
MAPA - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 53_2025
MAPA - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 53_2025
Olá, estudante! Seja bem-vindo à atividade MAPA da disciplina de Gestão Integrada da Qualidade.
A atividade MAPA proporcionará a você uma aplicação prática sobre o conteúdo aprendido na disciplina. Para realizá-la, você utilizará conteúdos aprendidos nas aulas, nas ferramentas digitais do Studeo e demais materiais de livre pesquisa, prezando sempre por fontes confiáveis. Vamos lá?!
A atividade tem como tema “Implantação do Requisito 8.2 – Preparação e resposta a emergências conforme as normas ISO 14001 e ISO 45001”. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade; posteriormente, como a atividade deve ser realizada, por meio de suas etapas; e, por fim, apresentaremos as instruções gerais sobre a entrega. Portanto, o objetivo desta atividade é aproximar os conceitos teóricos das normas de sistema de gestão à realidade em relação à sua implantação, permitindo que você, futuro Tecnólogo de Segurança do Trabalho, visualize, por meio de uma atividade prática, a importância desse requisito para a área ambiental e de segurança do trabalho nas organizações, assim como para a implantação dos sistemas de gestão ambiental (SGA) e de saúde e segurança ocupacional (SGSSO).
Bom trabalho!
Prof.ª Paula Polastri
Contextualização
O requisito 8.2 das normas ISO 14001 e 45001, que trata de "Preparação e resposta a emergências", é essencial para a gestão eficaz de riscos ambientais e de saúde e segurança ocupacional. Esse requisito exige que as organizações estabeleçam, implementem e mantenham processos para prevenir ou minimizar os impactos de emergências, tanto ambientais quanto relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores.
Logo, vejamos o que consta nas normas!
De acordo com o a norma ISO 14001:2015 – Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso, na etapa de Operação, em seu Requisito 8.2 - Preparação e resposta a emergências, a redação da norma é a seguinte:
A organização deve estabelecer, implementar e manter o(s) processo(s) necessário(s) para preparar-se e responder a potenciais situações de emergências identificadas na etapa de Planejamento, incluindo:
- a) preparar-se para responder pelo planejamento de ações para prevenir ou mitigar impactos ambientais adversos de situações de emergências;
- b) responder a situações de emergências reais;
- c) tomar ações para prevenir ou mitigar as consequências decorrentes de situações de emergência, apropriadas à magnitude da emergência e ao potencial impacto ambiental;
- d) testar periodicamente as ações de resposta planejadas, onde viável;
- e) periodicamente, analisar criticamente e revisar o(s) processo(s) e as ações de resposta planejadas, em particular, após a ocorrência de situações de emergência ou testes;
- f) prover informações pertinentes e treinamento relacionado à preparação e resposta a emergências, como apropriado, para as partes interessadas pertinentes, incluindo pessoas que realizam trabalho sob seu controle.
Ainda, a organização deve manter informação documentada na extensão necessária, para ter confiança de que o(s) processo(s) seja(m) realizado(s) conforme planejado(s).
Veja que o requisito 8.2 da ISO 14001 foca na preparação e resposta a emergências ambientais, como vazamentos, incêndios ou outros eventos que possam causar danos ao meio ambiente. Portanto, determina que, as organizações devem identificar potenciais situações de emergência, avaliar seus riscos ambientais e implementar medidas para prevenir ou minimizar esses impactos. O qual inclui a criação de planos de resposta a emergências, a realização de exercícios e simulações para testar a eficácia desses planos e a comunicação eficaz com as partes interessadas relevantes.
Da mesma forma, de acordo com o a norma ISO 45001 – Sistemas de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientações para uso, na etapa de Operação, em seu Requisito 8.2 - Preparação e resposta a emergências, a redação da norma é a seguinte:
A organização deve estabelecer, implementar e manter o(s) processo(s) necessário(s) para preparar-se e responder a potenciais situações de emergências identificadas na etapa de Planejamento, incluindo:
- a) estabelecer uma resposta planejada para situações de emergência, incluindo a previsão de primeiros socorros;
- b) providenciar treinamento para a resposta planejada;
- c) testar e exercitar periodicamente a capacidade da resposta planejada;
- d) avaliar o desempenho e, se necessário, revisar a resposta planejada, inclusive após o teste e, após a ocorrência de situações de emergência;
e )comunicar e fornecer informações relevantes a todos os trabalhadores sobre os seus deveres e responsabilidades;
- f) comunicar informações relevantes para os contratados, visitantes, serviço de resposta de emergência, autoridades governamentais e, a comunidade local;
- g) levar em consideração as necessidades de todas as partes interessadas relevantes e assegurar seu envolvimento como apropriado no desempenho de resposta planejada.
Ainda, a organização deve manter e reter informação documentada sobre o(s) processo(s) e sobre os planos para responder a potenciais situações de emergência.
Veja que o requisito 8.2 da ISO 45001 se concentra na preparação e resposta a emergências de saúde e segurança ocupacional (SSO), como acidentes de trabalho, incêndios ou outros eventos que possam colocar em risco a segurança dos trabalhadores. Dessa forma, as organizações devem identificar potenciais emergências, avaliar os riscos de saúde e segurança associados e implementar medidas para prevenir ou minimizar esses riscos. O qual envolve a criação de planos de resposta a emergências, a realização de treinamentos para os trabalhadores sobre como agir em caso de emergência e a comunicação eficaz com as partes interessadas, incluindo serviços de emergência e autoridades.
Logo, ambas requerem o estabelecimento, implementação e manutenção de processo(s) para preparar-se e responder a potenciais situações de emergências identificadas a partir dos riscos. Sendo que na ISO 14001 a identificação ocorre no levantamento de aspectos e impactos ambientais, e na ISO 45001 no levantamento de perigos e riscos de SSO, na etapa de Planejamento de implantação do sistema de gestão ambiental (SGA) e do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SGSSO).
Destacamos que, as situações de emergência, são situações ou cenários em que existe o potencial de se causar danos ao meio ambiente, e/ou situações em que há risco de lesões ou perdas humanas. Alguns exemplos que podemos citar são: incêndios; explosões; vazamentos de combustível, óleo diesel, produtos químicos, efluentes líquidos etc.; lesão humana, e outros. Importante é fazer a diferenciação entre o que vem a ser uma situação de emergência ambiental e uma de SSO. Um incêndio pode afetar a ambos os sistemas, mas a evacuação do local é pertinente apenas ao SGSSO, enquanto que evitar que as águas contaminadas com resíduos do incêndio alcancem a rede pluvial é pertinente apenas ao SGA. Uma explosão que tenha poder de afetar apenas os trabalhadores é uma emergência de SGSSO, enquanto que uma explosão que possa afetar residências vizinhas à empresa é um problema ambiental.
Em uma análise geral, as normas pedem que se estabeleçam ações de prevenção (por exemplo: treinamento de brigadas) e de mitigação dos efeitos adversos (por exemplo: redução de danos, primeiros socorros etc.). O teste periódico, ou seja, os simulados das ações planejadas (onde viável) é necessário. Para a ISO 45001, é entendido que sempre é viável testar e exercitar a capacidade de respostas planejadas. O resultado dessas simulações e testes deve ser analisado criticamente e os processos aprimorados, se necessário.
Tanto a ISO 14001 quanto a ISO 45001 requerem que seja provida comunicação de informação pertinente para partes interessadas relevantes (contratados, visitantes, serviços de resposta a emergência, autoridades governamentais e, como apropriado, a comunidade local). A ISO 45001 pede que haja comunicação e provimento de informações pertinentes para todos os trabalhadores em suas tarefas e responsabilidades relacionadas à preparação e resposta a emergências.
Podemos observar um ponto muito importante em ambas as normas, em que é necessário que a organização mantenha e retenha informação documentada. Desta forma, as organizações estabelecem o Plano de Preparação e Resposta a Emergências, comumente conhecido como Plano de Emergência (PAE). Neste documento, a organização estabelece as ações a serem seguidas de forma organizada conforme todos os itens solicitados no requisito 8.2 tanto da ISO 14001 quanto da ISO 45001, definindo aas responsabilidades e a infraestrutura para atendimento das situações de emergências, ambientais ou de SSO, controlando as consequências danosas e os impactos ambientais associados. Além do PAE, a organização deve evidenciar por meio de informação documentada os simulados, treinamentos etc, visto que, podem ser documentados em forma de ata de treinamentos, relatórios de simulados, checklists de inspeção de equipamentos e outros. Portanto, em todas as ações vinculadas ao requisito 8.2 e ao estabelecido no PAE, a organização deve manter os documentos comprobatórios, seja de forma física ou digital.
Em suma, o PAE é um documento estratégico que detalha os procedimentos a serem seguidos por uma organização em caso de situações de emergência. O objetivo principal de um PAE é proteger vidas, o meio ambiente, minimizar danos materiais e assegurar a continuidade das operações da empresa durante e após um incidente crítico. Este plano fornece diretrizes específicas sobre como responder a diversas emergências, como incêndios, inundações, desastres naturais, falhas técnicas, acidentes no local de trabalho e outras situações que possam colocar em risco a segurança dos funcionários, o meio ambiente e a integridade das instalações.
Por fim, seja na implantação ou em organizações que já tenham o SGA e o SGSSO implementados, seja de forma separada ou integrados, o requisito 8.2 de ambas as normas é fundamental para garantir que as organizações estejam preparadas para lidar com emergências, ou seja, que os trabalhadores saibam como atuar diante de situações de emergência, minimizando seus impactos ambientais e de saúde e segurança, e promovendo um ambiente de trabalho seguro e sustentável.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14001: sistema de gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 45001: sistema de saúde e segurança ocupacional: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
DRUMOND, B. Plano de emergência: como fazer e implementar o PAE. Engenharia Adequada, 2024. Disponível em: https://adequada.eng.br/plano-emergencia/. Acesso em: 18 jun. 2025.
Desenvolvimento
Agora é com você! Mão na massa!
Vejamos o seguinte cenário:
Uma organização que está em fase de implementação de forma integrada do sistema de gestão ambiental (SGA) e do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SGSSO), com base nas normas ISO 14001 e 45001, respectivamente. Você como o Tecnólogo de Segurança do Trabalho responsável e um dos multiplicadores do SGA e SGSSO, como um dos requisitos das normas ISO 14001 e 45001, será necessário implementar o requisito 8.2 - Preparação e resposta a emergências. Desta forma, considerando as informações apresentadas na contextualização, para elaborar a atividade MAPA desta disciplina você deve seguir as etapas a seguir.
Etapa 1. Estruturar um Plano de Preparação e Resposta a Emergências (PAE) em 10 itens.
Nesta etapa, apresente alguns dos principais itens que devem constar em um PAE, de forma que este seja claro, objetivo e abrangendo todos os cenários de emergência relevantes para a organização. Como o tipo de seguimento e atividade da organização não é especificado, você deve propor a estrutura para um PAE genérico, considerando as situações de emergência gerais, comuns a qualquer tipo de organização.
Lembre-se de que na ISO 14001, o foco é em emergências ambientais, como vazamentos, poluição etc.), e na ISO 45001, o foco é em emergências de SSO, como acidentes, doenças ocupacionais etc. Ambas as normas exigem: identificação de cenários; prevenção e mitigação; treinamentos e testes periódicos; comunicação eficaz, e melhoria contínua.
Desta forma, o PAE deverá conter no mínimo os itens abaixo, em que no seu plano, você deve citar cada item e descrever de forma geral e simplificada, podendo ser em tópicos. Para as situações de emergência, considere no mínimo uma para o SGA e uma para o SGSSO, podendo ser incêndio, explosão, vazamento (produto químico, óleo diesel ou outro combustível), lesão humana ou acidente.
1. Objetivo e âmbito: descrever o propósito do PAE e áreas abrangidas, por exemplo, em toda a organização ou em parte dela.
- Referências: citar as referências em termos de normas e leis consultadas para a elaboração do PAE, por exemplo, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018, NR-23, outras leis aplicáveis, outros documentos internos, requisitos de clientes etc.
- Definições: citar e descrever as definições que são importantes serem apresentadas no PAE, por exemplo, situações de emergência, brigada de incêndio, rota de fuga etc.
- Identificação de emergências potenciais: citar e descrever pelos menos uma situação de emergência aplicada a área ambiental e uma aplicada a área de SSO, por exemplo, vazamento e acidente.
- Responsabilidades: citar a estrutura da equipe de emergência e suas responsabilidades, como funções da brigada, CIPA, coordenador de emergência, equipe de primeiros socorros etc.
- Recursos necessários (materiais e humanos): lista de equipamentos (extintores, kits de derramamento), os contatos de emergência etc.
7. Procedimentos de resposta a emergências: "passo a passo para cada tipo de emergência", ou seja, como agir em caso de vazamento, acidente etc. Considerar no mínimo um para a área ambiental e um para SSO, podendo ser: incêndio, explosão, vazamento (produto químico, óleo diesel ou outro combustível), lesão humana ou acidente. Em sua descrição utilize as situações de emergência apresentadas no item 4 - Identificação de emergências potenciais. Você pode trazer informações de como agir em caso de incêndio, vazamento etc., quem deverá ser acionado, quais recursos serão utilizados, como será a comunicação com os trabalhadores. Portanto você pode incluir a comunicação interna e externa (bombeiros, ambulância, órgãos ambientais, família do colaborador), evacuação (rotas de fuga, pontos de encontro), primeiros socorros e atendimento médico, contenção de impactos ambientais (ex.: contenção de vazamentos).
- Treinamentos e simulados: citar a periodicidade dos treinamentos e simulados.
- Registros e documentação: citar os tipos de documentos que serão utilizados para registro da implantação do PAE, por exemplo, registro de treinamentos etc.
- Revisão e atualização: explicar como será o processo de revisão e atualização do PAE para garantir sua eficácia e adequação às mudanças nas operações ou nos riscos identificados.
Para melhor entendimento, vejamos um exemplo, você poderá apresentar de forma geral, da seguinte maneira:
- Recursos necessários
- Lista de equipamentos de emergência: extintores, kits de derramamento, equipamentos de proteção individual (EPI) etc.
- Infraestrutura: alarmes, iluminação de emergência, chuveiros lava-olhos, pontos de encontro etc.
- Contatos de serviços externos: bombeiros, hospitais, empresas especializadas.
Etapa 2. Apresentar a forma de elaboração e implantação do PAE.
Nesta etapa, cite e descreva de forma sucinta, considerando pelo menos 2 (dois) itens, para a elaboração e implantação, que você julga importante para apoio na elaboração e implantação do PAE.
Em outras palavras, previamente a elaboração do PAE o que pode auxiliar você para o desenvolvimento do mesmo.
As respostas para as seguintes perguntas podem lhe auxiliar: Uma equipe pode me ajudar? Quais áreas e profissionais podem estar envolvidos? Será necessário contratar uma consultoria especializada? Quais referências devo considerar (requisitos legais, normas regulamentadoras etc.)? Após elaborar o documento, será preciso implementar o PAE e, para isso, algumas ações devem ser aplicadas. Portanto, quais ações você sugeriria?
Etapa 3. Descrever a importância da integração entre as normas ISO 14001 e ISO 45001.
Nesta etapa, descreva de forma sucinta, sob o seu ponto de vista, sobre a importância da integração do requisito 8.2 das duas normas para a organização. Em sua resposta você pode apresentar um ou mais benefícios, considerando as melhorias na área ambiental e de SSO que a implantação de forma integrada deste requisito pode promover para a organização.
Instruções para realização e entrega
- É obrigatória a utilização do formulário padrão (template) para a realização do MAPA.
- Essa é uma atividade individual. Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
- O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. A formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- Assistir ao vídeo com orientações para desenvolvimento do MAPA disponibilizado em seu Studeo.
- Para suporte na Etapa 1, sugerimos a consulta de materiais e vídeos complementares: https://adequada.eng.br/plano-emergencia/; https://www.youtube.com/watch?v=WbnYWXcE-wQ; https://www.youtube.com/watch?v=5rh5XmkvYZA.
- Após inteiramente respondido, você irá entregar apenas UM ARQUIVO com suas respostas, o trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018.
- Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do Template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.
Bons estudos!!!
