
MAPA - RH - ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - 53_2025
MAPA - RH - ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - 53_2025
MAPA - RH - ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - 53_2025
Olá, estudante. Preparado para realizar a sua Atividade MAPA? Fique tranquilo e analise cuidadosamente a narrativa fictícia, a seguir:
A empresa “Environment Design”, um escritório fictício que atua na área de Consultoria Ambiental – especializada em projetos de sustentabilidade urbana com foco em consultorias técnicas sobre eficiência energética, gestão de resíduos e arquitetura verde –, está crescendo de forma consistente e decidiu realocar seu Departamento Técnico do setor de projetos e consultoria para uma nova sala, com 60m² de área total. Essa nova sala possui um formato retangular (10m x 6m), uma janela grande centralizada lateral esquerda, em uma das paredes menores, e acesso por uma única porta alocada no canto superior direito, em uma das paredes maiores, como demonstrado na Figura 1.
Figura 1 - Sala
Fonte: gerada por Planner 5D em 2025.
Descrição da imagem: a Figura 1 representa uma planta baixa de uma sala retangular, com as paredes superior e inferior medindo 10 metros, e as paredes laterais medindo 6 metros cada, totalizando uma área total de 60m². Centralizada na parede lateral esquerda tem uma janela grande, e no canto direito da parede superior tem uma porta que dá acesso à sala.
***INFORMAÇÕES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADAS:***
- Ao todo, a equipe do Departamento Técnico da “Environment Design” é composta por oito pessoas, sendo:
1 Coordenador técnico.
2 Analistas ambientais.
1 Estagiário de projetos.
1 Especialista em certificações verdes.
1 Economista circular.
1 Arquiteto.
1 Assistente administrativo.
- A sala não possui divisórias internas e, por isso, o novo arranjo físico pode ser pensado no formato aberto ou integrado, não havendo salas ou paredes internas que separem as pessoas por setor ou por cargos.
- Os móveis disponibilizados paro o Departamento Técnico e seus respectivos usuários são (veja a Figura 2):
1 Estação de trabalho com cadeiras para 4 pessoas (3,0m x 1,1m) – Analistas ambientais; Especialista em certificações verdes; Auxiliar Administrativo.
1 Mesa em L com 3 cadeiras (1,5m x 0,5m x 1,3m) – Coordenador técnico.
2 Escrivaninhas com cadeiras (1,3m x 0,6m) – Arquiteto; Economista circular.
1 Escrivaninha pequena com cadeira (1,1m x 0,5m) – Estagiário de projetos.
1 Mesa de reuniões com 6 cadeiras (2,2m x 1,1m) – de uso geral.
1 Armário de documentos (1,3m x 0,4m) – de uso geral.
2 Armários de aço tipo “Arquivo” (0,3m x 0,4m) – de uso geral.
1 Sofá de dois lugares (1,8m x 0,85m) – de uso geral.
- Seja criativo e, ao sugerir o novo arranjo físico para a sala, considere todas as possibilidades para garantir o distanciamento adequado, a acessibilidade, a segurança e o bem-estar de toda a equipe.
- Lembre-se: todos os móveis listados devem ser alocados no espaço de 60m² da sala, que, por sua vez, também deverá estar apta para acolher todas as oito pessoas que fazem parte da equipe. Veja a Figura 2:
Figura 2 - Móveis
Fonte: gerada por Planner 5D em 2025.
Descrição da imagem: a Figura 2 apresenta imagens representativas de todos os móveis listados anteriormente: uma estação de trabalho com cadeiras para quatro pessoas (3,0m x 1,1m); uma mesa em L com três cadeiras (1,5m x 0,5m x 1,3m); duas escrivaninhas com cadeiras (1,3m x 0,6m); uma escrivaninha pequena com cadeira (1,1m x 0,5m); uma mesa de reuniões com seis cadeiras (2,2m x 1,1m); um armário de documentos (1,3m x 0,4m); dois armários de aço tipo “Arquivo” (0,3m x 0,4m); um sofá de dois lugares (1,8m x 0,85m).
Agora é com você, estudante. Para fins desta Atividade MAPA, o seu desafio é se colocar na posição de Especialista em OSM e propor um Layout (Arranjo Físico) que atenda às regras gerais de distanciamento, ergonomia e circulação na sala. Para isso, você deverá apresentar as seguintes resoluções:
ETAPA 1 – Liste pelo menos cinco objetivos do layout que, de acordo com seu ponto de vista, são os mais importantes que justificam seu estudo e implementação adequados. Neste 1º Passo, você deve apenas listar cinco dentre os objetivos do layout apresentados no Livro da Disciplina e, ao fazer isso, escolher aqueles que, na sua opinião, são os mais importantes.
ETAPA 2 – Configurar, desenvolver ou desenhar o novo Layout do Departamento Técnico da “Environment Design”, considerando as regras gerais de distanciamento, ergonomia e circulação na sala. Para isso, considere também todas as informações importantes apresentadas anteriormente na descrição desta atividade MAPA. Neste 2º Passo, você deverá apresentar a imagem do novo arranjo físico (layout) proposto por você.
OBS.: você poderá apresentar este Layout de duas formas, conforme achar mais adequado:
- digitalmente, utilizando alguma plataforma, programa ou ferramenta que você tenha afinidade;
ou
- desenhado à mão, se preferir, e tirando uma foto do seu desenho depois para inserir no Formulário Padrão.
ETAPA 3 – Justifique, por meio de um texto discursivo, as disposições de móveis que foram feitas no layout e as medidas adotadas por você para garantir conforto, comodidade, acessibilidade e segurança dos integrantes da equipe. Nesse 3º Passo, você deve dizer os porquês das disposições de cada móvel feitas e das medidas adotadas para atender às regras gerais de distanciamento, ergonomia e circulação na sala.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Realize uma Leitura do Tema 4 do livro didático.
- Realize pesquisas complementares sobre Arranjo Físico (layout) de empresas.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
- Assista à Aula Estudo de Caso da disciplina.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
Bons estudos. Sucesso!
