FECHAR

PROJETO DE ENSINO - PRÁTICA DE GINÁSTICA LABORAL NOS AMBIENTES CORPORATIVOS - GINÁSTICA LABORAL - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - PRÁTICA DE GINÁSTICA LABORAL NOS AMBIENTES CORPORATIVOS - GINÁSTICA LABORAL - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - PRÁTICA DE GINÁSTICA LABORAL NOS AMBIENTES CORPORATIVOS - GINÁSTICA LABORAL - 53_2025

Questão 1
De acordo com Drumond (2004) Toda profissão para ser exercida deve estar fundamentada em três sustentáculos: A técnica, o aprimoramento profissional e a ética.

TEIXEIRA, F. C; BELEM I. C. Intervenção profissional em educação física. Maringá- PR: UniCesumar, 2019


 
I. Uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções. Dizemos, então, que tem caráter e boa índole. A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos.
II. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados, estes podem eventualmente, serem questionados pela ética.
III. Uma pessoa ética e moral é aquela que resguarda para si, as potencialidades e as limitações dos alunos e/ou colaboradores.
IV. A moral é, portanto, voltada para a ação concreta do cotidiano e para aplicação de preceitos considerados válidos por certo grupo social.
 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F, F.

Alternativa 2:

V, F, F, V.

Alternativa 3:

V, V, F, V.

Alternativa 4:

V, V, V, V.

Alternativa 5:

F, F, V, F.

Questão 2

A Ginástica Laboral pode ser classificada quanto ao horário de execução e quanto ao seu objetivo. A primeira classificação divide o expediente do trabalho em três momentos: o preparatório (no começo do expediente), o compensatório (no meio do expediente) e o relaxante (no fim do expediente).

MENDES, R. A. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2012.

Considerando os diferentes classificações sobre a ginástica laboral, avalie as alternativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

I. A ginástica laboral preparatória pela manhã proporciona principalmente a redução do estresse físico e mental, além de acalmar e relaxar o trabalhador para sua rotina.
II. A ginástica laboral compensatória tem como um dos seus principais benefícios o restabelecimento da coordenação motora e melhoria da postura.
III. Todos os tipos de ginástica laboral apresentam os mesmos benefícios independente do horário, sendo sempre os mesmos.
​IV. A ginástica laboral relaxante pode proporcionar a melhoria  da autoimagem e a sensação de dever cumprido.

A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V e V

Alternativa 2:

F, V, V e V.

Alternativa 3:

V, V, V e F.

Alternativa 4:

F, V, F e V.

Alternativa 5:

V, F, F e V.

Questão 3

Em uma empresa desenvolvedora de softwares de São Paulo possui um grupo de 100 colaboradores com as mais diversas rotinas. A Empresa trabalha com turnos alternados diurnos e noturnos totalizando 24 horas de atividade diária. Nos últimos meses o grupo mantenedor da empresa verificou que um alto número de funcionários tem apresentado como justificativa de ausência, atestados médicos de distúrbios mentais e do sono (CID 10 - G47.2 e F15).

Silva, B. F. Projeto de Ensino: Práticas de ginástica laboral em ambientes corporativos. Maringá-Pr: Unicesumar, 2019.

Considerando a situação hipotética, quais seriam as medidas alternativas de ginástica laboral para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da empresa.

I. Promover ginásticas laborais estimulatórias ao final do expediente de trabalho.
II. Suspender o funcionários faltantes, os funcionários que consomem grandes quantias de café e estimulantes, originando novas condutas dentro da empresa.
​III. Promover uma ginástica relaxante ao final do expediente com o objetivo de reduzir as cargas de estresse da rotina diária e acalmar os colaboradores ao final do turno.
IV. Organizar grupos de conversa inter-setores, planejamento e campanhas de prevenção e  palestras educacionais/motivacionais com profissionais da área para identificar e minimizar riscos.

Analisando as afirmações acima, a alternativa verdadeira é:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II apenas.

Alternativa 2:

II e III apenas.

Alternativa 3:

III e IV apenas.

Alternativa 4:

I, II, III apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV apenas.

Questão 4
A Ginástica Laboral conhecida também como atividade física na empresa é planejada e aplicada no ambiente de trabalho durante o expediente. Desta forma, a mesma é classificada em três momentos: o preparatório, o compensatório e o relaxante.
Mendes, R.A. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas.3. ed. Barueri, SP: Manole 2012.

Diante do exposto acima, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.

I. A Ginástica Laboral Preparatória é ministrada no começo do expediente
II. A Ginástica Laboral Compensatória é aplicada no meio do expediente
III. A Ginástica Laboral Relaxante é aplicada no fim do expediente
 
As afirmações I, II e III são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F.

Alternativa 2:

F, F, F.

Alternativa 3:

F, V, F.

Alternativa 4:

F, F, F.

Alternativa 5:

V, V, V

Questão 5

Segundo Pereira, et al. (2019) o bem-estar ocupacional pode ser definido como uma avaliação positiva de várias dimensões inerentes ao local de trabalho, incluindo a afetividade, a motivação, a cognição, o comportamento e dimensões psicossociais. Enfatizando a dimensão central do bem-estar é expressa pelos trabalhadores como a dimensão afetiva.

PEREIRA, M. M.; FERREIRA, M. C.; VALENTINI, F. A satisfação ocupacional de médicos: o impacto das demandas e recursos. Paidéia. v. 29, n. 1, p. e2920, 2019.

Com base nas informações acima, analise as duas colunas a seguir e associe o termo a seu respectivo conceito.

Termo Conceito
1. Qualidade de vida (  ) Bem-estar físico, mental e social.
2. Promoção da saúde (  ) Teorias, dados e métodos baseados nas interações dos seres humanos a fim de aperfeiçoar o bem-estar humano e global do sistema.
3. Ergonomia (  ) Parâmetros individuais, socioambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano.

A sequência correta para as definições é:

Alternativas
Alternativa 1:

1, 2 e 3.

Alternativa 2:

3, 2, e 1.

Alternativa 3:

2, 3 e 1.

Alternativa 4:

1, 3 e 2.

Alternativa 5:

2, 1 e 3.

Questão 6
A fadiga mental é uma sensação que pode ocorrer em ambientes com grandes cargas emocionais, principalmente em trabalhadores suscetíveis ao estresse. Desta forma, a prática da ginástica laboral objetiva proporcionar bem estar aos trabalhadores.
Mendes, R.A. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas.3. ed. Barueri, SP: Manole 2012.


Diante do exposto acima, assinale a alternativa que menciona os efeitos da ginástica relaxante.

I. Promover relaxamento muscular.
II. Promover atividades com sobrecarga.
III. Promover atividades exaustivas.
IV. Promover atividades em alta intensidade.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

II e III apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV apenas.

Alternativa 5:

IV apenas.

Questão 7
Em relação aos motivos pelos quais a ginástica laboral é aplicada, é fundamental que se entenda que um programa de exercício físico resultará em lucros certos para empresa, principalmente se o objetivo central for a saúde dos funcionários.
Achour Junior, Abdallah - Flexibilidade e alongamento: Saúde e bem-estar, 2º ed. Barueri, SP: Manole 2009.


 
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo:

I. O funcionário é mais produtivo quando sua saúde está equilibrada, ele permanece atento ao trabalho e às posturas corporais, e cumpre bem uma tarefa com menores riscos de lesões.
II. O importante é a saúde dos funcionários, pois, empresários conscientes disso estarão prevenindo problemas que afetam o bom andamento de suas empresas.
III. Haverá menos funcionários afastados por dor e lesões e, consequentemente, menos custos com despesas médicas.
IV. Manter a mente e o corpo estáveis torna-se importante para obter resultados sem reclamações de fadiga e dor.

 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II apenas.

Alternativa 2:

II, III apenas.

Alternativa 3:

II, III, IV apenas.

Alternativa 4:

I, II, III apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV.

Questão 8
Os trabalhadores, quando submetidos a ginástica laboral, passam por respostas fisiológicas e psicológicas. Essas alterações são diferentes de acordo com o horário em que a aula de é ministrada, ou seja, se no início, no meio ou no final do expediente.
Mendes, R.A. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas.3. ed. Barueri, SP: Manole 2012


Considerando o texto acima e a prática da Ginástica Laboral (GL), avalie as afirmações abaixo no que se diz acerca das respostas fisiológicas.

I. Quando a GL é ministrada no início do expediente, observa-se que a temperatura corporal do trabalhador aumenta, a frequência cardíaca (Fc) se eleva, a oxigenação nos tecidos melhora, a contração muscular aumenta, a produção do líquido sinovial se ativa, melhorando a lubrificação das articulações e a taxa metabólica basal aumenta.

II. Quando a GL é ministrada no meio do expediente de trabalho, observa-se uma reorganização da coordenação motora, melhoria da postura corporal e das solicitações físicas, diminuição da fadiga muscular e aumento da vascularização, o que dispersa o ácido láctico.

III. A GL ministrada no final do expediente diminui a fadiga, a tensão muscular, a frequência cardíaca e a pressão arterial; aumenta a vasodilatação, o que melhora a oferta de oxigênio nos tecidos, alonga e promove o relaxamento corporal.

IV. As alterações fisiológicas podem ser avaliadas durante e após a GL, e essas modificações podem assumir diferentes situações. A abordagem da pesquisa avaliará as doenças resultantes das tarefas dos trabalhadores, e como será a influência sobre as dores, a prevenção e o auxílio na reabilitação de doenças ocupacionais, como os distúrbios osteomusculares e, ainda, o estresse ocupacional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I, II apenas.

Alternativa 3:

II, III, IV apenas.

Alternativa 4:

III, IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV.

Questão 9
O exercício de uma profissão exige uma determinada predisposição de caráter, um pendor ou uma vocação que não se restringe apenas a possíveis qualidades técnicas, mas, também, uma convicção pessoal e social de quem vai atuar nela” (Drumond 2004).
TEIXEIRA, F. C; BELEM I. C. Intervenção profissional em educação física. Maringá: UniCesumar, 2019


Com base nesta informação, analise as asserções abaixo:

É muito importante que no exercício cotidiano da profissão, empenhamo-nos em mobilizar conhecimentos fidedignos para montar programas de intervenção, além disso, precisamos considerar pressupostos éticos no desenvolvimento do nosso trabalho, o que inclui necessariamente a análise de quais procedimentos são adequados e corretos, pensando no bem-estar dos nossos alunos, de como devemos agir e comunicarmos com diferentes pessoas que trabalhamos.
PORQUE
É um dever assegurar aos beneficiários um serviço profissional seguro, competente e atualizado, prestado com o máximo de seu conhecimento, habilidade e experiência; manter-se atualizado quanto aos conhecimentos técnicos, científicos e culturais; apresentar-se adequadamente trajado para o exercício profissional, conforme o local de atuação e a atividade a ser desempenhada, responsabilizar-se por falta cometida no exercício de suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.


 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I, e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica corretamente a I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

Entre os anos de 1960 e 1980, as desordens músculo-esqueléticas, no Japão,  foram consideradas uma epidemia, envolvendo as profissões datilógrafos, operadores de telefonia, digitadores, operadores de máquina de empacotamento, operadores de calculadoras e auxiliares de linha de montagem.

FIGUEIREDO, F. Ginástica laboral e ergonomia. 2 ed. Rio de Janeiro-RJ: Sprint, 2008.

Com base nos problemas históricos das doenças ocupacionais reportados acima, avalie a alternativa correta sobre o problema.

Alternativas
Alternativa 1:

O termo LER se refere a doença ocupacional denominada Lesão por Esforço Reumático.

Alternativa 2:

O termo DORT se refere a doença ocupacional denominada Distúrbios osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Alternativa 3:

Todas as doenças ocupacionais ocorrem, principalmente, nos momentos de lazer, e como consequência, impedem a realização do ofício ou trabalho.

Alternativa 4:

Toda a indisposição causada durante a rotina de trabalho pode ser caracterizada como doença crônica.

Alternativa 5:

As principais causas do desenvolvimento de doenças ocupacionais estão relacionadas há falta de hábitos repetitivos durante as rotinas de trabalho.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu