
Argumentamos que, mais que o avanço isolado da inteligência artificial, faz-se necessário compreendê-la a partir de suas relações
Argumentamos que, mais que o avanço isolado da inteligência artificial, faz-se necessário compreendê-la a partir de suas relações
QUESTÃO 5
Argumentamos que, mais que o avanço isolado da inteligência artificial, faz-se necessário compreendê-la a partir de suas relações com outras camadas de inteligência, a saber: a inteligência de seres humanos tomados individualmente e a inteligência coletiva. As mudanças em curso têm a ver com a reconfiguração dessa triangulação, enquanto papeis são redefinidos e novos desafios se apresentam em razão de mudanças epistêmicas sem precedentes para a humanidade.
Fonte: FILGUEIRAS, F.; MENDONÇA, R. F.; ALMEIDA, V. Inteligência Artificial e democracia: humanos, máquinas e instituições algorítmicas. Estudos Avançados, v. 39, n. 113, p. 75-96, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pkxLbrnLHpt3ztkwQMc8Pqg/. Acesso em: 10 jul. 2025.
Segundo os autores, no que apresenta a principal ruptura causada pela Inteligência Artificial na ordem política, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - A estagnação da inteligência coletiva, que se tornou incapaz de competir com a eficiência da IA.
Alternativa 2 - O avanço isolado da tecnologia de IA, sem conexão com as formas de inteligência já existentes.
Alternativa 3 - A substituição completa da inteligência humana pela inteligência de máquinas em todas as esferas.
Alternativa 4 - A criação de uma camada de complexidade que apenas a inteligência artificial é capaz de gerenciar.
Alternativa 5 - A reconfiguração da relação entre as inteligências individual, coletiva e artificial, gerando novas dinâmicas epistêmicas.
