FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025

Questão 1

Observe a imagem:

Fonte: Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/feche-o-bebe-engatinhando-e-aprendendo-a-andar_23180525.htm#&position=38&from_view=collections&uuid=957cfe38-418c-4894-bbb0-270cdfb16a4b. Acesso em: Abr. 2024.


Analisando a imagem e considerando o desenvolvimento psicomotor, analise as afirmativas:

I. Este bebê encontra-se no início do processo exploratório, onde as características tônico motoras possibilitam respostas por meio de gestos.
II. Apresenta coordenação ainda rudimentar, mas que permite a busca por objetos de seu interesse, sendo característico o movimento de rastilho.
III. Na fase em que este bebê se encontra dá-se início a alimentação pastosa com alguns sólidos pequenos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2
 Cada um dos conceitos psicomotores trabalha diferentes perspectivas do desenvolvimento da criança e devemos considerar a relevância de cada um deles neste processo. Um destes conceitos é a coordenação motora ampla que consiste na ação de grandes músculos.
Fonte: OLIVEIRA, G. C.  Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis. Vozes. 1997.
Considerando a atividade na qual se identifica o trabalho específico do conceito funcional global de coordenação motora ampla, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Pedir para a criança imaginar que está com uma flor em uma mão e na outra uma vela. Peça para que feche os olhos e cheire a flor bem devagar e depois apague a vela suavemente.

Alternativa 2:

Com um pedaço de barbante e macarrão (tipo penne) incentive as crianças a fazerem um colar. Mostre como colocar os macarrões no barbante e depois podem pintar com tinta colorida. Para finalizar o colar, use uma fita adesiva unindo as pontas do barbante.

Alternativa 3:

Marque com giz no chão alguns círculos, uns próximos, outros com um pouco de distância. Depois explique as crianças que elas serão sapos pulando de pedra em pedra (nos círculos). Para isso, deverá agachar como um sapo (posição de cócoras), pular com os dois pés juntos até o próximo círculo.

Alternativa 4:

Solicitar que a criança fique a sua frente e repita o seu movimento. Bata palmas, em um padrão simples (duas lentas e três rápidas) e peça para que ela repita exatamente igual. Vá aumentando a complexidade conforme o desempenho da criança. Pode alternar as palmas com batidas no joelho ou pés.

Alternativa 5:

Colocar uma venda nos olhos do aluno e ir apresentando diferentes sons isoladamente (bater palmas, sino, estalar dedos, tambor, entre outros) e em diferentes posições (no lado direito da criança, esquerdo, na frente, atrás). Após apresentar um som perguntar: de onde veio este som? Você reconhece que som é esse?

Questão 3
 
Figura 1 - Menina brincando com brinquedos de quebra-cabeça.
Fonte: Disponível em: https://encurtador.com.br/mfxBG. Acesso em 05 de maio de 2025.
O jogo de quebra-cabeça configura-se como uma atividade lúdica que favorece o desenvolvimento de múltiplas habilidades nos educandos. Evidencia-se, como uma prática pedagógica diversificada, que viabiliza um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e significativo (ALMEIDA, 2006 apud ADONA & VARGAS, 2013).
ADONA, C. P.; VARGAS, C. L. Possibilidade de ensino-aprendizagem na disciplina de educação física. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Curitiba: SEED/PR, v.1. 2013.Cadernos PDE.

Considerando o texto e a imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A atividade apresentada na imagem possibilita o desenvolvimento de habilidades psicomotoras específicas que envolvem o conhecimento de tamanho, formas, posicionamento, orientação. Este conceito é conhecido por possibilitar o reconhecimento e compreensão dos estímulos.

PORQUE
II. O conceito psicomotor funcional trabalhado nesta atividade não é nato, necessita que passe por um processo educativo, acontece de modo vivencial e depois converte-se em pensamento, tornando-se me algo representativo e simbólico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
Dentro da evolução da psicomotricidade, no início do século XIX, a sua noção fixou-se, sobretudo, no aspecto motor e neurofisiológico da criança, partindo da análise da relação entre o atraso do desenvolvimento motor e o atraso intelectual. Seguiram-se estudos sobre o desenvolvimento da habilidade manual e de aptidões motoras em função da idade até se chegar na posição atual da psicomotricidade, a qual ultrapassa os problemas motores e trabalha também a relação entre o gesto e a afetividade associada à qualidade de comunicação através destes.
Fonte: BUENO, J. M. Psicomotricidade: teoria e prática. Da escola à aquática. São Paulo: Cortez, 2013.


Sobre a História da psicomotricidade, avalie as seguintes afirmações:
 
I.  As investigações de Ernest Dupré consolidaram estudos neurofisiológicos da época que romperam com a ideia de que todas as disfunções motoras apresentam alteração neurológica.
II. Os primeiros estudos sobre a psicomotricidade tiveram início no século XX, após os dois grandes conflitos mundiais que ocorreram naquele contexto.
III. Os estudos da psicomotricidade foram realizados exclusivamente por Ernest Dupré, que considerava a relação da motricidade com o desenvolvimento do caráter humano.
IV. Os avanços da neurofisiologia do século XIX permitiu compreender as disfunções cerebrais e a elaboração de uma nova teoria que relaciona a atividade gestual com a prática cerebral.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 5
De acordo com Fonseca (2004) o tônus é essencial na segurança da criança, quando ela se prepara para o movimento ou para os diversos modos de atividade postural.  A tonicidade é considerada ampla, pois abarca os músculos relacionados a funções biológicas e psíquicas, tendo uma relação com a maneira com que o sujeito se relaciona, tanto verbal quanto não verbal. Sendo sua característica principal o baixo nível energético, que dá condições ao sujeito de ficar em pé por várias horas, sem demonstrar cansaço.
Fonte: FONSECA, V. Dificuldades de Aprendizagem – abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar. Âncora Editora, Lisboa. 2004.
Considerando o excerto supracitado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:I. A tonicidade é um dos pontos centrais que possibilitam o entendimento da psicomotricidade numa perspectiva holística e sistêmica do corpo e da motricidade.

PORQUE
II.  A sua regulação depende de vivências tanto psicomotoras quanto relacionais, destacando que fatores emocionais podem ser evidenciados por meio de atitudes e expressões corporais.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
As primeiras atividades lúdicas do ser humano são ações exploratórias. O bebê começa por explorar a si, suas possibilidades de movimento, de produção de sons, de uso do espaço e de comunicação. Esta atividade exploratória é fundamental para subsidiar o processo de desenvolvimento psicomotor da criança. (Emmel; Alves, 1999 apud Silva et al., 2023).
Fonte: SILVA, E. M. M. P.; SILVA FILHO, M. F.; VALLE, S. S. Brincar, desenvolvimento psicomotor. Revista Ibero-Americana de Hum., Cien. e Educ. Araraquara/SP: FCL/UNESP, v.9, n.09, set. 2023.
Considerando os estudos sobre o brincar, analise as afirmativas a seguir.

I. O objeto transicional pode ser considerado o elo entre o bebê e a mãe quando esta não se encontra disponível o tempo todo para o bebê.
II. A cultura pode ter uma influência importante nos tipos de brincadeiras, como no caso do jogo do fort-da que auxilia a criança na compreensão da vida e da morte.
III. Luiza é uma bebê de oito meses e tudo o que pega na mão ela joga no chão. Tem prazer em explorar os objetos, e quando os atira no chão vibra com o barulho ou a distância que estes vão. Esse tipo de brincadeira condiz com os jogos de exercício.
IV. Podemos observar que crianças na idade pré-escolar, por volta dos 4 anos, busca por meio do brincar satisfazer suas necessidades de imediato, tendo um espaço curto entre o querer e o realizar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
Texto 1
Com referência à agressividade, tanto Freud quanto Lacan situam-na como constitutiva do eu, na base da constituição do eu e na sua relação com seus objetos. Não negam sua existência, ao contrário, afirmam a agressividade na ordem humana, ordem libidinal. Existe a agressividade, mas ela pode ser sublimada, pode ser recalcada, não precisa ser atuada, pois o humano conta com o recurso da palavra, da mediação simbólica. (Ferrari, 2006).
Fonte: FERRARI, I. F. Agressividade e violência. Psic. Clin. Rio de Janeiro: PUC/RJ, v.18, n.2, 2006, p.49 – 62.
Texto 2
A agressão é uma forma de resolução de conflitos pela coerção física ou psicológica, podendo se manifestar de maneira explícita e/ou se apresentar de forma encoberta. (Leme, 2004 apud Barbosa et al., 2011).
BARBOSA, J.G. et alAgressividade na infância e contextos de desenvolvimento: família e escola. Psico. Porto Alegre: PUCRS, v. 42, n. 2, 2011, p. 228-235.
Considerando o que se apresenta nos textos supracitados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O sujeito agride apenas por vontade de machucar, sem intenção de estabelecer vínculo ou comunicar algo. Ele não busca resposta, nem age por impulso relacional, mas por pura agressividade. Assim, a agressividade não contribui para a formação do sujeito, sendo um fator destrutivo.
PORQUE
II. O excesso de agressividade, nesse caso, não precisa ser controlado, pois a agressão e a autoagressão são vistas como expressões naturais do ser.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
 A constituição do esquema corporal acontece por meio do reconhecimento que o sujeito tem do seu corpo, tendo a consciência do corpo, da funcionalidade de cada uma de suas partes, como também das suas probabilidades de ação com o corpo e com suas partes.
 Fonte: NETO, R, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
Considerando o entendimento sobre o esquema corporal, analise as afirmativas a seguir.
I. Na estruturação do esquema corporal do bebê, podemos avaliar o tônus por meio da manobra de puxá-lo pelos braços, suavemente, tirando-o da posição de deitado e levando-o para posição de sentado. Se houver uma boa resistência ou sustentação da cabeça, demostra um tônus normal. Mas se não houver este controle e a cabeça pender para trás sem controle, pode ser um sinal de hipotonia.
II. A professora propõe uma atividade em que cada aluno passará pela experiência de vendar os olhos e seguir as orientações dela. João foi o primeiro. A professora moveu seu braço direito para frente e pediu para que repetisse o movimento com o braço esquerdo. Depois, ela dobrou seu joelho esquerdo, e para que fizesse o mesmo movimento com o joelho direito. Esse tipo de atividade explora a exteroceptividade da criança.
III. Aline chegou na escola e reclamou para professora que estava com dor. A professora prontamente foi questionando onde se localizava a dor e ela apontou para a barriga e disse: “estou com muita dor no estômago”. A resposta apresentada pela Aline corresponde ao que chamamos de interoceptividade.
IV. Na sala de Educação Infantil 4, o brinquedo que as crianças mais gostam é a caixa surpresa. Esta tem um buraco na tampa e dentro tem vários objetos de diferentes tamanhos, texturas, sons, temperatura, entre outros. As crianças colocam a mão dentro da caixa, sem olhar, toca um dos objetos, fala as características que percebe dele e depois tenta adivinhar o que é. Essa atividade possibilita trabalhar a proprioceptividade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
Texto 1: O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida. Desta forma faz interface com diversas áreas do conhecimento como: a biologia, antropologia, sociologia, educação, medicina entre outras (MOTA, 2005, p. 106).
Fonte: MOTA, M. E. Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto/SP: SBP, v. 13, n. 2, 2005, p. 105 – 111.
Texto 2: O desenvolvimento nos remete a múltiplos termos como: continuidade, crescimento, mudança, etapas, interações, conhecimento, ação, dentre outros. Diversas são as formas de entendê-lo, gerando distintas concepções sobre os fatores preponderantes nesse processo (XAVIER & NUNES, 2015, p. 10).
Fonte: XAVIER, A. S.; NUNES, A. I. B. L. Psicologia do desenvolvimento.4. ed. rev. e ampl. – Fortaleza: EdUECE, 2015.


Considerando o excerto supracitado de Mota (2005) e Xavier (2015), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A epistemologia genética de Piaget destaca que o desenvolvimento depende de uma reciprocidade entre o sujeito e o ambiente, um influenciando o outro; passando por estágios bem definidos onde o movimento tem um papel importante no processamento da relação entre a psique e a motricidade. Este pensamento difere-se do de Vygotsky.
PORQUE
II. Vygotsky enfatiza que as funções psicológicas superiores se desenvolvem por meio das relações que o sujeito estabelece com outros humanos, internalizando os modos culturais de comportamento. Onde a aprendizagem tem o papel de impulsionar o desenvolvimento. Deste modo, não é necessário esperar o tempo certo para a criança desenvolver, pois o desenvolvimento vai depender das oportunidades que o contexto sócio-histórico vai oferecer.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
O sintoma é, então, uma defesa psíquica em face de uma desordem psíquica ou biológica, com tendência a exprimir-se por meio da via privilegiada do corpo.
Fonte: FERNANDES, J. M. G. A.; GUTIERRES FILHO, P. J. B. Psicomotricidade: abordagens emergentes. Barueri: Manole, 2012. p. 139.


Considerando as informações e sobre os distúrbios psicomotores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A compreensão sobre o sintoma psicomotor perpassa pela compreensão da associação entre a psique (sentimentos, emoções e cognição) e o biológico do sujeito, que se manifesta no corpo, apresentando características que correspondem a alterações em um determinado sistema.
PORQUE
II. Em alguns tipos de distúrbios psicomotores, verifica-se dificuldade no movimento voluntário, que pode apresentar-se com um deambular desajeitado, como uma catalepsia ou ainda uma sincinesia.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu