FECHAR

ATIVIDADE 2 - MKT - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - MKT - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53_2025

ATIVIDADE 2 - MKT - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53_2025

QUESTÃO 1
O marketing está presente no dia-a-dia de todos os segmentos e os estabelecimentos de organizações-aprendizes facilitam o seu desenvolvimento. Toda empresa que alcança o sucesso tem como característica estar comprometida com uma série de princípios básicos de marketing. O marketing afeta a vida de todos. É o meio pelo qual um padrão de vida é desenvolvido e apropriado pelas pessoas (Kotler, 1975).

 

Fonte: ROSALY, R.; ZUCCHI, P. O Marketing na área da saúde. Revista de Administração Pública, v. 38, n. 5, p. 711-728, 2004.

 

Em relação ao tema composto de marketing, a literatura ressalta que este é realmente fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes. O composto de marketing abrange quatro elementos principais: produto, preço, praça e promoção. Cada um desses elementos desempenha um papel crucial no processo de compra do consumidor.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A diferenciação entre bens e serviços nem sempre é totalmente clara e definitiva. Bens podem ser entendidos como objetos, dispositivos ou itens físicos, enquanto serviços são caracterizados por ações, esforços ou desempenhos.

PORQUE

II. A principal distinção entre bens e serviços reside na propriedade da intangibilidade, ou seja, na falta de uma substância física.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Conhecer e compreender o mercado é uma das principais funções dos profissionais de marketing e, dentro dessas funções, está a de analisar e compreender o perfil e o comportamento do consumidor de uma organização. Afinal, traçar e determinar o consumidor de um produto e/ou serviço não envolve apenas definir sua idade e renda, mas também é preciso compreender outros fatores que os levam a comprar e a realizar a escolha por algo no mercado. Com isso, agrupamentos de consumidores são realizados com base em características: (1) Geográficas, (2) Demográficas e/ou socioeconômicas, (3) Psicográficas e (4) Comportamentais.

Fonte: VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos do marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir:

I. Critérios de agrupamento relacionados à região, densidade populacional ou clima são analisados nos fatores Geográficos, que, além disso, envolvem a divisão do mercado com base em estados, regiões, cidades ou bairros.

II. Ao dividir o mercado com base em variáveis relacionadas ao nível de renda, estado civil, idade, ocupação, entre outros fatores, os agrupamentos e análises de mercado estão sendo realizados com base nos fatores relacionados às Demográficas e/ou socioeconômicas.

III. A Psicografia envolve a análise e o estudo dos consumidores com base em seu estilo de vida, interesses, atividades, opiniões ou valores pessoais, buscando entender o perfil do público de uma organização.

IV. Fatores relacionados à frequência e uso de compra, benefícios buscados pelos consumidores, lealdade e razão de compra, motivos de consumo, entre outros, são analisados no agrupamento denominado Comportamental.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
As Eras do Marketing são as mudanças ocorridas durante os anos na área de marketing. Cada uma tem características peculiares que demonstram como o marketing era compreendido e praticado. A era 4.0 é chamada de Economia Digital, porque considera a importância dos consumidores com relação à interação social, considerando as vantagens tecnológicas. Há uma combinação do on-line e off-line, que permite uma interação praticamente instantânea entre empresas e clientes, o que concede adaptar estratégias conforme a realidade. Entretanto, a proximidade pode gerar conflitos que devem ser administrados para evitar problemas futuros.

Elaborado pelo professor.

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. As eras representam marcos que descrevem a compreensão de marketing durante determinado período.

II. O Marketing 4.0 tem algumas características peculiares como a rápida conexão entre clientes e empresas.

III. A combinação de fatores on-line e off-line aumenta a relação e a frequência que permite ter contato direto com os clientes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
Branding ou gestão de marca é o conjunto de estratégias que objetivam representar uma marca no mercado. Isso inclui a escolha planejada de elementos como o posicionamento, a identidade visual e a forma com que os produtos e/ou serviços são divulgados ao público. Assim, o branding diz respeito ao planejamento e ao desenvolvimento de ações focadas em construir, consolidar, gerir e promover uma marca. Quanto mais coerente, assertiva, bem-estruturada e afinada aos interesses do público-alvo for a gestão de marca, mais provável se torna a possibilidade de conquistar, encantar e fidelizar clientes, o que, a longo prazo, significa maiores lucros. É por meio das estratégias de gestão de marca que a empresa ou indivíduo consegue apresentar o valor do negócio ao público interessado. Além de expandir a autoridade, a credibilidade e a relevância da marca no mercado, o branding também é responsável por auxiliar no cultivo de uma boa reputação da empresa ou do indivíduo junto aos potenciais clientes e investidores. É como comenta Marty Neumeier, autor do livro The Brand Gap: “Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. A marca não é aquilo que você diz que é. É aquilo que eles dizem que é”.

Fonte: Deskfy. Gestão de Marca: o que é e qual a importância para seu negócio. Disponível em: https://deskfy.io/gestao-de-marca. Acesso em: 22 fev 2024

Sobre a gestão de marketing, analise as afirmações a seguir.

I. A gestão de marca envolve cinco componentes: posicionamento; história; design; preço; atendimento ao cliente.

II. Posicionamento é relacionado a como os clientes percebem uma marca, ou seja, baseados em fatores externos e não controláveis para a organização.

III. Atendimento ao cliente representa todos os esforços de uma empresa em tornar seus clientes únicos e especiais, o conceito de experiência pode explicar isso.

IV. Para que as estratégias sejam bem-sucedidas e o valor da marca seja criado, os consumidores devem ser convencidos de que existem diferenças significativas entre as marcas que pertencem a uma categoria de produto.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
Para que uma organização possa traçar suas ações e estratégias de mercado referentes à venda de seus bens/produtos e/ou serviços, é preciso, antes de tudo, conhecer e compreender suas características, funções e os benefícios que esses oferecem a seus consumidores. Além disso, cada tipo de produto ou serviço necessita e exige uma ação e estratégia de marketing apropriada e direcionada ao mercado.

Fonte: ​VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos do marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base na classificação dos bens e serviços de acordo com suas características de durabilidade (duráveis ou não duráveis), tangibilidade (produtos ou serviços) e uso (de consumo ou industriais), analise as afirmativas a seguir:

I. Bens Duráveis são aqueles consumidos rapidamente e usados poucas vezes, tendo sua compra realizada com muita frequência pelos consumidores.

II. Bens Não Duráveis são usados por longos períodos pelos consumidores, havendo uma necessidade de suporte técnico após sua compra.

III. Os Serviços são: inseparáveis, intangíveis, variáveis e perecíveis, e necessitam de uma maior controle quanto a sua qualidade, credibilidade e adaptabilidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
João foi convidado para o aniversário de seu sobrinho, que acontecerá no próximo mês, e, como sempre realiza todas as vontades do pequeno, resolveu presenteá-lo com a bicicleta que ele tanto vem lhe pedindo. Para isso, dirigiu-se até uma loja que sempre realiza compras em sua cidade e confia na qualidade de seus produtos para efetuar a compra do presente de seu sobrinho. A situação aqui descrita, que envolve João, apresenta a essência do marketing, ou seja, a troca que ocorre entre a organização e seu cliente.

Elaborado pela professora.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para que pudesse ocorrer a essência do marketing entre João e a empresa, e que ambos fossem beneficiados e ficassem satisfeitos, o cliente, no caso João, buscou obter um benefício maior do que o custo.

PORQUE

II. A empresa, que estava vendendo a bicicleta a João, busca o lucro, ou seja, o ganho na transação de venda que está ocorrendo com o consumidor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Posicionamento de marca é o conjunto de estratégias de comunicação voltadas para construir a percepção do público-alvo sobre uma marca. Isso ajuda a colocá-la em posição de destaque na mente do consumidor. Em outras palavras, é o que faz uma empresa ser lembrada de forma positiva pelos clientes. O posicionamento de marca faz parte do branding, uma estratégia de gestão da marca para que ela seja percebida e lembrada pelos clientes de forma positiva. Desse modo, é realizado um trabalho para que, idealmente, sua empresa seja a primeira opção na mente do consumidor quando ele pensar nos tipos de produto ou serviço que oferece. Em um mercado tão concorrido, grande parte das lojas online são lembradas por diferenciais mais práticos, como preços atrativos, boas opções de frete, descontos e promoções, dificultando a construção de uma relação emocional com o cliente final. Poucas marcas digitais conseguem estabelecer uma conexão que vá além da transação.

Fonte: Nuvemshop. 8 exemplos de posicionamento de marca para você se inspirar. Disponível em: https://www.nuvemshop.com.br/blog/posicionamento-de-marca/. Acesso em: 22 fev.2024.

Analise as asserções a seguir.

I. O posicionamento significa apresentar o produto ao mercado garantindo que os lucros da empresa sejam atingidos.

PORQUE

II. As organizações precisam se basear em produtos existentes no mercado, caso queiram sucesso organizacional.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

Os indicadores de desempenho em marketing são fundamentais para avaliar a eficácia das estratégias e a saúde financeira de uma empresa. Entre os principais indicadores, destacam-se o Custo de Aquisição de Cliente (CAC), que mede os recursos investidos para conquistar novos clientes, e o Valor Vitalício do Cliente (LTV), que indica o quanto um cliente contribui financeiramente ao longo do relacionamento com a empresa. Esses indicadores, quando analisados em conjunto, permitem avaliar a lucratividade e a eficiência das estratégias de marketing, além de direcionar ajustes nas campanhas e alocações de recursos.

Fonte: VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos de marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base nos conceitos apresentados sobre indicadores de desempenho, assinale a alternativa que expressa corretamente a relação ideal entre o LTV e o CAC:

Alternativas
Alternativa 1 - O CAC deve ser igual ao LTV, para que as estratégias sejam sustentáveis.
Alternativa 2 - O CAC deve ser desconsiderado se o LTV for maior que o ROI da empresa.
Alternativa 3 - O foco deve ser reduzir o LTV para diminuir os custos totais e aumentar a lucratividade.
Alternativa 4 - O LTV deve ser sempre inferior ao CAC, indicando alta eficiência na aquisição de clientes.
Alternativa 5 - A relação LTV/CAC ideal deve ser maior que 1, demonstrando que o cliente gera mais receita do que custa adquiri-lo.
QUESTÃO 9
O Marketing para área da saúde é uma ferramenta que engloba a promoção de serviços e instituições médicas, a captação e conquista de novos pacientes, bem como a fidelização dos atuais. Pode ser utilizado por hospitais, clínicas, planos de saúde, profissionais, empresas farmacêuticas e outras organizações relacionadas à saúde. Esse conjunto de estratégias abrange uma ampla variedade de abordagens, tais como Marketing de conteúdo, mídias sociais, eventos, E-mail Marketing, mídia paga, entre outras. No entanto, para as ações de Marketing para área da saúde serem efetivas, é necessário que elas sejam realizadas a partir de um planejamento estratégico que leve em conta os objetivos e o público da empresa.

Fonte: PORTAL DE MAKETING E VENDAS DA RD STATION. Marketing para área da saúde: como conquistar mais pacientes em 6 passos. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/marketing/marketing-para-area-da-saude/. Acesso em: 28 de março de 2025.

A coleta de dados pode ser realizada de forma primária, utilizando informações inéditas, ou secundária, recorrendo a dados já publicados. Nesta etapa do projeto de pesquisa, é essencial definir quais ferramentas serão utilizadas para obter as informações necessárias. Conforme destaca Zanotta (2011), essa fase exige atenção especial devido à sua complexidade e ao risco de erros decorrentes da escolha e aplicação dos métodos de coleta.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas, a respeito das ferramentas de coleta de dados do método qualitativo.

I. Na entrevista estruturada o entrevistador segue um roteiro pré-definido com perguntas formuladas antecipadamente, aplicadas em uma ordem padronizada.

PORQUE

II. Na entrevista estruturada, quando a mesma é conduzida com rigor e utilizando o mesmo conjunto de perguntas, a entrevista possibilita comparações, garantindo que as diferenças identificadas sejam exclusivamente decorrentes das respostas dos participantes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Os conceitos e ferramentas de marketing são aplicáveis aos diversos setores econômicos, inclusive para as organizações de saúde. Neste processo, o “marketing pode contribuir em muito para o aperfeiçoamento das práticas, dos produtos e dos serviços de saúde, adequando-os ao ambiente que os condiciona e aos clientes e pacientes a que se destinam, proporcionando a estes, maior satisfação e bem-estar, diminuindo suas ansiedades naturais, relacionadas à sua saúde mental e física.

Fonte: TEIXEIRA, R. F. et al. Marketing em organizações de saúde. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2010.

Cabe complementar que, a essência do marketing pode ser detalhada como o processo de desenvolvimento de trocas em que tanto os clientes quanto as organizações se beneficiam e ficam satisfeitos. Os clientes buscam obter um benefício ou recompensa superior aos custos que envolvem a transação, enquanto as organizações buscam gerar lucro com as trocas realizadas, garantindo que o valor oferecido seja superior ao custo da operação. Dessa forma, ambas as partes alcançam uma situação vantajosa.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os benefícios funcionais são os benefícios que os clientes reconhecem quando o produto ou serviço desempenha sua função de maneira eficaz. Em outras palavras, trata-se de um produto ou serviço que funciona corretamente, ou que leva o cliente a continuar comprando devido a essa qualidade.

PORQUE

II. Os benefícios sociais referem-se àqueles que os clientes adquirem ao comprar ou utilizar um produto, recebendo, assim, reconhecimento, aceitação e elogios das outras pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu