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ATIVIDADE 3 - BEDU - PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - BEDU - PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - BEDU - PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - 53_2025

 

Questão 1
A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano desenvolvida por Bronfenbrenner (2011, apud OLIVEIRA, 2018), é uma das principais teorias que discutem o desenvolvimento humano. Nela, podemos compreender que o desenvolvimento humano é resultado da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele está inserido.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Bronfenbrenner dividiu o desenvolvimento humano em etapas, ou melhor dizendo, em sistemas. Assinale a alternativa que contenha corretamente estas etapas:
Alternativas
Alternativa 1:

Id, Ego, Superego, Inconsciente e Consciente.

Alternativa 2:

Sensório motor, Pré operatório, Operatório Concreto, Operatório Formal e Mediação.

Alternativa 3:

Iniciação, Desenvolvimento, Excelência, Profissional e Aposentadoria.

Alternativa 4:

Anomia, Heteronomia, Autonomia, Empatia e Equilibração.

Alternativa 5:

Microssistema, Mesossistema, Exossistema, Macrossistema e Cronossistema.

 

Questão 2
Wylleman e Lavallee (2004, apud OLIVEIRA, 2023) apresentam um modelo de desenvolvimento da carreira esportiva com quatro fases: Iniciação, Desenvolvimento, Excelência e Aposentadoria. A transição para o esporte induz uma mudança de identidade para o atleta. Ao término da carreira, atletas que se dedicaram ao esporte por muito tempo podem ter dificuldades de adaptação devido à forte identidade atlética e à falta de exploração de outras atividades ou carreiras.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


Diante das informações apresentadas sobre o modelo de desenvolvimento da carreira esportiva, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A fase de desenvolvimento da carreira esportiva é caracterizada por um aumento no nível de exigência esportiva. 
II. A forte identidade atlética, associada ao fechamento de identidade, facilita a adaptação dos atletas após o término da carreira esportiva. 
III. A transição para o esporte induz uma mudança de identidade, e o término da carreira pode levar à perda de uma parte importante do eu para o atleta.

  É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 3
Segundo a Teoria da Autodeterminação, a motivação extrínseca pode ser dividida em vários tipos. Entre elas está a Motivação Extrínseca de Regulação Externa.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre a Motivação Extrínseca de Regulação Externa, assinale a alternativa correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

Neste tipo de motivação, a pessoa realiza uma atividade regulada a partir das consequências sentimentais que este comportamento pode gerar.

Alternativa 2:

É o tipo de motivação em que a pessoa realiza uma atividade apenas para receber alguma recompensa, ou evitar a punição.

Alternativa 3:

Pessoas que apresentam uma motivação regulada externamente realizam suas atividades nem sempre por escolha, mas por necessidade, e podem não apreciar tal atividade.

Alternativa 4:

A pessoa realiza comportamentos porque são totalmente assimilados dentro do próprio sistema.

Alternativa 5:

Motivação que leva a pessoa a realizar uma atividade por prazer.

 

Questão 4
Segundo Weinberg e Gould (2017, apud OLIVEIRA, 2018), a motivação é toda energia dispensada em uma direção e com intensidade suficiente para atingir um objetivo.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre a motivação, analise as afirmativas abaixo.

I. A direção da motivação significa o quanto um atleta se sente atraído por determinada ação.
II. A intensidade da motivação significa o quanto um atleta se esforça para permanecer na situação envolvida.
III. Não há diferença de motivação para um atleta quando ele está em diferentes estágios do desenvolvimento esportivo. A motivação é apenas uma para cada atleta.

Estão corretas as afirmativas:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

III apenas.

Alternativa 4:

I e II apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.
 

Questão 5
São várias as teorias que tentam explicar o que seria a motivação no contexto esportivo. Uma das teorias mais utilizadas atualmente é a chamada Teoria da Autodeterminação, que entre vários fatores considera a existência de uma Motivação Intrínseca e uma Motivação Extrínseca.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre a Motivação Extrínseca, assinale a alternativa correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

Significa que um atleta pratica um determinado esporte porque ele quer, baseado em suas próprias vontades, por prazer.

Alternativa 2:

Ser motivado extrinsecamente significa que o sujeito aprendeu a ser autodeterminado.

Alternativa 3:

Quando um atleta é motivado extrinsecamente, ele se envolve livremente em uma atividade que ele acha interessante.

Alternativa 4:

É considerada o tipo de motivação unidimensional, ou seja, não é dividida em diferentes tipos de motivação extrínseca.

Alternativa 5:

No geral, é caracterizada por levar o indivíduo a não se dedicar a uma atividade por prazer, mas sim para obter algum tipo de recompensa.

 

Questão 6
A principal característica do modelo Big 5 é a definição dos cinco traços de personalidade mais amplos, chamados de Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura para Experiências.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


Diante das informações apresentadas sobre o modelo Big 5, analise as afirmativas a seguir:
  
I. Extroversão é caracterizada por pessoas expansivas e comunicativas, que se manifestam de forma livre e desenvolta. 
II. Amabilidade é a propensão de um indivíduo a acatar a ideia dos outros, sendo cooperativo e confiável. 
III. Conscienciosidade descreve pessoas com alta instabilidade emocional e tendência a variações de humor.
  
É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 7
A teoria da autodeterminação se assenta em três antecedentes que são fundamentais para compreender todo o seu processo, são chamadas três necessidades psicológicas básicas: a necessidade de autonomia, de competência e de estabelecimento de vínculos.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre as necessidades psicológicas básicas, analise as afirmativas a seguir:

I. Quando essas necessidades são satisfeitas, os indivíduos experimentarão melhor qualidade de motivação, de bem-estar psicológico e se envolverão em comportamentos adaptativos.
II. Estas necessidades básicas são consideradas inatas, integradas e interdependentes, levando ao pensamento de que a satisfação de cada uma delas fortalece e reforça as outras.
​III. A autonomia se refere ao desejo de sentir a propriedade sobre o comportamento de alguém.

Está correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

III apenas.

Alternativa 4:

I e II apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 8
Uma das características psicológicas consideradas importantes para o desempenho esportivo é a autoconfiança. Por ser um contexto que exige tomada de decisão rápida e estas decisões precisam ser corretas no sentido de que podem gerar consequências positivas e negativas.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre a autoconfiança, assinale a alternativa correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

A autoconfiança é uma característica da personalidade do atleta, sendo impossível de se alterar ao longo do tempo.

Alternativa 2:

A autoconfiança é uma variável unidimensional, ou seja, não há diferentes tipos de autoconfiança, apenas um.

Alternativa 3:

A autoconfiança é uma característica inata do atleta, não sendo possível desenvolvê-la durante os treinamentos.

Alternativa 4:

O excesso de confiança é sempre o ponto a ser alcançado pelos atletas, pois este será o ponto maior de desempenho esportivo.

Alternativa 5:

A autoconfiança pode ser considerada como o grau de certeza que uma pessoa tem em suas capacidades para ser bem-sucedido(a) em uma situação específica, ou em diversas situações.

 

Questão 9
A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, proposta por Bronfenbrenner (2011, apud OLIVEIRA, 2023), oferece uma compreensão do desenvolvimento humano como resultado da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele está inserido. Esta teoria permite entender as características do indivíduo e suas relações com outras pessoas e o ambiente.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.
De acordo com a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, sobre o resultado da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele está inserido, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A compreensão unidimensional do desenvolvimento humano.

Alternativa 2:

A negação da influência das relações sociais no desenvolvimento.

Alternativa 3:

A determinação exclusiva das características genéticas do indivíduo.

Alternativa 4:

A construção da história do indivíduo e a realização de suas atividades.

Alternativa 5:

O isolamento das influências ambientais no desenvolvimento do indivíduo.

 

Questão 10
A prática esportiva, desde a tenra idade, é discutida na literatura nacional e internacional. Estudos indicam que quanto mais cedo se começarem a adquirir hábitos saudáveis, maiores as chances de que esses hábitos perdurem por mais tempo, aliados a um estilo de vida com alimentação rica em nutrientes naturais e controle permanente de peso e equilíbrio emocional. A escola é um dos locais onde esses hábitos podem ser trabalhados e desenvolvidos, incluindo atividades físicas, comportamentos saudáveis, alimentação adequada e controle emocional.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


No que descreve um dos principais benefícios da prática esportiva desde a tenra idade, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Aumento da capacidade de adquirir conhecimentos técnico-científicos.

Alternativa 2:

Desenvolvimento de habilidades técnicas específicas para competições.

Alternativa 3:

Foco exclusivo no controle permanente de peso e equilíbrio emocional.

Alternativa 4:

Aquisição de hábitos saudáveis que perduram por mais tempo.

Alternativa 5:

Melhoria imediata no desempenho escolar e acadêmico.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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