) e Cadastro nacional de estabelecimentos de saúde (CNES), são exemplos de sistemas utilizados na alimentação de informações no SUS.
Alternativa 2:
Sistema de informação de agravos e notificação (SINAN). Departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DataprevS) e Cadastro nacional de estabelecimentos de saúde (CNES), são exemplos de sistemas utilizados na alimentação de informações no SUS.
Alternativa 3:
Sistema de acompanhamento de gestantes (SIS/PRÉ-NATAL). Sistema de informação de nascidos vivos (SINASC) e Cadastro nacional de estabelecimentos de saúde (CNES) são exemplos de sistemas utilizados no atendimento, oferta de serviços e gestão dos serviços do SUS.
Alternativa 4:
Sistema de acompanhamento de gestantes (SIS/PRÉ-NATAL), Sistema de informação de nascidos vivos (SINASCV) e Cadastro nacional de estabelecimentos de saúde (CENES) são exemplos de sistemas utilizados no atendimento, oferta de serviços e gestão dos serviços do SUS.
Alternativa 5:
Departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DataprevS) e Cadastro nacional de estabelecimentos de saúde (CNES), são exemplos de sistemas utilizados na alimentação de informações no SUS.
Questão 3
O enfermeiro, além de organizar o ambiente, o trabalho e o cuidado, assume papel fundamental na coordenação das atividades cotidianas dos serviços de saúde e da equipe de enfermagem. Para exercer um gerenciamento eficiente, é necessário que o profissional desenvolva competências não apenas teóricas, mas também relacionais, éticas, políticas e tecnológicas, alinhadas às demandas atuais do cuidado ao ser humano. Segundo Silva e Baptista (2016), as competências do enfermeiro gestor incluem: fortalecimento do grupo de trabalho por meio de influências positivas, potencialização do cuidado aos usuários, construção de um ambiente laboral agradável, conciliação dos objetivos organizacionais com as necessidades da equipe, domínio de recursos digitais e tecnológicos e multiplicação de saberes.
Fonte: SILVA, M. A. da; SILVA, M. A. da; ALMEIDA, M. A. de. Práticas de enfermeiros na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66, n. 2, p. 216–223, abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/zpPkwjwD6CkNvKnXvRWmXQv/?format=html&lang=pt. Acesso em: 2 out. 2025.
Considerando as competências do Enfermeiro na gestão e nos processos de inovações tecnológicas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A construção de vínculos saudáveis e a multiplicação de saberes são competências secundárias e não essenciais para o desempenho do enfermeiro gestor.
Alternativa 2:
As competências do enfermeiro gestor estão restritas ao conhecimento teórico, não sendo necessário desenvolver habilidades éticas, políticas ou relacionais.
Alternativa 3:
A competência tecnológica do enfermeiro gestor tem função apenas operacional, sendo irrelevante para o desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão da equipe.
Alternativa 4:
O papel do enfermeiro gestor limita-se exclusivamente à administração de recursos humanos e materiais, sem influência sobre o cuidado direto ou sobre o ambiente de trabalho.
Alternativa 5:
O enfermeiro gestor deve conciliar objetivos organizacionais e necessidades da equipe, fortalecer o grupo de trabalho, potencializar o cuidado ao usuário e utilizar recursos tecnológicos como apoio à gestão.
Questão 4
A Estratégia de Saúde Digital (ESD) 2020-2028, publicada pela Portaria GM/MS n.º 3632/2020, foi elaborada com o objetivo de analisar os avanços da saúde digital na última década e definir estratégias para o desenvolvimento tecnológico do SUS entre 2020 e 2028. O documento organiza suas ações em três eixos estratégicos, voltados à atuação do Ministério da Saúde, à definição de diretrizes para colaboração e inovação, e ao estabelecimento de ambientes de colaboração, além de contemplar sete prioridades que abrangem desde a governança e liderança até a capacitação de profissionais e a criação de um ecossistema de inovação.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Informática do SUS. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020–2028. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. 128 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf. Acesso em: 2 out. 2025.
A respeito dos eixos e prioridades elaborados na ESD, analise as afirmativas a seguir:
- O Eixo 1 da ESD concentra-se nas ações do Ministério da Saúde para o SUS, incluindo o fortalecimento do Conecte SUS como ferramenta central para a Visão de Saúde Digital.
- A Prioridade 2 tem como objetivo principal acelerar a implementação de sistemas de prontuários eletrônicos e de gestão hospitalar nos três níveis de atenção à saúde.
III. A Prioridade 4 considera o usuário como protagonista, promovendo hábitos saudáveis e incentivando a participação ativa na construção e utilização dos sistemas de informação em saúde.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 5
Os sistemas de informação têm se mostrado ferramentas essenciais no gerenciamento da enfermagem, contribuindo para a melhoria da qualidade do cuidado e para o suporte às decisões profissionais. Esses sistemas têm diversos objetivos, incluindo sustentar a tomada de decisão na gestão de equipes de enfermagem, apoiar o planejamento administrativo e assistencial, favorecer a segurança da assistência, cooperar com ensino e pesquisa, orientar e estimular o trabalho interdisciplinar, possibilitar comunicação clara e compartilhar dados e conhecimentos.
Fonte: PETERLINI, O. L. G.; ZAGONEL, I. P. S. O sistema de informação utilizado pelo enfermeiro no gerenciamento do processo de cuidar. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 3, p. 5–13, set. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/dcgZmNRJ44Gvhmcn8yWTCMm/?format=html&lang=pt. Acesso em: 2 out. 2025.
Considerando os sistemas de informação em saúde, analise as afirmativas a seguir:
- Os Prontuários Eletrônicos em Saúde foram concebidos há mais de décadas, tendo uma gama de benefícios, sendo os principais deles a compactação e compartilhamentos de dados do paciente entre a equipe interdisciplinar, visando sempre o melhor desfecho clínico ao paciente.
- Os Sistemas de indicadores à vista, mostram de uma maneira democrática e a vista das equipes, os resultados dos times em forma de indicadores, que traduzem os serviços assistenciais prestados.
III. Os sistemas que foram elaboradoras para deixar a gestão do SUS instrumentalizada, contribuindo nos processos de planejamento, programação e regulação, são conhecidos como Sistemas de Gestão Hospitalar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 6
Ao analisar uma pesquisa científica no campo da enfermagem, o profissional deve considerar diversos atributos essenciais para garantir a confiabilidade, a ética e a relevância do estudo. Entre os principais aspectos estão a objetividade e validade da pesquisa, a observância da legislação e normas de segurança, a transparência das informações, o consentimento livre e esclarecido dos participantes, a confidencialidade e o anonimato dos dados coletados.
Fonte: LISBOA, M. T. L. Ética na pesquisa de enfermagem. Escuela Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 9–14, abr. 2006.
Sobre os atributos necessários para uma pesquisa científica, analise as afirmativas a seguir:
- A objetividade e a validade de uma pesquisa indicam o grau de transparência do estudo, seu desenho metodológico e o real benefício que ele pode trazer à população.
- Ao entrar em contato com uma pesquisa científica, o enfermeiro deve observar apenas se os dados coletados são anonimizados, não sendo necessário avaliar a relevância, estrutura ou ética do estudo.
III. O consentimento livre e esclarecido, a confidencialidade e o anonimato são atributos que garantem a segurança e o respeito aos participantes da pesquisa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 7
No campo da saúde digital, a enfermagem utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para realizar interconsultas, consultas mediadas com a participação de outros profissionais, fortalecendo o trabalho interprofissional. As TIC também possibilitam ações de educação em saúde, permitindo o acompanhamento das orientações de promoção da saúde e promovendo a autonomia do usuário.
Fonte: PACHECO, R. C. P.; HERMIDA, P. M. V.; RODRIGUES, M. S. Interconsulta médico-enfermeiro na Atenção Primária à Saúde: discursos do sujeito coletivo. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 27, e230153, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/5nw7JrbcF4qKhjskvnVtvzv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 out. 2025.
Considerando as inovações tecnológicas em saúde, analise as afirmativas a seguir:
- A saúde Digital, é compreendida como o emprego de tecnologias de comunicação como a internet, objetivando a recuperação da saúde humana, contribuindo para a melhoria dos serviços ofertados na atenção à saúde.
- Aplicativos Móveis na Saúde, são considerados ferramentas que buscam atender o acesso dos cidadãos ao conhecimento e informações, a todo tempo e espaço.
III. Sistemas de Informação, são considerados ferramentas que as pessoas têm o acesso ao conhecimento e informação sem restrição de tempo e espaço.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 8
A ciência de dados e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm se tornado essenciais na saúde, permitindo análise de informações populacionais, priorização de ações e apoio à formulação de políticas públicas. No Brasil, o SUS orienta-se pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade, garantindo acesso aos serviços de saúde a todos os cidadãos, assistência em todos os níveis e atendimento conforme necessidade, reduzindo desigualdades. As TIC promovem comunicação eficiente, democratização e descentralização da informação, além de integrar equipamentos médicos, como satélites, televisões, telefones e redes de computadores.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Politica_Portugues.pdf. Acesso em: 2 out. 2025.
Considerando os conceitos da pesquisa em saúde, analise as afirmativas a seguir:
- As TIC ampliam o acesso à informação e permitem decisões mais assertivas em saúde, ao organizar fluxos de dados e promover a comunicação entre profissionais e instituições.
- A ciência de dados em saúde é utilizada exclusivamente para análise estatística populacional, não influenciando decisões sobre formulação ou reestruturação de políticas públicas.
III. Os princípios do SUS — universalidade, integralidade e equidade — orientam a priorização das ações de saúde, garantindo que os serviços atendam às necessidades de todos os cidadãos de forma justa e contextualizada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 9
A capacitação permanente dos profissionais de enfermagem deve incorporar tecnologias digitais, de modo a formar uma força de trabalho preparada para atender às novas demandas de atenção à população. Os sistemas digitais favorecem a aplicação de medidas terapêuticas por meio de protocolos clínicos inteligentes, aproximam o trabalho interprofissional e fortalecem o vínculo com o usuário. Internacionalmente, as práticas interprofissionais têm sido priorizadas devido às mudanças demográficas e epidemiológicas e apresentam benefícios como melhoria nos resultados do cuidado, maior qualidade e segurança na assistência, satisfação do usuário, redução da rotatividade profissional e maior satisfação dos trabalhadores.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A prática interprofissional limita-se ao âmbito nacional e não se relaciona a tendências internacionais de atenção à saúde.
Alternativa 2:
As mudanças demográficas e epidemiológicas não têm relação com a necessidade de formação interprofissional em saúde.
Alternativa 3:
A implementação de protocolos clínicos digitais não traz benefícios significativos para a segurança do paciente ou para a satisfação dos usuários.
Alternativa 4:
A capacitação em enfermagem deve focar exclusivamente em habilidades técnicas, sem integração de tecnologias digitais ou práticas colaborativas.
Alternativa 5:
O uso de sistemas digitais e a prática interprofissional contribuem para melhorar a qualidade do cuidado, aproximar o profissional do usuário e aumentar a satisfação no trabalho.
Questão 10
A prática baseada em evidências na enfermagem consiste no uso racional, ético e fundamentado de informações científicas para apoiar decisões clínicas e assistenciais. Ela combina a habilidade clínica do profissional com os achados de pesquisas confiáveis, considerando, princípios como técnicas de tomada de decisão clínica, acesso a informações científicas confiáveis e análise do grau de eficiência e efetividade das informações selecionadas.
Considerando a prática baseada em evidências na Enfermagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A prática baseada em evidências na enfermagem promove decisões clínicas mais seguras, racionais e eficazes, ao combinar a experiência do profissional com os achados científicos de pesquisas confiáveis.
PORQUE
- Isso ocorre porque a prática baseada em evidências utiliza técnicas de tomada de decisão clínica, acesso a informações científicas confiáveis e análise do grau de eficiência e efetividade das informações selecionadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.


