FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54_2025

Questão 1
TEXTO I

“Acredito que no processo de ensino importante é compreender o mundo no encontro-confronto do sujeito com a teoria e a prática. No entanto, no caso das crianças de 0 a 6 anos, educadas e cuidadas em creches e pré-escolas, esta compreensão (e construção) do mundo não acontece no encontro-confronto com a teoria e a prática, mas sim no encontro-confronto das crianças com o próprio mundo! Ou seja, acontece nas experiências, nos seus encontros confrontos com o(s) outro(s) (adulto e crianças desde a mais tenra idade), com a dimensão cultural, social e natural que as cerca. Uma experiência marcada e simultaneamente edificada pela brincadeira e interações, sendo estas construídas e mediadas pelas e nas linguagens.”
SILVA, Mariana da. As cantigas de roda nos relatórios, artigos e memórias de estágio de Educação Infantil do curso de Pedagogia da UFSC. 2013, p. 23.


TEXTO II
“A música também é importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regras sociais por parte da criança. Quando uma criança brinca de roda, por exemplo, ela tem a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, situações de perda, de escolha, de decepção, de dúvida, de afirmação.”

NOGUEIRA, M. A. A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, v. 5, n. 2, 2003, p. 24.

Após ler os dois excertos e compreender a relevância da música para a formação do ser humano e por isso deve ser trabalhada dentro da escola, analise as asserções abaixo:

I – O Texto II complementa o Texto I, ao apresentar o lado formativo e cultural que a música pode propiciar para a criança em idade escolar.
 
PORQUE
 
II – O texto I é uma visão técnica e biológica de como o corpo e a mente do ser humano funciona em relação aos estímulos musicais, não aborda aspectos pedagógicos.
 
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
O professor de Arte propõe um trabalho interdisciplinar entre: Educação Física, Língua Portuguesa e as Linguagens artísticas. A proposta consistia em trabalhar a música “Aquarela”, de Toquinho, e a partir disso propor a criação de um jogo que envolvesse o conteúdo da letra da música, competição em grupos e a exploração dos recursos visuais presentes na música.
Elaborado pelo professor, 2024.


Coloque-se na função de um pedagogo que irá avaliar a proposta apresentada pelo professor, você compreende que:

I – É uma boa proposta pedagógica uma vez que envolverá diversos recursos que possibilitarão o desenvolvimento de diversas habilidades dos alunos.

PORQUE


II – O trabalho interdisciplinar permite que outras áreas do conhecimento e outros professores estimulem os alunos para ampliar seu conhecimento e desenvolver com mais profundidade habilidades e competências.
 
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
“As cantigas de roda “Consistem em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, com melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente, coreografia.”
SILVA, Aline G. F. da. Jogos e brincadeiras na escola. Web artigo.18 de mar.2010, p. 3.

Após ler o excerto e notar as possibilidades de trabalho pedagógico com a música na escola, analise as afirmativas seguintes.

I – As cantigas de roda podem ser apresentadas como propostas interdisciplinares, uma vez que envolvem diversas habilidades.
II – As cantigas de roda, dentro da escola, só podem servir como apoio a brincadeiras sem fins pedagógicos.
III – A música na escola só pode estar presente se aliada a sua letra, ou seja, não pode ser parte de um trabalho interdisciplinar.
IV – A música é parte fundamental na formação do ser humano, uma vez que pode trabalhar diversas habilidades distintas.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
A educação artística não deve ser vista apenas como mais uma disciplina no currículo escolar, mas sim como um componente essencial para o desenvolvimento da expressão dos alunos em sua realidade social e cultural. Seu ensino não se limita a padrões fixos, mas busca romper com metodologias engessadas, proporcionando um ambiente de aprendizagem criativo e reflexivo. Dessa forma, a arte contribui para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento integral dos estudantes (Holzmann; Giovanonni; Maes, 1993).

Fonte: HOLZMANN, M.E.F.; GIOVANONNI, N.J.R.; MAES, P.F. Metodologia do ensino de arte na escola. [S.l]: EDUCAR, 1993.

I. A BNCC deveria valorizar mais as linguagens artísticas e evidenciar isso já na Educação Infantil.
II. A BNCC deixa claro a importância das linguagens artísticas desde a Educação Infantil até o Ensino médio.
III. A arte como seu caráter emancipador auxilia a reflexão e formação do aluno no ambiente escolar.
IV. A educação das artes não pode ser menosprezada ou compreendida como algo menor no ambiente escolar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 5
 A civilização da Grécia Antiga foi inspiração para diversas outras civilizações e base científica para diversas áreas do conhecimento. Refletindo sobre isso, analise a imagem a seguir:


​​Fonte: https://pixabay.com/photos/greece-palace-parthenon-iconic-1594689. Acesso em: 10 out. 2023.

Sobre a arte grega e a representação imagética apresentada, analise as afirmativas a seguir:

I. O Império Romano se aproveitou de diversas inovações, técnicas e conceitos gregos em sua produção artística.
II. As colunas gregas foram uma das grandes contribuições arquitetônicas que a Grécia antiga deixou ao mundo.
III. A religião presente na Grécia antiga contribuiu para a diversidade e grandiosidade de templos gregos.
IV. Somente a Grécia atingiu, na antiguidade, tamanha grandeza em suas produções arquitetônicas e artísticas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 6
O ensino da arte na educação básica envolve escolhas pedagógicas do professor, que definem os conteúdos a serem abordados e como serão trabalhados com os alunos. Esse processo inclui tanto a seleção de temas artísticos quanto a definição de metodologias e atividades que possibilitem um aprendizado significativo. Dessa maneira, o professor de arte assume um papel fundamental na mediação entre a arte, a cultura e os estudantes, estruturando estratégias que favoreçam o desenvolvimento criativo e crítico dos alunos (Ferraz; Fusari, 2001)..
Fonte: FERRAZ, M. H. C.; FUSARI, M. F. R. Metodologia do ensino da arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A formação do pedagogo que atuará na função de Educador artístico deve ser consistente, tendo como base teoria, reflexões sobre arte e cultura e práticas docentes.

PORQUE
II. A arte não pode ser tratada como um momento de distração e simples expressão dos sentimentos, mas sim como momento de aprendizagens e formação.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
A expressão artística na infância vai além da técnica e da forma, sendo um reflexo direto das emoções e da individualidade da criança. Nesse sentido, é essencial que a prática educativa respeite e valorize a espontaneidade das produções infantis, sem impor expectativas desproporcionais às suas capacidades. Como afirma Rodrigues (2007, p. 216), “[...] exigir da criança mais do que ela pode nos dar, assim, o respeito e o acatamento a toda a manifestação da sua personalidade, deve ser o nosso principal cuidado. Devemos compreender que todo o desenho produzido livremente por uma criança é antes de mais nada um retrato da sua alma, uma descarga das suas emoções. Antes de julgá-lo pela perfeição de suas formas, devemos analisá-lo pela sua espontaneidade”. Dessa forma, reconhecer a expressividade da criança contribui para o desenvolvimento de práticas artísticas mais significativas e respeitosas às diferentes formas de criação.
Fonte: RODRIGUES, R. Das lembranças de Suzana Rodrigues: tópicos modernos de arte e educação. Vitória: Edufes, 2007, p. 216.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A musicalização na escola é fundamental para auxiliar no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social dos alunos.

PORQUE
II. Só o trabalho com cantigas de roda e músicas populares pode desenvolver essas habilidades nos alunos, ou seja, “a manifestação de sua personalidade”.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
O ensino da Educação Artística deve considerar a natureza singular da arte, que reflete a individualidade e o estado de espírito de cada pessoa. Por ser uma manifestação original e divergente, a arte não segue padrões rígidos, e seu ensino deve respeitar essas características. Dessa forma, as aulas de arte devem incentivar a criatividade e a livre expressão dos alunos, proporcionando um ambiente que valorize tanto o processo quanto a experiência estética e cultural (Holzmann; Giovanonni; Maes, 1993).

Fonte: HOLZMANN, M.E.F.; GIOVANONNI, N.J.R.; MAES, P.F. Metodologia do ensino de arte na escola. [S.l]: EDUCAR, 1993.

Considerando o texto apresentando, analise as afirmativas a seguir:

I. A aula de arte deve ser sempre um padrão para o professor conseguir sempre se aprimorar.
II. A aula de arte deve valorizar a estética, os autores e obras e não o que os alunos querem saber sobre arte.
III. Aproximar a arte de uma experiência sinestésica é um bom caminho para formar o aluno pessoal e cognitivamente.
IV. O caráter original da arte indica a importância dessa formação cultural e pessoal no ambiente escolar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.

Questão 9
Texto I
Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. Envolvendo pessoas de fora no enriquecimento do ensino e promovendo interação com os grupos musicais e artísticos das localidades, a escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis, amadores talentosos ou músicos profissionais.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. 3ª ed. Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Fundamental, 2001, p. 77.

Texto II
A música tem que ser entendida como uma linguagem e não como uma forma de estratégia para banalizá-la. Tem que mostrar um amplo universo de sons para o aluno. Isso vai ajudá-lo a ampliar seus sentidos, como a visão, o tato e, principalmente, a audição. Nosso propósito com essas aulas não é o de formar músicos profissionais, mas como música é cultura, ela vai despertar nessa pessoa também o senso crítico, fazendo com que esse indivíduo não aceite passivamente todo esse material cultural descartável.

Lima, apud LAGINSKI, F. A importância da música na educação. Disponível em: https://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/320514/. Acesso em: 15 out. 2023.

Após ler os excertos sobre a linguagem musical na escola e sua importância. Analise as asserções abaixo:

I- O primeiro excerto aponta para a importância da música dentro e fora da escola como um bem cultural que deve ser estimulado e desenvolvido também na escola.

PORQUE

II – O segundo excerto valoriza a música, mas não compreende-a como linguagem e sim como herança cultural e social.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
"A instrumentalidade da experiência estética reside em possibilitar a continuidade da experiência consumatória, e não em ajudar a configuração de conhecimento em outras áreas, tais como geografia, história, ciências etc."
(BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez. 2002, p.147)


Entendendo que é importante o aluno ter contato com as manifestações artísticas (pintura, escultura, música, dança, teatro e etc.), analise as afirmativas seguintes.

I. A disciplina de Artes deve ser conduzida da mesma forma que as outras disciplinas (português, ciência e etc.), ao promover somente cognição.
II. A arte como disciplina escolar deve ser um espaço de experiência, produção e entendimento da produção da cultura humana.
III. A organização pedagógica da disciplina de Artes deve refletir um momento de desenvolvimento de competências e habilidades.
IV. A arte como expressão artística deve seguir um planejamento rígido e baseado somente na história da arte, sem grandes reflexões.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu