
MAPA - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 53_2025
MAPA - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 53_2025
MAPA - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 53_2025
A Gerontologia Social desempenha um papel vital no estudo das condições em que pessoas idosas podem se encontrar em situações de isolamento e solidão. Nesse campo, são propostas e intervenções eficazes que promovem o bem-estar e a inclusão social, com estratégias viáveis e ajustadas às necessidades específicas dessa população. Segundo Silva et al. (2023), a solidão no envelhecimento pode comprometer gravemente o equilíbrio emocional, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade social. Mesmo quando existem redes sociais mínimas, o sentimento de solidão subjetiva intensifica quadros depressivos, reduz a autoestima e gera uma sensação persistente de inutilidade. Já Pecoits et al. (2021) apontam que o isolamento social durante a pandemia da Covid-19 agravou transtornos mentais e contribuiu para o declínio cognitivo de muitas pessoas idosas, exigindo ações integradas entre os setores da saúde e da assistência social. Estes achados são evidenciados na pesquisa realizada por Jaccoud (2024) revela que a baixa participação comunitária e vínculos sociais frágeis têm forte correlação com o aumento da morbidade entre pessoas idosas. Esses dados indicam a urgência de políticas públicas interdisciplinares voltadas à promoção da saúde mental e da inclusão social, e neste sentido, a Gerontologia Social, deve atuar para o fortalecimento dos vínculos familiares, como grupos de escuta ativa, que valorizem a subjetividade das pessoas idosas.
Fonte: CUNHA, M. C. A. B. Gerontologia social. Maringá: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2024. 175 p.
JACCOUD, L. Idosos em situação de isolamento social: uma abordagem macrossetorial. Brasília, DF: Ipea, jul. 2024. 41 p. (Texto para Discussão, n. 3020). Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14312. Acesso em: 14 jul. 2025.
PECOITS, R. V. et al. O impacto do isolamento social na saúde mental dos idosos durante a pandemia da Covid-19. Revista da AMRIGS, v. 65, n. 1, p. 101-108, 2021.
SILVA, K. C. Solidão na pessoa idosa: fatores de risco, impactos e intervenções. Revista Científica e-Locução, v. 5, n. 2, p. 38-52, 2023.
Meta da atividade:
O principal objetivo desta atividade é oferecer uma compreensão prática e detalhada de como a Gerontologia Social contribui para o bem-estar e prevenção do isolamento e solidão entre as pessoas idosas, por meio da observação direta em uma instituição de assistência social ou similar, em que, você, estudante poderá reconhecer e avaliar as estratégias e ações voltadas para a inclusão social e o fortalecimento dos vínculos, conectando-as aos fundamentos teóricos da Gerontologia Social. Ademais, a atividade visa aprimorar a habilidade de análise crítica e produção textual do aluno ao criar um relato dissertativo que reflita suas observações e conclusões.
Método para o Aluno:
Nesta atividade, o estudante adota uma abordagem de aprendizagem reflexiva e experiencial. Isso implica que para melhor compreender esta realidade, deve-se após uma atividade prática, elaborar um relato dissertativo com no máximo 2 laudas, constando a foto da atividade em questão e as referências.
Para tanto, segue a condução da atividade que contempla os seguintes momentos:
Etapas Detalhadas da Atividade:
- Preparação:
Escolha do Local
O estudante deve pesquisar e selecionar uma instituição em sua cidade de residência que atenda pessoas idosas. Exemplos incluem Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Centros de Convivência para Idosos, grupos de terceira idade, ou outros espaços que promovam o envelhecimento digno e ativo.
Objetivo para o Estudante: Familiarizar-se com os diferentes tipos de instituições que atuam na área da Gerontologia Social e escolher um local que permita uma observação rica e relevante para o tema.
- Condução da Atividade:
Etapa 1: Agendamento da Visita
Entrar em contato com a instituição escolhida com antecedência para agendar a visita. É fundamental explicar o objetivo da visita (atividade acadêmica) e perguntar sobre os melhores dias e horários para a observação, garantindo que não haja interrupções nas rotinas da instituição.
Etapa 2: Observação e Descrição das Ações
Durante a visita, observar atentamente as atividades que estão sendo desenvolvidas, a forma como as pessoas idosas interagem entre si e com a equipe multiprofissional (cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, gerontólogos, terapeutas ocupacionais etc.). É importante identificar as estratégias que a instituição utiliza para promover o bem-estar, combater o isolamento social e fomentar a inclusão, registrar essas observações de forma detalhada, descrevendo as ações realizadas pela instituição no enfrentamento da solidão e na promoção da inclusão social. Para preservar a privacidade, é obrigatório o uso de nomes fictícios para todas as pessoas envolvidas.
Etapa 3: Registro Fotográfico
Registrar um momento significativo da atividade observada por meio de uma foto, sendo fundamental que a foto não exponha o rosto das pessoas idosas para garantir a privacidade e o respeito, podendo esta ser de um ambiente, de uma atividade em grupo (sem focar nos rostos), ou de qualquer elemento que represente a integração e o bem-estar no local. Caso, por engano, algum rosto apareça na foto, o estudante deve desfocá-lo ou adicionar um emoji sobre ele.
Etapa 4: Análise e Conclusão
Após a visita, analisar os pontos fortes das atividades observadas, conectando-os diretamente com os princípios da Gerontologia Social. Por exemplo, se a instituição promove grupos de escuta ativa, relacionar isso com a valorização da subjetividade das pessoas idosas, um princípio fundamental da Gerontologia Social. Em seguida, o estudante deve elaborar uma conclusão que destaque a importância de ações integradas e multidisciplinares (envolvendo saúde, assistência social, educação etc.) na criação de ambientes que favoreçam um envelhecimento ativo e saudável e a conclusão deve enfatizar a atenção às dimensões afetivas, sociais e cognitivas da pessoa idosa.
Orientações Gerais:
- Assista ao vídeo de orientação da atividade MAPA, disponível no ícone: Material da Disciplina.
- Lembre-se de sempre inserir as referências que foram utilizadas para a elaboração da atividade, seguindo as normas da ABNT.
- A atividade deverá ser entregue através do fomulário padrão, disponível no ícone: Material da Disciplina.
- Durante as aulas, a professora fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades. Assim, é de suma importância participar das aulas ao vivo ou assisti-las posteriormente.
- Assista às aulas conceituais da disciplina.
- Qualquer dúvida, acione seu tutor mediador.
Boa atividade!
