FECHAR

ATIVIDADE 2 - CFEL - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELACIONAL - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - CFEL - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELACIONAL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - CFEL - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELACIONAL - 54_2025

 

QUESTÃO 1
Duarte e Silva (2013) afirmam que, quando expostas a situações adversas, as pessoas acionam fatores de proteção para reduzir o desequilíbrio emocional. Esses fatores, que podem ser internos (autonomia, autoestima) ou externos (apoio familiar, amigos), ajudam no enfrentamento dos impactos gerados pela situação. Para os autores, o fortalecimento do indivíduo diante de um risco não é um processo passivo, mas ativo e intencional.

DUARTE, Regina Célia Silva; SILVA, José Maria da. Resiliência: uma capacidade a ser desenvolvida. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Nesse sentido, e de acordo com o texto, assinale a alternativa que destaca o processo fundamental para o enfrentamento de situações de desequilíbrio emocional.

Alternativas
Alternativa 1 - A capacidade da pessoa de evitar a exposição a qualquer fator de risco.
Alternativa 2 - A autodeterminação do indivíduo, que é o principal fator a ser desenvolvido.
Alternativa 3 - O apoio de amigos e família, que são os únicos fatores de proteção eficazes.
Alternativa 4 - A simples presença de fatores internos como a autoestima e a autoafirmação.
Alternativa 5 - A combinação de fatores de proteção internos e externos que são transformados em estratégias de enfrentamento.
QUESTÃO 2
Gardner (2002) afirma que não é apropriado hierarquizar ou comparar as inteligências entre si, usando a analogia dos órgãos do corpo humano para ilustrar sua teoria. Na visão do autor, cada órgão tem sua própria função, e nenhum é superior ao outro.

GARDNER, Howard. Estrutura da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

No contexto dessa analogia e do estudo sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A teoria de Gardner defende que existe uma inteligência principal que coordena todas as outras.
Alternativa 2 - Todas as inteligências devem ser medidas quantitativamente para que possam ser classificadas em níveis superiores ou inferiores.
Alternativa 3 - A analogia dos órgãos demonstra que todas as inteligências funcionam da mesma forma e podem ser substituídas umas pelas outras.
Alternativa 4 - A analogia mostra que as inteligências estão sempre subordinadas a valores éticos e são necessariamente usadas para fins positivos.
Alternativa 5 - Assim como órgãos distintos têm funções próprias, cada inteligência deve ser vista como um sistema independente, com suas próprias regras.
QUESTÃO 3

Segundo Agüera (2008), as competências pessoais são fundamentais para a inteligência emocional, pois envolvem a forma como o indivíduo reconhece e lida com suas emoções. Entre essas competências, a consciência de si é destacada como essencial para compreender os próprios estados de ânimo e sentimentos​

AGÜERA, J. S. Inteligência emocional: uma habilidade de adaptação. Revista de Psicologia, v. 2, n. 1, p. 11-19, 2008.

Com base no exposto e no conceito de competências pessoais, assinale a opção que descreve corretamente a consciência de si.

Alternativas
Alternativa 1 - A disposição para agir conforme as expectativas externas.
Alternativa 2 - A capacidade de motivar outras pessoas em atividades coletivas.
Alternativa 3 - O uso de estratégias manipulativas para alcançar objetivos pessoais.
Alternativa 4 - A capacidade de controlar as emoções dos outros em situações de conflito.
Alternativa 5 - A habilidade de perceber e entender as próprias emoções, sentimentos e estados de humor.
QUESTÃO 4
A Teoria das Múltiplas Inteligências, proposta pelo psicólogo Howard Gardner (2002), sugere que o potencial humano é formado por diversas capacidades autônomas e específicas. Essas capacidades se manifestam de maneira distinta em cada pessoa, refutando a ideia de uma única inteligência geral.
GARDNER, Howard. Estrutura da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Diante disso, considere uma líder de equipe que se destaca por sua habilidade de mediar conflitos, entender as motivações e emoções dos colaboradores e criar laços de confiança para alcançar resultados em conjunto e assinale a alternativa que corresponde ao tipo de inteligência que essa líder demonstra de forma predominante.

Alternativas
Alternativa 1 - Inteligência Linguística.
Alternativa 2 - Inteligência Intrapessoal.
Alternativa 3 - Inteligência Interpessoal.
Alternativa 4 - Inteligência Lógico-Matemática.
Alternativa 5 - Inteligência Corporal-Cinestésica.
QUESTÃO 5
Um profissional de uma empresa de tecnologia lida com o estresse do trabalho de maneira recorrente. Quando o prazo de um projeto está apertado, ele aumenta suas horas de trabalho. Diante de um conflito com um colega, ele se isola. Agora, com a incerteza sobre uma reestruturação na equipe, sua única reação é focar intensamente nas suas tarefas, como se fosse a única forma de controlar a situação.
SILVA, José Maria da; SACHUK, M. I. Estilos de coping em diferentes contextos. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 15, n. 2, p. 23-38, 2012.

Com base nas definições de Silva e Sachuk (2012a), assinale a assertiva que melhor descreve o estilo de coping que esse profissional demonstra ao usar a mesma estratégia para diferentes adversidades.

Alternativas
Alternativa 1 - Estilo de coping disposicional.
Alternativa 2 - Estilo de coping situacional.
Alternativa 3 - Fatores de proteção internos.
Alternativa 4 - Mecanismos de defesa reativos.
Alternativa 5 - Coping de enfrentamento contextual.
QUESTÃO 6
Lazarus e Folkman (1984) argumentam que, ao enfrentar uma situação adversa e utilizar estratégias de coping para lidar com ela, a pessoa realiza um processo de transformação de seus fatores de proteção em mecanismos de defesa. Essa visão reforça a ideia de que o enfrentamento é uma intervenção ativa que busca reequilibrar o estado emocional do indivíduo (SANTOS; MACIEL, 2025, p. 144).
LAZARUS, Richard S.; FOLKMAN, Susan. Estresse, avaliação e enfrentamento. Nova Iorque: Springer Publishing Company.1984

Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre a atitude de um indivíduo que utiliza estratégias de enfrentamento.

Alternativas
Alternativa 1 - A pessoa depende unicamente de apoio externo para se defender.
Alternativa 2 - A pessoa conseguiu, por meio da sorte, minimizar o desequilíbrio emocional.
Alternativa 3 - A pessoa está evitando o problema, por isso o desequilíbrio emocional foi reduzido.
Alternativa 4 - A pessoa não está exposta a fatores de risco, o que justifica sua capacidade de enfrentamento.
Alternativa 5 - A pessoa obteve um processo de transformação de seus fatores de proteção em mecanismos de defesa.
QUESTÃO 7
Uma grande empresa de varejo enfrenta um processo de fusão que gera incerteza e insegurança entre seus funcionários. Diante dessa situação, a equipe de vendas, em vez de se paralisar, mobiliza seus recursos internos (como o otimismo) e externos (como o apoio mútuo) para buscar novas formas de interagir com a nova diretoria e propor um plano de adaptação. Esse processo leva-os a reavaliar suas percepções e atitudes em relação à fusão.

SANTOS, Karla Natário dos; MACIEL, Kelvin Custódio. Inteligência Emocional e Relacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Com base nos estudos sobre estratégias de enfrentamento, assinale a assertiva que descreve a principal consequência desse processo.

Alternativas
Alternativa 1 - Os funcionários se concentraram em evitar o problema, o que os levou a uma solução passiva e temporária.
Alternativa 2 - Os funcionários mobilizaram apenas seus fatores de proteção internos, ignorando o apoio externo como um recurso.
Alternativa 3 - Os funcionários se mantiveram vulneráveis à situação, mas a ação da diretoria foi suficiente para reverter o estresse.
Alternativa 4 - Os funcionários eliminaram completamente o estresse, demonstrando que a fusão não era um fator de risco significativo.
Alternativa 5 - Os funcionários conseguiram atribuir um novo sentido à situação adversa, reconfigurando o seu significado ao enfrentá-la.
QUESTÃO 8
Na obra Estrutura da Mente, Gardner (2002, p. 46) define que uma competência intelectual humana deve ser mais do que a capacidade de solucionar problemas. Ele destaca que "uma competência intelectual humana deve apresentar um conjunto de habilidades de resolução de problemas –  capacitando o indivíduo a resolver problemas ou dificuldades genuínas que ele encontra e, quando adequado, a criar um  produto eficaz – e deve também apresentar o potencial para encontrar ou criar problemas – por meio disso propiciando o lastro para a aquisição de conhecimento novo". Adicionalmente, Gardner (2002) sustenta que a inteligência não deve ser limitada a um único sistema sensorial.

GARDNER, Howard. Estrutura da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Com base no exposto e nos estudos sobre o tema, analise as afirmações a seguir:

I. Cada inteligência é vinculada de forma exclusiva a um dos sentidos humanos.

II. Uma inteligência pode ser manifestada por meio de diferentes sistemas sensoriais.

III. A visão e a audição são os únicos canais possíveis para a manifestação da inteligência.

IV. Todas as inteligências possuem a mesma estrutura e podem ser medidas da mesma maneira.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - I e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Para Rutter (1987), os fatores de proteção têm funções específicas: reduzir o impacto e as reações negativas do risco, estabelecer a autoestima e a autoeficácia, e criar oportunidades para reverter o estresse.
RUTTER, Michael. Resiliência psicossocial e mecanismos de proteção. Revista Americana de Ortopsiquiatria, v. 57, n. 3, p. 316-331, 1987.

Com base nos pontos listados pelo autor, qual das seguintes funções corresponde à visão de Rutter (1987) sobre os fatores de proteção?

Alternativas
Alternativa 1 - Deixar de praticar oportunidades para reverter os efeitos do estresse.
Alternativa 2 - Minimizar os efeitos negativos, criando oportunidades para reverter o estresse.
Alternativa 3 - Aumentar o impacto dos riscos, alterando a exposição da pessoa à situação adversa.
Alternativa 4 - Reduzir as reações negativas que decorrem da exposição da pessoa a uma situação de risco.
Alternativa 5 - Estabelecer e manter a baixa autoestima e a autoeficácia através do cumprimento de tarefas sem sucesso.
QUESTÃO 10
A autorregulação, segundo Bendassolli et al. (2016), é um processo psicológico que impacta diretamente o desempenho profissional, pois envolve o controle das emoções e o manejo de atitudes em contextos desafiadores.
BENDASSOLLI, Pedro et al. Autorregulação e desempenho profissional. São Paulo: Atlas, 2016.

Diante do exposto e com base na compreensão do tema, assinale a alternativa que expressa adequadamente o conceito de autorregulação.

Alternativas
Alternativa 1 - O foco exclusivo na motivação externa para alcançar resultados.
Alternativa 2 - A tendência de ignorar emoções negativas para evitar desconforto.
Alternativa 3 - A capacidade de sentir emoções sem qualquer reflexão sobre elas.
Alternativa 4 - O processo de substituição das emoções individuais pelas coletivas.
Alternativa 5 - O autocontrole emocional que permite ajustar atitudes e ações de forma construtiva.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu