FECHAR

MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

 

Linguística, discurso e ensino: como analisar campanhas publicitárias de forma crítica


A Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana e suas múltiplas manifestações. Entre seus principais objetivos está o de romper com o senso comum, que reduz a língua ao binarismo “certo e errado”, buscando compreendê-la em sua complexidade histórica, social e cultural. A Unidade I do material de Linguística I propõe reflexões fundamentais, como as diferenças entre linguagem, língua e fala, o papel social da língua e os limites entre as gramáticas tradicional, descritiva e internalizada. Dentre as abordagens linguísticas discutidas, destaca-se a importância de desenvolver uma consciência crítica sobre os discursos que circulam na sociedade.

Essa consciência crítica exige que o olhar sobre a língua vá além de sua estrutura. É imprescindível reconhecer sua função social, entendendo a linguagem como uma prática humana indissociável do contexto histórico e cultural em que é produzida. De acordo com Cunha, Costa e Martelotta (2013), “o homem é um ser de linguagem, e, através dela, constrói significados e sentidos para o mundo que o cerca”. Essa perspectiva evidencia que o ensino da língua não pode ser neutro, pois todo ato de fala ou escrita está carregado de intenções, identidades e ideologias.

Por isso, ao se prepararem para atuar como professores, os alunos do curso de Letras devem estar aptos a trabalhar com textos do cotidiano escolar — como campanhas publicitárias, por exemplo — de forma crítica e reflexiva. O objetivo é promover, entre os estudantes do ensino médio, a capacidade de identificar efeitos de sentido, valores implícitos e construções ideológicas presentes na linguagem, contribuindo para a formação de leitores mais conscientes e engajados socialmente.
 

REFERÊNCIAS DE APOIO

CUNHA, M. A.; COSTA, H. C.; MARTELOTTA, M. E. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Contexto, 2013.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1993.
 

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Partindo dos conceitos discutidos na Unidade I, esta atividade propõe uma vivência prática em que a linguagem é observada em seu uso social. Você, como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, é convidado(a) a elaborar uma aula expositiva com base em uma campanha publicitária, destinada a alunos do Ensino Médio. O objetivo é aplicar os conceitos linguísticos estudados na Unidade I de maneira prática e reflexiva, explorando os efeitos de sentido, as intenções comunicativas e o papel social da linguagem. A aula deverá ser apresentada em slides (máximo de 10), enviados em formato PDF para avaliação.
 

ORIENTAÇÕES – Como organizar os slides da sua aula
Sua tarefa é construir uma aula expositiva crítica, com base em uma campanha publicitária atual, voltada para alunos do Ensino Médio. Essa aula deverá estar dividida em até 10 slides, apresentados com clareza visual e textual, e enviados em formato PDF.


A seguir, veja como organizar o conteúdo da sua aula de forma objetiva e eficaz:
 

Slide 1 – Título e objetivo da aula
Nome da aula + imagem da campanha (opcional neste slide).
Defina de forma clara o objetivo geral da aula (o que os alunos aprenderão?).
Exemplo: “Analisar criticamente os efeitos de sentido e ideologias presentes em campanhas publicitárias contemporâneas.”
 

Slide 2 – Apresentação da campanha publicitária
Insira a imagem ou texto publicitário escolhido (com boa resolução).
Informe a fonte da campanha (onde foi publicada, quando e por quem).
Contextualize brevemente: qual o tema central? A que público se dirige?
 

Slide 3 – Contextualização social e temática
Explique a relevância social, cultural ou identitária da campanha.
Apresente brevemente o tema abordado (ex.: diversidade, consumo, padrão de beleza, meio ambiente etc.).
Pergunta norteadora: Por que essa campanha importa na sociedade atual?
 

Slide 4 – Análise linguística: léxico e estilo
Destaque palavras-chave, construções de frases, uso de figuras de linguagem.
Analise os recursos estilísticos e sua função persuasiva.
Exemplo: metáforas, hipérboles, trocadilhos, conotação etc.
 

Slide 5 – Efeitos de sentido e ambiguidade
Identifique possíveis efeitos de sentido provocados pela linguagem.
Há ambiguidade? Ironia? Apelos emocionais?
Como o texto pode ser interpretado de formas diferentes?
 

Slide 6 – Linguagem e ideologia
Quais ideologias estão por trás da campanha? (ex.: consumismo, feminismo, inclusão etc.)
A linguagem reforça ou questiona estereótipos sociais?
Existe alguma naturalização de valores ou crenças?
 

Slide 7 – Leituras possíveis e público-alvo
Quem é o público-alvo da campanha? (faixa etária, classe social, grupo cultural)
Em que espaços ela circula? (redes sociais, revistas, televisão etc.)
Essa campanha dialoga com o público de maneira crítica ou apenas o convence?
 

Slide 8 – Atividades práticas para os alunos
Proponha uma ou duas atividades reflexivas para aplicar em sala.
Exemplo: roda de conversa, análise de outra campanha, produção de texto crítico ou reinterpretação criativa.
As atividades devem estimular o olhar crítico e a participação.
 

Slide 9 – Discussão orientada: perguntas reflexivas
Sugira 3 a 5 perguntas para discussão em grupo ou debate.
Exemplo:
“O que essa campanha tenta nos fazer sentir?”
“Ela representa ou distorce a realidade?”
“Quais valores ela transmite?”
 

Slide 10 – Conclusão e importância da leitura crítica
Retome o objetivo da aula e destaque a importância da análise crítica da linguagem.
Encerre reforçando o papel do aluno como leitor ativo e consciente.
Frase final sugestiva: “Todo texto carrega intenções — ler é também descobrir o que está por trás das palavras.”

 

IMPORTANTE: As orientações e exemplos apresentados aqui são sugestões para te inspirar. A construção da sua aula deve refletir sua criatividade, visão crítica e domínio dos conteúdos. Lembre-se de que uma boa aula tem início, meio e fim bem definidos, com proposta coerente e viável para o Ensino Médio. Seja objetivo, claro e, acima de tudo, criativo — o olhar do professor faz toda a diferença na formação de leitores conscientes.​


​​- Todos os itens solicitados deverão ser inseridos no arquivo Formulário MAPA padrão, disponível no ambiente da disciplina, na pasta ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Ao anexar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo está correto, e só então clique em FINALIZAR.
- Na utilização de citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências e informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
crossmenu