FECHAR

ATIVIDADE 2 - GEO - PRÁTICA DE ENSINO: TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - GEO - PRÁTICA DE ENSINO: TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - GEO - PRÁTICA DE ENSINO: TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025

 

QUESTÃO 1
A exclusão digital é um dos grandes desafios contemporâneos no contexto da cultura digital. No Brasil, esse problema afeta milhões de estudantes e compromete a democratização do ensino.

Considerando a situação apresentada, qual das seguintes afirmações expressa uma compreensão ampliada da exclusão digital?

Alternativas
Alternativa 1 - A exclusão digital está resolvida quando os estudantes têm acesso a um celular com internet, independentemente da qualidade do uso.
Alternativa 2 - A exclusão digital afeta apenas a população rural, sendo irrelevante para os grandes centros urbanos, em que se presume que todos os estudantes estão conectados com qualidade e autonomia.
Alternativa 3 - A exclusão digital é um problema técnico, cuja solução depende apenas da ampliação da infraestrutura de rede nas escolas, sem necessidade de formação docente ou mediação pedagógica.
Alternativa 4 - A exclusão digital é um fenômeno exclusivamente tecnológico e não tem relação com desigualdades sociais, econômicas ou educacionais, pois depende apenas da disponibilidade de equipamentos modernos.
Alternativa 5 - A exclusão digital trata-se de um fenômeno complexo, que vai além da ausência de acesso físico à internet ou a dispositivos, e envolve também questões de letramento, apropriação crítica e desigualdade social.
QUESTÃO 2
No livro lançado por Pierre Lévy em 1999, ele explora a evolução do ciberespaço e da cibercultura, analisando suas origens e expansão.

Fonte: LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Vozes, 1999.
Sobre esses conceitos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O surgimento e o crescimento do ciberespaço e da cibercultura são resultados diretos do impacto do digital e do virtual nas formas de comunicação, que geraram transformações nas interações comunicativas causada.

PORQUE

II. O ciberespaço surge da interação entre os computadores, da vasta quantidade de informações disponíveis e dos indivíduos que o utilizam, formando uma comunidade complexa e diversificada que origina uma cibercultura.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 3
Segundo Rosa (2005) as geotecnologias são o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informações com referência geográfica. As geotecnologias são compostas por soluções em hardware, software e peopleware que juntos constituem poderosas ferramentas para tomada de decisões.

Fonte: OLIVEIRA, Tais Pires. Prática de Ensino: Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia. Indaial, SC: Arqué, 2023. 180p.

No que indica apenas geotecnologias, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Realidade Virtual e realidade aumentada.
Alternativa 2 - Inteligência artificial, realidade aumentada e Google Earth.
Alternativa 3 - Internet das Coisas (IoT), metaverso, sistemas de Navegação GPS.
Alternativa 4 - Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, realidade virtual e Sistemas de informação geográfica (SIG).
Alternativa 5 - Sistemas de informação geográfica (SIG), cartografia digital, sensoriamento remoto, sistema de posicionamento global (GPS).
QUESTÃO 4

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) não se limitam à presença de equipamentos em sala de aula. Segundo Kenski (2012), elas reconfiguram práticas de ensino e aprendizagem, promovendo novas formas de mediação, interação e produção de conhecimento.

Fonte: KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.​

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. As TDIC devem ser compreendidas como linguagens e ambientes que, quando integrados de forma crítica e planejada, ampliam as possibilidades pedagógicas e de construção do conhecimento geográfico.

II. As TDIC são apenas recursos técnicos que auxiliam o professor, mas não influenciam diretamente na metodologia ou nos processos de ensino-aprendizagem.

III. O papel das TDIC restringe-se ao apoio de aulas de informática, sendo pouco relevantes para disciplinas de base conceitual, como a Geografia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 5
Refletindo sobre as diversas concepções de tecnologia apresentadas por diferentes autores é possível identificar múltiplas dimensões e significados atribuídos ao termo "tecnologia". Nesse contexto, analise as seguintes afirmações sobre a classificação da tecnologia.
Elaborado pelo professor, 2024.

I – Tecnologia como um conjunto de técnicas usadas para o estudo, a produção e a utilização de algo.

II – Tecnologia simbólica, que está relacionada às formas de comunicação entre as pessoas.

III – Tecnologia é sinônimo de inovação, referindo-se à introdução de novas práticas ou produtos em determinado contexto.

IV - Tecnologia como uma ferramenta física que é empregada para desenvolvermos as nossas atividades.

É correto o que se afirme em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
A apropriação e difusão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm reproduzido desigualdades sociais e econômicas, resultando na exclusão de indivíduos e comunidades de redes de poder e riqueza. A exclusão digital, caracterizada pela falta de acesso a dispositivos eletrônicos e à Internet, impede que muitos executem tarefas básicas, obtenham emprego e acessem benefícios sociais, além de limitar o acesso ao conhecimento.

Fonte: Jornal da USP

Com base nisso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I.  A exclusão digital é consequência direta da exclusão socioeconômica, e o simples fornecimento de dispositivos e Internet não resolve o problema, pois também é necessário fornecer educação digital.

PORQUE
II. A exclusão digital também implica na falta de conhecimento mínimo para utilizar as tecnologias disponíveis, o que impede a plena integração dos indivíduos na sociedade informacional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 7
O papel do professor de Geografia, conforme as discussões contemporâneas e a demanda por uma educação geográfica significativa, transcende a mera transmissão de conteúdo. Ele é visto como um mediador do conhecimento, cuja tarefa primordial é conduzir os alunos a desenvolverem um olhar geográfico sobre a dimensão espacial da realidade vivida cotidianamente, instrumentalizando-os com os conceitos e princípios da ciência.

Considerando a articulação entre saberes profissionais, didático-pedagógicos e as tecnologias digitais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O docente deve focar na identificação e implementação de atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas e geográficas nos alunos, articulando o conhecimento da disciplina, os saberes didático-pedagógicos e as vivências dos estudantes, transformando conhecimentos científicos em ensináveis.

PORQUE

II. Isso se concretiza pela sua atuação estratégica na seleção de ferramentas digitais, que ampliem as possibilidades de interação, imersão e visualização dos conteúdos, guiando os estudantes na construção ativa do saber geográfico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) oferecem uma ampla gama de possibilidades inovadoras para o ambiente escolar, superando as limitações das tecnologias tradicionais, como o giz, o quadro negro e o livro didático.
Elaborado pelo professor, 2024.

Sobre isso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As TDICs possibilitam que alunos e professores interajam e compartilhem conhecimentos de forma mais dinâmica e colaborativa, promovem a ampliação da comunicação, da socialização e da interação entre alunos e professores, facilitando o intercâmbio de ideias e o trabalho em grupo.

PORQUE

II. A implementação das TDICs em sala de aula é limitada pela necessidade de avaliações tradicionais, além disso, a utilização dessas ferramentas não tem impacto significativo na construção e mobilização de conceitos para a resolução de problemas, uma vez que apenas facilita o acesso à informação sem promover o aprendizado ativo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 9

A disciplina de Geografia, na Educação Básica, por muitas décadas foi erroneamente percebida como uma área do conhecimento meramente mnemônica e conteudista, focada na memorização de informações descontextualizadas e sem conexão aparente com o cotidiano dos alunos. Essa abordagem limitava a capacidade dos discentes de compreenderem a dinâmica socioespacial e de desenvolverem um pensamento crítico sobre o mundo em que vivem.

Considerando o novo cenário dessa disciplina e o seu papel fundamental na Educação Básica, analise as afirmativas a seguir:

I. A Geografia deve ser entendida como uma ciência que fornece concepções teóricas para a compreensão da organização do espaço geográfico e das relações sociais que o modificam, visando formar cidadãos críticos e atuantes.

II. A disciplina de Geografia tem como um de seus propósitos essenciais a formação de um sujeito capaz de “ler o mundo”, desenvolvendo a capacidade de interpretar e intervir nas questões socioambientais e territoriais.

III. A disciplina de Geografia serve para que os alunos se tornem especialistas em mapeamento, focando apenas na produção e interpretação de mapas complexos de diferentes lugares e territórios.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10
Em uma escola que busca implementar metodologias ativas, a professora Ana, de Geografia, se depara com o desafio de engajar seus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em um tema complexo: os impactos ambientais e sociais do descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos no entorno da escola. Apesar de ser um problema visível na comunidade, os alunos demonstram apatia com relação às abordagens tradicionais, que se limitam a palestras e leituras de textos. Ana decide, então, aplicar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como estratégia pedagógica, com o intuito de tornar o aprendizado mais autêntico e significativo, articulando o uso de tecnologias digitais para a investigação e a proposição de soluções.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A  Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia ativa que se limita à discussão teórica de questões complexas, sem envolver a pesquisa de campo ou a produção de soluções práticas pelos alunos, o que a torna ineficaz para o engajamento em temas geográficos.

PORQUE

II. A professora deve apresentar o desafio do descarte de resíduos, incentivando os alunos a levantar hipóteses e pesquisar informações em diversas fontes digitais. O objetivo deve ser colocar os alunos como protagonistas, para que formulem questões de pesquisa e proponham soluções, utilizando tecnologias para criar representações cartográficas e outros produtos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu