FECHAR

PROJETO DE ENSINO - SEGURANÇA EM AMBIENTES ESCOLARES - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - SEGURANÇA EM AMBIENTES ESCOLARES - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - SEGURANÇA EM AMBIENTES ESCOLARES - 53_2025

Questão 1

A segurança patrimonial estratégica tem como objetivo principal compreender o funcionamento do processo de uma organização de forma geral para que se possa definir estratégias para mitigar os riscos e vulnerabilidades, definindo estratégias de controle que possam garantir a segurança. (OLIVEIRA; AMORIN, 2017).

Fonte: OLIVEIRA, Ronivon Alvez; AMORIN, João Schorne. A gestão de riscos como uma ferramenta eficaz para o planejamento em segurança patrimonial. Alto Horizonte: UNILSUL, 2017.

Com base no conteúdo estudado sobre segurança estratégica, marque a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

A Segurança estratégica busca contribuir com a organização para atingir seus objetivos e proteger bens tangíveis e intangíveis.

Alternativa 2:

A segurança estratégica patrimonial visa apenas proteger bens tangíveis.

Alternativa 3:

Pode se definir segurança estratégica como uma simples prerrogativa de satisfação ou de capricho da organização.

Alternativa 4:

O foco principal da segurança estratégica patrimonial é a proliferação de uma inteligência a qual auxiliará na tomada de decisão.

Alternativa 5:

A segurança estratégica é algo impossível de ser executado.

Questão 2

A segurança, no âmbito escolar, é um tema complexo, pois, pelas suas características específicas, exige ações multidisciplinares. A violência escolar, conforme estudos de pedagogia e sociologia apontam, pode ocorrer entre os alunos, entre os professores e alunos ou advir de ataques externos. (MELO; TENORIO e FRANCO, 2021).

Fonte: MELO, Felipe P. D. TENÒRIO. Cristian R. FRANCO. Paula D. A. Segurança empresarial e patrimonial. Maringá – PR; Unicesumar, 2020. Reimpresso 2021.

Assinale a resposta correta sobre o tema.

Alternativas
Alternativa 1:

É necessário prevenir ações agressivas entre os alunos, contudo, seria inócuo fazer isso pela via repressiva (criando uma repressão ou vigilância extrema), a vigilância deve ser exercida respeitando todos os indivíduos do recinto.

Alternativa 2:

Implementação de câmeras de vigilância em todas as salas de aula e banheiros, levando em consideração a segurança de alunos e professores.

Alternativa 3:

Avaliação psicológica obrigatória para compreender a saúde mental dos estudantes.

Alternativa 4:

Criando medidas de compliance em todas as instituições.

Alternativa 5:

Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 3
O gerenciamento de riscos em um projeto de segurança consiste na utilização de processos destinados a identificação, analise, respostas, monitoramento e controle. (ROCHA; TOKUMOTO e HELBEL, 2020)

FONTE: ROCHA, Juliane Moreira, TOKUMOTO, Ronie Cesar, HELBEL, Ricardo Henrrique. Projetos de segurança privada. Maringá: Unicesumar. 2020.


Levando em consideração o material estudado assinale a resposta correta sobre monitoramento e controle de riscos:

Alternativas
Alternativa 1:

O gestor deve fazer um acompanhamento dos riscos identificados durante a criação do projeto, monitorar os riscos que surgirem durante a execução, identificar, os possíveis novos riscos, executar planos de respostas aos riscos e fazer uma avaliação de eficiência do projeto.

Alternativa 2:

Monitorar e controlar os riscos é uma das atividades que pode ser desempenhada por qualquer pessoa que esteja envolvida no projeto.

Alternativa 3:

Em alguns projetos de segurança não é necessário diagnosticar os riscos nem ao menos elaborar algum tipo de controle, visto que do ponto de vista monetário não é interessante para a continuação do projeto.

Alternativa 4:

É possível monitorar e controlar 100% dos riscos de um projeto de segurança.

Alternativa 5:

Análise de riscos é algo que pode ser substituído por planejamento.

Questão 4
O sistema de vigilância deve ser estudado e dimensionado de acordo com a peculiaridade de cada instalação, já que cada local possui suas características distintas. (OLIVEIRA; AMORIN, 2017).
FONTE: OLIVEIRA, Ronivon Alvez; AMORIN, João Schorne. A gestão de riscos como uma ferramenta eficaz para o planejamento em segurança patrimonial. Alto Horizonte: UNILSUL, 2017.

Levando em consideração os conteúdos estudados assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Os sistemas de vigilância são complexos e devem ser simplificados para o melhor entendimento de toda a equipe, dos interessados e tambem dos clientes.

Alternativa 2:

O sistema de vigilância no qual o autor se refere, tange sobre a estratégia que deve ser empregada.

Alternativa 3:

Com o termo "peculiaridade", o autor descreve que cada posto de serviço tem suas próprias características, que devem ser levadas em consideração na elaboração do plano estratégico de segurança.

Alternativa 4:

Vigilância é algo que está em desuso no Brasil, de forma que se torna dispensável sua classificação.

Alternativa 5:

Nenhuma das alternativas está correta.

Questão 5

O engasgo parcial ocorre quando a via aérea está parcialmente bloqueada. A tosse é a forma do corpo de desobstruir as vias aéreas e, portanto, pode indicar uma obstrução parcial das vias aéreas. Quando a criança ou bebê não consiga tossir e apresente sinais de obstrução grave como ficar “molinho” e/ou com o lábio arroxeado (cianose), é importante iniciar rapidamente as manobras de desobstrução de vias aéreas.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.

Considerando as informações apresentadas na aula sobre obstrução de vias aéreas, avalie a sequência de afirmações a seguir sobre as ações que devem ser tomadas em caso de obstrução de vias aéreas de um bebê:

​I- Primeiramente chame por socorro ou peça que alguém o faça ligando para o número 192. Ajoelhe-se segurando o bebe de bruços ao longo de seu antebraço, segurando a mandíbula dele com a mão e deixe a cabeça dele mais baixo que o corpo.
II- Desfira 5 golpes firmes no meio das costas com a base da mão livre e vire o bebê com o rosto para cima para avaliar se ouve o desengasgo.
III- Coloque 2 dedos no meio do peito logo abaixo da linha do mamilo e aplique rapidamente 5 compressões firmes no peito, empurrando para baixo 1/3 da profundidade do peito.
IV- Repita os 5 golpes firmes nas costas e 5 compressões no peito até que o objeto seja expelido, o bebê comece a chorar, respirar ou tossir, ou até que o socorro médico chegue.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

III e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6

Convulsões são espasmos musculares, involuntários e/ou associados à rigidez em uma grande parte do corpo. Acontecem quando existe uma atividade elétrica anormal no cérebro ocasionadas por doenças neurológicas, quadros febris, traumas entre outras causas. Os principais sintomas são: tremores, relaxamento involuntário dos músculos e perda momentânea da consciência.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.

Considerando as informações apresentadas na aula sobre crise convulsiva, avalie as afirmações a seguir:

I - Em casos de convulsões, é importante dar espaço para a criança, solicitar privacidade e afastar os curiosos, promover um ambiente favorável para o atendimento.
II - A fim de evitar a queda da língua, é orientado segurá-la ou colocar um objeto na boca durante a crise.
III - Afastar objetos que possam machucar a criança, como mesas e cadeiras assim como afastá-la de locais perigosos.
IV - O apoio da cabeça é fundamental para a segurança da criança, bem como para impedir lesões futuras.

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

III e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7

A segurança, no âmbito escolar, é um tema complexo, pois, pelas suas características específicas, exige ações multidisciplinares. A violência escolar, conforme estudos de pedagogia e sociologia apontam, pode ocorrer entre os alunos, entre os professores e alunos ou advir de ataques externos. (MELO; TENORIO e FRANCO, 2021).

Fonte: MELO, Felipe P. D. TENÒRIO. Cristian R. FRANCO. Paula D. A. Segurança empresarial e patrimonial. Maringá – PR; Unicesumar, 2020. Reimpresso 2021.

Ainda sobre o tema da segurança escolar, assinale a resposta correta sobre o papel da segurança privada em escolas.

Alternativas
Alternativa 1:

Substituir a segurança pública em caso de emergências.

Alternativa 2:

Trabalhar em conjunto com a segurança pública para garantir a segurança de alunos e professores.

Alternativa 3:

Monitorar o bairro.

Alternativa 4:

Zelar pela melhoria das cidades.

Alternativa 5:

Todas estão corretas.

Questão 8
Um plano operacional padrão de segurança patrimonial é fundamental para garantir a proteção efetiva de um local ou propriedade. Ele envolve uma abordagem abrangente sobre as necessidades e desafios particulares de cada ambiente protegido. Considere as afirmativas sobre os componentes de um plano operacional padrão de segurança patrimonial:

I - Avaliação de vulnerabilidades e riscos
II - Implementação de programas de treinamento
III - Mapeamento estratégico dos locais
IV - Desenvolvimento de políticas de segurança

Marque a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Somente as alternativas I, II e III estão corretas.

Alternativa 2:

Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

Alternativa 3:

Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

Alternativa 4:

Somente as alternativas II e IV estão corretas.

Alternativa 5:

Todas as alternativas estão corretas.

Questão 9

Uma das grandes dificuldades em evitar incidentes em ambientes escolares, se dá na detecção de comportamentos suspeitos dos próprios estudantes. Um bom gestor necessita compreender e elaborar táticas, que vão desde a utilização de software até a compreensão das leis vigentes em nosso país. É importante ressaltar que cada escola pode adotar diferentes medidas de segurança e detecção de comportamentos suspeitos, e a resposta correta pode variar de acordo com a política e os recursos disponíveis em cada instituição.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.

Levando em consideração as colocações, assinale a resposta correta.

Qual das seguintes medidas é comumente adotada para a detecção de comportamentos suspeitos em escolas no Brasil?

Alternativas
Alternativa 1:

Câmeras de segurança em áreas estratégicas.

Alternativa 2:

Monitoramento das redes sociais dos alunos.

Alternativa 3:

Avaliação psicológica obrigatória para todos os alunos.

Alternativa 4:

Utilização de cães farejadores em inspeções regulares.

Alternativa 5:

Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 10

Leia a notícia a seguir:

Um atentado terrorista com bomba caseira em uma escola de Monte Mor (SP) mobilizou as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (13). Um adolescente de 17 anos, que também portava uma machadinha e tinha uma suástica - símbolo nazista - no braço, foi detido. Houve duas explosões, mas ninguém se feriu. A ocorrência foi na Escola Estadual Professor Antônio Sproesser, onde também funciona a Escola Municipal Vista Alegre. O rapaz é ex-aluno. Cerca de 300 estudantes de 12 a 15 anos estudam no período da manhã na instituição. Garrafas amarradas e cheias de combustível e pregos foram apreendidas. Secretário de Segurança da cidade, Anderson Palmieri disse à reportagem no local que o rapaz não conseguiu entrar na escola, mas chegou a jogar bombas caseiras na entrada da instituição. Policiais militares do Batalhão de Ações Especiais (BAEP) foram para o local no início desta manhã. Ambulâncias também foram acionadas. Em nota, a prefeitura disse que a situação foi contida e que os alunos foram dispensados. (TEIXEIRA; SACCONI, 2023).

Fonte: TEIXEIRA, Patrícia, SACCONI, Hellen. Adolescente é detido após atentado terrorista com bomba caseira em escola em Monte Mor. G1 Campinas. São Paulo, 13 de fevereiro de 2023. Acesso em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/02/13/escola-de-monte-mor-e-alvo-de-tentativa-de-atentado-e-mobiliza-policia-e-bombeiros.ghtml>. Acesso em: 22 de abril de 2023.

Observação: leve em consideração que você é o agente de segurança patrimonial responsável pelo local. Após a leitura da notícia em questão, marque a alternativa correta sobre qual o procedimento correto deve ser adotado.

Alternativas
Alternativa 1:

Após conter o Causador de Evento Crítico deve-se avaliar o local, inspecionar o artefato encontrado e tentar desarmá-lo ou ao menos se livrar dele.

Alternativa 2:

Se possível, conter o Causador do Evento Crítico, acionar as forças de segurança pública, acionar os serviços de emergência como SAMU e corpo de bombeiros, certificar-se de que todos estão bem, isolar a área, isolar o local em que o artefato se encontra e aguardar pelos órgãos competentes.

Alternativa 3:

Não entrar em confronto e tentar direcionar todos os envolvidos à saída mais próxima.

Alternativa 4:

Soltar o Causador de Evento Crítico, acionar as forças de segurança pública, dispensar os serviços de emergência como SAMU e corpo de bombeiros, certificar-se de que todos estão bem e abandonar a área.

Alternativa 5:

Nenhuma das alternativas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu