FECHAR

ATIVIDADE 3 - CFEL - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELACIONAL - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - CFEL - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELACIONAL - 54_2025

ATIVIDADE 3 - CFEL - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELACIONAL - 54_2025

 

 

QUESTÃO 1
Em uma grande empresa, a diretoria de recursos humanos decide implementar uma nova política de horário flexível. Para que a regra seja compreendida e seguida por todos, a gestora da área de marketing envia um e-mail detalhado para sua equipe, explicando as novas diretrizes e o procedimento para registro de ponto. Na mensagem, ela também reforça a necessidade de os colaboradores cumprirem rigorosamente a carga horária para não comprometerem as entregas.

​SANTOS, Karla Natário dos; MACIEL, Kelvin Custódio. Inteligência Emocional e Relacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025

Com base nos elementos e funções da comunicação, assinale a alternativa que possui a principal função empregada pela gestora ao enviar a mensagem.

Alternativas
Alternativa 1 - Motivar.
Alternativa 2 - Informar.
Alternativa 3 - Controlar.
Alternativa 4 - Criar o contexto.
Alternativa 5 - Expressar as emoções.
QUESTÃO 2
Um profissional de sua equipe enfrenta uma grande frustração no trabalho quando um projeto em que investiu muito esforço não recebe o reconhecimento esperado. Em vez de se deixar abater, ele analisa a situação, procurando identificar lições para se fortalecer e se preparar melhor para futuros desafios.
O’KEEFFE, Juan. 10 dicas para desenvolver a resiliência. [S. l.]: [s. n.], s. d. Disponível em: https://bit.ly/44OR3id. Acesso em: 08 set. 2025.

Com base nos estudos e nas dicas de Juan O’Keeffe sobre resiliência, assinale a assertiva que descreve a estratégia que o profissional citado está aplicando.

Alternativas
Alternativa 1 - Aceitar quando algo mudar e seguir em frente com a nova realidade.
Alternativa 2 - Aprender a usar as adversidades como fonte de força para se fortalecer.
Alternativa 3 - Lembrar dos motivos pelos quais está lutando para vencer os obstáculos.
Alternativa 4 - Exercitar o autocontrole e manter a serenidade em momentos de estresse.
Alternativa 5 - Evitar enxergar a adversidade como um problema insuperável e mudar a forma como a interpreta.
QUESTÃO 3
O texto "Estratégias De Enfrentamento Em Ambiente De Trabalho" aborda como as pressões do mercado atual, como a falta de reconhecimento e as relações tóxicas, impactam a saúde física e mental. Em resposta a essas adversidades, a psicologia identifica a resiliência humana como um fenômeno-chave. Conforme Duarte e Silva (2013), essa capacidade de gerenciar a própria subjetividade e se proteger é essencial para enfrentar os desafios no trabalho.
DUARTE, Regina Célia Silva; SILVA, José Maria da. Resiliência: uma capacidade a ser desenvolvida. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Com base nessa definição e no conteúdo estudado, assinale a alternativa que descreve o que é fundamental para a resiliência humana.

Alternativas
Alternativa 1 - Apenas a capacidade de aceitar mudanças e ser flexível.
Alternativa 2 - Somente os fatores de risco vivenciados no ambiente de trabalho.
Alternativa 3 - Apenas as estratégias de autocontrole e otimismo para enfrentar o estresse.
Alternativa 4 - As estratégias de autocontrole e os fatores de risco, dependendo do ambiente.
Alternativa 5 - Fatores de proteção internos, conhecidos como coping, e fatores de proteção externos, chamados de buffers.
QUESTÃO 4
Pesquisas sobre o conceito de coping na vida adulta apontam uma maior concentração de estudos no gênero feminino, principalmente em situações de violência doméstica. Parente, Nascimento e Vieira (2009) observaram que, ao enfrentar a violência, muitas mulheres desenvolveram estratégias que facilitaram seu processo de enfrentamento.
PARENTE, Eriza; NASCIMENTO, Rosana; VIEIRA, Luiza. Enfrentamento da violência doméstica por um grupo de mulheres após a denúncia. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 894-902, 2009.

Com base no texto e nos estudos sobre o tema, assinale a alternativa da estratégia que se destaca corretamente entre as identificadas.

Alternativas
Alternativa 1 - Reforçar a crença de que a violência é um destino inevitável.
Alternativa 2 - Recorrer apenas a soluções externas, sem qualquer reflexão pessoal.
Alternativa 3 - Ignorar completamente a violência para que ela seja esquecida com o tempo.
Alternativa 4 - Isolar-se socialmente para impedir a interferência de outras pessoas em sua vida.
Alternativa 5 - Evitar situações de risco e refletir sobre as próprias crenças relacionadas à vulnerabilidade.
QUESTÃO 5
O processo de mudança, fundamental para sair de situações de violência, depende de diversos fatores. Estudos como o de Parente e Nascimento (2009) mostram que barreiras como medo, dependência financeira, vergonha e falta de apoio agem como obstáculos à denúncia. Em contrapartida, benefícios e formas de enfrentamento, como o suporte da família e de amigos, o respaldo legal e a fé, são identificados como facilitadores. As mulheres que passam por esse processo frequentemente reconhecem que a violência vai além do dano físico, gerando sofrimento psicológico, emocional, econômico e social, o que as leva a quebrar o silêncio e buscar soluções.
PARENTE, Eriza; NASCIMENTO, Rosana; VIEIRA, Luiza. Enfrentamento da violência doméstica por um grupo de mulheres após a denúncia. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 894-902, 2009.

Com base no exposto, assinale a opção que descreve uma das consequências desse movimento reflexivo.

Alternativas
Alternativa 1 - A naturalização e aceitação cultural da violência.
Alternativa 2 - A manutenção do silêncio para evitar a exposição social.
Alternativa 3 - A substituição do enfrentamento ativo por estratégias de negação.
Alternativa 4 - A ressignificação do sofrimento psíquico, da vida e da identidade pessoal.
Alternativa 5 - A convicção de que não existem recursos possíveis para enfrentar a situação.
QUESTÃO 6

Em uma análise do processo de luto, Franqueira, Magalhães e Feres-Carneiro (2015) investigaram os recursos empregados por indivíduos para lidar com a perda. As autoras identificaram que as mães em luto utilizaram diversas estratégias de enfrentamento para a elaboração do luto, as quais se mostraram eficazes. Dentre as principais estratégias observadas, sete delas são estudadas e incluíram: suporte social, relacionamento conjugal, relacionamento parental,  religiosidade, encontro de benefícios e continuidade do vínculo com o filho morto.

FRANQUEIRA, G. G.; MAGALHÃES, A. S.; FERES-CARNEIRO, T. O processo de luto materno: recursos de enfrentamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

Entre as estratégias identificadas, assinale aquela que se refere à busca de apoio em familiares e amigos, considerado um fator protetivo fundamental nesse momento.

Alternativas
Alternativa 1 - Religiosidade.
Alternativa 2 - Suporte social.
Alternativa 3 - Encontro de benefícios.
Alternativa 4 - Relacionamento conjugal.
Alternativa 5 - Continuidade do vínculo com o filho morto.
QUESTÃO 7
Na visão de Ryan-Wenger (1992), estratégias de enfrentamento são ações deliberadas e conscientes que podem ser aprendidas, usadas e descartadas para lidar com o estresse. Essas estratégias permitem que a pessoa conduza as demandas da relação entre o indivíduo e o ambiente, além de gerenciar as emoções que surgem dessas demandas. Considere, por exemplo, uma estudante universitária que, ao se deparar com a semana de provas, conscientemente decide criar um cronograma detalhado, priorizar as disciplinas mais difíceis e reservar períodos de descanso programado.

RYAN-WENGER, Nancy A. Um perfil de estresse e enfrentamento em estudantes de enfermagem do último ano. Revista de Educação em Enfermagem. v. 31, n. 4, p. 165-173, 1992.

Com base na visão de Ryan-Wenger e no exemplo exposto, assinale a assertiva que caracteriza essa atitude como uma estratégia de enfrentamento.

Alternativas
Alternativa 1 - É uma ação que surge de forma automática e inconsciente, sem planejamento.
Alternativa 2 - É um processo que busca eliminar completamente o estressor, neste caso, as provas.
Alternativa 3 - É uma atitude que depende unicamente do suporte emocional de colegas e familiares para ser eficaz.
Alternativa 4 - É um exemplo do uso comum da palavra 'estresse', que reflete apenas um estado de irritação momentânea.
Alternativa 5 - É uma ação deliberada e consciente que busca administrar as demandas da situação e as emoções que ela gera.
QUESTÃO 8
Fernandes (2021) destaca que a cultura de uma empresa é estabelecida e percebida no mercado a partir da forma de ser, pensar e agir de seus membros. Em outras palavras, o comportamento individual de cada colaborador influencia significativamente os relacionamentos na empresa e, consequentemente, o ambiente geral. Pesquisas como a de Fernandes (2021) corroboram que a cultura e o clima organizacional são moldados pela interação entre os funcionários.
FERNANDES, P. O papel da cultura organizacional na gestão de pessoas. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, v. 23, n. 1, p. 11-20, 2021.

Diante desse cenário, qual conclusão pode ser extraída sobre a relação entre o comportamento individual e a cultura da empresa?

Alternativas
Alternativa 1 - O comportamento dos funcionários só afeta a cultura da empresa em momentos de crise, e não no dia a dia.
Alternativa 2 - Apenas as ações dos líderes e gestores têm o poder de influenciar e moldar a cultura de uma empresa.
Alternativa 3 - A cultura de uma empresa é um reflexo direto e uma consequência das ações e interações de todos os seus colaboradores.
Alternativa 4 - Um clima harmônico e positivo é um fator externo que não está diretamente relacionado ao comportamento dos colaboradores.
Alternativa 5 - A cultura organizacional é um conjunto de regras predefinidas que não podem ser alteradas pelo comportamento dos funcionários.
QUESTÃO 9
O texto afirma que o desenvolvimento das relações interpessoais ocorre por meio da interação entre os membros da equipe e que, se o relacionamento não for bom, as chances de sucesso da empresa, como a inovação e a produção, diminuem. Essa visão é corroborada por pesquisas, como a de Beserra e Macedo (2020), que destacam a influência do relacionamento interpessoal na conquista dos objetivos organizacionais.

BESERRA, V. B.; MACEDO, K. B. O impacto das relações interpessoais na gestão do trabalho. Revista Psicologia em Foco, v. 13, n. 1, p. 1-12, 2020.

Considerando esse contexto, qual das alternativas a seguir descreve a principal contribuição de um bom relacionamento entre os colaboradores para o desempenho de uma equipe?

Alternativas
Alternativa 1 - Aumento da competitividade interna, incentivando cada membro a superar o outro.
Alternativa 2 - Aumento do foco individual dos colaboradores, pois eles não precisam interagir entre si.
Alternativa 3 - Diminuição da necessidade de flexibilidade, pois todos os membros da equipe seguirão as mesmas regras rígidas.
Alternativa 4 - Facilita a comunicação e a colaboração, criando uma sinergia que eleva a produtividade e a qualidade dos serviços.
Alternativa 5 - Aumento da dependência do líder para a resolução de todos os problemas, pois os membros da equipe não se comunicam bem.
QUESTÃO 10
Tradicionalmente, o mercado de trabalho valorizava profissionais com forte experiência técnica, as chamadas hard skills. No entanto, o texto e diversos estudos, como os de Cia de Talentos e UNIBRA, indicam uma mudança de paradigma. As empresas dão cada vez mais espaço para as habilidades comportamentais (soft skills), como flexibilidade, inteligência emocional e criatividade. Essa tendência se consolidou porque a capacidade de um profissional de se relacionar com os outros e de se adaptar a diferentes personalidades tem se mostrado crucial para o sucesso organizacional.

SANTOS, Karla Natário dos; MACIEL, Kelvin Custódio. Inteligência Emocional e Relacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Com base no exposto, assinale a alternativa que melhor explica o motivo dessa mudança.

Alternativas
Alternativa 1 - As habilidades técnicas se tornaram obsoletas e não são mais um diferencial no mercado de trabalho.
Alternativa 2 - As empresas buscam apenas por colaboradores que pensam e agem da mesma forma para evitar conflitos internos.
Alternativa 3 - O valor do profissional é agora medido unicamente por sua capacidade de liderar, independentemente de suas competências técnicas.
Alternativa 4 - As habilidades comportamentais são mais fáceis de serem aprendidas do que as habilidades técnicas, tornando o treinamento mais eficiente.
Alternativa 5 - A valorização de soft skills reflete a percepção de que a sinergia de equipe e o relacionamento interpessoal influenciam diretamente a produtividade e a inovação.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu