
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025
Mais do que utilizar tecnologias por modismo ou conveniência, o educador da área de Ciências da Natureza precisa entender como, por que e para que determinados recursos digitais devem ser integrados às suas práticas. O foco não está na tecnologia em si, mas em sua intencionalidade pedagógica – ou seja, na sua capacidade de provocar engajamento, promover investigação e construir sentidos para os conteúdos científicos. Quando essa integração é feita de forma consciente, torna-se possível planejar Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), que promovam aprendizagens duradouras, contextualizadas e ativas.
Nessa atividade, você deverá propor o esboço de uma UEPS voltada ao ensino de Física para uma turma do Ensino Fundamental (anos finais) ou Ensino Médio, que integre, de forma planejada, recursos digitais e metodologias ativas de aprendizagem.
Você deverá:
- Selecionar uma habilidade da área de Ciências da Natureza (BNCC) e definir um tema de Física associado a ela.
- Escolher uma ou mais ferramentas digitais que serão utilizadas intencionalmente no processo (por exemplo: Kahoot, Mentimeter, PhET Colorado, Wordwall, Scratch, vídeos interativos, simuladores etc.).
- Estruturar um esboço da UEPS que contenha:
- Tema/conteúdo.
- Conhecimentos prévios que serão mobilizados e como isso será feito.
- Situação-problema inicial ou questão motivadora.
- Propostas de atividades práticas (com uso de tecnologia, seja ela digital ou não).
- Evidências esperadas de aprendizagem significativa.
Redija, em seguida, um texto reflexivo entre 20 e 30 linhas (em formato corrido, sem tópicos), respondendo às seguintes provocações:
- Como sua proposta contribui para a construção de aprendizagens ativas e significativas?
- De que forma você considera diferentes perfis de estudantes em sua proposta?
- Em que medida a tecnologia digital, na sua proposta, é utilizada como ferramenta pedagógica planejada – e não como fim em si mesma?
Atenção! Utilize um editor de texto (Word ou equivalente) para elaborar sua resposta e anexar à plataforma.
