FECHAR

MAPA - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2025

MAPA - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2025

MAPA - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2025

 

Olá, estudante! 

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir algumas etapas, a saber:

(1) PRIMEIRA ETAPA: Análise do contexto

A Horizonte Fashion On-line (fictícia), fundada em 2015, é uma varejista de moda que opera exclusivamente on-line, especializada em roupas produzidas de forma sustentável e ética. A empresa adquire seus produtos de fornecedores em diversas partes do mundo e os distribui por todo o Brasil. Após um período de rápido crescimento inicial, a Horizonte Fashion On-line enfrenta atualmente um aumento da concorrência e a volatilidade nas tendências de consumo no setor da moda. Recentemente, a empresa adquiriu uma pequena instalação de produção local com o objetivo de experimentar a criação de sua própria linha de roupas.

A gestão da empresa é liderada por Sofia C., a fundadora e CEO, com Bruno A. como Chefe de Operações e Clara L. como Diretora de Marketing. A Horizonte Fashion On-line mantém um plano estratégico de 3 anos, mas sua operação e planejamento são muito ágeis, com ajustes trimestrais para se adaptar aos ciclos rápidos da moda.

Historicamente, o processo orçamentário da Horizonte Fashion On-line tem sido fortemente impulsionado pelas vendas, com grande foco no desempenho de vendas passadas e nos períodos promocionais. A previsão de vendas é o principal motor para a definição dos orçamentos de compra e, mais recentemente, de produção. A equipe financeira utiliza planilhas eletrônicas para projetar receitas e custos. A empresa depende intensamente de marketing em mídias sociais e colaborações com influenciadores, cujos custos são altamente variáveis e os retornos, frequentemente incertos. Com a introdução da instalação de produção local, a empresa agora lida com novos custos de produção (matérias-primas, mão de obra direta) que não eram uma parte significativa do seu modelo anterior, que era puramente varejista. O orçamento atual não integra de forma robusta a variabilidade do marketing digital nem os detalhes operacionais da nova produção.

(2) SEGUNDA ETAPA: Realização do MAPA

Com base nas informações do livro Administração Orçamentária e no estudo de caso da Horizonte Fashion On-line, responda aos seguintes questionamentos:

  1. A Horizonte Fashion On-line possui um orçamento predominantemente impulsionado por vendas passadas. Dada a alta variabilidade dos custos de marketing digital e a complexidade recém-adquirida com a produção própria, como a ausência de uma maior participação direta de responsáveis de outras áreas, como Marketing e Produção, pode impactar a precisão e a utilidade do orçamento para a tomada de decisões da empresa?
  2. O ciclo da moda é conhecido por suas rápidas mudanças, e os gastos com marketing digital da Horizonte Fashion On-line são altamente voláteis. O orçamento atual, que parece ser mais estático e focado no passado, é o mais adequado para a empresa? Qual tipo de orçamento, explorado no livro, se adaptaria melhor a essa realidade de constantes transformações e à velocidade das mudanças, e por quê?
  3. Com a recente aquisição da instalação de produção local, a Horizonte Fashion On-line agora lida com novos custos de fabricação (matérias-primas, mão de obra). Quais novas premissas orçamentárias operacionais e econômico-financeiras, específicas da produção, deveriam ser consideradas e detalhadas para garantir um orçamento mais robusto e completo para a empresa?

    Para responder à atividade MAPA deve:
  4. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
  5. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. 
  6. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
  7. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  8. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
  9. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
  10. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  11. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  12. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

 

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
crossmenu