Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio Há um medo por parte dos pais

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio Há um medo por parte dos pais

Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio

Há um medo por parte dos pais e de alguns professores de as crianças desaprenderem quando navegam, medo de elas viciarem, de obterem informação não confiável, de elas se isolarem do mundo real, como se o computador fosse um agente do mal, um vilão. Esse medo é reforçado pela mídia, que costuma apresentar o computador como um agente negativo na aprendizagem e na socialização dos usuários. Nós sabemos que ninguém corre o risco de desaprender quando navega, seja em ambientes digitais ou em materiais impressos, mas é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem, mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar. É preciso, algumas vezes, negociar o uso para que ele não seja exclusivo, uma vez que há outros meios de comunicação, outros meios de informação e alternativas de lazer. É uma questão de equilibrar e não de culpar.

COSCARELLI. C. V. Linguagem em (Dis)curso. n. 3. set.-dez. 2009.

A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia

A) está repleta de informações contáveis que constituem fonte única para a aprendizagem dos alunos.

B) exige dos pais e professores que proíbam seu uso abusivo para evitar que se torne um vício.

C) tende a se tornar um agente negativo na aprendizagem e na socialização de crianças e jovens.

D) possibilita maior ampliação do conhecimento de mundo quando a aprendizagem é direcionada.

E) leva ao isolamento do mundo real e ao uso exclusivo do computador se a navegação for desmedida.

Solução

No trecho, a autora defende o uso da internet no processo de aprendizagem, mas enfatiza que deve haver uma mediação cuidadosa. Ela ressalta que, embora navegar em ambientes digitais ou materiais impressos não cause a perda de conhecimento, é importante monitorar o que está sendo aprendido e, em alguns casos, intervir para otimizar e direcionar o aprendizado. Assim, a autora sugere que o uso da internet pelos estudantes deve ser orientado para garantir que eles aproveitem de forma eficaz o vasto conhecimento que essa tecnologia oferece.

Alternativa D

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho