
MAPA - EDU - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025
MAPA - EDU - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025
MAPA - EDU - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025
O artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996 trata sobre a gestão democrática e estabelece que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática, promovendo a participação de todos os envolvidos no processo educacional. Segundo o princípio da gestão democrática, a realização do processo de gestão deve promover a participação ativa de todos os profissionais da instituição e da comunidade escolar, numa perspectiva de construção coletiva e colaborativa, de modo a contribuírem para a efetivação da gestão democrática que garante qualidade para todos os alunos (LÜCK, 2009, p. 23).
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
A partir das discussões realizadas durante a disciplina, esse é o momento para você refletir sobre sua futura prática profissional a partir dos temas convergentes com a Gestão Escolar na organização do trabalho pedagógico na educação básica, com base no entendimento de que a gestão escolar perpassa diferentes temáticas dentro da realidade escolar, mas que o trabalho pedagógico deve ser objeto relevante de acompanhamento e monitoramento, engajando a equipe e oportunizando momentos ricos de aprendizagem,
considere a seguinte situação hipotética:
Imagine que passou em um concurso público e começou a atuar com aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Com sua dinâmica e comprometimento no trabalho, a diretora da escola o convida para integrar a sua equipe gestora. Você avalia a possibilidade e aceita o desafio como uma oportunidade de crescimento profissional. Quando assume, de fato, o cargo de coordenador pedagógico, percebe que a escola tem alguns pontos importantes a serem observados e considerados: a instituição está inserida em uma comunidade marcada por desigualdades sociais e a atual gestão foi avaliada negativamente pela comunidade escolar pela falta de empatia, proximidade, diálogo.
Diante desse cenário, você deve apresentar uma sugestão de impacto em modelo de um plano de ação para implementar na escola, na perspectiva da gestão democrática. Para isso considere:
Quais são os principais desafios na gestão democrática na escola pública brasileira?
Quem são os profissionais/comunidade que devem ou deveriam se envolver nos processos de ações e decisões da instituição?
Como engajar novamente essa comunidade, que apresenta certa decepção em relação a este vínculo entre família e escola?
O plano de ação deverá contemplar os objetivos, justificativa e as ações que serão realizadas como sugestão para mudança no cenário encontrado. Considere as argumentações acima para construir seu texto.
ORIENTAÇÕES ADICIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
- Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA (formato Word). O formulário padrão está disponível no ambiente da disciplina, no ícone: Materiais da Disciplina;
- A atividade deverá ser realizada individualmente; atividades plagiadas (cópias parciais ou total) serão ZERADAS;
- Ao mencionar partes de textos, retirados do livro didático, revistas ou da internet, não se esqueça de fazer as devidas referências, ao final da atividade, conforme normas da ABNT. A falta das devidas referências poderá acarretar cópia indevida e prejuízo na avaliação da atividade;
- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder nenhum item ou de atender a algum ponto requisitado;
- Procure argumentar de forma clara e objetiva;
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização;
- Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao(à) seu(sua) professor(a) mediador(a).
Bons estudos!
