FECHAR

Ao longo de nossa disciplina, debatemos sobre os distúrbios de aprendizagem específicos das habilidades acadêmicas

R$40,00
Enviar Mensagem

Ao longo de nossa disciplina, debatemos sobre os distúrbios de aprendizagem específicos das habilidades acadêmicas

 

Ao longo de nossa disciplina, debatemos sobre os distúrbios de aprendizagem específicos das habilidades acadêmicas, evidenciando a etiologia multifatorial, ou seja, fatores genéticos e ambientais influenciam no estabelecimento da aprendizagem dos sujeitos.  O diagnóstico de uma criança com transtornos de aprendizagem começa na escola, a partir da observação atenta do professor quanto ao desempenho, mas também de como a criança organiza seu pensamento ao realizar suas atividades.

 

Por não se tratar de algo simples, é fundamental, ao profissional da educação especial, saber identificar os sintomas que podem indicar um transtorno, de modo a iniciar o processo de construção da queixa visando compreender o que acontece com o discente e poder encaminhar de forma adequada para os profissionais responsáveis por fechar o diagnóstico.

 

Neste sentido, apresento um caso para que você avaliar.

 

Ao começar a acompanhar uma turma de 4º ano, você observou que João Eduardo não apresentava avanços na aquisição da leitura e escrita. Notou que o menino passou a se isolar ou a desestabilizar a turma sempre que havia atividades envolvendo registro. Ao examinar o caderno dele percebeu haver trocas persistentes de letras como p/q, a/o, m/n, f/t, bem como registros de palavras com muito mais letras que o necessário ou com omissões. Nas atividades de leitura, ele a realizada de forma pausada, soletrava com dificuldade e por vezes completava as palavras de forma aleatória. Ainda, João sempre ficava tenso e ansioso quando as atividades eram voltadas para leitura e escrita, mas se destacava quando podia participar oralmente. Constatou também que ele não memorizava sequências como dias das semanas ou as estações do ano. Ao observá-lo no intervalo, notou que o senso espacial era inadequado a idade da criança, sempre trombando nos colegas, aspecto esse confirmado pela análise do caderno e os relatos do professor de Educação Física. O desenho era pobre em detalhes considerando a idade e escolarização dele.

 

Ao recuperar o histórico acadêmico de João Eduardo, observou que a dificuldade em adquirir as competências acadêmicas de leitura e escrita eram evidentes desde o início de sua alfabetização, mesmo com a mudança de metodologias de ensino ofertadas ao discente. Além disso, encontrou uma ata de reunião com a família, na qual os responsáveis pelo aluno relatavam que o mesmo não memorizava o que lhe era dito e tinha dificuldade de compreensão quando precisava ler algo.

 

Agora, vamos fazer!

 

Com base nos dados indicados no caso de João Eduardo, elabore um relatório para ser apresentado a família visando o encaminhamento do aluno para a avaliação especializada.

 

O relatório deverá ser composto pelos elementos destacados por Visca (1991 apud Correa, 2025). São eles: Descrição e situação contextual; Sintomatologia; Descrição e explicação histórica ou sistêmica e descrição e explicação histórica.

 

Para a elaboração, você deverá:

 

- Fazer uma breve introdução do relatório, apontando a sua hipótese sobre o possível transtorno que João Eduardo apresenta;

 

- Elencar as informações do caso de João Eduardo que se encaixam melhor em cada item do modelo de diagnóstico elaborado por Visca (1991 apud Correa, 2025).

 

O relatório deve contar no mínimo uma página e no máximo duas.

 

Bom trabalho!

 

Fonte: CORREA, A. A. Distúrbios de Aprendizagem no Contexto Inclusivo. Florianópolis: Arqué. 2025.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu