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ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

 

QUESTÃO 1

A antropologia surgiu como ciência voltada para o estudo das culturas humanas, especialmente das chamadas sociedades "primitivas". Ao longo do tempo, seu foco se expandiu para incluir todas as formas de organização social. O conceito de cultura, nesse campo, vai além do senso comum, que muitas vezes o associa apenas à erudição.

Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A Antropologia busca compreender a diversidade cultural humana a partir de metodologias científicas, superando visões preconceituosas.

II. O conceito de cultura, no senso comum, está limitado à ideia de sofisticação e consumo de produtos intelectuais.

III. A Antropologia legitima a ideia de que algumas culturas são superiores às outras, mantendo a hierarquia entre os povos.

IV. O estudo do “outro” possibilita à Antropologia uma melhor compreensão da própria sociedade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2

Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, desenvolveu a teoria do fato social. Para ele, a sociedade impõe aos indivíduos regras e costumes que não são criados por eles, mas que, ainda assim, devem ser seguidos. Tais regras existem independentemente da vontade individual e se assemelham a fenômenos naturais.

Fonte: ​SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.

Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Os fatos sociais, para Durkheim, são construções individuais que desaparecem com a morte dos sujeitos.
Alternativa 2 - Durkheim considerava os fatos sociais como invenções subjetivas que surgem da vontade de cada indivíduo.
Alternativa 3 - Segundo Durkheim, só podemos considerar um fato social se ele estiver registrado formalmente em leis ou documentos públicos.
Alternativa 4 - Os fatos sociais são regras impostas por autoridades políticas que se renovam com o tempo e dependem da consciência individual.
Alternativa 5 - Durkheim via os fatos sociais como estruturas externas ao indivíduo, que influenciam sua conduta independentemente da sua vontade.
QUESTÃO 3
A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica, transformando a "experiência vivida" em "experiência compreendida". O trabalho docente é considerado filosófico, porque é epistemológico, lidando diretamente com o saber e o conhecimento humano, envolvendo constante reflexão sobre o agir didático-metodológico. A Filosofia da Educação é um campo que direciona e problematiza a prática pedagógica e a formação humana, sendo que a educação é uma prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica. Historicamente, a educação não se manifesta como um fim em si mesma, mas como um instrumento de manutenção ou transformação social, articulando-se com uma pedagogia que é uma concepção filosófica da educação.

CARVALHO, C. L. S. et alFundamentos da Educação. Maringá, PR: Unicesumar, 2022.

Com base no excerto, qual é a principal relação estabelecida entre filosofia e história no contexto educacional?

Alternativas
Alternativa 1 - A filosofia oferece condições para o desenvolvimento da consciência crítica, transformando experiência vivida em compreendida, enquanto a história contextualiza as concepções teóricas que direcionam as práticas educacionais.
Alternativa 2 - A história determina exclusivamente as práticas pedagógicas, enquanto a filosofia serve apenas como ornamento teórico sem aplicação prática na educação.
Alternativa 3 - A filosofia e a história competem entre si na formação docente, sendo necessário escolher uma das duas abordagens para fundamentar a prática educativa.
Alternativa 4 - A filosofia e a história são campos independentes que não se relacionam com a prática educativa, sendo estudadas separadamente na formação docente.
Alternativa 5 - A relação entre filosofia e história é meramente cronológica, servindo apenas para organizar temporalmente o desenvolvimento das teorias educacionais.
QUESTÃO 4

Karl Marx desenvolveu uma análise crítica da sociedade capitalista, concluindo que o motor da história é a luta de classes. Para compreender a sociedade capitalista, Marx investigou o funcionamento da história humana desde os primórdios da civilização, observando que as grandes transformações pelas quais passou a humanidade foram as transformações de um modo de produção a outro, iniciando pelo escravista, passando pelo feudal e chegando ao capitalista. Segundo Marx, esses diferentes modos de produção abarcavam diferentes modelos de sociedade, que sempre carregam classes com diferentes relações de propriedade (uma dominada e a outra dominante), constituindo, assim, a estratificação social. Na sociedade burocratizada, a educação funcionaria como um meio de manutenção de uma situação de dominação, sendo reduzida à busca por riqueza material e ascensão social.

Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre o pensamento marxista, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Na perspectiva marxista, a educação na sociedade capitalista funciona como um instrumento de manutenção da dominação de classe, reproduzindo as relações de poder existentes entre dominantes e dominados.

PORQUE

II. Marx compreendeu que o motor da história é a luta de classes, e que os diferentes modos de produção sempre carregam classes com diferentes relações de propriedade, constituindo a estratificação social que se reflete nas instituições educacionais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 5

As Ciências Sociais, como campo de estudos mais amplo, proporcionam, por meio do estudo científico, a produção de um olhar mais orientado sobre a realidade em que vivemos. A Sociologia colabora para que sejamos mais curiosos e atentos em relação às explicações sobre como nos organizamos coletivamente, enquanto a Antropologia revela que existem inúmeros significados para as maneiras de agir, ser e pensar da humanidade, assim como há diversas possibilidades de se estabelecer a convivência social. Em um âmbito geral, a Sociologia e a Antropologia contribuem para que os profissionais da educação construam uma atuação profissional contextualizada, considerando os diversos âmbitos da vida em sociedade, economia, cultura e política, como elementos determinantes e formadores de seres sociais.

CARVALHO, C. L. S. et alFundamentos da Educação. Maringá, PR: Unicesumar, 2022.

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre as contribuições das Ciências Sociais para a educação:

I. A Sociologia contribui para que os educadores sejam mais curiosos e atentos às explicações sobre como nos organizamos coletivamente em sociedade.

II. A Antropologia revela a existência de múltiplos significados para as maneiras de agir, ser e pensar da humanidade, mostrando diversas possibilidades de convivência social.

III. As Ciências Sociais trabalham com uma lente multifuncional que isola a individualidade da origem social para a melhor compreensão dos fenômenos educacionais.

IV. A orientação do olhar por meio da Sociologia e da Antropologia é essencial para que a prática educacional tenha a análise social como norteadora.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6

A história da educação brasileira revela transformações significativas conforme os contextos políticos e sociais. Da Pedagogia Nova à Pedagogia Tecnicista e, posteriormente, à Pedagogia Histórico-Crítica, diferentes concepções de ensino marcaram épocas distintas. A redemocratização intensificou a busca por uma educação mais crítica e transformadora.

Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir sobre as tendências pedagógicas no Brasil:

I. A Pedagogia Nova surgiu como proposta de renovação dos modelos escolares tradicionais no início do século XX.

II. A Pedagogia Tecnicista foi adotada durante o Regime Militar, com foco na formação prática e funcional do estudante.

III. A redemocratização no Brasil impulsionou a valorização de uma educação voltada à crítica social e à transformação, com base na Pedagogia Histórico-Crítica.

IV. Paulo Freire foi um dos principais expoentes da Pedagogia Tecnicista, influenciando fortemente a formação educacional durante o Regime Militar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - IV, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7

A teoria marxista busca compreender a sociedade capitalista a partir do desenvolvimento histórico da humanidade. Para Marx, o trabalho é elemento central nas relações humanas e motor da transformação social. A desigualdade surge quando poucos detêm os meios de produção e muitos vendem sua força de trabalho. A história, para ele, é marcada por modos de produção e por lutas entre classes sociais.

Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.

Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A teoria marxista defende que a desigualdade social é natural e decorre da meritocracia entre os indivíduos.
Alternativa 2 - Segundo Marx, a luta de classes só aparece no capitalismo, não existindo nos modos de produção anteriores.
Alternativa 3 - Marx compreendia que o trabalho medeia a relação do ser humano com a natureza e com outros seres humanos.
Alternativa 4 - Para Marx, todos os modos de produção ao longo da história humana permitiram igualdade entre as classes sociais.
Alternativa 5 - Marx afirmava que o trabalho era secundário para o desenvolvimento da sociedade, pois o progresso vem apenas da tecnologia.
QUESTÃO 8
A perspectiva sociológica de Max Weber contrasta com o pensamento positivista ao destacar a importância da ação individual com sentido. Para ele, é por meio das relações interpessoais e das motivações dos indivíduos que a sociedade se constitui. Seu método compreensivo busca entender os motivos subjetivos que orientam o agir social.

Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.

Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Segundo Weber, os valores sociais são impostos biologicamente e não sofrem influência do meio.
Alternativa 2 - A ação social, para Weber, é sempre racional e voltada exclusivamente para o interesse econômico.
Alternativa 3 - A teoria de Weber defende que a sociedade é resultado da soma das ações individuais dotadas de sentido.
Alternativa 4 - Weber considerava que as regras sociais são fixas e imutáveis, não dependendo da interpretação dos indivíduos.
Alternativa 5 - Para Weber, a sociedade se impõe ao indivíduo como um fato externo e coercitivo, independente de sua vontade.
QUESTÃO 9
Leia o texto a seguir:

"A educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos, não se verifica nem pode verificar se esta superação. Pelo contrário, refletindo a sociedade opressora, sendo dimensão da "cultura do silêncio", a "educação" "bancária" mantém e estimula a contradição. Daí, então, que nela:

a) o educador é o que educa; os educandos, os que são educados;

b) o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem;

c) o educador é o que pensa; os educandos, os pensados;

d) o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente;

e) o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados;

f) o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos, os que seguem a prescrição;

g) o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam, na atuação do educador;

h) o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, jamais ouvidos nesta escolha, se acomodam a ele".

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. p. 82.

 

A partir da sua interpretação dos tópicos, a qual sistema educacional o educador Paulo Freire está se referindo? O autor apoia ou critica esse sistema?

 

Alternativas
Alternativa 1 - educação bancária, apoia.
Alternativa 2 - educação bancária, critica.
Alternativa 3 - educação libertadora, critica.
Alternativa 4 - educação libertadora, apoia.
Alternativa 5 - educação revolucionária, critica.
QUESTÃO 10
Analise o excerto a seguir:

"A maior preocupação da etnografia é obter uma descrição densa, a mais completa possível, sobre o que um grupo particular de pessoas faz e o significado das perspectivas imediatas que eles têm do que eles fazem; esta descrição é sempre escrita com a comparação etnológica em mente. O objeto da etnografia é esse conjunto de significantes em termos dos quais os eventos, fatos, ações, e contextos, são produzidos, percebidos e interpretados, e sem os quais não existem como categoria cultural. Esses conjuntos de significantes nos apresentam como estruturas inter-relacionadas, em múltiplos níveis (OGBU, 1981) de interpretação."

 

MATTOS, CLG. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, C; CASTRO, P. (org). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 54.

 

Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir sobre a abordagem etnográfica:

I. A etnografia busca fornecer uma descrição detalhada e abrangente das atividades e significados de um grupo específico.

II. A comparação é um elemento essencial na elaboração das descrições etnográficas.

III. Os significados atribuídos aos eventos e ações são fundamentais para entender como esses elementos se constituem como categorias culturais.

IV. A etnografia é menos preocupada com a interpretação dos significados e mais focada na coleta de dados objetivos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.
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