
Rotineiramente, temos análises microbiológicas e físico-químicas, que envolve estudo de presenças de bactérias, análise de turbidez, cor, pH e dureza. Em algumas indústrias,
Rotineiramente, temos análises microbiológicas e físico-químicas, que envolve estudo de presenças de bactérias, análise de turbidez, cor, pH e dureza. Em algumas indústrias,
Rotineiramente, temos análises microbiológicas e físico-químicas, que envolve estudo de presenças de bactérias, análise de turbidez, cor, pH e dureza. Em algumas indústrias, podem ser inclusos testes adicionais.
Basicamente a indústria de água mineral funciona com as seguintes etapas:
Figura 1 - Fluxograma de produção de água mineral
Fonte: o autor.
Para a água com gás, o fluxo seria:
Figura 2 - Fluxograma de produção de água mineral com gás
Fonte: o autor.
Referências:
BIGATÃO, D. M. M. M. Química geral e inorgânica. Maringá: UniCesumar, 2019.
CHANG, R. Química geral: conceitos essenciais. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. CHANG, R.; GOLDSBY, K. A. Química. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. ROZENBERG, I. M. Química geral. São Paulo: Blucher, 2002. |
MÃO NA MASSA!
Após conhecer os processos da indústria de água com e sem gás, é possível identificar seus componentes e o que interfere no seu pH.
Etapa 1: Identificação das bebidas a serem trabalhadas
Escolha uma marca de:
- Água mineral (sem gás).
- Água mineral (com gás).
Identifique no rótulo o valor do seu pH.
Etapa 2: Comparação prática
O pH da água pode ser influenciado por fatores naturais, como a composição geológica e a decomposição de matéria orgânica; e por fatores antropogênicos, como poluição industrial, escoamento agrícola e resíduos urbanos. A chuva ácida e tratamentos químicos de purificação também podem alterar o pH, assim como processos biológicos de organismos aquáticos que afetam os níveis de dióxido de carbono dissolvido. Encontre, no rótulo, motivos que justifiquem o valor de pH encontrado no rótulo da água mineral.
Etapa 3: Buscando explicações
Primeiramente, nota-se uma diferença de pH entre a água mineral e a com gás. Justifique esse motivo, descrevendo a reação que acontece e indicando em seus produtos o íon responsável por essa diferença de pH.
Com base nas justificativas que trouxe na Etapa 2, contextualize com reações químicas o valor do pH, sugerindo nos produtos da reação o motivo do potencial hidrogeniônico estar no valor encontrado.
