FECHAR

PROJETO DE ENSINO - PAPÉIS DE TRABALHO DE AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - PAPÉIS DE TRABALHO DE AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - PAPÉIS DE TRABALHO DE AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2025

Questão 1
São diversos os tipos de papéis de trabalho. Segundo Attie (2018), os principais tipos de papéis de trabalho utilizados pelos auditores são: Lançamento de Ajuste, Balancete, Análises, Conciliação, Programa de Auditoria, Memorando e Pontos para Recomendação.
ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Com base no enunciado, e no tema papéis de trabalho de Auditoria, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

O memorando pode servir para que o auditor realize anotações pontuais sobre evidências e fatos observados na condução de uma auditoria. Trata-se de um documento sigiloso.

Alternativa 2:

O lançamento de ajuste é utilizado quando o auditor verifica que todas as transações da organização foram contabilizadas corretamente. Trata-se de um documento público.

Alternativa 3:

O Balancete é um tipo de papel de trabalho no qual o auditor realiza anotações pontuais sobre evidências e fatos observados na condução de uma auditoria. Trata-se de um documento público.

Alternativa 4:

O memorando é um documento apresentado ao auditor que contém os saldos contábeis dos ativos, passivos, itens de receita e despesa. Trata-se de um documento público.

Alternativa 5:

O Programa de Auditoria é um documento elaborado na etapa de conclusão de uma auditoria. Tem acesso público e substitui o Relatório do Auditor Independente.

Questão 2
Segundo Attie (2018), os papéis de trabalho são elaborados pelo Auditor e cabe ao mesmo a guarda e sigilo das informações. Destarte, os papéis de trabalho têm relação com a emissão do Relatório de Opinião do Auditor Independente.
ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Considerando o enunciado, e o tema papéis de trabalho assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Os papéis de trabalho resumem e sintetizam as informações dos relatórios e transações ocorridas, em informações que são evidências de auditoria.

Alternativa 2:

Os papéis de trabalho podem ser entendidos como evidências de que o Auditor manipulou as informações para prejudicar a organização.

Alternativa 3:

Os papéis de trabalho têm um volume superior, em quantidade de páginas e anotações, que todas as transações ocorridas na organização.

Alternativa 4:

O Auditor inclui em seus Papéis de Trabalho, assuntos de sua rotina pessoal como horários de lazer, de atividades físicas e gastos pessoais para enriquecer o serviço de auditoria.

Alternativa 5:

Os papéis de trabalho são documentos extensos e demonstram aspectos positivos da gestão. As observações negativas ou constatações de fraudes são omitidas dos papéis de trabalho.

Questão 3
Os papéis de trabalho podem ser divididos em permanentes e correntes. Um dos critérios para essa divisão é o tempo em que as informações estarão válidas. Geralmente, os papéis de trabalho permanentes contêm informações que podem ser utilizados em outros exercícios sociais de auditoria.
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 9. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2019.
Considerando o enunciado, e o tema papéis de trabalho assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Um exemplo de papel de trabalho permanente é sobre a conta Caixa da organização, visto que em todos os exercícios possuirá o mesmo saldo e pouca capacidade de alteração.

Alternativa 2:

Um exemplo de papel de trabalho permanente é sobre a conta Receitas de Vendas à vista, visto que em todos os exercícios possuirá o mesmo saldo e pouca capacidade de alteração.

Alternativa 3:

Um exemplo de papel de trabalho permanente é um memorando sobre o Capital Social, do Patrimônio Líquido, visto que têm chances de possuir o mesmo saldo nos próximos exercícios.

Alternativa 4:

Um exemplo de papel de trabalho permanente é sobre a conta Bancos c/ Movimento da organização, visto que em todos os exercícios possuirá o mesmo saldo e pouca capacidade de alteração.

Alternativa 5:

Um exemplo de papel de trabalho permanente é sobre a conta Estoque de Matéria-Prima da organização, visto que em todos os exercícios possuirá o mesmo saldo e pouca capacidade de alteração.

Questão 4
Segundo Almeida (2019), os papéis de trabalho são classificados conforme a sua finalidade. Os papéis de trabalho podem incluir informações preliminares da Auditoria, podem ser elaborados para informações que são válidas apenas para 1 exercício social e podem conter informações válidas por um período superior a 1 exercício social.

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 9. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2019.


Com base no exposto, e no tema Papéis de Trabalho da Auditoria, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Os 3 tipos de classificações dos papéis de trabalho de auditoria são: papéis brancos, papéis verdes e papéis azuis.

Alternativa 2:

Os 3 tipos de classificações dos papéis de trabalho de auditoria são: papéis exatos, papéis incompletos e papéis elaborados por terceiros.

Alternativa 3:

Os 3 tipos de classificações dos papéis de trabalho de auditoria são: papéis correntes, papéis recicláveis e papéis de autorização de funcionamento (alvará).

Alternativa 4:

Os 3 tipos de classificações dos papéis de trabalho de auditoria são: papéis de trabalho correntes, papéis de trabalho permanentes e planejamento de auditoria.

Alternativa 5:

Os 3 tipos de classificações dos papéis de trabalho de auditoria são: planejamento estratégico, papéis recorrentes e papéis de aviso de desligamento de funcionário.

Questão 5
Um dos tipos de papéis de trabalho mais conhecidos no âmbito da Auditoria Contábil é o Planejamento da Auditoria. O processo de planejamento de auditoria pode ser entendido como a construção de um roteiro a ser seguido pelo auditor na execução das auditorias.
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 9. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2019.
Considerando o enunciado, avalie as afirmativas a seguir:

I. O Planejamento de Auditoria é realizado com bases em estimativas e julgamentos.
II. O Planejamento de Auditoria pode ser alterado para incluir testes adicionais de auditoria, quando o auditor identificar que são transações e saldos relevantes, que merecem uma atenção especial.
III. O Planejamento identifica quais recursos humanos serão necessários para executar um serviço de auditoria contábil.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6
Os papéis de trabalho de auditoria podem ser classificados em relação ao tempo em que poderão ser utilizados pelos auditores. Nesse sentido, uma das classificações dos papéis de trabalho de auditoria é Papéis de Trabalhos Correntes.
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 9. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2019.
Considerando o enunciado e o tema papéis de trabalho, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Um exemplo de papel de trabalho corrente é a contagem dos itens do Caixa, visto que essa conta contábil passa por atualizações recorrentes.

Alternativa 2:

Um exemplo de papel de trabalho corrente é a contagem dos itens do Caixa, visto que essa informação permanece igual em um período superior a 1 exercício.

Alternativa 3:

Um exemplo de papel de trabalho corrente é a conferência do saldo do Banco c/ Movimento, visto que essa informação permanece igual em um período superior a 1 exercício.

Alternativa 4:

Um exemplo de papel de trabalho corrente é um memorando sobre informações do Capital Social, visto que essa informação permanece igual em um período superior a 1 exercício.

Alternativa 5:

Um exemplo de papel de trabalho corrente é a análise de um contrato de longo prazo da organização, visto que essa informação permanece igual em um período superior a 1 exercício.

Questão 7
Durante a condução de uma auditoria contábil, um auditor pode se deparar com a necessidade de elaborar papéis de trabalho correntes. Ademais, os papéis de trabalho correntes precisam ser completos e concisos, para que evidenciem informações úteis e relevantes.
ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Considerando o enunciado, e o tema Papéis de Trabalho de Auditoria, avalie as afirmativas a seguir:

I. Os papéis de trabalho correntes possuem informações que podem ser utilizadas no presente exercício social ou presente auditoria, visto que tratam de saldos que são atualizados constantemente.
II. Os papéis de trabalho correntes são objetos de revisão pela organização auditada (contratantes do serviço). A organização auditada é responsável pela aprovação dos documentos elaborados pelo auditor (Revisão dos Pares).
III. Os papéis de trabalho correntes são documentos públicos, de acesso público. A guarda dos papéis de trabalho correntes são de responsabilidade da organização auditada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
Segundo Attie (2018), os papéis de trabalho precisam ser completos, isto é, possuírem começo, meio e fim. Cabe ao auditor identificar as informações que serão ou não incluídas nos papéis de trabalho, uma vez que quantidade não é sinônimo de qualidade.
ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Com base no exposto, e o tema papéis de trabalho, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Os papéis de trabalho incluem testes e procedimentos de auditoria de informações sobre ativos, passivos, receitas e despesas.

Alternativa 2:

Os papéis de trabalho incluem testes e procedimentos de auditoria de informações sobre o Passivos e Despesas, uma vez que os Ativos são contabilizados da forma correta, em qualquer organização.

Alternativa 3:

Os papéis de trabalho incluem testes e procedimentos de auditoria de informações sobre o Ativo e Receitas, uma vez que os Passivos e Despesas são contabilizados da forma correta, em qualquer organização.

Alternativa 4:

Os papéis de trabalho incluem testes e procedimentos de auditoria de informações sobre o Ativo e Despesas, uma vez que os Passivos e Receitas são contabilizados da forma correta, em qualquer organização.

Alternativa 5:

Os papéis de trabalho incluem testes e procedimentos de auditoria de informações sobre o Passivos e Despesas, uma vez que os Ativos e Receitas são contabilizados da forma correta, em qualquer organização.

Questão 9
Durante a condução de uma auditoria contábil, um auditor pode se deparar com a necessidade de elaborar papéis de trabalho permanentes. Ademais, tais papéis de trabalhos precisam ser completos e concisos, para que evidenciem apenas informações úteis e relevantes para os Auditores.
ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Considerando o enunciado, e o tema Papéis de Trabalho de Auditoria, avalie as afirmativas a seguir:

I. Os papéis de trabalho permanentes contêm informações positivas, haja vista que as informações negativas (evidências negativas) são retiradas dos papéis de trabalho permanentes.
II. Os papéis de trabalho permanentes contêm informações que podem ser utilizadas em um período superior a 1 (um) exercício social.
III. Os papéis de trabalho permanentes precisam ser atualizados quando houver atualização na documentação da organização auditada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10
O Planejamento de Auditoria é um documento que precisa ser adaptado para a realidade das organizações e para novas auditorias, visto que cada auditoria pode requerer maior ou menor atenção em itens específicos.
ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Com base no enunciado, avalie as afirmativas a seguir:

I. Uma informação presente no planejamento de auditoria é a quantidade de horas estimadas para cada atividade que será realizada na organização.
II. O Planejamento de Auditoria contribui para a qualidade de uma Auditoria Contábil pois identifica pontos de melhoria nos trabalhos dos auditores.
III. Caso um planejamento de auditoria esteja finalizado e aprovado, torna-se mutável, isso significa que o auditor precisa segui-lo fielmente em todas as circunstâncias e está proibido de alterá-lo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu