
Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas práticas
Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas práticas
Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas práticas e buscar estratégias que favoreçam a inclusão, o raciocínio crítico, a expressão e a colaboração.
Com base nas reflexões do texto e em sua vivência acadêmica, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas e máximo 30 linhas, sobre o tema:
“Como as práticas pedagógicas podem ser planejadas para promover o desenvolvimento integral e o protagonismo das crianças no Ensino Fundamental I?”
Sua resposta deve:
- Apresentar um ponto de vista claro sobre o papel do professor no planejamento de práticas significativas;
- Argumentar com base em autores como Vygotsky, Libâneo e Vickery, entre outros que julgar pertinentes;
- Exemplificar pelo menos duas práticas pedagógicas que contribuam para um ensino mais significativo;
- Concluir apontando desafios e possibilidades para o fortalecimento dessas práticas no contexto atual da escola pública.
ORIENTAÇÕES:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
- Escreva sua resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Pode utilizar o livro didático ou outro material bibliográfico para fundamentar as respostas, mas estes devem ser referenciados no final do texto, conforme as normas da ABNT.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.
- Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
