FECHAR

ATIVIDADE 3 - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 54_2025

ATIVIDADE 3 - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 54_2025

Questão 1
A educação humana fundamenta-se na instituição denominada Escola. Ali, os sujeitos se apropriam, desenvolvem e recriam conhecimentos fundamentais para a formação humana. A Escola organiza esses conhecimentos através do Projeto Político Pedagógico. Esse projeto possui intencionalidades e concepções que buscam tratar dos processos educativos essenciais para a sociedade como um todo. De acordo com Gadotti (1996), o projeto político-pedagógico da escola apoia-se: no desenvolvimento de uma consciência crítica; no envolvimento das pessoas: a comunidade interna e externa à escola; na participação e na cooperação das várias esferas de governo; na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do projeto. Neste sentido, o Projeto Político Pedagógico apresenta, em suas ordens, os eventos escolares. Esses aparecem como festas e cerimônias do calendário civil, e também aqueles eventos que acontecem fora da escola ou fora do horário da aula, denominados eventos extraescolares.
NICACIO, F. V. EDUCAÇÃO FÍSICA E EVENTOS ESCOLARES: dando voz aos alunos do Colégio Santa Maria Pampulha. 2009. 66 f. Trabalho de  conclusão de curso  (Graduação). Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte - MG, 2009.
É importante ressaltar que o evento escolar é um meio para promover a relação família, comunidade e escola e isto deve ser fomentado pelo professor, pois essa relação pode desempenhar um papel fundamental na formação das crianças e dos adolescentes. A participação é um princípio ímpar nessa relação e, muitas vezes, difícil de ser conquistado, pois há muita resistência de todos os lados para que essa participação se dê de forma legítima e em um nível alto.
SOUZA, C. R. T. de. Organização de eventos escolares. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o trecho acima e os conteúdos trabalhados na disciplina a respeito da participação em eventos, analise as afirmativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

​I. É considerada uma participação de nível baixo quando é apenas representativa ou de apreciação de opinião, ou seja, a pessoa apenas expressa o que pensa a respeito de um assunto, por exemplo, um pai que vota em um determinado tema para a realização de um evento, porém, não contribui em mais nada para realizá-lo.

II. O nível médio de participação acontece quando os interessados participam de uma ação buscando informações e acompanhando algumas decisões que são tomadas a respeito do que foi acordado.

​III. O nível alto refere-se a ir além de só decidir; implica definir as regras, pronunciar-se e agir coletiva e permanentemente, isto significa ser parte, construir junto.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V.

Alternativa 2:

F, F, V.

Alternativa 3:

F, F, F.

Alternativa 4:

F, V, F,

Alternativa 5:

V, V, V.

Questão 2
Assim como em todos os processos do gerenciamento, é necessária uma revisão periódica para determinar o andamento do processo. A sugestão é reservar um tempo específico, talvez, como parte de uma avaliação mais ampla do evento.
SOUZA, C. R. T. de. Organização de eventos escolares. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre as formas de avaliação de um evento escolar, analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação pode ser dividida em duas abordagens: qualitativa e quantitativa. A primeira se preocupa com a quantidade de pessoas que participaram do evento.
II. A abordagem quantitativa está relacionada à avaliação subjetiva e visa compreender em quais aspectos o evento contribuiu com a escola.
III. A preocupação com a qualidade do evento, as aprendizagens e as emoções proporcionais é avaliada na abordagem qualitativa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 3
Para proporcionar a participação de todos os alunos nos eventos escolares, isto é, para que todos se sintam acolhidos, existem os eventos não competitivos. Eles também são conhecidos como atividades complementares.
SOUZA, C. R. T. de. Organização de eventos escolares. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre os eventos não competitivos, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Esse tipo de evento especificamente deve ter o fim em si mesmo, pois não necessariamente significa um ambiente de ensino e aprendizagem.

PORQUE
II. Mesmo que previstos no calendário e no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, ocorrem no contraturno escolar.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4

As etapas para elaborar um projeto escolar são diversas, porém muito importantes e podem ser organizadas de diversas maneiras, mas ao focar no contexto escolar, alguns itens são fundamentais, como: tema, introdução, metodologia e objetivos. Um projeto pode ser considerado como o que se pretende fazer, até mesmo um instrumento orientador da ação que se deseja realizar.

SOUZA, C. R. T. Organização de Eventos Escolares. Maringá: UniCesumar, 2020. (Adaptado)

De acordo com o exposto acima e o material da disciplina, avalie as afirmações abaixo:

I. Em um projeto a capa é fundamental e deve conter informações do evento como o tema, nome e dados do idealizador do evento.

II. No projeto é importante apresentar a proposta de atividades juntamente com as comissões. Sendo um item que pode estar em aberto para receber as contribuições.

III. A o inserir os objetivos do evento é essencial levar em conta o que se quer, qual a meta do evento, para que será realizado. E devem ser pensados, principalmente, em relação ao público.

IV. Ao pensar em um evento é interessante pesquisar e estudar alguns livros e autores para desenvolver a proposta escolhida, porém não é necessário pontuar essas referências no momento do projeto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5

O recurso de registrar é fundamental não só para conservar os dados de um evento, mas também tem papel importante para todos os participantes e envolvidos, pois, proporciona memórias que eles poderão levar para a vida. Além disso, o registro é a melhor forma para que se consiga fazer uma boa avaliação, dessa forma é possível analisar todos os resultados do seu trabalho, como se os objetivos foram atingidos e se a metodologia utilizada deu certo.

SOUZA, Cléia Renata Teixeira de. Organização de Eventos Escolares. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Com base no material estudado, examine as afirmações abaixo:

I. No registro fotográfico uma comissão ou uma pessoa fotografa todo o evento, todas as atividades e ações realizadas, além de tudo que acontece no local.

II. O registro por filmagens é um instrumento bem legítimo e também faz o papel de registrar com bastante autenticidade, pois aponta os acontecimentos do evento no momento real.

III. Nos tipos de registros fotográfico e por gravações de áudios é necessário ter a autorização das pessoas, ou o direito ao anonimato, principalmente, quando há a intenção de divulgar resultados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6

Antes de organizar um evento, é importante que a ideia seja incorporada por alguns empreendedores, que começarão a lhe dar forma mediante o levantamento do maior número possível de elementos, tais como: reconhecimento das necessidades desse evento; elaboração de alternativas para suprir as suas necessidades; identificação dos objetivos específicos; coleta de informações sobre os participantes; listagem dos resultados desejados etc.

Matias, M. Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas. Editora Manole, 2013. 9788520449028. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520449028/. Acesso em: 14 Jul 2021

Considerando a importância da equipe de trabalho na organização de um evento, associe as duas colunas, relacionando as comissões com suas respectivas funções.

(1) Comissão geral. ​ (  ) Busca de recursos e compra dos materiais necessários.
(2) Comissão financeira. ​ (  ) Responsável  pela abertura, premiação e encerramento do evento.
(3) Comissão de cerimonial. ​ (  ) Distribuir as tarefas e acompanhar o andamento de todas as atividades.
(4) Comissão de divulgação. (  ) Definir e executar estratégias para informar o público alvo sobre a realização do evento por diferentes canais de comunicação.
​A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:

1, 3, 4, 2.

Alternativa 2:

1, 4, 2, 3.

Alternativa 3:

2, 3, 1, 4.

Alternativa 4:

4, 2, 3, 1.

Alternativa 5:

3, 1, 2, 4.

Questão 7

Trabalhar na área de eventos requer alta dose de responsabilidade, flexibilidade, organização cognitiva, ações práticas, definições estratégicas, profissionalismo e um olhar aguçado para reconhecer os diversos fatores que compõem esse mercado. Há fatores que podem garantir o sucesso ou prejudicar totalmente a realização do que se planeja na organização de um evento escolar.

OLIVEIRA, S. M. T. Práticas de Planejamento e Organização de Eventos. EDITORA IFB, 2016. Adaptado.

Dessa forma, podemos considerar como erro na organização de eventos:

I. Não delegar tarefas, em especial se o coordenador tiver um perfil centralizador.

II. Não realizar contato prévio com as pessoas escaladas para fazerem parte das equipes de trabalho, sem um acordo prévio, não devemos supor que determinado profissional participará do nosso projeto.

III. Não apresentar objetivos precisos. Um objetivo mal definido, ambíguo ou difuso não nos permitirá ter a clareza necessária para traçar as ações que deverão ser realizadas para que o projeto aconteça como o esperado.

IV. Não dar a devida importância à apresentação de um projeto. Uma apresentação mal elaborada poderá se transformar em obstáculo no momento em que o projeto é aceito, seja por profissionais das comissões, seja para potenciais apoiadores.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

III e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8

O objetivo de um evento escolar é antes de tudo o fortalecimento do aprendizado e da construção do conhecimento, o objetivo está vinculado ao tema bem como, à organização de tarefas a serem executadas pelos envolvidos.

SOUZA, Cléia Renata Teixeira. Organização de Eventos Escolares. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020 (adaptado).

Com base no texto acima, avalie as seguintes afirmativas:

I. O objetivo do evento escolar é o ponto de partida e o caminho a ser percorrido para que seja alcançado o propósito do projeto.

II. Objetivos gerais e objetivos específicos devem estar em constante troca, intrinsicamente conectados entre si e, em concordância com o projeto inicial.

III. Objetivos específicos tem a finalidade de dar nome e tema ao projeto, especificando ações a serem tomadas para a realização do mesmo, sendo esses objetivos uma espécie de fio condutor do evento.

IV. Os objetivos gerais e específicos além de tratarem da organização e condução da execução de tarefas em um evento, fomentam a interdisciplinaridade no contexto escolar, a troca com o entorno social, englobando ainda a avaliação do evento.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III, IV, apenas.

Questão 9

O objetivo norteia o evento, é a partir dele que as atividades serão desenvolvidas e que fará uma trilha para o que se espera do evento ou da atividade (SOUZA, 2019). De acordo com Marangon (2005, on-line) apud Souza (2019), o evento é uma estratégia aplicada para fortalecer o aprendizado, por isso, ter claro um objetivo é primordial. A partir da definição dos objetivos, consegue-se planejar de forma como tudo será organizado, as tarefas a serem cumpridas pelas comissões organizadoras e participantes, onde a autora reforça que o evento com fins educacionais, se orientará pelo objetivo proposto, que deve contemplar sempre a intenção educativa das atividades.

SOUZA, Cléia Renata Teixeira de. Organização de Eventos Escolares. Maringá. UniCesumar. 2019. [Adaptado].

Considerando o texto apresentado e os objetivos de um evento escolar, avalie as afirmações a seguir:

I. Os objetivos específicos devem estar sempre vinculados ao objetivo geral.

II. O objetivo deverá demonstrar o propósito definido, as tarefas do contexto e se é pertinente para o evento que se pretende realizar.

III. Os objetivos específicos jamais deverão ser elaborados a partir do geral, pois cada um atende a uma demanda especifica na organização de um evento.

IV. Os objetivos, por sua vez, especificarão as ações, definirão a sequência das atividades, indicarão como desenvolver cada tarefa do evento e orientarão para que os resultados sejam atingidos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 10
As pesquisas de opinião dos participantes internos e externos oferecem subsídios ao processo de avaliação final do evento. Nesse processo, a avaliação que os participantes fazem do evento é realizada por intermédio de respostas.
SOUZA, C. R. T. de. Organização de eventos escolares. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre os diferentes instrumentos ou estratégias de avaliação, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma opção para a avaliação de um evento são as entrevistas, pois, por meio delas, é possível questionar os participantes acerca das opiniões sobre o evento. Assim, é possível organizar relatórios.
​II. As observações e os relatos podem ser feitos durante o momento final do evento, visto que devem ser registrados por filmagens de vídeo que devem detalhar a legitimidade do processo.
III. As rodas de conversa são necessárias durante o evento, pois são nelas que as comissões conseguem averiguar as fragilidades e as potencialidades apontadas pelos participantes.
IV. Sugere-se a utilização do questionário quando são organizadas questões fechadas e/ou abertas, nas quais o participante sente liberdade para responder sobre o evento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu