
MAPA - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - 53_2025
MAPA - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - 53_2025
MAPA - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - 53_2025
Olá, estudante. Bem-vindo ao nosso MAPA!
Primeiramente, pensemos na ideia de controle e poder. Como é que os discursos refletem o exercício de poder? Essa é a preocupação de Michel Foucault. Para Foucault, as relações humanas são determinadas pela maneira como nós usamos a linguagem para delimitar nossas ações. Como vimos, trata-se de uma visão baseada no estruturalismo. O que é específico para o autor é que toda a dinâmica dos discursos gira em torno do poder. Nós agimos e interagimos para sermos capazes de fazer e obter as coisas que desejamos. Essa capacidade pode ser chamada de poder.
Usado na comunicação, Foucault fornece as bases para aprofundarmos a relação entre as mensagens da mídia e as dinâmicas políticas. Comunicar-se é construir mensagens por meio da seleção de símbolos. Essa seleção não apenas cria emoções ou respostas psicológicas nos interlocutores; ela estrutura o tempo e o espaço de ação das pessoas. É por meio da comunicação que criamos as regras das vidas individual e social. Ao criarmos categorias, como “homem” e “mulher”, para nos referirmos ao sexo humano e às identidades de gênero, não permitimos nenhum outro tipo de identificação. Mesmo que esse não seja o objetivo, a escolha de dois termos automaticamente exclui qualquer outro modo de ser. É o discurso exercendo poder sobre os corpos dos indivíduos.
Fonte: FERREIRA, G. Teorias da comunicação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Apesar do exemplo sobre gênero trazido no livro, a linguagem pode exercer poder em vários outros âmbitos. Veja alguns exemplos:
As 10 propagandas mais machistas e racistas do último ano:
https://agenciapatriciagalvao.org.br/mulheres-de-olho/mulher-e-midia/as-10-propagandas-mais-machistas-e-racistas-do-ultimo-ano/
Skol assume passado machista e ressalta a importância de evoluir:
https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/skol-assume-passado-machista-e-ressalta-a-importancia-de-evoluir
A propaganda de ketchup em tom racista que causou crise na Heinz:
https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/a-propaganda-de-ketchup-em-tom-racista-que-causou-crise-na-heinz/
Conheça expressões de preconceito contra indígenas para tirar do vocabulário:
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/conheca-expressoes-de-preconceito-contra-indigenas-para-tirar-do-vocabulario
Palavras que associam câncer a guerra são prejudiciais, diz pesquisa:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/08/palavras-que-associam-cancer-guerra-nao-ajudam-pacientes-diz-pesquisa.html
Desigualdade de gênero: infantilização na mídia esportiva desvaloriza atletas mulheres:
https://www.leme.uerj.br/desigualdade-de-genero-infantilizacao-na-midia-esportiva-desvaloriza-atletas-mulheres
O que a linguagem revela sobre a notícia:
https://apautadavez.substack.com/p/o-que-a-linguagem-revela-sobre-a
Pensando nos assuntos apresentados, chegou o seu momento de mostrar como se faz!
DESAFIO DA ATIVIDADE:
Criar um produto de comunicação que conscientize outros comunicadores sobre o uso mais preciso, empático e acolhedor da linguagem.
Você pode escolher entre as três opções a seguir: uma publicação para o Instagram, uma reportagem jornalística no formato de texto ou um vídeo.
Você também pode escolher entre os assuntos apresentados (como racismo, machismo e LGBTfobia) ou mesmo outros que se encaixem no conteúdo sobre linguagem na comunicação.
É possível utilizar os próprios textos mostrados como fonte ou mesmo pesquisar melhor sobre a temática que você quer tratar. Quanto mais argumentos fortes você trouxer, melhor será sua atividade.
Atenção para as características de cada produção:
Publicação no Instagram: se você escolher essa forma de passar a mensagem, deve entregar, no mínimo, três artes para o feed (para a mesma publicação, pensando no formato carrossel) + uma legenda de até sete linhas (tudo deve ser enviado no formulário padrão, não é necessário fazer a postagem na sua rede social).
A reportagem jornalística: deve ter entre 30 e 40 linhas. Para isso, você deve entrevistar pelo menos uma pessoa (de preferência um comunicador que possa falar sobre a importância do uso da linguagem adequada).
Se você escolher fazer um vídeo: deve ter entre dois e quatro minutos. Você deve publicar no YouTube e enviar o link (atenção: se você não quiser que ninguém veja, pode publicar no modo “não listado”. Só fique atento para não deixar no modo “privado”, pois, dessa forma, não conseguiremos ter acesso para a correção). O vídeo pode conter uma entrevista ou pode ser apenas uma fala sua sobre o assunto.
ATENÇÃO:
- Assista ao vídeo de orientações para a realização da atividade MAPA, na Sala do Café.
- Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- Qualquer dúvida, entre em contato com a mediação.
Sucesso!!!
