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ATIVIDADE 3 - TEOL - TEOLOGIA BÍBLICA - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - TEOL - TEOLOGIA BÍBLICA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - TEOL - TEOLOGIA BÍBLICA - 54_2025

QUESTÃO 1
A partir do Novo Testamento (...) o tema “igreja” de modo algum diz respeito apenas às condições externas de vida e sobrevivência de um grupo social no mundo da Antiguidade tardia, ou seja, como se constituísse um preâmbulo para as questões propriamente centrais e vitais para a fé cristã. Para o protocristianismo, a pergunta pela igreja é, isto sim, uma questão vital para a fé.

 

Fonte: ROLOFF, Jürgen. A Igreja no Novo Testamento. São Leopoldo: Editora Sinodal, EST, CEBI, 2005, p. 8.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Igreja é chamada para adorar a Deus e se edificar como corpo, sem agir no mundo.

PORQUE

 

III. As dimensões horizontal e vertical da vida Igreja devem estar em boa articulação, para evitar desequilíbrio e distorções.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Uma das imagens que Paulo utiliza para referir-se à Igreja é a da família. Embora ele não construa sobre essa imagem de conceitos teológicos amplos, a noção de família está presente todas as vezes em que Paulo fala da Igreja como composta de filhos e filhas de Deus.

Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.

​Com relação a associação que Paulo faz da Igreja com a família, avalie as afirmações a seguir.

I. Deus como Pai e o povo de Deus como filhos e filhas, pela fé em Cristo (Gl 3.26).

II. O fato do Espírito nos tornar filhos e filhas de Deus, nos aproximando de Jesus. (Gl 4.6)

III. A indicação de que a maternidade é o modo adequado das mulheres servirem a Deus (1Tm 2.15).

IV. O fato do povo de Deus compor o Corpo de Cristo, pela unidade do Espírito (1Co 12.13).

V. A percepção de igualdade da comunidade cristã, a partir do batismo, como irmãos e irmãs (Gl 3.28-29).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e V, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e V, apenas.
Alternativa 5 - II, IV e V, apenas.
QUESTÃO 3

O crescimento no estilo de vida messiânico é descrito metaforicamente: a imagem do despir a roupa antiga e vestir a nova – talvez uma alusão ao batismo, talvez uma alusão a textos bíblicos que também usam essa metáfora, como, e.g., Sl 93,1; 104,1; 132,9; Jó 24,19

Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.

​Considerando o  uso da metáfora da roupa para o crescimento no estilo de vida messiânico, nesse caso, está relacionado a qual contexto?

Alternativas
Alternativa 1 - O apóstolo está se referindo à troca de roupas que as pessoas faziam no ato do batismo.
Alternativa 2 - Paulo está desafiando a Igreja de Éfeso a crescer na fé no Cristo, para haver milagres.
Alternativa 3 - Paulo está exortando as pessoas a abandonarem certos hábitos, para adotar novos.
Alternativa 4 - Paulo está criticando ordenanças como a circuncisão, que estão sendo defendidas.
Alternativa 5 - O apóstolo está orientando sobre mudanças necessárias na liderança da Igreja.
QUESTÃO 4
A esperança cristã não pode ser confundida com uma atitude passiva resignada ante os fatos da vida, ela é, isto sim, uma antecipação do futuro, este vivido criativamente na imaginação e amado na pré-captação. A Esperança cristã faz irromper no coração humano o desejo por aquilo que ainda não foi vivido, inundando a existência presente de vitalidade. Pode-se, por isso, dizer que, sem Esperança, a vida perverte em apatia.
Fonte: BASTOS, Levy da Costa. Esperança, in: BORTOLETTO FILHO, Fernando (org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – A morte, na concepção cristã, é parte da existência humana, fruto do pecado, mas não representa o fim de tudo.
PORQUE
II – Após a morte, a pessoa ficará em um estado intermediário, aguardando a ressurreição dos mortos, na Vinda definitiva de Cristo.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores-mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do serviço, para edificação do corpo do Messias; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude do Messias; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente a maquinação do erro; antes, seguindo (praticando) a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que e a cabeça, o Messias, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.

A respeito d​a análise desse texto, segundo Zabatiero, avalie as afirmações a seguir.

I. A igreja tem uma vocação coletiva, por isso Paulo usa a metáfora do corpo.

II. Não há salvação fora da Igreja, um princípio que precisa ser recuperado.

III. A liderança da igreja é a cabeça do corpo, pois orienta o caminho a ser seguido.

IV. A ação da graça divina torna a unidade da Igreja diversa, gerando os diversos ministérios.

V. O carisma divino para as pessoas só é dado para quem estiver obedecendo a Deus.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e V, apenas.
Alternativa 5 - III e V, apenas.
QUESTÃO 6

A luta que os cristãos enfrentam é contra poderes já derrotados, mas ainda não aniquilados, que se manifestam contrariamente ao reinado de Deus. Nessa luta, o papel dos cristãos é resistir (v. 11.13.14) e não se deixar enredar pelos esquemas, artimanhas do diabo e dos poderes celestiais.

Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.
...o fato de que a discussão de 13.1-7 culmina no pagamento de impostos presumivelmente não é acaso. De fato, sabemos por fontes quase contemporâneas que os abusos de taxação indireta causavam crescente inquietação na capital daquele tempo. (...) O não pagamento de imposto mesmo inflacionado por parte de certo número de cristãos poderia bem chamar a atenção das autoridades para as pequenas congregações e pô-las em grave risco.

Fonte: DUNN, James D. G. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003.

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.​

Alternativas
Alternativa 1 - O cristão está em meio a um conflito, entre os poderes deste mundo e Deus, por isso deve manter seu testemunho com sabedoria.
Alternativa 2 - Não há compatibilidade entre os governos humanos e o governo divino, logo, o cristão deve ser contra qualquer governo.
Alternativa 3 - O cristão é uma pessoa que vive sua cidadania neste mundo sem levar em consideração a relação com sua fé.
Alternativa 4 - Obediência ao governo é uma ordem divina, mesmo quando ele se coloca contra a vontade de Deus.
Alternativa 5 - A igreja tem um compromisso no mundo com o testemunho, e para isso deve se envolver na política.
QUESTÃO 7
 Desde seus primeiros livros, a maioria dos teólogos e teólogas cristãos, de várias correntes e tendências teológicas, têm reconhecido que a compreensão neotestamentária do tempo possui essa característica paradoxal, do fim já iniciado, mas não consumado. As expressões já e ainda não tornaram-se uma expressões comuns nos escritos sobre Escatologia e resumem a visão bíblica...

Fonte: ​ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.

A respeito dessas informações, a ideia de já e ainda não, ela está representada em quais textos bíblicos abaixo?

I. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. (Jo 19.30).

II. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. (Jo 10.9).

III. Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, (G 4.4).

IV. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2).

V. Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; (At 1.7).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e V, apenas.
Alternativa 4 - II, III e V, apenas.
Alternativa 5 - II, IV e V, apenas.
QUESTÃO 8
Para a maioria das pessoas a literatura apocalíptica representa uma das partes mais fascinantes e, ao mesmo tempo, mais intrigantes das Escrituras. Ao estudar Daniel ou Apocalipse, os leitores sentem que foram transportados a um mundo de conto de fadas, de mitos e monstros, a um ambiente fantástico como o de Tolkien [autor de O Senhor dos Anéis]. O irrealismo dos símbolos e a constante passagem de uma cena misteriosa a outra são bastante confusos. (...) O leitor se vê entre o literal e o simbólico, não sabendo muito bem como explorar essas obras. No entanto, uma vez compreendido como lidar com gafanhotos e hostes demoníacas, bodes de muitos chifres e bestas apavorantes, a literatura apocalíptica se revela como um veículo fascinante e atraente para a apresentação da verdade teológica.

Fonte: OSBORNE, Grant R. A espiral hermenêutica. Uma nova abordagem para a interpretação bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2009.

A partir dessas afirmações assinale a opção correta: ​

Alternativas
Alternativa 1 - O leitor do apocalipse sempre enfrentará um dilema ao interpretar esses textos porque não viveu naquele tempo.
Alternativa 2 - Os textos apocalípticos são difíceis de interpretar, necessitando de estudos aprofundados na língua original.
Alternativa 3 - Não existe diferença entre o literal e o simbólico nos textos apocalípticos, o que torna sua leitura simples.
Alternativa 4 - Há diferentes interpretações possíveis para textos apocalípticos, por causa da natureza simbólica deles.
Alternativa 5 - Textos apocalípticos devem ser interpretados da mesma forma como os textos dos Evangelhos.
QUESTÃO 9
O percurso do senhorio, iniciado na encarnação, possibilita ao escravo Messias criar as condições para que o mundo criado por Deus possa experimentar a liberdade nele. O reconhecimento de que uma pessoa tornou-se cristã é medido pela fidelidade ao Messias-Soberano, pela entrega da sua própria subjetividade e identidade ao único Senhor que possibilita uma nova vida. A confissão de que o Messias é o Senhor, publicamente expressa pelo crente por meio de palavras e obras, é o sinal de sua conversão e entrada no Reino do Filho amado.

Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá, PR: UniCesumar, 2016. ​

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – O desdobramento da fidelidade ao Messias-Soberano é a autoridade que a pessoa tem nesse mundo para conquistar territórios para Deus.
PORQUE
II – A obediência a Jesus implica numa entrega total da vida da pessoa e da comunidade, em humildade e disposição até mesmo de morrer pela causa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
João se apresenta como irmão e companheiro. Suas credenciais não são derivadas de cargos ou posições que ele ocupava na Igreja ou em qualquer outra instituição. Sua credibilidade vem de sua relação pessoal com Deus e de sua solidariedade com a comunidade cristã. Suas credenciais são as credenciais da vida em comunidade:
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá, PR: UniCesumar, 2016.

​Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - João escreveu às igrejas porque era discípulo de Paulo, que iniciou a Igreja de Éfeso.
Alternativa 2 - João é líder porque tem uma relação intensa com Deus e com a comunidade.
Alternativa 3 - Na visão de João, Jesus o colocou como anjo das igrejas do Apocalipse.
Alternativa 4 - A comunidade elegeu João como líder no concílio de Jerusalém.
Alternativa 5 - João era líder reconhecido por causa do cargo que ocupava.
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