FECHAR

ATIVIDADE 2 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54_2025

ATIVIDADE 2 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54_2025

Questão 1
As expectativas da sociedade com relação ao desenvolvimento sustentável, à transparência e à responsabilização por prestar contas têm evoluído com a legislação cada vez mais rigorosa, crescentes pressões sobre o meio ambiente, decorrentes de poluição, uso ineficiente de recursos, gerenciamento impróprio de rejeitos, mudança climática, degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade. Com isso, as organizações têm adotado uma abordagem sistemática na gestão ambiental, com a implementação de sistemas de gestão ambiental que visam contribuir com o pilar ambiental da sustentabilidade.
Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14001: sistemas de gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
Considerando o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

O SGA propõe a implantação dos 5S para a satisfação dos clientes e a melhoria do impacto social da empresa.

Alternativa 2:

A ISO 14001 pode ser implementada e aplicada apenas em organizações de grande porte e segmentos específicos.

Alternativa 3:

O objetivo da norma ISO 14001 é prover às organizações uma estrutura para o cumprimento das legislações ambientais.

Alternativa 4:

O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) permite que as organizações busquem a melhoria contínua no seu sistema de gestão.

Alternativa 5:

A norma ISO 14001 pode ser aplicada a qualquer organização que deseja assegurar sua conformidade com a política da qualidade.

Questão 2

Segundo a norma brasileira NBR 10004, de 2004, resíduos sólidos são os resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos, nessa definição, os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água ou exijam, para isso, soluções técnica e economicamente inviáveis face à melhor tecnologia disponível.

Fonte: ABNT. NBR 10004: resíduos sólidos: classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O tratamento dos resíduos sólidos tem um papel fundamental na sociedade, pois tem por objetivo reduzir os impactos negativos da saúde humana, assim como no meio ambiente.

PORQUE

II. É um conjunto de operações e métodos necessários para a utilização correta das legislações aplicáveis aos resíduos sólidos, que vai desde sua produção até seu destino final.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Um estudo pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) investigou a coinfecção por malária e parasitoses intestinais entre os yanomamis. Realizada no polo base Marari, no Amazonas, a pesquisa revelou o alto índice das infecções: todos os participantes apresentaram parasitos intestinais, sendo 81% com microrganismos causadores de doenças como amebíase e verminoses. Cerca de 15% tinham, simultaneamente, parasitose intestinal e malária.



Fonte: Menezes, M. Estudo revela alto índice de parasitoses intestinais entre yanomamis. IOC/Fiocruz, 2023. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-revela-alto-indice-de-parasitoses-intestinais-entre-yanomamis   Acessado em 16 mar 2024.

Considerando a situação descrita na reportagem e sua relação com o saneamento ambientalavalie as afirmações a seguir:
 
I. Os parasitos intestinais podem ser considerados indicadores de contaminação por esgoto doméstico.
II. Surtos de parasitoses em locais abastecidos com água tratada podem indicar recontaminação na rede de distribuição de água.
III. Um parâmetro indireto de monitoramento de patógenos na água tratada é a cor, pois é uma medida de partículas suspensas, dentre as quais, por exemplo, podem estar contidos os oocistos de giárdia. 
IV. A malária é transmitida por um mosquito vetor, portanto, a doença não está relacionada com o saneamento ambiental.
V. Para diminuir a ocorrência de parasitoses intestinais e malária, é preciso pensar em formas alternativas de saneamento ambiental, que considerem as percepções indígenas sobre doenças, moradia, higiene pessoal e saúde ambiental.
 
É correto o que se afirma em.

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e V, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e V, apenas.

Questão 4
Em 1987, o Relatório de Brundtland, intitulado "Nosso Futuro Comum", introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável e destacou a importância de equilibrar crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental (Mateus; Chatalov; Pardo, 2019).

Fonte: MATEUS, G. A. P.; CHATALOV, R. C. S.; PARDO, J. M. Ciências do ambiente. Maringá: UniCesumar, 2019.

Nesse contexto, sobre os princípios e objetivos do desenvolvimento sustentável apresentados no relatório, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O relatório defendeu a exploração intensiva de recursos naturais como forma de reduzir a desigualdade econômica entre os países.

Alternativa 2:

O desenvolvimento sustentável, segundo o relatório, deve ignorar as necessidades das gerações futuras para garantir o progresso econômico atual.

Alternativa 3:

O desenvolvimento sustentável prioriza o crescimento econômico imediato, mesmo que isso comprometa os recursos naturais para as gerações futuras.

Alternativa 4:

A pobreza foi apontada como uma das principais causas dos problemas ambientais, e o relatório sugeriu a cooperação global para superar desafios comuns.

Alternativa 5:

O relatório propôs que os países em desenvolvimento deveriam adotar práticas industriais poluentes para alcançar rapidamente o mesmo nível de desenvolvimento dos países ricos.

Questão 5
As águas cinzas que compreendem os esgotos domésticos tratam-se dos efluentes de chuveiro, lavatórios, lavagem de roupas, banheiras, excluindo efluentes provenientes de vasos sanitários e pia de cozinha. Sabendo que a biodegradabilidade se trata da capacidade dos efluentes líquidos de serem estabilizados por processos bioquímicos por meio de microrganismos, considere as tabelas a seguir:

​Tabela 1 - Caracterização das águas cinzas provenientes de diferentes usos

Tabela 2 - Relação entre a Demanda Química de Oxigênio e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DQO/DBO5) e os tipos de tratamentos indicados, de acordo com a biodegradabilidade do efluente

Fonte: VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgoto. 4. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

Considerando as informações apresentadas, e sobre a demanda química de oxigênio e a demanda bioquímica de oxigênio (DQO/DBO5) e os tipos de tratamentos indicados, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Dos três efluentes, o que possui maior biodegradabilidade é o originado na máquina de lavar.

Alternativa 2:

A DQO do efluente originado na máquina de lavar é 1.073 mg/L o que indica que é possível a indicação para tratamento biológico.

Alternativa 3:

A relação DQO/DBO do efluente originado na máquina de lavar resulta em 3,36, o que indica que o único tratamento possível é o tratamento físico-químico.

Alternativa 4:

A relação DQO/DBO do efluente originado na pia do banheiro resulta em aproximadamente 1,83, o que indica que a fração biodegradável é elevada, podendo ser indicado tratamento biológico.

Alternativa 5:

A relação DQO/DBO do efluente originado no chuveiro resulta em 2,0, o que indica que a fração inerte (não biodegradável) é elevada, e o tratamento deve ser o físico-químico.

Questão 6
No Brasil, a Lei nº 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (BRASIL, 2010). A PNRS, considerada um marco em termos de resíduos sólidos, dispõe sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. Logo, os resíduos sólidos podem ser originados de diversas fontes e apresentam distintas características físicas, químicas e biológicas, sendo que a classificação dos resíduos sólidos ocorre de duas formas: quanto à origem e quanto à periculosidade (ABNT, 2004; Brasil, 2010).

Fonte: BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 25 mar. 2025.

Sobre a classificação dos resíduos sólidos, considerando o estabelecido na ABNT NBR 10004 e na PNRS, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Em relação à periculosidade, os resíduos sólidos podem ser classificados em perigosos e não inertes.

Alternativa 2:

São exemplos de resíduos não perigosos pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, componentes eletrônicos, embalagens de agrotóxicos, resíduos de tintas e solventes.

Alternativa 3:

Os resíduos perigosos são provenientes apenas de processos produtivos, unidades industriais e fontes específicas, assim como podem ter como propriedades a biodegradabilidade, a combustibilidade e/ou a solubilidade em água.

Alternativa 4:

A periculosidade é a característica apresentada por um resíduo que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, pode apresentar risco à saúde pública, provocando doenças, mortalidade, e riscos ao meio ambiente, quando o resíduo for gerenciado de forma inadequada.

Alternativa 5:

Na classificação de resíduos, não é necessária a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, assim como os seus constituintes e as suas características, apenas a comparação desses constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido.

Questão 7

"A poluição do ar é um grande desafio para cidades e estados em todo o Brasil, sendo responsável por mais de 51 mil mortes anuais, de acordo com relatório publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde.
Historicamente, o controle da poluição do ar é tratado como um tema limitado à área ambiental, mas avanços no conhecimento científico evidenciam que o desafio vai além e é transversal em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país".

Fonte: https://www.wribrasil.org.br/sites/default/files/wri-o-estado-da-_qualidade-do-ar-no-brasil.pdf. Acesso em: 16 maio 2023. (Grifos dos autores).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Sabe-se que, dentre os poluentes atmosféricos, temos o material particulado, que se trata de uma mistura de partículas líquidas e sólidas em suspensão na atmosfera.

PORQUE

II. São incluídos como particulados todas as substâncias gasosas quando são submetidas a uma temperatura e pressão normais, assim como vapores de substâncias líquidas ou sólidas sob condições normais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu