FECHAR

ATIVIDADE 2 - TEOL - HISTÓRIA E TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - TEOL - HISTÓRIA E TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - TEOL - HISTÓRIA E TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL - 54_2025

 

 

QUESTÃO 1
Zabatiero (2018), refletindo a respeito do futuro da Missão Integral a aponta alguns desafios para esse movimento, segundo esse autor: “Uma história futura é uma percepção de desafios e possibilidades” (2018, p.38), por isso é importante perceber o que está diante de nós afim de investigar e elaborar novos caminhos.

 

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

 

​A respeito da Missão Integral e o seu futuro, analise as alternativas abaixo:

I – A Missão Integral pretende se tornar uma versão ortodoxa da missiologia cristã.

II – A prática e teologia da Missão Integral não é um rótulo ou identidade, mas um movimento.

III – A missão integral precisa virar um lema, como um chavão, assim poderá abrir muitas portas.

IV – O desafio principal para a Missão Integral é viver integralmente o evangelho, em todas as dimensões da vida, amando ao próximo e a Deus como a nós mesmos.

​A resposta correta corresponde as alternativas:

Alternativas
Alternativa 1 - II e III, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
O método da missão integral não é outro senão a hermenêutica contextual, descrita por Zabatiero no livro da disciplina, de acordo com esse autor a hermenêutica contextual pode ser entendida como método, pois a missão integral tem como objetivo ser uma proposta bíblica, logo, seu método deve ser, primariamente, hermenêutico, pois a prática depende da teologia bíblica.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. (adaptado)

A respeito da hermenêutica contextual aplicada a missão integral, analise as afirmações a seguir:

I – A hermenêutica contextual alimentou a formação e desenvolvimento de uma compreensão da missão da Igreja diferente daquela empregada na Teologia da Libertação.

II – O método de exegese histórico-gramatical teve influência no desenvolvimento da hermenêutica contextual na América Latina.

III – Um dos desafios da hermenêutica é impactar os ouvintes e leitores contemporâneos da mesma forma como o fez nos leitores e ouvintes originais.

IV – A hermenêutica contextual teve como pioneiros os teólogos latino-americanos Ed René Padilla Kvitz e Juan Stam.

É correto o que se apresenta apenas em:

Alternativas
Alternativa 1 - II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e III, apenas
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 3

Morador procura resto de comida no lixo em São Paulo (Fome: Reinaldo Canato/UOL)

Texto 1
De acordo com o levantamento feito pelo Vigisan ((Inquérito Nacional sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil), 37,8% dos domicílios onde moram crianças com menos de 10 anos enfrentam insegurança alimentar grave ou moderada, ou seja, passam fome ou têm uma dieta insuficiente. O percentual é 7 pontos maior do que a média nacional, de 30,7%, quando levados em conta todosdomicílios. [...]
Rosana Salles Costa ressalta que hoje há, por exemplo, uma defasagem de valores repassados aos municípios para a compra da merenda escolar. O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) só repassa atualmente R$ 0,36 por refeição para alunos do ensino fundamental, e o valor está congelado há cinco anos. A recomposição dos valores chegou a ser aprovada na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) no Congresso, mas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A merenda é uma das políticas essenciais para minimizar os agravos da alimentação escolar. Porém, o aumento no preço dos alimentos, sem reajuste do valor repassado, atingiu em cheio aqueles locais e famílias que têm maior vulnerabilidade, que deixam de ter na escola pública o acesso a uma alimentação de qualidade”, afirma.

MADEIRO, C. Fome no país é maior em lares com crianças abaixo de 10 anos, diz pesquisa. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2022/09/14/fome-no-pais-e-maior-em-lares-com-criancas-menores-de-10-anos-diz-pesquisa.htm>. Acesso em: 14 set. 2022.
Texto 2
A nova fronteira geográfica, hoje, não é a do espaço territorial, mas a do espaço social. Só quem tem dinheiro pode aproveitar os avanços da tecnologia de transporte e comunicação. Os meios de comunicação fazem seus programas pensando no consumidor que irá assisti-los. O grande abismo atual é o que separa ricos de pobres, classe média de miseráveis. Em cada país do mundo, em cada cidade, há poucos que têm muito e muitos que quase nada têm. E, não tendo quase nada, também quase nada recebem da atenção das igrejas e das agências missionárias.
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmações a seguir e assinale com V para verdadeiro ou F para FALSO:

I. A fronteira social é um obstáculo que precisa ser atravessado para poder impactar o mundo com o Evangelho, visto que dois terços da população mundial são pobres.
II. A plantação de igrejas e evangelização no modelo europeu é o ideal para poder atingir a maior a da população mundial, como se percebe no Texto 2.
III. A Teologia da Missão Integral provoca o desenvolvimento de novas práticas missionárias para além da fronteira social.
IV. De acordo com o Texto 1, percebe-se que a injustiça social e pobreza no Brasil continuam sendo temas importantes após décadas de distância do Pacto de Lausanne.

As afirmações acima são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V,F,V,V.
Alternativa 2 - V,F,V,F.
Alternativa 3 - F,V,F,V.
Alternativa 4 - V,V,F,F.
Alternativa 5 - V,F,F,V.
QUESTÃO 4
A atuação missionária do povo de Deus se dá em um ambiente de conflitividade. Esse ambiente é prévio a própria existência do povo de Deus, pois tem a ver com a conflitividade do mundo criado contra o próprio Deus. Esta conflitividade, na teologia do Novo Testamento, é explicitada em tom apocalíptico: a vinda de Deus no Messias Jesus já é a vitória de Deus contra as forças que escravizam o ser humano e, juntamente com ele, amaldiçoam toda a criação divina que geme, aguardando sua redenção (Rm 8).

ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Sobre a atuação missionária do povo de Deus em um ambiente de conflitividade observe as afirmativas e preencha com V para verdadeira e F para falsa as alternativas abaixo:

(  ) Apresenta-se como prévio a própria existência do povo de Deus, pois tem a ver com a conflitividade do mundo criado contra o próprio Deus.

(  ) A vinda de Deus no Messias Jesus já é a vitória de Deus contra as forças que escravizam o ser humano.

(  ) Os “principados e potestades”, inimigos de Deus contra os quais a comunidade luta são também considerados os conflitos sociais existentes.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1 - F, F, F.
Alternativa 2 - F, V, F.
Alternativa 3 - V, F, V.
Alternativa 4 - F, F, V.
Alternativa 5 - V, V, V.
QUESTÃO 5
A integridade e multidimensionalidade são tarefas constantes da vida eclesial e não apenas exigências práticas do trabalho missionário. A vida da igreja é, em si, missão – pois ser enviada é a natureza da comunidade eclesial.

ZABATIEIRO, Júlio Paulo TavaresHistória e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Sobre o conteúdo abordado no livro texto da disciplina a respeito da integralidade da missão analise as afirmativas abaixo:

I. A prática da missão, por membros individualmente, não pode se desvincular da espiritualidade.

II. A prática da missão, pela igreja coletivamente pode espelhar o caráter de Deus a partir do agir missionário.

III. A prática da missão, desvincula-se ações individuais da missão e foca a igreja coletiva missional.

IV. A prática da missão, pela igreja coletivamente também perpassa a ética.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - I, II e III apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV apenas.
Alternativa 5 - II e IV apenas.
QUESTÃO 6
De modo geral, falamos da igreja como sujeito da missão (seja a denominação, seja a igreja local ou paróquia). Entretanto, levando em conta a integralidade da soberania de Deus e, consequentemente, da vida cristã em fidelidade a Deus, cada pessoa participante da igreja é sujeito da missão em sua vocação no mundo – ou seja, em sua vida cotidiana.

 ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

De acordo com o livro texto da disciplina analise as afirmativas:

I. Devemos apontar para uma revisão da nossa noção de campo missionário.

II. Campo missionário é, primaria e fundamentalmente, a vida cotidiana em sociedade

III. Devemos entender que tanto na dimensão privada, como na pública: família, trabalho, escola, lazer, esfera pública etc. Teremos campos missionários.

IV. O campo missionário é, portanto, o conjunto de ações missionárias para cumprir a missão para determinado grupo de pessoas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV apenas.
Alternativa 3 - II e III apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV apenas.
Alternativa 5 - III e IV apenas.
QUESTÃO 7
Um dos maiores males na vida da Igreja é a falta de solidariedade, o egoísmo – popularmente falando, é o fato da Igreja só conseguir enxergar seu próprio umbigo e viver em função de suas necessidades e desejos. Não é um mal recente, infelizmente, é muito antigo. Já, os primeiros discípulos de Jesus Cristo sofriam deste mal. Após a ressurreição, o Senhor se apresentou poderosamente aos discípulos que Ele mesmo havia comissionado à missão poucos dias antes. Porém, qual foi a reação dos discípulos à presença gloriosa de Jesus? A pergunta dos discípulos é reveladora: “Senhor, será que é agora o tempo em que vais restabelecer o Reino para Israel?” (At 1,6 tradução própria). Depois de muito tempo de preparo no melhor Seminário e Centro de Treinamento do mundo, com o maior Mestre de todos os tempos, os discípulos ainda não conseguiam enxergar um palmo adiante de seu nariz, seus olhos estavam voltados para baixo, para dentro de si mesmos, para seus próprios umbigos.

Como é muito feio viver olhando para o nosso umbigo, a segunda grande tentação da vida da Igreja consiste no espiritualismo. Esta é uma sutil tentação, muitas vezes desapercebida, porque tem a aparência da verdade e da vontade de Deus. O espiritualismo pode ser definido como a fuga do mundo, a fuga da missão para nos refugiarmos no confortável espaço do Templo, da Igreja e da comunhão com Deus. Ele acontece quando deixamos de praticar a vontade de Deus no dia a dia de nossa vida no mundo, e confundimos o culto com a obediência a Deus - assim, os profetas acusaram Israel no passado (Is 1,10-20; Am 5,21-24).

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Os discípulos tinham uma perspectiva e expectativa diferente do propósito e missão de Jesus Cristo, eles aguardavam um Messias revolucionário que tomaria o poder através de uma guerra contra Roma.

ISSO PORQUE

II – No livro da disciplina, Zabatiero aponta para o risco do desvio recorrente dos discípulos e consequentemente da Igreja do propósito missionário e missional do Messias, deixando de olhar para o próximo para ativar o “modo cristão” nos dias de culto e desativar no dia a dia.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas
QUESTÃO 8
Se pensarmos na Grande Comissão, por exemplo, vemos que os discípulos são enviados para anunciar o reino já realizado de Deus, discipulado toda a humanidade para viver de acordo com a presença desse Reino. E a comunidade sai ao mundo na companhia do Messias ressurreto, conforme a promessa que acompanha a comissão: “eis que estou convosco até a consumação dos séculos” (Mt 28,20 tradução própria).
ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018
A partir do conteúdo estudado no livro texto e no fragmento acima, assina com V para Verdadeiro e F para Falso as afirmativas abaixo:

( ) O envio dos discípulos da Grande Comissão, é para o anúncio que o Reino de Deus é integral.
( ) O discipulado para a humanidade é para viver de acordo com o tempo presente, na esperança apenas da manifestação do Reino futuro.
( ) A comunidade de discípulos sai ao mundo para anúncio do Reino, isso ao lado do Messias.


Assinale a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, V.
Alternativa 2 - F, F, V.
Alternativa 3 - V, F, F.
Alternativa 4 - V, V, V.
Alternativa 5 - V, V, F.
QUESTÃO 9
A atuação missionaria do povo de Deus se dá em um ambiente de conflitividade. Esse ambiente é prévio a própria existência do povo de Deus, pois tem a ver com a conflitividade do mundo criado contra o próprio Deus. Esta conflitividade, na teologia do Novo Testamento, é explicitada em tom apocalíptico: a vinda de Deus no Messias Jesus já é a vitória de Deus contra as forças que escravizam o ser humano e, juntamente com ele, amaldiçoam toda a criação divina que geme, aguardando sua redenção (Rm 8).

 ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

A partir do conteúdo estudado no livro texto da disciplina analise as afirmativas abaixo:

I. O povo de Deus está engajado em uma guerra já ganha, mas que ainda deve ser lutada.

II. O povo de Deus luta para diminuir a destruição do inimigo ante a criação de Deus.

III. Há uma guerra a ser lutada pelo povo de Deus, pois o inimigo ainda pode destruir a muitos homens.

IV. O povo de Deus precisa estar aparelhado com a armadura de Deus para essa guerra.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III apenas.
Alternativa 2 - I, II, e IV apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV apenas.
Alternativa 4 - I, II, III e IV.
Alternativa 5 - II, III e IV apenas.
QUESTÃO 10
Os principais empecilhos para o desenvolvimento da democracia são: (a) o domínio do sistema econômico, sobre o sistema político e sobre a sociedade, que é voltado exclusivamente para a produção, consumo e lucro, não se ocupando das questões relativas à justiça e ao bem-comum; (b) a incapacidade ou o desinteresse do Estado em fortalecer a cidadania deliberativa e criar políticas públicas adequadas, mas, especialmente, a sua incapacidade de enfrentar o sistema econômico de quem o próprio Estado e os partidos “dependem” para se perpetuar ou alcançar o poder conforme o caso; (c) o predomínio do consumismo como forma cultural, obstáculo ao desenvolvimento de uma atitude cidadã da parte da maioria dos membros da nação; (d) a falta de mobilização e capacitação dos cidadãos para a deliberação pública, que tem a ver não só com o consumismo, mas, também, com a historicamente endêmica paralisia da cidadania brasileira em função do messianismo populista que domina nossa esfera política.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Levando em consideração o texto acima e o conteúdo estudado na disciplina, analise as afirmações a seguir:

I – A Missão Integral motiva as pessoas ao enfrentamento do consumismo e o exercício de uma cidadania ativa.

II – O crescimento do neopentecostalismo desafia a Teologia Missão Integral e Teologia da Libertação a se reinventarem para lidar com as demandas da atuais da Igreja e vida pública.

III – A Missão Integral contribui para a consolidação da Teologia da Prosperidade na medida em que esta pede uma renúncia pessoal na direção do crescimento numérico.

IV – O consumismo favorece o desenvolvimento da cidadania através do pensamento da Missão Integral nas áreas próprias da religião cristã.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu