
MAPA - HIST - HISTÓRIA DA CIÊNCIA - 53_2025
MAPA - HIST - HISTÓRIA DA CIÊNCIA - 53_2025
MAPA - HIST - HISTÓRIA DA CIÊNCIA - 53_2025
\"A palavra ‘antropoceno’ é de autoria de Paul Crutzen, um químico holandês que compartilhou o Prêmio Nobel pela descoberta dos efeitos das substâncias depletivas de ozônio.
[...] Crutzen me disse que a palavra “Antropoceno” surgiu quando ele estava numa reunião. O homem que conduzia a reunião não parava de se referir ao Holoceno, a época “recentíssima” que começou com o fim do último período glacial, 11.700 anos atrás, e prossegue – pelos menos oficialmente – até hoje.\"
Fonte: KOLBERT, Elizabeth. A sexta extinção. Um História não natural. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. p. 116-117
A Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos e, para dar uma ideia da magnitude desse número, cientistas de diversas áreas utilizam uma ferramenta chamada tabela do tempo geológico.
Essa tabela é frequentemente empregada para:
- Explicar eventos como a extinção K-T (Cretáceo-Terciário), responsável pela extinção dos dinossauros;
- Mostrar a fragmentação do supercontinente Pangeia;
- Detalhar eventos como o último máximo glacial e a chegada dos seres humanos à América no final do Pleistoceno.
Abaixo, você pode ver como essa tabela é comumente apresentada nos livros didáticos, geralmente nas disciplinas de Ciências, História ou Geografia:
Tabela do tempo ilustrada. Disponível em: .
Tabela do tempo geológico – Versão simplificada. Disponível em: .
Tabela do tempo geológico – Versão completa. Disponível em: .
Essa tabela organiza a história da Terra em Éons, Eras, Períodos e Idades, e está sujeita a revisões sempre que novas descobertas científicas são feitas. Atualmente, um dos principais debates em torno da tabela do tempo geológico gira em torno da possível adoção de uma nova nomenclatura para o período em que vivemos — a substituição ou encerramento do Holoceno para dar lugar ao chamado Antropoceno, termo que busca reconhecer o impacto significativo da atividade humana sobre o planeta.
A Comissão Internacional de Estratigrafia, órgão responsável pela elaboração e atualização da Tabela do Tempo Geológico, conta com um comitê específico para avaliar a possível adoção do termo Antropoceno. Após anos de estudos e debates, o comitê emitiu seu veredito em 2024, votando contra o reconhecimento oficial do Antropoceno como uma nova unidade formal do tempo geológico.
“Um comitê de aproximadamente duas dezenas de acadêmicos votou, por uma grande maioria, contra uma proposta de declarar o início do Antropoceno, uma época de tempo geológico recém-criada, de acordo com um anúncio interno dos resultados da votação visto pelo The New York Times.”
Fonte: O GLOBO. Antropoceno? Cientistas negam que estamos na era dos humanos; entenda. 07/03/2024. Disponível em . Acesso em junho de 2025.
A decisão surpreendeu a comunidade científica, que, diante das evidências das mudanças climáticas, parecia unânime em adotar o termo \'Antropoceno\' como marco de uma nova era geológica. No entanto, o debate persiste: de um lado, estão os que defendem que a ação humana teve impacto profundo o suficiente para deixar vestígios duradouros no registro geológico da Terra; de outro, permanecem os céticos, que ainda contestam a influência humana como principal causa das mudanças climáticas.
Agora, você está inserido nos debates em torno da adoção do termo \"Antropoceno\" como designação de uma nova era geológica. Sua tarefa é redigir um documento que apresente de forma clara sua posição favorável ou contrária a essa nova nomenclatura. Para isso, siga as orientações abaixo:
A - Produza um texto dissertativo-argumentativo com no mínimo 30 linhas;
B - Posicione-se de maneira clara quanto à pertinência ou não do uso do conceito de Antropoceno;
C - Apresente dois exemplos concretos e argumentos fundamentados para sustentar seu ponto de vista;
D - Aborde como a tabela pode ser utilizada como recurso pedagógico nas aulas de História.
Orientações gerais:
- Para desenvolver esta atividade, você deverá utilizar o TEMPLATE que está disponível na pasta “Material da Disciplina”.
- Assista o tutorial explicativo disponível na Sala do Café.
- Seu texto deve conter no máximo 2 laudas, incluindo as referências.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas da ABNT. Todos os materiais utilizados na elaboração do MAPA devem ser devidamente referenciados.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \"Finalizar o Questionário\", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do \"Fale com o mediador\".
Bom trabalho!
