FECHAR

MAPA - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2025

MAPA - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2025

MAPA - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2025

 

Olá acadêmico(a)!

 

A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem para a disciplina de Filosofia e Ética.

 

O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de comportamento humano, cujo estudo da filosofia e da ética podem colaborar na interpretação e entendimento de ações, comportamentos e atitudes que envolvem a democracia e a cidadania.

 

 

 

TÍTULO: A BELEZA E A FILOSOFIA

 

 

 

PROBLEMATIZAÇÃO:

 

Qual é o reflexo da busca da beleza? Será que “vale tudo” pela aparência? Como é a verdadeira beleza humana? A sociedade compreende a diversidade de belezas? Vamos conhecer nesta atividade os problemas que envolvem a sociedade e o conceito filosófico da beleza, seja humana, social, de imagem e os impactos que ocasionam desrespeito a ética, a moral e a vida!

 

 

 

SIGNIFICAÇÃO:

 

O Conhecimento a filosofia e a ética envolvem estudo do próprio comportamento humano, do respeito a sí mesmo e ao próximo, a busca por beleza estética na atualidade, leva aos extremos, tal como “harmonização facial” ou “demonização facial”. A sociedade atual reflete o belo “vazio” ou o belo “oportuno”? Como estabelecer padrões éticos perante a dignidade humana por vezes desrespeitada! A significação desta atividade MAPA, visa diagnosticar os diversos padrões de beleza na atualidade e até que ponto isso é moralmente ético!

 

  

 

EXPERIMENTAÇÃO:

 

Você já estudou e compreendeu a importância da beleza para autoestima humana? Já ouviu falar de padrões sociais que excluem pessoas por sua aparência ou que chegaram a vitimizar pessoas após procedimentos cirurgicos? Já refletiu sobre o custo de procedimentos estéticos e a depressão na população? Certamente se você fez você já ouviu sobre esses temas sociais. Nesse contexto a atividade proposta vai inserir o aluno neste campo imersivo para refletir perante as condutas morais e éticas que fazem parte do dia a dia do profissional da economia e os impactos sociais e econômicos gerados.

 

 

 

Reflexão:

 

BELEZA: Pablo Picasso

 

\"Beleza? Para mim, é uma palavra sem sentido porque não sei de onde vem seu significado nem para onde leva. Na época em que Pablo Picasso disse isso, os artistas modernistas do início do século 20 haviam explodido completamente a beleza como um valor. A beleza, eles sentiram, tinha tudo a ver com tradição e noções de segunda mão do que é atraente. Os modernistas queriam reimaginar a realidade para a nova era da máquina - o que, no caso de Picasso, significava misturar hierarquias artísticas, inspirar-se na chamada arte primitiva ou dividir o mundo em planos cubistas.

 

Além disso, como Picasso sugere, a beleza é uma ideia nebulosa que pode levá-lo a um território perigoso. Os nazistas tinham uma noção ideal de beleza singular que usavam para justificar sua perseguição a qualquer um que não se encaixasse. A diretora favorita de Hitler, Leni Riefenstahl, que criou o que pretendia ser uma bela conquista mundial de atletas nas Olimpíadas de 1936 em Berlim, afirmou que era \"fascinada pela beleza\". Em suma, a beleza nunca pareceu tão ruim.

 

 

Beleza: Mestres Modernos: Pablo Picasso - Arquivo da BBC. Arquivo da BBC de Pablo Picasso em sua casa em Vallauris, França. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/programmes/articles/4FgkDqgQN2nqTx8ltswmCGr/8-brilliant-definitions-of-beauty-from-aristotle-to-aguilera#:~:text=Arist%C3%B3teles%3A%20beleza%20%C3%A9%20simetria&text=Segundo%20Arist%C3%B3teles%2C%20a%20beleza%20podia,%22%2C%20diz%20ele%20em%20Metaf%C3%ADsica. Acesso em: 10 jul. 2025.

 

 

 

 O texto acima serve para refletirmos sobre o que realmente importa em nossa vida e como o posicionamento social, o mercado da beleza e demais fatores podem levar o homem a quadros depreciativos, depressivos, quadros de isolamento social e demais contextos estéticos que causam sentimento de inferioridade.

 

 

 

Portanto, esta atividade busca lhe fazer refletir sobre até que ponto é válida a busca por padrões estéticos, sociais e demais enquadramentos que reprimem o homem e lhe causam doenças emocionais na atualidade, bem como, o pensamento de que o indivíduo moderno é o administrador da vida social, esta que suscita sonhos, projetos e desejos de felicidade.​

 

Ação /Avaliação:

 

Imagine-se diante de uma situação comum na vida cotidiana, uma entrevista de emprego, um ambiente universitário ou mesmo uma rede social, onde a aparência estética parece ter mais peso do que as ideias ou capacidades. Você já se sentiu ou viu alguém sendo julgado pela aparência? Já se perguntou qual é o custo emocional, econômico e social por trás da busca incessante por um “padrão” de beleza?

 

Como futuro(a) economista, você será um(a) agente transformador(a) na sociedade. Suas decisões, posicionamentos e propostas terão impacto sobre a vida de muitas pessoas. E para isso, é essencial refletir com profundidade sobre os valores humanos, a ética, a dignidade e o respeito à diversidade.

 

Mediante o conteúdo exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Filosofia e Ética, responda as seguintes perguntas:

 

 

 

Questão 1: Como alcançar os sonhos, metas e projetos de forma constante na atualidade? Explique.

 

 

 

Questão 2: Por quê, o profissional da economia deve refletir a respeito do antagonismo em conflitos de ideias? E quais são as características das problemáticas do indivíduo na atualidade?

 

​IMPORTANTE:

 

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina;

 

  1. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.

 

  1. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

 

  1. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

 

  1. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.

 

  1. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

 

  1. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 

  1. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

 

  1. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

 

 

Bons estudos!

 

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
crossmenu