
Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h
Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h

TEXTO II
Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h
para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque.
RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).
O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o
primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida
na saúde, apresenta uma visão
A) medicalizada, que relaciona a prática de exercícios
físicos por qualquer indivíduo à promoção da saúde.
B) ampliada, que considera aspectos sociais
intervenientes na prática de exercícios no cotidiano.
C) crítica, que associa a interferência das tarefas da
casa ao sedentarismo do indivíduo.
D) focalizada, que atribui ao indivíduo a responsabilidade
pela prevenção de doenças.
E) geracional, que preconiza a representação do culto
à jovialidade.
Solução
O segundo texto aprofunda a reflexão trazida pelo texto I ao considerar os fatores sociais que influenciam a prática de atividades físicas e o sedentarismo. Enquanto o texto I coloca a responsabilidade no indivíduo pela falta de tempo para se exercitar e pelas doenças decorrentes, o texto II amplia a discussão ao abordar as dificuldades do dia a dia, como as responsabilidades profissionais e domésticas, que limitam o tempo disponível para a prática esportiva. Dessa forma, o texto II oferece uma análise mais abrangente, destacando os aspectos sociais que afetam a capacidade de dedicar tempo aos exercícios.
Alternativa B

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