FECHAR

ATIVIDADE 3 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS - 54_2025

ATIVIDADE 3 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS - 54_2025

Questão 1
A Educação Infantil é uma etapa importante da educação que envolve fatores sociais, motores, cognitivos e afetivos da criança, e que, o gestor juntamente com os profissionais, coordenadores e professores   precisam   promover um   ambiente   significativo, para   que ocorra   a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
Fonte: SANTOS, Lilian Santana. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2021.
Ao relembrar os diferentes elementos de construção dos movimentos motores, leia as asserções abaixo:

I. Realizar um giro, correr com uma bola na mão e realizar um lançamento de dardo são exemplos de tarefas de estabilidade, de locomoção e manipulação, respectivamente.
II. Os aspectos musculares estão relacionados a coordenação motora fina e coordenação motora grossa.
III. A função intencional do movimento se divide em 3 classificações? Em série, contínuas e discretas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III.

Alternativa 2:

I, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 2
Para a Sociologia da Infância “as crianças criam e participam de suas próprias  e  exclusivas  culturas  de  pares  quando  selecionam  ou  se  apropriam criativamente  de  informações  do  mundo  adulto  para  lidar  com  suas próprias  e exclusivas preocupações.
Fonte: OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de Souza. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2019.
Gallahue e Ozmun demonstram características gerais das crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Assinale a alternativa que descreve exemplos de aspectos gerais.
Alternativas
Alternativa 1:

Transformação do ambiente do lar para o ambiente da escola.

Alternativa 2:

Fase de movimentos especializados e grandes mudanças.

Alternativa 3:

Preferência de domínio de grupos em pares e de jogos.

Alternativa 4:

Aumento do rendimento de forma qualitativa e rápida.

Alternativa 5:

Fase de movimentos especializados e comunicação.

Questão 3
A  criança  por  muito  tempo  foi  vista  numa  perspectiva  do  vir  a  ser. Nesse contexto, os adultos pensavam e construíam os currículos da Educação Infantil com foco  na  ausência,  ou  seja,  no  que  deduziam  que  as  crianças  não  sabiam  e precisariam aprender.
Fonte: SANTOS, Lilian Santana. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2021.
Sobre o planejamento das aulas para a educação infantil, avalie as asserções abaixo:

I. As ações das crianças são importantes para o planejamento, incluindo suas ideias, hipóteses, choros, falas, desejos, entre outros.

PORQUE
II. Ao ser considerado como um ser social, a adaptação é oportunizada na família e na comunidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 5:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Questão 4

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e corresponde à fase em que as crianças têm a oportunidade de conviver em um grupo social mais amplo. Trata-se de um universo com características próprias com espaços, tempos, organizações e práticas construídas no seio das intensas relações crianças-crianças, crianças-adultos e adultos-adultos, distinto do ambiente familiar, comum para a criança até sua inserção no cenário escolar.

Fonte: GIACHINI, A. C. B.; LEÃO, A. M. C. Relação de gênero na educação infantil: apontamentos da literatura científica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1409-1422, 2016. Disponível em: https://bityli.com/QuNoGoz. Acesso em: 30 ago. 2022.

Considerando o texto e as informações sobre as características da criança na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento da criança no período da Educação Infantil acontece de maneira inconstante.

II. As características cognitivas das crianças da Educação Infantil se localizam no período chamando de estágio inicial.

III. As ações como andar, correr, arremessar, puxar, empurrar, subir, entre outras, devem estar presentes nas atividades para essa faixa etária.

IV. O desenvolvimento socioafetivo da criança na Educação Infantil se encontra na etapa de formação da personalidade. A partir dos seus três anos existe o estágio do personalismo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
A  ação  investigativa  do  docente  ao atuar com as crianças recorre aos seus conhecimentos teóricos, que norteiam a sua visão  crítica  e  auxiliam  na  interpretação  das  diversas  manifestações  infantis.  Por isso,  olhar  para  a  criança  e  escutar  suas  narrativas  permite  compreender  o  seu ponto  de  vista  e  construir  um  trabalho  pedagógico  a  partir  da  interação  social.
Fonte: SANTOS, Lilian Santana. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil?. Ensino em Perspectivas, 2021.
Sobre as crianças das séries iniciais do ensino fundamental, avalie as asserções a seguir:

I. A criança deve ser oportunizada à aprendizagem de novos movimentos, gestões ou padrões nas aulas de Educação Física.

PORQUE
II. Ao considerar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, o professor consegue potencializar o planejamento das aulas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
O planejamento escolar é apontado como alternativa de organização coletiva, em que diversos segmentos envolvendo (professores das diversas áreas, alunos, funcionários administrativos e comunidade) devem discutir e decidir coletivamente e publicamente os objetivos, metas, finalidades, valores, atitudes e solucionem os problemas comuns à escola, viabilizando assim a materialização de uma escola realmente democrática e objetiva.
Fonte: OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de Souza. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2019.
Para eleger a seleção de conteúdos, Pilleti elenca critérios que devem ser considerados para essa ação. Assinale a alternativa que apresenta exemplos corretos desses critérios:
Alternativas
Alternativa 1:

Validade, horizontalidade e possibilidade de elaboração.

Alternativa 2:

Viabilidade, integralidade e continuidade.

Alternativa 3:

Flexibilidade, culturalidade e imediatismo.

Alternativa 4:

Utilidade, adequação às necessidades culturais e sociais e interesse.

Alternativa 5:

Significação, abstração e interpretação.

Questão 7

A partir do final do século XX, depois que o país já tinha passado por várias transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, após muitas reivindicações sociais pela liberdade política e pela democratização da educação das crianças de zero a seis anos, em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, as crianças passaram a ser consideradas cidadãs de direito. A partir daí, a educação infantil tornou-se: direito da criança e dever não só da família, mas também do Estado. Contudo, para que esse direito fosse concretizado com maior legitimidade, era necessário que ele estivesse na lei que rege a Educação Nacional, fato ocorrido em dezembro de 1996, com a promulgação da Lei nº 9.394/96, que integrou a Educação Infantil à Educação Básica.

Fonte: SANTANA, D. Legislação e políticas públicas para a educação no Brasil: o lugar da educação infantil neste contexto. Enciclopédia Biosfera​, v. 7, n. 12, 2011. Disponível em: https://bityli.com/ObTNdXZ . Acesso em: 26 ago. 2022.

Considerando o texto e os conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as afirmativas a seguir:

I. A Educação Infantil apresenta fases que estão conectadas à segunda infância, e foi formada pelas creches e os jardins de infância.

II. O movimento de legitimação da Educação Infantil, no decorrer da história, esteve sempre ligado à compreensão de que a Educação Infantil é uma instituição de ensino.

III. A institucionalização da Educação Infantil apresentou algumas dificuldades em sua estruturação, pois seu objetivo era focado nas questões assistenciais e também de custódia.

IV. A Educação Infantil, durante o percurso de sua história, apresenta andamentos acerca dos objetivos distintos que, muitas vezes, apresentam preocupação com o educar ou com o cuidar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 8
Escutar  o  que  a  criança  tem  a  nos  dizer,  sobre  o  que  esperam  aprender  na escola,  dá  significado  para  esses  sujeitos  que  relacionam  o  cotidiano  com  seus desejos  e  das  suas  famílias.  É  importante  que  a  criança  seja  protagonista  também na elaboração do currículo construído no coletivo com as crianças, e não somente, consumidora de um currículo feito para elas.
Fonte: OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de Souza. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2019.
Ao considerar os diferentes eixos de ensino para organizar e estruturar os conteúdos que serão abordados em uma aula de Educação Física para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, deve-se estar atento a alguns pontos específicos. A se considerar a descrição “Viabilizar o entendimento do movimento como representação social e expressão corporal, bem como o estimar em diferentes manifestações culturais”. Assinale a alternativa que descreve sobre qual eixo de ensino a descrição se refere:
Alternativas
Alternativa 1:

Movimento e a saúde.

Alternativa 2:

Movimento e os jogos.

Alternativa 3:

Movimento e a corporeidade.

Alternativa 4:

Movimento em expressão e ritmo.

Alternativa 5:

Movimento e expressão corporal.

Questão 9
A criança pequena apresenta certa dependência do adulto nas rotinas de cuidado (higiene, limpeza, saúde), fato que chama a atenção para sua vulnerabilidade (física, emocional, social) e que tem relação com a necessidade de atenção privilegiada aos aspectos socioemocionais imprescindíveis ao progresso nos diferentes âmbitos do desenvolvimento.
Fonte: FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; DA COSTA, Sinara Almeida. Educação infantil: história, formação e desafios. Revista Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 82-103, 2019.
A criança da educação infantil apresenta características próprias e as atividades devem ser organizadas de acordo com suas organizações. Assim, avalie o que se propõe a seguir:

I. Possuem preferência por atividades que possuem alta complexidade e baixa intensidade.
II. Apresentam opinião própria e facilidade para aprender novos movimentos.
III. É geralmente egocêntrica, lúdica, comunicativa e fantasiosa.

Considerando V para verdadeiras e F para falsas, a alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:

F, F, V.

Alternativa 2:

V, V, F.

Alternativa 3:

F, V, F.

Alternativa 4:

V, F, V.

Alternativa 5:

F, V, V.

Questão 10

O planejamento é uma atividade mental e emerge como uma atividade humana fundamental pela possibilidade que oferece de guiar os nossos passos e de enfrentar sistemas imprevisíveis – ora, o ensino é um sistema imprevisível. É óbvio que não há necessidade de planejar em sistemas altamente previsíveis: para que planejar se sabemos como as coisas acontecem? Contudo, pelo contrário, quanto maior for a imprevisibilidade do sistema, mais importante se torna o planejamento, ajudando a reduzir essa margem de imprevisibilidade e a controlar a atividade.

Fonte: JANUÁRIO, C. O planejamento de jovens professores de Educação Física. Casa da Educação Física, p. 109-118, 2017. Disponível em: https://bityli.com/hLnimGw. Acesso em: 29 ago. 2022.

Considerando o texto e as informações sobre as etapas de um planejamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Os objetivos gerais são temáticos e estabelecidos para um mês de aula ou 15 dias.

II. A etapa do planejamento chamada de diagnóstico é realizada no final com um olhar geral em todos os itens.

III. Os conteúdos a serem trabalhados pelo professor de Educação Física devem estar dentro da realidade do ambiente escolar.

IV. A avaliação deve ser feita de maneira contínua, através de ficha de acompanhamento individual, acompanhamento da turma, entrevistas ou questionários.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu