
MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025
MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025
MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) é: “[...] um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. Hiperatividade-impulsividade implicam atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar – sintomas excessivos para a idade ou o nível de desenvolvimento" (Machado et al., 2014, p. 32).
Fonte: MACHADO, J. D. et al. Manual diagnóstico e estatísticos de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 32.
Para Barkley (2002), no contexto escolar, o processo de ensino e aprendizagem é visto algumas características que compõem critérios clínicos operacionais, dentre eles: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; mudar constantemente de uma atividade para outra sem terminar nenhuma; dificuldade em organizar tarefas; evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; demonstrar suplicio na realização dos deveres de casa, somente conseguindo realizar aos poucos, interrompendo seguidamente o trabalho; fuga de brincadeiras que exijam muita concentração; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias (Barkley, 2002, p.7).
Fonte: BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002, p. 7.
Considerando as características específicas do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com TDAH, sua atividade MAPA consiste em:
- Elaborar um texto dissertativo, refletindo sobre os possíveis encaminhamentos e estratégias utilizadas na intervenção psicopedagógica clínica e institucional com pessoas com TDAH. Cite um encaminhamento e duas estratégias psicopedagógicas clínicas e justifique a importância de cada uma delas.
ATENÇÃO:
*Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio. Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
* Para responder às questões, é imprescindível que se atentem as Unidades do livro da disciplina referente ao abordado nesta atividade e assista às aulas conceituais. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial - tamanho de letra 12 - espaçamento entre linhas 1,5 – alinhamento justificado e demais Normas da ABNT.
* Acesse a Sala do Café e o Fórum, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem via Fale com o Mediador.
Bons Estudos!
