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TEXTO I A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império,

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TEXTO I A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império,

TEXTO I

A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. No Senado, o Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o “belo sexo” não tinha capacidade intelectual para ir muito longe: — Sobre as contas, são bastantes [para as meninas] as quatro espécies, que não estão fora do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida.

TEXTO II

No Senado, o único a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemática, um currículo idêntico ao dos meninos foi o Marquês de Santo Amaro (RJ). Ele argumentou: — Não me parece conforme, às luzes do tempo em que vivemos, deixarmos de facilitar às brasileiras a aquisição desses conhecimentos [mais aprofundados de matemática]. A oposição que se manifesta não pode nascer senão do arraigado e péssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que suas filhas aprendessem a ler.

WESTIN, R. Senado Notícias. Disponível em: www12.senado.leg.br. Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).

Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivamente pela oposição entre

A) liberdade de gênero e controle social.

B) equidade de escolha e imposição cultural.

C) dominação de corpos e igualdade humana.

D) geração de oportunidade e restrição profissional.

E) exclusão de competências e participação política.

Solução

O Texto I aborda a separação do ensino entre meninos e meninas, sustentando que as meninas teriam um atraso intelectual e, portanto, deveriam receber um currículo mais limitado. Esse ponto de vista reforça a dominação dos corpos femininos, baseada em ideias sociais que restringem as oportunidades para as mulheres. Em contraste, o Texto II defende a igualdade de capacidades intelectuais entre meninos e meninas, argumentando que as meninas devem ter acesso ao mesmo nível de ensino em matemática que os meninos, por exemplo. Assim, a alternativa que menciona a dominação de corpos e igualdade humana é a correta, pois expressa a oposição entre a tentativa de limitar o potencial das mulheres por meio da dominação e a promoção da igualdade de oportunidades, fundamentada na crença na igualdade das capacidades intelectuais.

Alternativa C

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