
ATIVIDADE 1 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025
ATIVIDADE 1 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025
ATIVIDADE 1 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025
A psicomotricidade desempenha um papel crucial na educação especial, especialmente na educação inclusiva, ao favorecer o desenvolvimento integral de crianças com necessidades educativas específicas. Através de atividades psicomotoras, busca-se o aprimoramento das habilidades motoras, sensoriais, emocionais e sociais, além de contribuir para a autonomia e a independência dos alunos. Desse modo, podemos relacionar os principais benefícios da psicomotricidade na educação especial: o desenvolvimento motor; o desenvolvimento sensorial; o desenvolvimento emocional e social; a autonomia e independência; a prevenção e intervenção em dificuldades de aprendizagem; o desenvolvimento cognitivo. Importância da adaptação às necessidades individuais: na educação especial, é fundamental adaptar as atividades psicomotoras às necessidades específicas de cada aluno, levando em consideração suas dificuldades e potencialidades.
Fonte: FERNANDES, J. M. G. de A.; GUTIERRES FILHO, P. J. B.; REZENDE, A. L. G. de. Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: contribuições para a intervenção. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, n. 3, p. 702-709, jul. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/GvcTLxsggPQrY4xzZcSZgDM/. Acesso em: 12 jun. 2025.
A psicomotricidade deve ser utilizada como um instrumento de inclusão, promovendo o desenvolvimento integral da criança em todas as áreas do seu desenvolvimento. Para essa atividade, elabore um texto, com até 25 linhas, no qual você deverá apresentar:
- O que é psicomotricidade.
- As definições e o objetivo da psicomotricidade.
- Qual a função da psicomotricidade com aluno diagnosticado com TEA e em que áreas do desenvolvimento ela o beneficia.
Para fundamentar sua resposta, cite, no mínimo, um autor que aborde a temática. Uma das referências pode ser o livro da disciplina. Ao final de sua escrita, lembre-se de listar as referências utilizadas, conforme as normas da ABNT.
