
MAPA - ARQUITETURA COMERCIAL E MERCHANDISING - 53_2025
MAPA - ARQUITETURA COMERCIAL E MERCHANDISING - 53_2025
MAPA - ARQUITETURA COMERCIAL E MERCHANDISING - 53_2025
MAPA – ARQUITETURA COMERCIAL
Os aspectos externos determinam a impressão que a comunidade tem sobre a empresa, influenciando a percepção sobre qualidade, atendimento e o tipo de loja. Por meio de aspectos como visibilidade, tamanho, estilo arquitetônico, cores, conservação da pintura, das aberturas e materiais de acabamento da fachada, comunicação visual externa, vitrines, o seu estabelecimento projeta uma imagem e cria um conceito na mente das pessoas antes mesmo de conhecerem você e o que você oferece.
A ME. LARISSA SIQUEIRA CAMARGO, PROFESSOR ESP. ADRIANO PEREIRA CARDOSO, PROFESSORA ESP. LETICIA GRAZIELE ROQUE. ARQUITETURA COMERCIAL. Maringá - PR: Unicesumar, 2018.
Diante disso, você, na posição de gestor de uma loja, compreende que uma vitrine bem planejada gera retorno, atrai clientes e fortalece a marca. Seu desafio é desenvolver uma proposta conceitual de vitrine, alinhada à identidade da loja, capaz de comunicar uma narrativa clara, atrativa e coerente. Para isso, deverá explorar elementos como cores, texturas, materiais, disposição dos produtos e objetos decorativos, construindo uma composição visual que desperte sensações e dialogue diretamente com o público.
Desenvolver uma proposta de vitrine temática, escolhendo uma das seguintes datas comemorativas:
💐 Dia das Mães
❤️ Dia dos Namorados
🎄 Natal
Sua proposta deve refletir: a identidade e o público da loja; a mensagem e o conceito que a vitrine deseja transmitir; e uma organização visual harmônica, estética e coerente.
ETAPAS DA ATIVIDADE
1ª Etapa – Definição da Vitrine:
- Escolha uma data comemorativa.
- Defina o nome da loja, o segmento e quem é o público-alvo.
2ª Etapa – Narrativa Visual (Storytelling):
-Elabore um texto breve com o conceito e o objetivo da vitrine (o que ela deseja comunicar, quais sensações gerar e qual é a proposta comercial), crie uma narrativa que traduza a ideia central da sua vitrine. Responda: “O que sua vitrine quer dizer para quem observa?”
3ª Etapa - Análise de similares:
- Trata-se de um exercício de análise comparativa, no qual observamos projetos já realizados para extrair referências e inspirações. Pesquise na internet vitrines, ambientações, elementos decorativos, combinações de cores ou qualquer composição visual que possa contribuir como referência para desenvolver sua própria proposta de vitrine.
Apresente no mínimo 03 imagens com suas respectivas análises.
4ª Etapa – Moodboard (Painel Visual): Monte um painel que contenha:
- Paleta de cores;
- Materiais e texturas;
- Palavras-chave que definem o conceito;
- Imagens que traduzem o clima, a estética e os elementos presentes na sua vitrine (ex.: objetos, decoração, referências visuais).
ATENÇÃO! A ATIVIDADE SE ENCERRA NA ELABORAÇÃO DO PAINEL VISUAL, NÃO É NECESSÁRIO SEGUIR A DIANTE COM A PROPOSTA DE VISUAL MERCHANDISING.
Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina” e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina
- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \"Finalizar o Questionário\", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para seu(a) professor(a) mediador(a) por meio do \"fale com o mediador\".
