FECHAR

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025

R$0,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025

 

Mais do que utilizar tecnologias por modismo ou conveniência, o educador da área de Ciências da Natureza precisa entender como, por que e para que determinados recursos digitais devem ser integrados às suas práticas. O foco não está na tecnologia em si, mas em sua intencionalidade pedagógica – ou seja, na sua capacidade de provocar engajamento, promover investigação e construir sentidos para os conteúdos científicos. Quando essa integração é feita de forma consciente, torna-se possível planejar Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), que promovam aprendizagens duradouras, contextualizadas e ativas.

 

Nessa atividade, você deverá propor o esboço de uma UEPS voltada ao ensino de Física para uma turma do Ensino Fundamental (anos finais) ou Ensino Médio, que integre, de forma planejada, recursos digitais e metodologias ativas de aprendizagem.

 

Você deverá:

 

- Selecionar uma habilidade da área de Ciências da Natureza (BNCC) e definir um tema de Física associado a ela.

 

- Escolher uma ou mais ferramentas digitais que serão utilizadas intencionalmente no processo (por exemplo: Kahoot, Mentimeter, PhET Colorado, Wordwall, Scratch, vídeos interativos, simuladores etc.).

 

- Estruturar um esboço da UEPS que contenha:

 

- Tema/conteúdo.

 

- Conhecimentos prévios que serão mobilizados e como isso será feito.

 

- Situação-problema inicial ou questão motivadora.

 

- Propostas de atividades práticas (com uso de tecnologia, seja ela digital ou não).

 

- Evidências esperadas de aprendizagem significativa.

 

Redija, em seguida, um texto reflexivo entre 20 e 30 linhas (em formato corrido, sem tópicos), respondendo às seguintes provocações:

 

- Como sua proposta contribui para a construção de aprendizagens ativas e significativas?

 

- De que forma você considera diferentes perfis de estudantes em sua proposta?

 

- Em que medida a tecnologia digital, na sua proposta, é utilizada como ferramenta pedagógica planejada – e não como fim em si mesma?

 

Atenção! Utilize um editor de texto (Word ou equivalente) para elaborar sua resposta e anexar à plataforma.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu