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MAPA - GERON - ATIVIDADES COLETIVAS EM AMBIENTES SAUDÁVEIS - 53_2025

MAPA - GERON - ATIVIDADES COLETIVAS EM AMBIENTES SAUDÁVEIS - 53_2025

MAPA - GERON - ATIVIDADES COLETIVAS EM AMBIENTES SAUDÁVEIS - 53_2025

O processo de envelhecimento é uma vivência individual, complexa e carregada de histórias, saberes e sentimentos. A área da Gerontologia trabalha na promoção de um cuidado biopsicossocial, e, para isso, é fundamental unir os estudos sobre o envelhecimento humano e o contato direto com a pessoa idosa, permitindo analisar e compreender as necessidades reais, as limitações e as potencialidades de cada indivíduo.

 

Essa atividade imersiva proporcionará a você, futuro profissional, desenvolver habilidades como o afeto, a escuta, a sensibilidade, o olhar atento e o cuidado baseado no respeito à individualidade e à dignidade das pessoas, aptidões que serão essenciais na realidade da sua trajetória profissional.

 

*Orientações da Atividade – Imersão com Idosos

 

Nesta atividade, você realizará duas visitas reunindo pelo menos dois idosos, sempre nos mesmos locais e com os mesmos idosos. Isso é importante para que você possa construir um vínculo inicial e, na segunda visita, realizar uma ação significativa com eles.

 

Na primeira visita, você poderá vivenciar na prática o capítulo do livro de Atividades Coletivas em Ambientes Saudáveis, que fala sobre a “Aplicação Terapêutica da Música como Recurso para o Bem-estar”. Então, inclua no seu diálogo com os idosos a pergunta: quais músicas ou cantigas marcaram a vida deles?  

 

Para a segunda visita, você criará uma atividade coletiva simples e segura para todos, baseada nas músicas que os idosos citaram. Como sugestão: pode ser um “complete a música”, ou uma roda de canto. O importante é envolver os idosos com afeto e respeito às suas capacidades, valorizando suas memórias.

 

Por que duas visitas?

 

A primeira visita será para conhecer os idosos, conversar e interagir. Essa etapa é de aproximação e familiarização. É nesse momento que você incluirá no seu diálogo a pergunta: quais músicas ou cantigas antigas marcaram suas vidas? Fazer a anotação para pesquisa e construção do repertório que será necessário para organizar a atividade da próxima visita. Fique atento quanto ao local para a realização da atividade, que deve ser seguro, caso haja a necessidade de materiais (caixa de som, instrumentos, letras impressas), organize tudo antecipadamente. Importante que essa atividade seja adaptada ao perfil e capacidade do grupo.

 

Na segunda visita, com o repertório pronto e os idosos já familiarizados com você, será a hora de desenvolver a atividade musical no formato que definiu para o seu grupo. Seja claro e calmo na explicação de como a atividade acontecerá e participe com o grupo.

 

Essa vivência ajudará você a entender, na prática, quem é o público que atenderá como profissional da área da Gerontologia: pessoas com histórias, afetos, lembranças e necessidades emocionais.

 

Onde posso fazer as visitas?

 

ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

 

Na vizinhança, com idosos que morem próximos (reuni-los em um mesmo local).

 

Grupos de convivência da terceira idade.

 

Famílias com pessoas idosas (mínimo 2 idosos).

 

Encontros em praças públicas ou espaços da comunidade (desde que consiga reunir em dois dias).

 

Escolha um local onde os idosos possam ser ouvidos com tranquilidade e respeito.

 

Registro obrigatório:

 

Durante as visitas, tire fotos da atividade (mínimo 2 e máximo 4 fotos).



Atenção:

 

Peça autorização antes de fotografar.

 

A foto da atividade proposta precisa estar anexada ao formulário-padrão, devendo ser incluída de forma que não identifique rostos, preservando assim a identidade e a privacidade do idoso, em conformidade com os princípios éticos que regem o cuidado e o respeito à pessoa idosa.

 

Entrega da atividade (o que deve ser enviado):

 

Relatório escrito (mínimo 20 linhas - máximo 2 laudas - com as fotos), com:

 

Data e local das visitas.

 

Quem foram os idosos visitados (não identificar nome), quantos idosos e a idade.

 

Como foi a conversa.

 

Quais músicas citaram, registrar a coletânea de músicas.

 

Descrever como foi a atividade musical, fotos da atividade (respeitando a autorização de imagem).

 

Reflexão pessoal, o que você sentiu e aprendeu com essa experiência e como a atividade impactou sua visão sobre o cuidado com a pessoa idosa.

 

Fotos.

 



DICAS:

- Utilização das normas da ABNT.

- Utilizar o Formulário do MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.

- Assistir ao vídeo explicativo do MAPA, gravado pela Professora.



Essa será uma oportunidade de aprender na prática como o cuidado pode ser construído com pequenas atitudes.

 

Que seja uma experiência inesquecível!



Bons Estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
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